fbpx
 

Condromalácia tem cura?

Condromalacia tem cura

Condromalácia tem cura?

A condromalácia patelar ou condropatia femoropatelar é, de longe a doença da cartilagem articular mais prevalente na população, especialmente entre as mulheres. Como já dito em outros artigos, trata-se de uma lesão limitante e dolorosa, causada pelo atrito excessivo ou crônico das superfícies ósseas. Ela é caracterizada pela perda ou desgaste da cartilagem que protege e cobre os ossos. 

O seu tratamento, geralmente, visa acalmar o desconforto e diminuir a dor. Para isso, inclui medicamentos, fortalecimento muscular, reabilitação e até cirurgia segundo avaliação do seu ortopedista. Mas será que a condromalácia tem cura?

O que é e como funciona o tratamento para condromalácia patelar?

Antes de responder à pergunta central do artigo, se condromalácia tem cura ou não, é importante entender o que é e como funciona o tratamento para esse tipo de lesão. Portanto, vamos por partes. 

A condromalácia patelar é uma lesão degenerativa da superfície articular da patela causada pelo desgaste da cartilagem da patela. 

Os fatores de risco para sua ocorrência incluem:

  • Sobrepeso;
  • Sobrecarga no joelho, em geral por treinamento inadequado;
  • Uso de calçados inadequados para o esporte ou ao trabalho;
  • Atrofia ou fraqueza muscular;
  • Pé chato;
  • Anormalidades estruturais da patela;
  • Pernas de comprimento desigual;
  • Alterações na biomecânica da marcha e corrida;

O tratamento deve ser centrado na melhoria da qualidade do movimento, fortalecimento e capacidade de reabsorção do impacto pelo músculo. Em outras palavras, o músculo deve ser trabalhado para que todo o movimento seja absorvido pelo músculo, poupando a cartilagem da patela. Para isso, a fisioterapia ajuda a melhorar o posicionamento da patela e a função do joelho. 

Como o principal sintoma da condromalácia é dor, é muito comum que haja atrofia muscular de difícil resposta ao tratamento convencional pela fisioterapia. Por isso, métodos como a infiltração de ácido hialurônico (viscossuplementação) são úteis para proteger a cartilagem lesionada, realizar analgesia e abrir oportunidade do ganho de massa muscular.

Em alguns casos, sobretudo para pacientes com condromalácia patelar grau 3 ou 4, a artroscopia é recomendada. O procedimento cirúrgico, em última análise, também pode ser realizado se o paciente não responde ao tratamento conservador e está com muita dor.

Também é importante manter uma boa postura, evitar subir rampas ou usar salto alto e, se a causa da lesão for o excesso de peso, emagrecer com exercícios controlados e uma alimentação saudável.

Agora sim, a condromalácia tem cura?

Grandes avanços estão sendo feitos na medicina regenerativa que melhora a qualidade de vida das pessoas com condromalácia patelar

Quando os métodos não cirúrgicos, como infiltração de ácido hialurônico (viscossuplementação), não obtêm 100% de eficácia e opta-se por tratamento cirúrgico, técnicas como a Membrana de colágeno (técnica AMIC) tem o poder de regenerar a cartilagem lesionada, principalmente em pacientes mais jovens.

Graças à isso, na maioria dos pacientes, a condromalácia tem cura sim! É claro, desde que o tratamento adequado seja realizado corretamente, seguindo todas as orientações do ortopedista.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Agora que você já sabe que, dependendo do caso, a condromalácia tem cura, confira a seguir um vídeo para descobrir quais são os passos após o diagnóstico para o retorno pleno ao esporte. Aproveite também para se inscrever no canal e agendar uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

2 Comentários
  • Juliana
    Postado as 21:54h, 27 setembro Responder

    Dr , tenho condromalicia grau IV e sobrepeso , me indicaram pra fazer ozônio terapia .

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?