O termo condropatia se refere à lesão crônica da cartilagem do joelho podendo desencadear uma lesão focal ou cratera ou uma degeneração de toda a articulação (artrose). Neste vídeo, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre Condropatias e Lesões na Cartilagem do Joelho.
A cartilagem do joelho, assim como de qualquer articulação, uma vez lesada tem baixíssimo potencial de cicatrização . Isso se deve às suas propriedades que, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo, possui pouquíssimas células (hipocelularidade), não possui vasos sanguíneos (avascularidade), é aneural, ou seja, não possui terminações nervosas e é riquíssimo em água.
Para que uma condropatia se desenvolva, é necessário que haja trauma articular, que pode ocorrer em uma torção ou contusão direta ou pelo mau uso articular, como em corredores de rua que, devido ao impacto repetitivo no joelho e por nao respeitar seus limites fisiológicos, leva à ruptura da cartilagem.
A lesão da cartilagem do joelho, no momento de sua ocorrência, libera mediadores inflamatórios dentro da articulação, que iniciam ciclo vicioso auto-perpetuante de morte celular e liberação de mediadores nocivos que resulta na redução da profundidade articular. Esse é o ciclo vicioso da condropatia. O resultado disso é dor e joelho inchado.
- Inscreva-se no canal do YouTube: https://bit.ly/2EFXrk8
- Facebook: https://www.facebook.com/especialistadojoelho
- Instagram: https://www.instagram.com/dr.adrianoleonardi/
- Dr. Adriano Leonardi CRM/SP 99.660