fbpx
 

Desgaste do joelho, porque ele ocorre, diagnóstico e tratamento

Desgaste do Joelho capa

Desgaste do joelho, porque ele ocorre, diagnóstico e tratamento

O desgaste articular é a doença mais comum no mundo. Estudos epidemiológicos mostram que esse desgaste pode ocorrer na articulação da mão, joelho e quadril. Entretanto, o desgaste do joelho foi o tipo mais comum, com prevalência variando entre 164 a 250 casos por 100.000 na população geral, sendo 40% em pessoas com idade entre 70 e 74 anos. Atualmente existem várias informações controversas sobre o tema e nesse artigo você conhecerá as causas, sintomas e tratamentos do desgaste do joelho.

O que é o desgaste do joelho?

 

O desgaste do joelho, osteoartrite ou osteoartrose como são conhecidos, é uma condição crônica que resulta de um processo degenerativo da cartilagem articular, cuja função é de amortecer e lubrificar a articulação durante o movimento. É  uma das causas mais frequentes de dor e de incapacidade para o trabalho no Brasil e no mundo. O desgaste pode afetar os 3 compartimentos da articulação (medial, lateral e femoropatelar).

Desgaste do joelho         Desgaste do joelho   Desgaste do joelho- compartimento medial

 

 

Sintomas do desgaste do joelho

 

 Em ambiente clínico, os sintomas do desgate do joelho se manifestam como:

  1. Dor
  2. Inchaço
  3. Fraqueza muscular
  4. Sensação de falseio
  5. Sensação  de estalos e barulhos
  6. Rigidez matinal
  7. Dificuldade para subir e descer escadas
  8. Desalinhamento do joelho

Causas do desgaste do joelho

 

  1. Envelhecimento normal
  2. Acidentes automobilísticos com fraturas graves
  3. Lesão de ligamento e menisco
  4. Obesidade
  5. Condromalácia patelar maltratada
  6. Tumores ósseos
  7. Anormalidades genéticas

 

Embora o envelhecimento seja uma das causas do desgaste do joelho, estudos recentes tem demonstrado que muitas pessoas que não sentem dor no joelho possuem alguma alteração no exame de imagem, incluindo lesão do menisco, lesão na cartilagem e também o desgaste do joelho. Essa informação é muito importante, pois nem sempre uma alteração no exame de imagem significa que você terá dor ou algum sintoma do desgaste do joelho.

 

Diagnóstico do desgaste do joelho

 

Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maior a chance de sucesso no tratamento. Após a avaliação clínica com o médico e se houver uma suspeita de que há um desgate do joelho, ele solicitará um exame de imagem para analisar melhor o quadro. Se o raio-x for solicitado, ele revelará apenas se há ou não o desgaste do joelho ou,  após o trauma, se há ou não fratura. Pacientes mais jovens, podem ter desgaste do joelho que não são visíveis no raio-x, sendo necessário realizar uma Ressonância Magnética (RM).

 

Tratamento conservador

 

Posso ser tratado sem cirurgia?

 

A resposta para essa pergunta é sim. Há evidências científicas de alta qualidade que demostram a eficácia dos exercícios físicos e perda de peso (quando necessário) para o manejo dos sintomas de quem possui desgaste do joelho. Além disso, existe também a possibilidade de realizar o tratamento farmacológico, com o uso de anti-inflamatório não esteróides ou injeção intra-articular de glicocorticóides.

 

Quais exercícios posso realizar para o desgaste do joelho?

 

Desgaste do joelho    Desgaste do joelho    Desgaste do joelho

 

A literatura mostra que realizar 150min/semana de exercício aeróbico e 2x/semana fortalecimento muscular das pernas, com ênfase para o músculo anterior da coxa (quadríceps) e glúteos, são benéficos para indivíduos com desgaste do joelho. O tipo e a dosagem do exercício, devem ser individualizados e baseado na avaliação clínica e na preferência do paciente.

 

Tratamento cirúrgico

 

Caso haja uma falha do tratamento conservador, ou seja, o paciente ainda apresenta muita limitação funcional e dor, o tratamento cirúrgico acaba sendo indicado. Atualmente, existem vários procedimentos para o reparo da lesão da cartilagem, e a escolha do procedimento depende de alguns fatores:

  1. Idade
  2. Nível de atividade
  3. Tamanho do desgaste
  4. Tempo de lesão

 

Podemos citar algumas técnicas descritas na literatura e utilizadas hoje em dia:

 

Debridamento e microfratura 

Definida como o ato de “raspar o tecido danificado” afim de remover os defeitos da cartilagem e através da microfratura tentar restaurar a mesma. Saiba mais sobre o tema lendo este artigo sobre  a cirurgia de micro-fraturas no tratamento da lesão cartilaginosa.

desgaste do joelho

Imagem 1- Debridamento. Imagem 2- Microfratura

Mosaicoplastia 

Técnica que repara a lesão da cartilagem através da colheita e transplante do osso e cartilagem de um tecido saudável. Leia mais sobre a mosaicoplastia de joelho

Desgaste do joelho

Mosaicoplastia

Implante autólogo de condrócitos

Técnica utilizada para regenerar a cartilagem danificada através da implantação de células de cartilagem colhidas da sua própria cartilagem. 

Desgaste do joelho

Implante autólogo de condrócitos

 

Osteotomia

Técnica utilizada para corrigir o mau alinhamento ósseo e assim, aliviar a dor, através da transferência de carga de áreas danificadas na articulação para áreas mais saudáveis.

Desgaste do joelho- compartimento medial

Pré-operatório

 

Desgaste do joelho

Pós-operatório

 

Prótese total do joelho

Técnica utilizada para substituir a articulação danificada por uma prótese, ou seja, um implante em metal e polietileno. Esse procedimento é mais indicado quando o dano a cartilagem for irrecuperável, muito extenso e em pessoas com idade acima de 40 a 50 anos. Existem próteses parciais onde é substituído apenas um compartimento,  ou seja, quando o desgaste é limitado apenas uma parte do joelho e próteses totais onde realiza a troca de toda a articulação (fêmur e tíbia).

 

Desgaste do joelho

Prótese total de joelho

 

Desgaste do joelho

Prótese unicompartimental de Joelho

 

O desgaste do joelho é um problema bastante comum e que necessita de cuidado e tratamento. Falei mais sobre isso, neste vídeo do meu canal do YouTube:

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?