A artrite, de forma geral, é uma doença que causa dor, inchaço e rigidez nas articulações. Pode afetar vários locais de articulação do corpo, mas é bastante comum nos joelhos. A artrite do joelho pode ser uma doença grave e debilitante causando perda na qualidade de vida. A osteoartrite é uma forma de artrite que afeta a articulação como um todo: a cartilagem, ligamentos e ossos envolvidos, logo, é uma condição compromete vários tecidos da articulação. É o tipo mais comum de artrite, afetando cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil, o equivalente a 6,3% da população adulta. 

As alterações na osteoartrite geralmente ocorrem lentamente ao longo dos anos, com exceções ocasionais. A inflamação e os danos nas articulações causam alterações ósseas, deterioração dos tendões e ligamentos além de destruição da cartilagem, levando a dor nas articulações, inchaço e deformidade.Osteoartrite no joelho

 Existem dois tipos principais de osteoartrite no joelho

Primária

 Mais comum e generalizada, afetando principalmente os dedos, polegares, coluna, quadris, joelhos e dedões dos pés. Nesse tipo, não há uma causa aparente para o surgimento da doença.

Secundária

Ocorre em anormalidades da articulação em condições pré-existentes, incluindo lesão e trauma. São casos recorrentes ou relacionada ao esporte; artrite inflamatória, como reumatismo, psoríase ou gota; artrite infecciosa; doenças articulares hereditárias, como Ehlers-Danlos (hipermobilidade ou “articulação dupla”, doença articular congênita ou metabólica. 

Quais são os fatores de risco para osteoartrite no joelho? 

 Além da idade e causas secundárias como artrite inflamatória e lesões/traumas anteriores, vários outros fatores de risco como a obesidade, diabetes mellitus, colesterol alto, sexo e genética contribuem para o desenvolvimento da osteoartrite.

  • A obesidade: é um fator de risco para osteoartrite , principalmente no joelho.
    Além de desafiar os mecanismos de sustentação de peso do corpo, os efeitos metabólicos e inflamatórios da obesidade  como contribuinte para a osteoartrite estão sendo estudados. Manter um peso ideal ou perder o excesso de peso é importante para indivíduos em risco.
  • Diabetes e hiperlipidemia (níveis elevados de lipídios/colesterol no sangue): são ambas causas de inflamação que contribui para reações e aumenta o risco de osteoartrite. A oxidação lipídica também pode criar depósitos que afetam o fluxo sanguíneo para o osso subcondral da mesma forma que os vasos sanguíneos são afetados pela aterosclerose. 

O controle do diabetes e da hiperlipidemia é importante não apenas para a saúde geral, mas também para a saúde óssea. 

  • O declínio de estrogênio: como o observado em mulheres na pós-menopausa, aumenta o risco de osteoartrite do joelho. Isso ocorre porque o estrogênio protege a saúde óssea, reduzindo especificamente o estresse oxidativo na cartilagem. 
  • A genética pode desempenhar um papel na osteoartrite. Pessoas nascidas com diferentes distúrbios ósseos ou características genéticas são mais propensas a desenvolver osteoartrite. 

 O que causa a osteoartrite de joelho

 A artrite primária é uma doença heterogênea. Portanto, não é apenas artrite por “desgaste”, e sim há a existência de muitas causas diferentes. Alguns fatores que contribuem para a osteoartrite são modificáveis ​ ​por hábitos de vida, enquanto outros são imutáveis ​​ (por exemplo a genética e condições congênitas).

Nem todos os idosos desenvolvem osteoartrite, mas a idade é um fator. Como explicado acima, também pode haver riscos inflamatórios e metabólicos que podem aumentar a incidência de osteoartrite, especialmente na presença de diabetes e/ou colesterol alto., que tem um fator genético associado.

 

Leia também: Artrose no joelho

 

A artrite inflamatória e infecciosa pode contribuir para o desenvolvimento de osteoartrite secundária devido à inflamação crônica e destruição articular. Lesões e traumas anteriores, incluindo exercícios repetitivos e relacionados a esportes, também podem contribuir para a osteoartrite. 

Os mecanismos exatos de perda de cartilagem e alterações ósseas são desconhecidos, mas houve progresso nos últimos anos. Acredita-se que processos complexos de sinalização na inflamação articular e mecanismos de reparo defeituosos na lesão levam ao desgaste gradual da cartilagem dentro da articulação. Outras alterações levam à perda de mobilidade e função articular e dor articular com a atividade.

Como saber se tenho artrose de joelho?

Ao contrário de outros tipos de artrite, a dor da osteoartrite geralmente se desenvolve gradualmente ao longo de muitos meses ou anos. Muitas vezes aumenta com atividades que estressam a articulação, como na corrida ou caminhada prolongada. 

A dor e o inchaço das articulações tendem a aumentar lentamente ao longo do tempo. Às vezes, especialmente na doença mais avançada, uma sensação de trituração ou crepitação podem ser notadas nas articulações afetadas. 

A rigidez matinal prolongada não é um sintoma proeminente na osteoartrite em comparação com as artrites inflamatórias, como a artrite reumatóide ou psoriática. A osteoartrite geralmente não causa febre, perda de peso ou articulações muito quentes e vermelhas. Essas características sugerem alguma outra condição ou tipo de artrite.

O médico geralmente pode diagnosticar a osteoartrite obtendo um histórico completo de seus sintomas e examinando suas articulações. 

A radiografia pode ser útil para garantir que não haja outro motivo para a dor. A ressonância magnética geralmente não é necessária, exceto em circunstâncias incomuns ou em casos em que há suspeita de ruptura da cartilagem ou do ligamento circundante. 
Não há exames de sangue que diagnosticam a osteoartrite. Se uma articulação estiver particularmente inchada, o médico pode precisar drenar o líquido dessa articulação. Testes podem ser realizados no fluido para procurar pistas para outros tipos de artrite, como a gota.

Osteoartrite no joelho

Como é o tratamento da osteoartrite?

A osteoartrite é irreversível. Sintomas leves a moderados geralmente são controlados adequadamente com uma combinação de tratamentos com medicações, exercícios, entre outros. Os tratamentos e recomendações médicas incluem: 

 • Exercícios físicos acompanhados, como na fisioterapia. 

 • Bolsas quentes e frias intermitentes com aplicação no local da dor. 

•  Perda de peso (se estiver acima do peso). 

 •  Alimentação saudável, controle da diabetes e do colesterol. 

 •  Dispositivos auxiliares como palmilhas, bengalas, auxiliares de marcha. 

 •  Terapia intra-articular (anti-inflamatórios, ácido hialurônico). 

 • Estratégias de medicina complementar e alternativa, incluindo vitaminas e suplementos alimentares. 

A cirurgia pode ajudar a aliviar a dor e restaurar a função, especialmente na osteoartrite avançada, quando já lançada mão de todas as alternativas que não incluem cirurgia são ineficazes ou exaustivas. 

 Os objetivos do tratamento são: 

 • Alivia e retarda a progressão da dor e rigidez nas articulações. 

 • Melhora a mobilidade e função. 

 • Melhorar a qualidade de vida do paciente. 

O tipo de plano de tratamento prescrito depende de muitos fatores, incluindo idade do paciente, estado geral de saúde, atividade, ocupação e gravidade da doença e deve ser feito de forma individual.osteoartrite no joelho

Medicamentos 

Nenhum medicamento ainda demonstrou reverter ou retardar a progressão da osteoartrite. Atualmente, os medicamentos usados na osteoartrite se concentram em aliviar os sintomas da doença. Os analgésicos incluem anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Analgésicos narcóticos não são recomendados devido à natureza crônica da condição e ao potencial de tolerância e dependência. Medicamentos tópicos na forma de adesivos, cremes, pomadas ou sprays para aliviar a dor podem ser aplicados na pele também com o objetivo de aliviar a dor.

Muitos desses medicamentos estão disponíveis sem receita, mas as pessoas com osteoartrite devem consultar seu médico antes de tomar os remédios. Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais perigosos ou indesejados ou interferir com outros medicamentos que você toma, por isso é importante conversar com o seu médico de confiança para que ele passe o melhor tratamento. 

Dispositivos de marcha para suporte ou assistência 

Bengalas, muletas ajudam a reduzir a carga na articulação afetada. Palmilhas e órteses suportam e estabilizam articulações dolorosas ou danificadas. Os dispositivos médicos devem ser usados ​​conforme as instruções e sob a orientação de um profissional médico, fisioterapeuta.

 Osteoartrite no joelho

Palmilhas/elevadores de sapatos, bengalas ou andadores podem ajudar a aliviar articulações específicas e melhorar a mecânica do corpo e a marcha. Atividades como natação, hidroginástica e treinamento de força de baixo impacto são recomendados. Estes foram mostrados para reduzir a quantidade de dor e melhorar a incapacidade de realizar as atividades diárias vivenciadas por pacientes com osteoartrite em fases mais avançadas.

Um programa de exercícios excessivamente extenuante pode piorar os sintomas da osteoartrite e acelerar a progressão da doença e deve ser evitado. Um fisioterapeuta pode fornecer um programa de exercícios adequado e individualizado para pessoas com osteoartrite. 

Aplicação de água quente ou fria

A terapia de calor e frio intermitente pode aliviar temporariamente a dor e a rigidez. Esses tratamentos incluem banhos quentes ou banhos e aplicação cuidadosa de bolsas de aquecimento ou resfriamento. 

Controle de peso 

Como a obesidade é um fator de risco conhecido para osteoartrite, melhores esforços de controle de peso podem ajudar a prevenir e reverter a osteoartrite. Em pessoas obesas com osteoartrite, a perda de peso demonstrou reduzir o nível de estresse e dor nas articulações que suportam peso e atenuar os processos inflamatórios que causam a doença.

Quando a cirurgia é indicada para a osteoartrite?

Quando a dor da osteoartrite não pode ser controlada com tratamentos médicos e interfere nas atividades normais, a cirurgia pode ser uma opção. A cirurgia geralmente é reservada para pessoas com osteoartrite em fases mais graves. Vários tipos de técnicas estão disponíveis, incluindo técnicas de substituição articular minimamente invasivas. Embora arriscada, a cirurgia articular de hoje é altamente eficaz em restaurar algumas funções e aliviar a dor em indivíduos elegíveis. 

Medicina Integrativa 

Estudos clínicos sobre glucosamina e condroitina parecem variar, mas alguns estudos sugerem possíveis propriedades analgésicas, especialmente na osteoartrite do joelho. Propriedades inflamatórias, esses óleos têm sido mais extensivamente estudados para artrite reumatóide. Portanto, eles devem sempre ser discutidos com seu médico. 

Outros métodos alternativos de cura incluem acupuntura e acupressão também como alternativas para o alívio dos sintomas da osteoartrite.

Para aprofundar mais o tema, veja este vídeo do meu canal no YouTube:

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *