O ligamento cruzado anterior (LCA), quando lesado parcial ou totalmente, possui potencial de cicatrização pobre. Suas fibras colágenas, uma vez alongadas, tornam-se insuficientes e o ligamento, muitas vezes torna-se horizontalizado (caído) dentro da articulação. Tentativas de se suturar boca-a-boca, restituindo tamanho e elasticidade, no início do século passado tiveram resultados insatisfatórios. Isso, junto aos maus resultados de pacientes jovens, ligados ao esporte, tratados sem cirurgia, levou pesquisadores a pensarem na substituição do ligamento insuficiente por um enxerto, ou neo-ligamento que pudesse ser posto em locais anatômicos, ou muito próximos dos mesmos e que, após a cicatrização, tivesse função semelhante ao LCA em níveis pré-lesionais, fazendo com que o indivíduo voltasse a ter um joelho estável.

 

Por que se indica a reconstrução do ligamento cruzado anterior?

Conforme descrito no tópico anterior, estudos demonstram que a taxa de maus resultados de “joelhos LCA-deficientes” tratados de maneira não-cirúrgica é muito alta e inaceitável para pessoas que praticam esportes, principalmente, os que envolvem giro, drible e desaceleração. Um candidato “ideal” à realização da cirurgia é um indivíduo jovem, ativo e ligado à pratica esportiva. Obviamente, assim como em outras áreas da medicina, o bom senso deve prevalecer. Paciente em faixa etária mais elevada, ligados ao esporte que não desejam abandonar ou substituir suas atividades também são ótimos candidatos à cirurgia, assim como pessoas que sentem o falseio para suas atividades da vida diária.

 

A história da cirurgia da reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA)

As primeiras cirurgias feitas na tentativa de se estabilizar o joelho LCA-deficiente eram feitas por fora da articulação e não tiveram resultados satisfatórios, o que levou ao estudo e o melhor conhecimento da anatomia do joelho, surgindo então as técnicas de reconstrução intra-articulares, cujos pioneiros, foram pesquisadores franceses da cidade de Lyon. A chave para o sucesso foi a determinação que o neo-ligamento permaneça isométrico durante a sua função, sendo esta isometria definida como aquela em que a distância entre os pontos de inserção tibial e femoral não muda mais que 1,5 a 2mm durante a flexão de zero a noventa graus. Em outras palavras: durante a flexão e extensão do joelho, o neo-ligamento alonga-se e retrai-se o mínimo possível, permitindo-se assim toda a amplitude de movimento pré-existe de uma maneira estável.

Os primeiros resultados da reconstrução intra-articular foram animadores e a técnica veio se aprimorando e tem sido alvo de inúmeros estudos na atualidade, tanto na melhor forma de se obter a isometria, quanto na seleção de um enxerto que cause o mínimo de agressão no indivíduo e que possa fazer o melhor papel possível do ligamento cruzado anterior pré-existente.

 

Seleção do enxerto

Uma vez indicada a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, o cirurgião de joelho vai optar pela melhor escolha do enxerto a ser usada. Sua escolha envolve fatores como suas propriedades biomecânicas, resposta à cicatrização, morbidade da área doadora, resistência de sua fixação inicial e incorporação biológica. Fatores como o grau de deslocamento instabilidade, lesões ligamentares associadas e prática esportiva com saltos ou agachamento devem ser levados em conta, porém, é a experiência do cirurgião o fator decisivo e de maior segurança ao paciente.

Na década de 80, utilizou-se material sintético tipo Dacron, Teflon e popipropileno. Os resultados a longo prazo mostraram alta taxa de complicações devido a falha do material e reações inflamatórias. Atualmente, os enxertos mais usados e mais bem sucedidos são os biológicos. Os enxertos de doadores cadáver são muito utilizados nos Estados Unidos da América.
No Brasil e em outros países do mundo, as fontes mais comuns para a obtenção dos enxertos retirados do próprio paciente, sendo os mais utilizados os tendões semitendíneo, e grácil dobrados e o tendão patelar com fragmentos ósseos.

reconstrução do ligamento cruzado anterior
A figura mostra a retirada clássica do tendão patelar

 

O enxerto osso-tendão patelar-osso retirado com aproximadamente 8 a 11 milímetros de largura e fragmentos ósseos da tíbia e patela tem sido muito popular por suas propriedades biomecânicas muito semelhantes ao ligamento cruzado anterior e, pó este motivo, muitos autores o indicam como substituto ao ligamento pré-existente em atletas de alto rendimento, que necessitam de total estabilidade para a prática esportiva.As desvantagens incluem a morbidade do sitio doador e problemas específicos relacionados ao tendão patelar, como fraqueza do músculo quadríceps, dor patelar, tendinite e fratura da patela.

reconstrução do ligamento cruzado anterior
A figura mostra a retirada do enxerto de isquiotibiais

 

O uso dos chamados “tendões flexores”, ou “isquiotibiais” tem se tornando cada vez mais popular entre cirurgiões de joelho. Nesta técnica, colhemos o tendões grácil e semitendíneo, que são facilmente palpados na região interna e ligeiramente atrás do joelho. Quando preparados e dobrados, produzem uma estrutura cilíndrica com maior volume de tecido, maior resistência ao ligamento cruzado anterior pré-existente, porém com maior elasticidade, quanto comparado ao enxerto descrito anteriormente, podendo causar algum grau de frouxidão pós-operatória, que clinicamente não é significante, ou seja, raramente leva a queixa de falseio pelo paciente.

 

Vias de acesso e confecção dos túneis

Para que o enxerto seja colocado de maneira correta, são necessários túneis ósseos, realizados tanto na tíbia, quanto no fêmur. Isso pode ser feito, tanto através de uma incisão anterior do joelho, que chamamos de “via aberta”, quanto através da artroscopia, que chamamos de “via artroscópica”. Esta última tem a vantagem sobre a primeira por agredir menos a articulação e, portanto, levar a um pós operatório menos doloroso e reabilitação mais rápida. A artroscopia é realizada infundindo-se soro fisiológico e inflando-se a cápsula que envolve o joelho, permitindo-se visualizar em um vídeo, estruturas intra-articulares e manipula-las através de pinças desenhadas especialmente para isso. O acesso destas pinças para dentro articulação são os “furinhos” por fora do joelho, que denominamos portais. Outras lesões como rupturas de meniscos, fraturas e lesão cartilaginosas podem e são tratadas no durante a artroscopia.

 

Fixação do enxerto

Para que haja cicatrização do enxerto nos túneis confeccionados, o enxerto necessita ser fixado de uma maneira mais rígida possível. Estudos demonstram que o afrouxamento e perda do enxerto têm, entre outras causas, uma fixação insuficiente. Para haja fixação forte o suficiente, utilizamos uma ampla variedade de dispositivos, popularmente conhecidos como “pinos”, dentre os quais os parafusos metálicos e absorvíveis, amplamente utilizados.A técnica optada pela fixação, assim como a escolha do enxerto, dependerá principalmente da experiência do cirurgião.

reconstrução do ligamento cruzado anterior
No desenho, o aspecto final apos a inserção do enxerto nos tuneis ósseos e a fixação com parafusos de interferência.

 

O que ocorre com o enxerto no período pós-operatório?

Uma vez fixado de maneira estável, o enxerto cicatrizará dentro dos túneis ósseos criados, passando por um período de revascularização e repopulação celular, que chamamos de “ligamentização”. Durante este período, o paciente estará em processo de reabilitação, no intuito de se ganhar massa muscular, arco de movimento semelhante a níveis pré-lesionais e, posteriormente, equilíbrio e explosão muscular. Durante todo este processo, o enxerto estará em processo de cicatrização e a articulação deverá ser protegida a esforços repetitivos e novos torques rotacionais, sob supervisão de um fisioterapeuta experiente.

reconstrução do ligamento cruzado anterior

 

Quer Saber Mais Sobre Ligamentos? Clique aqui

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 

 

Postagens similares

119 Comentários

  1. Tenho 28 anos e sofri uma lesão no joelho esquerdo, só não sei em qual dos ligamentos, o joelho ainda dói não tenho confiança em jogar futebol mas também não parei, o joelho saiu 2 vezes! Alguém aí sabe me dizer se há possibilidade de recuperação sem um tratamento adequado! E mais, não parei com a prática de atividades físicas, caminhada, corrida e futebol! Há possibilidade de agravar a situação!

  2. A demora para realizar a Artroscopia a partir do rompimento do LCA, pode acarretar na diminuição das chances de uma melhor recuperação do ligamento?

  3. Esses pinos, são de que material?
    Eles vão se comportar como depois de um longo período?
    Recebi uma informação que eles viram osso, é verdade?

  4. Olá, rompi o LCA a algum tempo e farei a cirurgia em maio…pratico taekwondo a 15 anos e minha dúvida é se volta a ser normal o joelho, passível de aguentar cargas de saltos e etc?

  5. Ok. A ressonância magnética só mostra LCA rompido, outras estruturas estão intactas. Não possuo sintoma algum, nem dor, nem inchaços e meu joelho praticamente não falseia…sinto aliás bem firme, devendo me policiar sempre para não esquecer. Isso é um bom sinal? Qual o tempo que o paciente deve passar de pós operatório até conseguir caminhar bem? Obrigado.

  6. Ola Dr.
    Fiz uma ressonância e acusou lesão no ligamento cruzado
    Preciso fazer esse tratamento urgente e gostaria de saber se vc tem convênio com o plano Assim Saúde.
    Aguardo o seu retorno, pois gostaria de fazer essa cirurgia com um profissional especialista em joelhos.
    Grato!

    1. Ambos sao eficazes.
      O que interessa é a rigidez da fixacao. O parafuso bioabsorvivel tende a ter uma “pega” menor no osso. Por isso sempre fixamos com um ou 2 numero a mais que o diâmetro da broca onde o túnel osso é perfurado.
      O parafuso bioabsorvivel tem a grande vantagem de se integrar ao osso e não dificulta em caso de uma segunda cirurgia do mesmo joelho.

  7. Bom dia Dr.Adriano, gostaria de saber se após uma boa cirurgia é uma recuperação dentro do que prescreve os médicos e fisioterapeutas , qual a resistência desse ligamento reconstituído, muitas pessoas falam que ele fica mais resistente que antes. É verdade? Obrigado.

    1. Oi, Alexandre.
      Depois de operado, o enxerto vai sendo integrado ao joelho aos poucos. Chamamos isso de ligamentizacao. Em geral, apos 6 meses, a resistência tensil máxima dele chega a 4x o original para o enxerto quadruplo de isquiotibiais e 2x para o enxerto de tendao patelar.
      abs

  8. Olá, Doutor Alexandre.
    Eu rompi o LCA há um mês, e estou com dúvidas sobre a necessidade da cirurgia. Aliás, eu tenho lido alguns artigos internacionais e mesmo nacionais, e me tem parecido que a opção cirúrgica não é tão consensual. De todo modo, o senhor não acha que uma tentativa inicial pelo tratamento conservador seria uma boa escolha? E, assim, depois de avaliados os resultados do tratamento conservador, ai sim vislumbrar a opção cirúrgica? Além do mais, eu possuo 21 anos, e o que realmente me preocupa é o desgaste que terei com o tempo, mas, pelo que tenho lido pelos artigos, a reconstrução do LCA tem resultados similares ao tratamento conservador em relação a uma futura osteoartrite, enquanto o grande agravante da opção não cirúrgica seria a maior possibilidade de rompimento de menisco, e pelo que tenho visto, a ocorrência de rompimento do outro LCA por quem operou é maior do que quem optou pelo procedimento conservador.
    Desde já, muito obrigado.

    1. Boa tarde.

      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.

      Se puder vir a Sao Paulo, o endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  9. Oi, Doutor. Tenho 36 anos, sou Policial Militar. Sofri a ruptura parcial do LCA jogando bola. Isso tem uns 4 anos e a 6 meses atrás meu joelho começou a reclamar, pois estou a 2 anos sem praticar atividades físicas (antes praticava constantemente). Fui ao médico e depois de avaliar a ressonância e ter me examinado ele indicou a cirurgia. Não sei o que faço.
    Quando sento e deixo por algum tempo e depois tento esticar a perna, ainda sentado, quase sempre sinto o travamento e posterior estalar do joelho. E após fazer muito esforço sinto dores.

    1. Boa tarde, Mayron

      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.

      Se puder vir a Sao Paulo, o endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

  10. Ola Dr. Adriano
    Passei recentemente por uma cirurgia para reconstrução do LCA reconstrido com tendão patelar, gostaria de saber se é comum a cirurgia não dar certo e ser preciso refazer?

    1. Não é comum nao dar certo.
      Qdo bem indicada, bem realizada e bem reabilitada, a cirurgia esta ligada a 90-95% de bons resultados

  11. Ola Dr.
    desculpe a ignorancia no assunto mas gostaria de saber quais são os riscos da cirurgia de lca, apesadlr de ser uma cirurgia relativamente simples existe algum risco de morte ?

    1. Os riscos desta cirurgia sao baixos.
      Morte, só em casos de TVP pós-operatória com embolização pulmonar. Mas, isso é rarissimo e pode ser triado no período pré-operatório.

  12. Eu sofri um rompimento parcial dos ligamentos do joelho esquerdo quero saber se sem uma cirurgia eu posso jogar futebol sem sofrer maiores complicaçoes.

