Condromalácia Patelar. O joelho é uma articulação que trabalha próximo a seus limites fisiológicos. Qualquer sobrecarga mecânica, tanto por um treino esportivo, quanto pelo trabalho ou atividades do dia a dia podem desencadear quadro de dor e inchaço, às vezes de difícil controle.

Para entender por que o joelho dói, é necessário ter em mente o conceito do “aparelho extensor”, (figura 1) que se compõe da patela, da massa muscular anterior da coxa, um forte músculo chamado quadríceps e dos tendões quadricipital e patelar. Como o próprio nome diz, a função deste conjunto e a de estender o joelho, movimento necessário para, por exemplo, chutar uma bola.

condromalácia patelar
Aparelho extensor composto pelo músculo quadríceps, patela e tendões quadricipital e patelar

 

Nas atividades da vida diária e nos esportes, a principal função do aparelho extensor, por incrível que pareça não é a estender o joelho, mas sim de desacelerá-lo, absorvendo energia cinética. Isso e feito por um mecanismo denominado contração excêntrica, na qual o músculo contraído alonga-se contra resistência (figura 2).

condromalácia patelar

Contração excêntrica do joelho

Mas, afinal, por que ocorre a condromalácia patelar?

Tendo-se em mente o conceito de aparelho extensor e que sua principal função é a de absorver energia cinética gerada pela reação do corpo ao solo, entende-se que, se todas estas estruturas funcionam bem e estão integras, tudo vai bem. Porem, havendo predisposição individual, fraqueza e desequilíbrio muscular, somado a sobrecarga mecânica do esporte ou excesso de escadas ou salto alto, a energia que seria dissipada pela massa músculo-tendínea passa para a articulação, desencadeando lesão.

Quando atinge o tendão patelar, por exemplo, temos a tendinite patelar, mas quando atinge a cartilagem de contato entre a patela e o fêmur (figura 3), poderemos ter a condromalácia patelar.

condromalácia patelar

A palavra provém da aglutinação dos radicais chondros, cartilagem e malacea, amolecimento, traduzindo portanto um “amolecimento da cartilagem” da patela. A lesão é, portanto um amolecimento desta cartilagem, que pode evoluir para sua total destruição.

Sabe-se, desde a época de Hipócrates que a cartilagem articular lesada de potencial de cicatrização muito limitado. Isso se deve às propriedades histológicas do tecido cartilaginoso que, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, possui pouquíssimas células (hipocelularidade), não possui vasos sanguíneos (avascularidade), é aneural, ou seja, não possui terminações nervosas e é riquíssimo em água. Consequentemente, uma vez lesada, a reação inflamatória é muito pequena e a possibilidade de reparo, quase nula.

 

Tenho condromalácia patelar e é por isso que sinto dor. Certo?

Errado! Trabalhos científicos recentes tem demonstrado que muitas pessoas cujos joelhos apresentam imagem de condromalácia patelar, às vezes já em estágios avançados presentes na ressonância magnética não tem necessariamente dor. Em outras palavras, a condromalácia patelar pode, muitas vezes ser apenas um achado de exame e a dor, decorrente de inflamação de outros tecidos. Por este motivo, preferimos abordar o assunto como sobrecarga femuropatelar.

 

Quem esta sujeito a Condromalácia Patelar?

Em tese, qualquer pessoa pode vir a desenvolver condromalácia patelar, mas estudos recentes têm demonstrado que algumas características individuais do aparelho locomotor de cada pessoas pode predispor ao desenvolvimento da lesão. Isso incluiria pisada muito pronada ou supinada, joelhos em “x” ou arqueados, angulação e rotação anormais entre os ossos do quadril, diferença de comprimento dos membros e, principalmente enfraquecimento e encurtamento de grupos musculares, gerando desequilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas.

+ 10 dicas para o retorno ao esporte em quem tem condromalácia

Algumas profissões e atividades esportivas estão mais sujeitas à lesão. Dirigir muito, muito tempo sentado com joelhos flexionados, excesso de escadas são fatores relacionados. As mulheres parecem estar especialmente em risco de desenvolve-la. O salto alto, que mantém o joelho em constante desaceleração e um fator importante, mas estudos têm também indicado um funcionamento diferente do joelho masculino.

 

Tratamento para condromalácia patelar

Assim como para qualquer atividade física, acredito que o indivíduo deve primeiro conhecer seu aparelho locomotor, em seguida melhorar o condicionamento físico e, a seguir iniciar-se no esporte.

Frente a um quadro de sobrecarga femuropatelar com ou sem o amolecimento cartilaginoso, sou, particularmente partidário da reabilitação fisioterápica, seguida pelo trabalho de fortalecimento e reequilíbrio muscular. Havendo alivio das dores, “devolvemos” aos poucos o paciente de volta ao esporte. Isso, obviamente, sob contato continuo e harmonioso entre o treinador e profissionais da saúde. Finalmente, em raros casos refratários, realizamos o tratamento cirúrgico através da artroscopia do joelho .

 

Quer Saber Mais Sobre Condromalácia? Clique aqui

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 

Postagens similares

28 Comentários

  1. Primeiramente parabéns pelo trabalho que desenvolve no site. Dr. Adriano, gostaria de saber sobre a utilização do método PRP no tratamento da condromalácia patelar. Desde já obrigado.

    1. Oi, Julio!
      O PRP tem tido excelentes resultados no tratamento d condromalacia patelar por 2 formas:
      1. Infiltraçao, com efeito analgesico imediato, dando a possibilidade do paciente progredir no fortalecimento muscular, excencial no tratamento da doença.
      2. Durante cirurgias por potencialiar a migraçao de celulas tronco e melhorar o volume cartilaginoso.

      1. Boa tarde Dr.Tenho condromalacia patelar há mais de 20 anos. Fiz 4 astroscopia, fisioterapia por diversas vezes até que resultou em cirurgia onde foi colocado um parafuso em cada joelho. Hoje em dia , adquiri artrose, fissuras profundas ….. Qual seria o melhor procedimento diante disso tudo?

  2. olá, tenho 44 anos, sou professora de educação física , subindo escada , tive uma torção no joelho esquerdo ,depois de muitos dias fiz uma Ressonância magnética ,na qual o resultado fiquei assustada: Degeneração intrassubstancial do corno posterior do menisco medial ? Condropatia patelar avaçada ? Edema focal do coxim adiposo subrapatelar, provavelmente relacionada a hipersolicitação do mecanismo extensor. e agora? o que vai acontecer ? o Senhor pode me ajudar? vou demorar a dar o resultado ,estou preocupada ,pq ainda sinto dor e inchado. obrigada!

  3. Adorei o artigo, mesmo tendo orientacao medica, esse nome “condromalacia” me assustou, e o q li foi muito esclarecedor e tranquilizador tb. Há cerca de 2anos qdo comecei a sentir dor nos joelhos, na lateral interna dos mesmos, no raio-x disseram q tinha desvio em ambas patelas, são inclinadas pra dentro, por isso a dor na lateral interna; há pouco tempo fiz ressonancia, e fui diagnosticada com condropatia patelar inicial, não sou atleta, mas, ja identifiquei algumas rotinas q podem ter contribuido p/isso, e vou mudar alguns habitos (subir escada principalmente, e tentar manter perna mais esticada no trabalho, já q fico sentada c/ joelhos dobrados em 90º praticamente dia todo), e medico me orientou tb a fazer fortalecimento muscular c/pernas esticadas, e tomar medicamento p/manter sempre a lubrificacao da regiao (comecei com artrolive, hj tomo glicolive, diariamente)… eu q nunca fui adepta de atividade fisica, exceto yoga, comecarei a me cuidar, pra evitar danos maiores.

  4. Olá Dr. Adriano Leonardi, gostaria de saber, em se tratando de exercícios resistidos na cadeira extensora, quais angulações seriam mais seguras para a realização de um fortalecimento muscular após o cliente não referir mais dor, sem ocasionar a hiperpressão patelar contra a parte distal do fêrmur?
    Gostei do artigo, fico no aguardo!
    Abraço.

    1. Bom dia, Fabio.
      para a cadeia extensora (cadeia cinética aberta- CCA), orienta-se que a angulação de proteção seja de 90 a 70 graus para não se gerar vetor de cizalhamento na articulaçåo. Importante se verificar tb se o seu aluno não tem lesão na procela femoral, pois `as vezes, mesmo nesta angulação, pode-se agravar a lesão

  5. Caro Doutor Adriano,

    Tenho condropatia patelar tipo 1 no joelho direito. Praticava capoeira e jiu jitsu e sentia um desconforto no joelho. Após ressonância, fiz infiltração com acido hiarulonico e estou terminando 20 seções de fisioterapia. Entretanto, parei de praticar meus esportes e me dediquei somente a fisioterapia e ao tratamento. De lá para cá só tenho piorado. Posso ter perdido força muscular e disso adveio a piora? O que o senhor aconselharia? Obrigado

    1. oi, Marcelo.
      Vc precisa de nova avaliação medica para poder rever seu diagnostico.
      Se quiser/[uder [assar comigo, será um prazer!
      Abs

  6. Boa tarde Dr.!

    Fiz uma ressonância magnética e fui diagnosticado com discreto edema do coxim adiposo supra patelar. Sinto um pequeno inchaço na parte de cima do joelho associado a uma insensibilidade.
    O que devo fazer?

    1. Oi, Gustavo.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  7. Olá Dr. Adriano. Adorei todos os artigos do seu site e também a sua explicação. Se eu pudesse ia a uma consulta sua, sou corredor de «rua»/ de «bosque», mas estou em Portugal…
    Muito obrigado, pois os médicos portugueses não se dispõem a ter sites como este, parece que têm medo do público.

  8. Tenho condromalácia patelar há 4 anos e também artrose nos 2 joelhos. O grande problema que eu percebi é a falta de preparo de fisioterapeutas e educadores físicos sobre a doença. Passei por alguns e piorei, visto que me passavam exercícios com angulações erradas. Eu mesmo me debrucei sobre o assunto e estudei, e só aí percebi os equívocos. Mas há médicos ortopedistas que também não compreendem a fundo a lesão. Alguns me disseram que eu nunca mais poderia jogar futebol e correr. Apenas nadar. Fiz viscossuplementação e senti uma melhora extraordinária. Aliado a isso, faço desde então Pilates 2x por semana com foco nos alongamentos e também realizo reforço muscular sem exagerar no peso e obedecendo os ângulos corretos e, no primeiro sinal de dor, paro. Hoje corro pequenas distâncias sem problema, mas tenho receio de voltar a jogar futebol Pesquisando notícias na Internet eu achei seu canal no Youtube e este site. Talvez seja o canal com mais informações técnicas sobre o assunto, inclusive mesclando com informações de fisioterapeutas e educadores físicos. Realmente EXCELENTE! Só lamento que seu instituto não seja na minha cidade, pois tenho quase certeza de que voltaria a jogar meu futebol. Parabéns!!!

  9. Olá, Dr. Adriano tenho acompanhado seu trabalho e vejo que é feito com responsabilidade. Eu senti umas dores no joelho, era praticante de musculação e corrida, depois do rx o médico me deu o diagnostico de lesão condropatelar, disse que perdi a cartilagem no joelho direito receitou uc II e mesmo assim ainda sinto como se tivesse areia no meu joelho qnd subo escada e qnd eu agacho. Moro em Resende, interior do RJ

    1. Oi, Lilia

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)94754-9183

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  10. Boa Noite Dr, Adriano

    Segue resultado da RM Joelho esquerdo, poderia por gentileza me orientar,

    Aguardo contato para agendarmos uma consulta….

    Desde ja agradeço a atenção,

    Indicação clínica: M22.4 Condromalácia da rótula.
    Técnica: Realizadas sequências FSE (e STIR) pesadas em T1 e T2, em múltiplos planos.
    Análise:
    Patela lateralizada e limítrofe para alta no joelho em extensão.
    Condropatia patelar caracterizada por afilamento condral irregular, com extensa exposição óssea da
    faceta lateral e vértice, com leve edema subcondral.
    Condropatia troclear femoral com afilamento condral irregular, atingindo camadas profundas no
    aspecto súpero-lateral, com edema subcondral.
    Hoffite súpero-lateral e edema no coxim suprapatelar, relacionado a hipersolicitação/disfunção do
    mecanismo extensor.
    Irregularidades condrais superficiais na região central da área de carga do côndilo femoral medial.
    Esboço de osteófitos marginais tricompartimentais.
    Degeneração na raiz anterior do menisco lateral com cisto parameniscal/gangliônico de 0,6 cm.
    Pequeno derrame articular no joelho com acentuado espessamento sinovial difuso.
    Demais segmentos meniscais sem evidências de lesões.
    Ligamentos cruzados e colaterais íntegros.
    Tendões do quadríceps e patelar de aspecto preservado.
    Demais superfícies condrais sem irregularidades evidentes.
    Demais estruturas ósseas de morfologia e sinal habituais.
    Fossa poplítea livre.
    Planos musculares preservados.

  11. Boa tarde dr. Adriano
    ja venho tratando aqui em londrina as dores do joelho realizei cirurgia de menisco nos 2 joelhos em agosto de 2022 mais ainda tenho muitas dores ao agachar descer escadas ou rampas
    além da fisioterapia estou trabalhando bastante bicicleta diariamente fortalecimento das pernas
    meu desgaste ja e grau 3-4 no joelho direito
    e 2-3 no joelho esquerdo
    oque poderia fazer para que comece a ter melhora e talvez retorno a pratica ( corrida futebol )

  12. Dr. Adriano Leonardi, boa tarde!
    Doutor tenho 57 anos e já tenho condromalacea patelar alto grau, com erosaoprofunda no vertice patelar e faceta medial, exposição óssea, edema no osso subcondral. Estou fazendo fortalecimento muscular isométrico, eja fiz aplicação de acido hialuronico, já fiz artroscopia. Melhorei, por um tempo, mas agora a dor voltou e a crepitaçao aumentou. Minha pergunta é se a prótese de joelho tem indicação para o meu caso. Futuramente penso em colocar.

  13. Boa noite, a condromalacia patelar associado a impacto femoacetabular bilateral em pincer que trazem limitações, a pessoa pode ser considerada pessoas com deficiência (PCD). Grato pelas explicações seu conteúdo é esclarecedor..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *