fbpx
 

Terapia Celular e Engenharia de Tecido

Terapia Celular e Engenharia de Tecido

terapia celular e engenharia de tecidosDiversos procedimentos cirúrgicos foram sugeridos e experimentados ao longo de várias décadas para tratar lesões na cartilagem articular, também conhecida como lesões contrais ou osteocondrais com o objetivo de restaurar o tecido o mais próximo possível para a cartilagem original. No entanto, nenhum método até o momento foi capaz de combinar completamente as propriedades da cartilagem normal e saudável.

 

As membranas de colágeno ou “scaffold” são estruturas biodegradáveis temporárias colocadas dentro de defeitos de cartilagem como resultado de cartilagem doente ou danificada.

 

Estas matérias devem ser:

 

  1. Biocompatível e causa pouca ou nenhuma resposta inflamatória no organismo;
  2. Poroso o suficiente para permitir o crescimento de nova cartilagem;
  3. Fácil de produzir e versátil, dependendo do tamanho e forma necessários;
  4. Capaz de suportar tensões e forças dentro da articulação (por exemplo, o joelho);
  5. Seguindo os critérios de homologação da ANVISA no Brasil, são implantados em um procedimento de uma única etapa após estimulação da medula (perfuração ou microfratura) ou como um tampão que incentiva o novo crescimento da cartilagem (conhecidos como membrana “inteligente”).

 

terapia celular e engenharia de tecidosPara esses procedimentos, um biomaterial “inteligente” aprimorado, capaz de auxiliar as “células construtoras” conhecidas no meio médico como Células-tronco mesenquimais de nosso corpo para formar tecido cartilaginoso, é colocado dentro do defeito da cartilagem. As técnicas de estimulação da medula óssea são frequentemente usadas em conjunto com essas membranas para permitir que as células do próprio corpo saiam da medula óssea e participem da re-população.

 

Essas células da medula óssea migram para a membrana e o objetivo é direcionar a cartilagem ou as células ósseas e da cartilagem para crescer, amadurecer e construir os tecidos correspondentes. Atualmente, existem membranas projetados para a reconstrução apenas da cartilagem (defeitos condrais) ou do osso e da cartilagem (defeitos osteocondriais).

Saiba Mais

2 Comentários
  • Lúcia Helena Soares da Silva
    Postado as 22:24h, 11 setembro Responder

    Como está a inovação para tratamento de artrose grau 3. O que a Anvisa já aprovou? Há 4 anos sofro de muitas dores já fiz várias infiltrações e suplementação com ácido hialurônico,, sem contar com fisio,e Pilates e fortalecimento em academia. Venho acompanhando seus vídeos e novas técnicas. Biomembrana, A,PST, e outras mais como o senhor pode me ajudar?

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?