  13. Boa Tarde DR. Adriano.

    Recentemente fiz uma cirurgia no joelho esquerdo (LCA), queria está sabendo seria melhor está passando em um Ortopedista esportivo, pelo fato que eu quero voltar a jogar bola já e segunda lesão no mesmo joelho não queria está voltando a passar por isso de novo rs
    E o médico que fiz a cirurgia não desmerecendo a cirurgia que ele fez mas queria está sabendo mas profundo o que eu posso está fazendo ao decorrer porque o que ele me passo e apenas academia e correr a penas isso durante 8 meses, queria ver se posso está fazendo algo a mais a onde eu possa está melhorando?

  14. Eu já fiz uma uma cirurgia do ligamento cruzado anterior, eu estava com 20 anos hoje com 24 anos e com alguns descuidos durante o passar dos anos estou novamente com o ligamento rompido e com o menisco lesionado, artrose por dentro da patela, algo assim. Hoje na hora de tirar uma soneca o joelho saiu sem que fizesse algum tipo movimento brusco. Eu ainda posso conseguir ter um joelho bom com 2 cirurgias ?

    1. Oi, Helvio.

      A abordagem cirurgica para pacientes que ja possuem algum grau de artrose mudou nestes últimos 5 anos.
      Costumo re-operar diversos pacientes utilizando tanto isquiotibiais, quanto tendo patelar sem problema algum quanto a retorno ao esporte. O grande “segredo”é trabalhar com equipe multidisciplinar para trabalhar bem o fortalecimento e equilíbrio musculares e agilidade neuro-motora.

  15. Ola doutor.
    Gostaria de saber se ha possibilidade de perda do enxerto nas primeiras semanas da cirurgia. Se sim, qual a sensação quando isso ocorre e quais cuidados devemos tomar?

    1. Oi, Lucas.
      Esta possibilidade é minima. se ocorrer foi por erro técnico grosseiro do cirurgiao, ou por um novo entorse de joelho

  16. Bom dia Dr. Adriano!

    Tenho 41 anos e rompi meu LCA da perna direita jogando volei, nâo sou atleta, apenas jogo de vez em quando, minha atividade esportiva constante é mesmo na academia (esteira, bicicleta, corrida..).
    Meu médico já está agendando para breve a cirurgia de reconstrução, ainda não conversamos sobre os tipos de enxerto ou fixação, apesar dele ter me dado alguns detalhes para me acalmar um pouco.
    Minha grande preocupação não é apenas poder praticar esportes mas sim, ter uma vida nomal quanto a mobilidade, andar seja plano, subida, descida, poder subir escadas, num ônibus …enfim o dia a dia de uma pessoa não atleta e comum.
    Com uma boa cirúrgia e pós operatório, é possível ter essa qualidade e mobilidade restaurados com segurança?

    Obrigado.

    1. Oi, Douglas.
      Uma função importante do cirurgiao é de acompanhar e fiscalizar a evolução da fisioterapia.
      Tb é importante o medico saber prescrever os exercícios de fortalecimento na academia e de saber solicitar exames como o teste isocinetico, por exemplo, que avaliem o equilíbrio muscular.
      Em 15 anos de especialidade, nunca tive nenhum paciente que não tenha tido 100% de função no joelho apos a reconstrução do LCA.

    1. Oi, Henrique.
      Para pacientes de sua idade ativos, com queixa de FALSEIO e SEM ARTROSE, eu indicaria a reconstrução tranqüilamente

  17. Bom dia Doutor Adriano,
    Sou Rafael e tenho 27 anos, Rompi o ligamento cruzado anterior, e rotura no menisco jogando futebol e tenho que fazer cirurgia, me falaram de 2 procedimentos ,uma com endobutton e parafuso que o corpo absorve e a outra com endobutton + endodise. qual é a técnica melhor? ou são indiferentes ? Vou fazer fisioterapia pre-operatória isso ajuda na hora da cirurgia e no pós também?

    Obrigado e parabéns peço seu currículo.

    1. Oi, Rafael.
      Nao existe melhor tecnica.
      Existe o melhor cirurgiao, que ganhou experiência e praticidade durante sua curva de aprendizado.
      Forte abraço.

  18. Bom dia Dr Leonardi!

    Tenho 56 anos e de acordo com a RM rompi meu LCA 6 meses atras, consequentemente parei de jogar futebol. Gostaria fazer a cirurgia de reconstrução usando ligamento de cadaver para minimizar lesões, estou correto no meu raciocínio? (li que eh muito comum o uso de estes ligamentos de cadaver em Estados Unidos).
    Poderia me enviar por email os custos da cirurgia?

    1. oi, Fernando.
      A utilização do enxerto de cadáver (enxerto alógeno) é possível, mas tem uma serie de possíveis complicações que vou te detalhar em email.

  19. Caro leitor,

    recentemente, tenho recebido muitos emails de pacientes que estão em período pós-operatório recente da reconstrução do ligamento cruzado anterior. Como o pos-operatio desta e de qq cirurgia envolve a técnica empregada, a qualidade e experiência do cirurgiao e qualidade da fisioterapia pós-operatória, não posso sanar qualquer duvida a não ser de pacientes que tenham sido operados por mim.

    Peço, portanto, a gentileza de encaminhar estas duvidas a vossos cirurgiões.

    Obrigado

  20. Olá Drº, realizei uma cirurgia de reconstrução do LCA, usando o ligamento flexor lateral, só q a cirurgia não ficou boa, continuo com um grande grau de instabilidade, o ortopedista me indicou uma nova cirurgia utilizando os flexores contra-laterais (da outra perna), eu não aceitei pois não quero mexer na minha perna que está “em perfeitas condições”, ainda mais que existe a possibilidade de ser feita utilizando os ligamentos patelar e o quadricipital (da mesma perna), certo ou errado? o que o sr° me indicaria?obrigado!

    1. Depende da qualidade do cirurgião e do material que utiliza.
      Eu faço um LCA de 30 a 40 min, em media. Mas, infelizmente, ouve-se historias de cirurgiões mal treinados que levam de 3 a 5h, aumentando o porte anestésico e colocando a saúde do paciente em risco.

  21. Sofri uma lesão no joelho direto, e fiz uma ressonância magnética e foi detectado ligamento parcialmente rompido, como faço pra conseguir uma cirurgia, já que não tenho condições financeiras de bancar uma?

  22. Boa tarde,
    Tenho 42 anos e há cerca de 5 anos fiz uma cirurgia de reconstrução do LCA. Minha recuperação foi ótima e fiquei com vida normal.
    Porém há 2 meses rompi o enxerto jogando bola com meu irmao pequeno. O médico mandou fazer caminhadas, natação, bicicleta, fortalecimento muscular. Optou por enquanto pela não cirurgia, talvez pela minha idade.
    Mas sinto o joelho falsear e tenho ainda muita insegurança com medo do joelho sair do lugar.
    Será que com fortalecimento muscular e intensificação dos exercícios conseguirei ter novamente segurança para o dia a dia? Sou uma pessoa ativa e gosto muito de fazer trilhas.
    Para a minha idade não é recomendável cirurgia?
    E como trata-se de rompimento de enxerto, seria uma cirurgia mais complicada?
    Agradeço a atenção

    1. Oi, Priscila.
      Se vc sofreu re-lesao do ligamento cruzado anterior e sente instabilidade, tem que ser reoperada.
      Com 42 anos de idade, vc ainda é muito nova e, pela historia esportiva, tb é bastante ativa.
      Qto mais tempo vc postergar, maior a chance de desenvolver artrose ou danos adicionais à cartilagem meniscos.
      Na re-operação do LCA, a escolha do enxerto tem que ser cuidadosa e a técnica tem que evitar os túneis da cirurgia anterior.
      Tenho feito algumas re-operações e minha escolha é de mudar a técnica, utilizando a anatomica.
      att

      Adriano Leonardi

        1. oi, Priscila.
          Qdo vou reoperar um ligamento cruzado anterior, preciso “fugir”dos túneis osseos por onde o LCA sobe e fica preso realizados na primeira cirurgia.
          A tecnica atomica é relativamente nova e, por ela, é possível se criar túneis sem o auxilio do instrumental tradicional, inciando-se pelo fémur e, depois na tíbia.
          A grande vantagem é de não haver conflito com os parafusos inseridos na primeira cirurgia e de se assegurar um LCA mais tenso e com menor chance de re-rotura.
          Por coincidencia, estou escrevendo um artigo sobre isso para o Globo Esporte.

  23. Boa tarde Mestre !
    Sobre a pergunta da Priscila sobre re-operação, o sr. falou que esta escrevendo um artigo sobre este tema, já escreveu ?!?! me interessa muito pois rompi novamente o enxerto há uns 10 anos e estou com medo de operar de novo, fui em um especialista aqui no Rio que não me indicou a operação e sim somente musculação. Sinto muita falta de atividade fisica, tenho 42 anos e gostaria muito de voltar a praticar atividade física. Obrigado.

    1. oi, Leonardo.
      Se vc tiver o joelho instável por uma re-lesao do LCA, pela sua faixa etária, precisa ser re-operado para voltar a ter qualidade de vida.
      Se puder passar em avaliação comigo aqui em SP, será um prazer poder te ajudar.
      abs

    1. Oi, Yuri.
      Apesar de 1/3 das pessoas não terem queixa de estabilidade após a lesão do ligamento cruzado anterior poder aquecer os dias seja feita para ser previna a progressão da doença para a artrose.
      O ideal que você realize uma consulta com cirurgião de joelho de confiança para que se estabeleça se você realmente tem lesão e se realmente tem a necessidade de uma cirurgia .

  24. Rompi o ligamento cruzado anterior e o menisco, demorei uns três anos para fazer a cirurgia, e depois que fiz, não senti diferença, pois meu joelho está a mesma coisa, as vezes dói, não tenho confiança e sinto muito falseio nele. Será que a cirurgia foi mal realizada ? Ou por eu ter demorado três anos o resultado foi ruim ?

    1. bom dia.
      pode ter havido erro técnico com falha da cirurgia ou vc pode ter sido mal reabilitada, mantendo instabilidade muscular que podem levar a este tipo de queixa.
      Se puder passar em avaliação comigo, será um prazer poder te ajudar.

  25. Boa tarde
    Operei meu joelho a 7 dias, so dói quando fico de pé! Deve fazer algum movimento até que saia as fisioterapia?
    Fiz LCA e menisco !
    Muito preocupada está muito inchada e roxa a perna !

    1. Por motivos éticos óbvios, não comento posso operatório de cirurgias realizadas por outros profissionais.
      Dirija suas perguntas ao cirurgião que operou .

  26. Boa noite dr.Adriano. sou de bocaiuva/mg.tive que fazer uma segunda cirurgia de lca(dia 02/12/2017),pois rompi o enxerto colocado na primeira. No decorrer da cirurgia, que demorou umas 3:40hrs, aconteceu alguma imprevisto:ouvi eles comentando que estava pra finalizar mais o enxerto rasgou.fato é estou com quatro parafusos no joelho,vou usar um brace e ficar sem pisar com a perna operada por 45 dias-até então. Isso é comum?é desse jeito mesmo o pós operatório?

      1. TuDo bem doutor.admiro sua atitude.agora relendo minha pergunta te entendo.vou esperar a recuperação e depois farei novos examespaços pra ver como ficou.obrigado.

  27. Parabéns doutor acompanho sempre seus comentários e são ótimos. O senhor ja me deu boas dicas sobre a cirurgia que fiz a sete mês atrás. Estou na academia fazendo reforço muscular e to me sentindo bem melhor.Valeu tudo de bom e que Deus esteja com o senhor.

  28. Obs.Fiz cirurgia devido a acidente auto mobilistico só q a uns dias torci joelho e doi demais qual dica ou procedimentos
    Dsd já agradeço

  29. Boa tarde Doutor! estou com 45 dias de operado fiz LCA e os meniscos e estou me recuperando muito bem, uma vez que faço pratica esportiva, só falta ganhar um pouco mais de extensão uns 7% pra ficar tudo certo, gostaria de saber se é normal ganhar a extensão e no outro dia ela recuar um pouco, é como se o nervo na parte de traz da coxa fosse um elastico onde vc estica e ele encolhe novamente, meu fisio diz ser normal.

    1. Por motivos éticos óbvios, não comento e não oriento pós-operatórios de cirurgias realizadas por outros médicos.
      Queira, por gentileza endereçar suas questões ao seu cirurgião.
      Grato pela compreensão

  30. Olá Dr. Rompi a primeira vez o LCA direito quando tinha 12 anos, me recuperei de maneira que não sinto absolutamente nenhuma dor, jogando futebol sem dor e sem medo. Hoje, tenho 21 anos e estou me recuperando de uma cirurgia no LCA esquerdo (5 meses e 20 dias hoje). Minha musculatura está ficando muito boa, porém estou com uma possível inflamação na banda iliotibial causada pela fricção junto do endobutton, essa dor aparece somente quando faço alguns movimentos específicos, por exemplo no momento da impulsão em uma corrida. Gostaria de saber quanto tempo devo esperar se for necessário tirar o endobutton, após ter a ligamentização. Obrigado!

  31. Boa noite!

    Dr. Adriano, eu tive uma lesão no joelho direito, sinto instabilidade e falseio com uma dor que incomoda
    tenho 50 anos ,posso fazer a reconstituição do ligamento devida a minha idade?

    1. oi, Julio.

      A idade, por si só não é o principal determinante de se operar ou não.

      Se vc sente instabilidade e é ativo, acredito que a cirurgia seria o melhor caminho.

      Para pacientes de sua idade, costumamos tomar um pouco mais de cuidado, principalmente em relação à situação vascular, devido ao risco maior de trombose.

      forte abraço

  32. Ola dr. Rompi completamente lca a 9 anos atras, tenho 51 anos e pelo tempo ja estou com artose tibial e femural, e tambem lesao quase que total dos meniscos, estou aguardando operacao no dona lindu, gostaria de saber se depois de todo esse tempo eu apos cirurgia terei recuperao total ??

  33. Boa tarde, Dr.
    Estou com o meu LCA rompido.
    Ouvi falar em uma nova técnica (francesa) de cirurgia, que técnica seria essa?
    Desde já agradeço.

  34. Boa tarde Doutor,

    Infelizmente em um novo entorse no meu Joelho direito o ligamento posterior LCA esta rompido, essa e a minha segunda lesão no mesmo joelho, a primeira cirurgia foi realizada a 15 anos atras e ate o entorse eu praticava futsal e corrida normalmente.
    Diferente da primeira lesão hoje meu joelho falha demais, não tenho convenio e aguardo o vaga para especialista do SUS.
    Eu tenho 45 anos e meu desejo e voltar a praticar esportes.
    Nessa nova cirurgia e possível utilizar a mesma prótese ou e efetuado a substituição do parafuso?

  35. Boa tarde, Doutor.
    Meu pai teve uma ruptura do cruzado anterior há 40 anos, devido ter raramente falseio do joelho não indicaram cirurgia.
    Hoje ele tem 64 anos e está tendo muitos problemas com a qualidade de vida, devido falseio do joelho. Uma lesão deste tipo depois de tanto tempo torna-se a cirurgia mais complicada, além da idade ?? A cirurgia é indicada ??
    Att,

  36. Bom dia, Dr. Adriano.
    Em julho de 2016 sofri uma queda da escada e rompi o lca e lesionei o menisco. Fiz a cirurgia de reconstrução e o pós operatório foi muito sofrido. Senti dores terríveis durante mais de um mês, tendo que tomar remédios fortíssimos que apenas atenuavam um pouco a dor. Fiz fisioterapia, mas o joelho não melhorava. Não conseguia esticar toda a perna e nem dobrar muito o joelho. Fiz nova ressonância que mostrou que eu estava com muitas fibroses. Fiz nova cirurgia para retirar as fibroses e continuei com a fisioterapia. As dores foram melhorando com o tempo, mas não 100%. Não consegui a extensão total e nem dobrar a perna totalmente. Conforme o esforço o joelho ainda dói, caminhadas por mais de uns 10 minutos também fazem doer, para dormir preciso mudar de posição frequentemente porque incomoda também, e normalmente tenho estalos.. Mas isso virou parte da minha vida e me acostumei a isso. Acontece que há uns 4 dias atrás acordei com o joelho doendo muito, fora do normal. Desde então estou esticando a perna menos que antes por causa da dor, sinto como se o joelho estivesse inchado. Tenho andado mancando por causa disso. O que pode ter acontecido? É possível que eu tenha lesionado o joelho dormindo, numa mudança de posição feita de mau jeito? Estou preocupada, pois a dor está muito forte. O que o senhor pode me dizer sobre isso?
    Em tempo, tive acompanhamento do meu traumatologista por uns 2 anos, e ele disse que a não melhora do meu joelho era uma particularidade minha, que alguns pacientes podem não ter uma melhora 100%. Os exames que fiz no pós operatório estavam todos ok.

    1. oi, Luciana.

      Muito prazer!

      Existem diversas causas para vc manter a queixa de dores. Para sabermos por que ocorre, precisaria te examinar e ver seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

  37. Boa tarde Dr. Adriano,

    Sofri uma lesão no joelho praticando futebol. Fiz a RM que mostrou o seguinte laudo:

    RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO DIREITO
    ANÁLISE:
    Ligamento cruzado anterior bastante espesso e edematoso, associado a sinais de gaveta passiva anterior,
    compatível com lesão pelo menos parcial extensa.
    Pequeno derrame articular.
    Estruturas ósseas com morfologia e sinal medular conservados.
    Superfícies condrais regulares, sem fissuras ou erosões evidentes.
    Meniscos com forma, contornos e sinal preservados, sem sinais de lesão.
    Ligamentos cruzado posterior e colaterais com continuidade, espessura e sinal conservados.
    Tendões quadricipital, patelar, bíceps femoral distal, trato ílio-tibial e tendões da pata de ganso sem lesões.
    Fossa poplítea sem formações císticas.

    Não sou atleta profissional, mas minha vida é jogar meu “raxa”, pelo menos 3 x semanais. Sinto dor em movimentos, quando fico muito tempo com o joelho em uma posição, não sei dizer com certeza se sinto falseio, mas poucas vezes dá impressão que o joelho tá meio frouxo, e tbm sinto estalos de vez em quando.

    Pra voltar a minha rotina normal e jogar meu futebol, seria necessário tratamento cirúrgico ou o senhor que daria certo um tratamento mais conservador.

    1. Oi,Filiphe

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

      1. Obrigado dr! Infelizmente não tenho como comparecer a uma consulta no momento pois sou de Fortaleza/CE. Estou aguardando a consulta daqui um mês aqui na minha cidade e estou um pouco ansioso depois que vi o resultado da RM. Na verdade gostaria mesmo de uma opinião acerca do caso, se normalmente nesta situação é necessário intervenção ou se daria pra resolver com fisio, fortalecimento, etc.

  38. Passei por 2 reconstruções de LCA em JE , e ambas as cirurgias tiveram afrouxamento dos enxertos. Uma 3ª cirurgia é possível? quais as opções terapêuticas disponíveis?

    1. Oi, Icaro.

      É possível sim, mas a técnica tem que ser completamente modificada.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  39. Dr. Adriano,

    Tenho acompanhado teus vídeos no youtube. Gostaria de agradecer pelo serviço que prestas, esclarecendo muito bem esses assuntos complexos a nós, leigos.
    Bem, eu tive ruptura total to cruzado anterior há quase 1 mês. Estou reabilitando para fazer a cirurgia dia 10 de março.
    Como moro em Denver, Estados Unidos, o cirurgião me aconselhou a usar allograft (material de cadáver). Essa é minha maior dúvida no momento: usar meu tendão da parte de trás da coxa ou o material de cadáver).
    Tenho 47 anos, sou mulher, adogada, não tenho problema filosófico em usar material de cadáver e minhas atividades físicas são HIIT com personal trainer, mountain bike, ski (foi como me lesionei), power yoga, e trilhas na montanha (terreno muito irregular).. Não sou atleta mas sou bastante ativa.
    Eles aqui recomendam o uso de cadáver para pacientes na minha faixa etária. Dizem ser mais fácil a recuperação pela ausência de trauma adicional em outro grupo muscular, dentre outros. O senhor indicaria o uso de material de cadáver no meu caso?

    Agradeço imensamente!

  40. Olá, dr.
    Como saber qual enxerto foi utilizado na cirurgia? Através da cicatriz?
    Após 6 anos de cirurgia somente agora comecei academia, após fortalecer o joelho aguenta saltos, a exemplo daquele salto cobrado na PRF?

  41. bom dia, eu rompi o lca, em janeiro, e a cirurgia e provavel que seja em outubro, e ja machuquei o joelho varias vezes, ele fica so inchado nao dói, to fazendo pilates, quando for fazer a cirurgia é capaz de ter outras lesoes? devido as varias vezes que machuquei o joelho do lca?

  42. Dr. Adriano, you are the best!
    Respondeu à minha pergunta mesmo sem que tivesse a mínima chance de eu me consultar com o senhor, pois moro nos EUA. Muito obrigada! Mostra o quão sensível e interessado em medicina és.
    Em tendo a chance de ir ao Brasil após a pandemia, certamente vou marcar uma consulta mesmo quando já estiver reabilitada, até para avaliar meus riscos futuros.
    Abraço,

  43. Olá. Tenho 56 anos e estou com o LCA direito rompido há 3 anos. Nesse período, tenho praticado atividade física regularmente, mas apenas as que não requerem pivô ou desaceleração, como ciclismo, corrida e musculação. Recentemente iniciei uma fisioterapia específica visando uma melhor condição para a cirurgia e a posterior recuperação. Ainda tenho esperanças de bater uma bolinha, jogar tênis e até mesmo esquiar, tudo de forma recreativa. Acha que, na minha idade, tenho chances de recuperação do joelho a ponto de poder brincar nessas modalidades?

    1. Oi, Mauricio

      Obrigado por sua participação.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
      Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *