fbpx
 

Membrana de colágeno no tratamento de lesões cartilaginosas extensas

Membrana de colágeno no tratamento de lesões cartilaginosas extensas

Sem dúvidas, a lesão cartilaginosa das articulações é um dos maiores desafios da medicina atual. Por se tratar de um tecido com pouca vascularização e por divisão celular muito lenta, de baixo turnover, o tratamento e o prognóstico de qualquer lesão cartilaginosa, sendo ela por micro traumas de repetição, como a Condromalácia, ou por trauma agudo como o defeito osteocondral são incertos dependem de fatores como idade, função muscular, peso e hábitos como a prática regular dos portos ou o tabagismo.

 

Imagem de ressonância magnética mostrando erosão cartilaginosa ou osteocondral extensaAté certo tempo atrás, acreditava-se que a lesão cartilaginosa seria autolimitada, ou seja, uma vez corrida, ela teria um potencial de melhora espontânea. Hoje, saber ser que toda lesão cartilaginosa possui um componente inflamatório crônico, que pode levar a destruição cartilaginosa e seu estágio final seria a doença conhecida como artrose. Por isso, os Guidelines têm mudado bastante e objetivo é da intervenção o mais rápido possível.

 

Classicamente, o tratamento de eleição das erosões cartilaginosas grandes sempre foi o da microperfuração. Estatisticamente, sabemos que o procedimento possui um certo tempo limitado de melhoria. Formação do coágulo de fibro-cartilagem tende falhar ao longo do tempo, principalmente em pacientes jovens e muito ativos.

 

Recentemente, foi homologado aqui no Brasil o tratamento dessas lesões através de um procedimento popularmente conhecido entre nós médicos como Biomembranas, ou membrana de colágeno. Na verdade, o procedimento é denominado de condrogênese induzida por matriz autógena, cuja sigla em língua inglesa é AMIC.

 

Suas indicações incluem:

 

  • Lesões osteocondrais em graus III e IV;
  • Defeitos traumáticos locais;
  • Efeitos entre 2,0 e 8 cm²;
  • Pacientes jovens e ativos, com idade entre 18 e 40 anos.

 

Suas contra-indicações:

 

  • Doença reumatologia concomitante;
  • Artrose já presente em toda a articulação;
  • Instabilidade no joelho;
  • Hemofilia.

 

Qual a função da membrana?

A membrana tem sempre origem animal, ou suína ou bovina e e o intuito é que uma vez inserida estimule as células-tronco mesenquimais que sai através das microperfurações a se transformarem em células cartilaginosas e fabricar a matriz extracelular rica em colágeno do tipo II. Outra função importante é proteger estas células da área articular, evitando-se o estresse mecânico.

 

Bio-membrana ou membrana de colágeno

Técnica Cirúrgica

Inicialmente, realizamos uma artroscopia tradicional para ver e dimensionar o tamanha o defeito cartilaginoso.

 

Técnica cirúrgicaSe realmente a técnica for aplicável, realizamos uma incisão mínima sobre a área a ser trabalhada e o defeito é mensurado de forma aberta. A seguir, realizamos o molde exatamente do tamanho do defeito e a micro-perfuração é realizada.

 

A fixação da biomembrana é realizada através de costuras (suturas) e reforçada por uma cola de fibrina. Por fim, realizamos a flexo-extensão da articulação para ver se existe algum atrito ou bloqueio. Se houver, o molde é refeito. Não havendo, fechamos cuidadosamente a capsula e demais estruturas da articulação abordada.

 

Período pós-operatório

A fisioterapia deve ser iniciada o mais precoce possível, preferencialmente no leito hospitalar. O período de imobilização e uso de muletas dependerá sempre da articulação abordada e da localização do defeito cartilaginoso.

 

Pessoalmente, considero a reavaliação semanal de extrema importância para que qualquer complicação ou má evolução sejam vistas e tratadas o mais rápido possível. A grande maioria dos protocolos libera a deambulação independente após a 6ª semana pós-operatória. Até que este período seja alcançado, é muito importante que a capacidade cardiorrespiratória seja mantida por métodos como a natação com flutuador e o ciclo-ergômetro de braço, por exemplo.

 

A avaliação dos resultados é realizada tanto pela avaliação clinica, quanto por imagens de ressonância magnética, especialmente por aquelas especializadas em cartilagem como o mapa T2 e a dGEMRIC.

 

E o futuro?

Certamente, o futuro desta técnica envolverá uma melhor associação com o cultivo e implante de células-tronco (ainda bastante limitado aqui no Brasil), pelo desenvolvimento de materiais biológicos com melhor adesão celular e transformação de tecido cartilaginoso e a minimização da técnica, sendo, cada vez mais realizada por vídeo artroscopia.

Saiba Mais

22 Comentários
  • Gilson Evaristo
    Postado as 16:13h, 29 julho Responder

    Boa tarde!
    Essa cirurgia com membrana pode ser utilizada para artrose no quadril também?
    Desde já agradeço a atenção.

  • Pablo clayton
    Postado as 18:17h, 23 setembro Responder

    Olá Boa tarde Dr fiz um emplate de membrana n joelho n patela tenho condromalacia grau 4 e não adiantou qual seria o outro método eu ha fiz 3 astrocopia e esse implate de membrana ha 4 anos n tratamento e ja afetou os quadris e ou outro joelho oqus fazez obg

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 11:09h, 24 setembro Responder

      Para te responder isso, precisaria te avaliar. Se for viável passar em consulta comigo, será um prazer de assistir

  • Meire
    Postado as 22:05h, 13 novembro Responder

    Doutor Adriano,boa noite! Gostaria de saber se o senhor conhece uma técnica chamada PST para tratamento de condromalácia,e qual sua opinião a respeito?

  • Vinicius
    Postado as 00:06h, 22 novembro Responder

    Olá! Esss técnica tb é indicada para o quadril,? tenho impacto femuracetabular lado esquerdo, não sinto dor com frequência mas incomoda e faz estalos na flexão do quadril, coloquei ácido hialurônico em 2018 quando coloquei prótese de cerâmica do lado direito…

  • Eduardo Dutra
    Postado as 22:45h, 01 dezembro Responder

    Se aplica a artrose leve-moderada tricompartimental ?,Tenho 48 anos e sou esportista comecando a ter dores da artrose… Cirurgias de artroscopia nos dois meniscos mediais aos 15 e 30 anos. Se puder dar alguma indicacao, muito grato !

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 18:19h, 03 dezembro Responder

      Para te responder isso, precisaria te avaliar.
      Se puder passar em consulta, será um prazer te assistir.

  • robson de Oliveira
    Postado as 16:48h, 14 janeiro Responder

    Boa tarde doutor eu fiz recentimeto uma cirurgia de microfratura eu estou 9 dias de pos operatorio e hoje eu estava indo até a geladeira e muleta de da perna operada escorregou e a perna operada bateu no chao e agora eu estou com medo q lesão volte ?

  • robson de Oliveira
    Postado as 16:50h, 14 janeiro Responder

    o senhor pode me ajudar atirar essa dúvida se a cirurgia vai falhar por conta disso ??

  • Neusa S. Ferraz
    Postado as 17:27h, 07 abril Responder

    Boa tarde. Dr. Adriano, Tenho artrose nos joelhos e sinto muitas dores. Recentemente fiz uma artroscopia no joelho E. e o ortopedista tirou um pedaço lesionado do menisco. Porém o médico disse que meu joelho apresenta cartilagem gasta é muitos buracos em regiões de carga. Sugeriu essa cirurgia de biomembranas. Gostaria de saber se o resultado é realmente eficaz, e por quanto tempo aproximado dura essa “nova” cartilagem? Tenho 61 anos, essa cirurgia é indicada para pessoas da minha idade?
    Atenciosamente.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:59h, 15 abril Responder

      Oi, Neusa

      Obrigado por sua participação.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
      Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.

  • Marly Barrella
    Postado as 07:50h, 20 junho Responder

    Bom dia, Dr.,fiz PRP com ácido hialurônico há 1 semana no quadril esquerdo, o Sr. acha viável essa membrana de colágeno? Obrigada

  • Lúcia Helena Soares da Silva
    Postado as 20:51h, 15 setembro Responder

    Qual o seu endereço Dr Adriano ? Sou do RJ maís vou te encontrar tenho 62 era ativa e preciso da minha vida de volta tenho gonartrose bilateral grau 3 e o tratamento conservador fisio, Pilates, fortalecimento está difícil de suportar pois tenho artrose grau 2 por favor me ajuda.

  • Lúcia Helena Soares da Silva
    Postado as 20:55h, 15 setembro Responder

    Já fiz várias infiltrações com corticoide e ácido hialurônico . acompanhando seus vídeos tenho certeza que poderá me ajudar.

  • Thiago Schernikau
    Postado as 17:33h, 26 março Responder

    Boa tarde, Dr. Adriano!
    Lesão osteocondral do talus pode ser causada de forma crônica por dismetria de MMII?
    Grato pela atenção.

  • Marcos pantrigo
    Postado as 19:32h, 28 março Responder

    E possível fazer uma correção no joelho pois a minha perna já está virando um arco

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 15:00h, 07 abril Responder

      Oi, Marcos

      Obrigado por sua participação.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
      Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?