fbpx
 

Dor Anterior do Joelho: O que é?

Dor anterior do joelho

Dor Anterior do Joelho: O que é?

Também conhecida como síndrome Patelofemoral Dolorosa, Condromalácia Patelar, Joelho de Corredor, Tendinite Patelar, Joelho de Saltador, são condições relacionadas com a A Dor Anterior do Joelho

Já ouviu falar em algum desses problemas?

 

 A Dor Anterior do Joelho é comumente chamada como a dor que ocorre na parte da frente no centro do joelho e pode ocorrer por diversas causas. A síndrome da dor femoropatelar é uma das causas mais comuns de dor anterior do joelho e deve ser incluída no diagnóstico diferencial em todos os pacientes. 

Causas mais comuns da dor anterior do joelho

 

Algumas outras causas para a dor anterior são:

. Condromalácia patelar: a cartilagem fica amolecida e se rompe na parte atrás da patela. 

. Tendinite Patelar: adoecimento do tendão patelar, gerando dor comum em corredores devido ao esforço dos músculos tibiais por atrito excessivo. 

. Síndrome da Banda Iliotibial:  lesão causada por esforço repetitivo que afeta o ligamento que se estende ao longo da parte externa da perna, unindo o quadril ao joelho

. Tendinite de Quadríceps: adoecimento do tendão quadriciptal, gerando dor na parte da frente do joelho devido lesão por excesso de exercício e carga elevada nos músculos e tendões da coxa.

. Displasias da Patela ou Tróclea:  desequilíbrio no deslizamento da patela que agrava a cartilagem atrás do joelho. Em vez de deslizar verticalmente quando o joelho se dobra,  é puxada para fora à medida que se move.

. Pés Chatos: não fazem a correta estabilização do joelho no movimento, podem levar a sobrecarga da articulação patelofemoral e até lesões agudas por instabilidade. 

Vamos entender porque esses problemas acontecem!

 

A patela fica na parte da frente do joelho. Ao dobrar ou endireitar o joelho, a patela desliza sobre os ossos que compõe o joelho, como um trilho. Qualquer problema anatômico estrutural ou de falha na movimentação correta – biomecânica ruim – podem gerar sobrecarga e aumento da pressão na articulação, causando A Dor Anterior do Joelho (que pode evoluir gerando diversas lesões)

O fortalecimento dos tendões ajuda a prender a patela aos ossos e músculos que estão ao redor do joelho. Esses tendões são: 

–  O tendão patelar: onde se liga ao osso da perna – a parte proximal da tíbia.

–  O tendão do quadríceps: onde a parte de cima da patela se liga aos músculos da coxa.

Quando o movimento da patela não está adequado e há atrito dos ossos na coxa e da tíbia e há a Dor Anterior do Joelho.  

 

Fatores que causam um desequilíbrio biomecânico da patela ou estrutural e geram a Dor Anterior do Joelho

1- Mau alinhamento da articulação Femoropatelar – a patela está em uma posição anormal;

2- Fraqueza dos músculos adjacentes, não contribuindo para a estabilização da patela;

3- Exercícios físicos que colocam estresse extra na patela (correr, pular, esquiar, jogar futebol);

4- Sulco raso no Fêmur, local onde a patela repousa;

5- Pés chatos, que atrapalham na estabilização do joelho;

6- Artrite;
7- Aperto do revestimento interno do joelho durante o movimento (Síndrome da Plica, impacto sinovial);

8- Os ossos com alteração na estrutura: Rotação interna aumentada do fêmur ou rotação externa aumenta da tíbia 

 

A dor anterior no joelho também pode ser mais comum em pessoas que estão acima do peso. Pessoas que tiveram uma luxação, fratura ou outra lesão da rótula. Corredores, saltadores, esquiadores, ciclistas, jogadores de futebol que se exercitam com frequência.

Quais são os sintomas?

 A dor anterior no joelho é uma dor maçante e dolorida que é sentida com mais frequência, abaixo e nas laterais do joelho.

Outros sintomas incluem os estalos ao andar e correr e “sensação de areia” dentro da articulação. 

 

Leia também: As 10 principais causas de inchaço nos joelhos

 

O paciente que desenvolve a Dor Anterior do Joelho refere aumento da dor ao subir e descer escadas, agachar e saltar, e até mesmo ao ficar sentado por um longo período (sinal do cinema).

Como é feito o diagnóstico?

Exame físico e Testes: O exame físico feito pelo médico ortopedista é de grande importância para o correto diagnóstico. Primeiro, é feito a inspeção dos membros inferiores. Pode haver joelho inchado e outros sintomas. Além disso, pode não estar perfeitamente alinhada com o osso da coxa (fêmur). 

Há também alguns testes que auxiliam na avaliação, como: Quando há a flexão do joelho, pode sentir uma sensação de crepitação abaixo da patela. Pressionar a rótula quando o joelho está endireitando pode ser doloroso.
A patela poderá ser avaliada ao fazer um agachamento de perna única para observar o desequilíbrio muscular e estabilidade. 

Quanto aos exames de imagem: nem sempre haverá alterações na Radiografia, mas em casos positivos, poderá observar sinais de artrite ou estruturas com ângulos e rotações alteradas. A tomografia e ressonância auxiliam também na pesquisa das alterações. 

Como tratar a dor anterior do joelho? 

 

  • No caso de dores agudas, o repouso por um período de tempo, bem como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o Ibuprofeno, naproxeno ou aspirina podem ajudar no alívio da dor. 

 

  • Outras maneiras são:


– Avaliação do exercício físico  – a supervisão para correta execução.
– Fortalecimento e alongamento dos músculos da coxa e da perna.
– Perder peso em caso de obesidade ou sobrepeso
– Palmilhas especiais e dispositivos de suporte (órteses) em caso de pés chatos/pronados.
– Estabilizadores de patela.
– Tênis correto para corrida ou esportes.

Tratamento conservador da dor anterior do joelho

 

O tratamento central está voltado para o equilíbrio muscular e biomecânico de todo o membro inferior. 

A dor anterior no joelho geralmente melhora com uma mudança na atividade, terapia com exercícios e uso de medicamentos que melhoram a inflamação. 

Cirurgias raramente são necessárias e são indicadas em casos bem específicos, após a falha do tratamento conservador e após esgotar a pesquisa de todas possíveis causas estruturais e/ou biomecânicas.

A dor anterior do joelho pode se tornar um problema crônico, aquela dor arrastada e intratável, se não for pesquisado e analisado todas essas possíveis causas.


Uma correta avaliação é de suma importância para a melhora da dor!

 

Aprofundei mais este tema, neste vídeo do meu canal do YouTube:

 

 

]

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?