Reconhecer os sintomas de uma patologia, é uma das bases do diagnóstico correto. Neste caso, os sintomas de menisco inflamado, podem nos dar uma boa base para um tratamento correto. 

O que são os meniscos? 

Dois ossos se unem para formar a articulação do joelho: o fêmur (osso da coxa) e tíbia (osso da perna). A patela fica na frente da articulação, fornece proteção e compõem a articulação do joelho.Sintomas de menisco inflamado


Os meniscos são dois pedaços de fibrocartilagem em forma de C que atuam como amortecedores entre o fêmur e a tíbia. Os meniscos ajudam a transferir o peso de um osso para outro e desempenham um papel importante na estabilidade do joelho. 


Quais são os sintomas de uma ruptura do menisco?

Se você rasgar o menisco, você pode sentir um estalo. A maioria das pessoas pode andar com uma lesão de menisco, e muitos atletas podem continuar jogando sem perceber no momento. No entanto, o joelho torna-se gradualmente rígido e inchado ao longo de alguns dias e a partir disso aparecem os sintomas.

Os sintomas mais comuns de uma ruptura meniscal são:

  • Dor
  • Rigidez e inchaço
  • Sensação de travamento 
  • Desestabilidade ao movimentar 
  • Incapacidade de mover o joelho em toda a sua amplitude de movimentoSintomas de menisco inflamado

O principal sintoma de uma ruptura do menisco é a dor na articulação do joelho. Você também pode sentir uma sensação de travamento no joelho, e muitas vezes ele está inflamado, com vermelhidão, inchaço e calor local.

Também pode haver uma sensação de fraqueza na perna e uma sensação de que o joelho se dobra ou “cede”. Isso ocorre porque os tecidos deslocados e fragmentados do menisco rompido e o inchaço no joelho podem afetar os músculos da coxa que sustentam essas funções do joelho. 

A dor geralmente é sentida no joelho acima do menisco quando o peso é colocado no joelho afetado e/ou ao torcer ou girar o joelho, como ao entrar e sair de um carro. Subir ou descer escadas pode ser especialmente doloroso e também pode aumentar o inchaço no joelho.

O que causa uma lesão meniscal?

O menisco pode lesionar, inflamar ou rasgar como resultado de trauma agudo ou alterações degenerativas ao longo do tempo. As lesões que formam os rasgos nos meniscos são identificadas tanto por sua aparência, avaliados por exames de imagem, quanto por sintomas locais de onde ocorre a ruptura meniscal. As rachaduras comuns são alças de balde, longitudinais e oblíquas.

As lesões do menisco relacionadas ao esporte geralmente coexistem com outras lesões do joelho, como as lesões do ligamento cruzado anterior (LCA).

As rupturas agudas do menisco são comuns durante os esportes. Estes podem resultar de lesões de contato ou sem contato, como torções e cortes.

As lesões meniscais progressivas são mais comuns com a idade. Os tecidos com mais anos de uso ficam desgastados e rasgam mais facilmente. Uma torção desajeitada ao se levantar de uma cadeira é suficiente para rasgar um menisco quando já desgastado.

Sintomas de menisco inflamado

Como diagnosticar uma ruptura do menisco?

Seu médico fará perguntas sobre seus sintomas e situação de lesão e realizará um exame físico. Exames de imagem de radiografia poderão ser solicitados para confirmar o diagnóstico. Além disso, a radiografia ajudará a descartar uma fratura ou outro dano ósseo que possa estar causando a dor, e uma ressonância magnética de alta resolução (RM) ajudará a revelar o tipo e a localização da fratura com mais precisão.

Sintomas de menisco inflamado

Qual o tratamento para a inflamação de menisco? 

O tratamento recomendado pelo seu médico depende de muitos fatores, incluindo sua idade, sintomas e nível de atividade física realizada. É importante considerar também o tipo, tamanho e localização da lesão caso ela exista. 

A porção externa do menisco é ricamente suprida de sangue. Esta fissura da zona “vermelha” muitas vezes pode cicatrizar espontaneamente ou ser reparada cirurgicamente. Uma fissura longitudinal é um exemplo deste tipo de fissura. 

 Em contraste, os dois terços mediais do menisco carecem de suprimento sanguíneo adequado. Sem nutrientes do sangue, as rachaduras nessa área “branca” de fluxo sanguíneo restrito não serão curadas. As lesões sintomáticas nesta área que não respondem ao tratamento conservador geralmente são removidas cirurgicamente porque os detritos são irreversíveis.Sintomas de menisco inflamado

Portanto, se você está com inflamação de menisco, consulte o seu médico de confiança para que ele avalie adequadamente para recomendar o melhor tratamento para o caso. É importante estar assistida de um médico da área que tenha experiência com casos de lesão de menisco para que não haja progressão ou piora dos sintomas. 

Eu aprofundei um pouco mais sobre este assunto, neste vídeo do meu canal no YouTube:

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *