Prescrição de exercícios da condromalácia: Os cinco principais erros

Prescrição de exercícios da condromalácia: Os cinco principais erros

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Sem duvidas, o tratamento e inserção no esporte de pessoas que se tratam de condromalácia ou condropatia patelar é um dos grandes desafios da medicina esportiva atual. Felizmente, a melhor compreensão da doença, aliado ao desenvolvimento de novos métodos de treinamento fizeram com que o seu tratamento avançasse nas últimas décadas, permitindo que pessoas com graus avançados da doença tivessem alívio completo dos sintomas e que retornassem plenamente ao esporte.

Prescrição de exercícios da condromalácia: Os cinco principais erros

Ligada a fatores genéticos, familiares e a distúrbios biomecânicos como o valgo dinâmico, a lesão acomete principalmente mulheres corredoras e seu tratamento envolve 4 fases distintas:

I) Regenerativa: onde recursos analgésicos e o fortalecimento muscular inicial são empregados;

II) Preventiva: onde os exercícios iniciais prescritos da fisioterapia recebem continuidade em atividades como a musculação, o pilates e a hidroginástica;

III) Retorno ao esporte: onde a equipe de transição aplica testes funcionais e periodiza o treino

IV) Ganho de performance: onde a reavaliação periódica aliado a outros recursos da medicina esportiva possibilitam que o esporte seja praticado de maneira competitiva.

Como a condromalácia, assim como qualquer condropatia possui altíssimo risco de recidiva, é justamente nesta fase entre a melhoria dos sintomas e retorno ao esporte onde alguns erros comuns podem frustrar o paciente e a equipe. São eles:

1. Realizar autodiagnóstico

Com o crescimento da internet e das redes sociais tem permitido que toda a população, independente da classe social, tenha acesso às informações medicas. Felizmente, a grande maioria das pessoas utiliza estas informações para complementar uma consulta medica tradicional. Mas, infelizmente, outras acabam pulando etapas básicas e, na tentativa de um autodiagnóstico acabam agravando o problema.

2. Treinar sozinho

A presença de um profissional de educação física que que domine não só a modalidade esportiva, mas também sobre a condropatia é de fundamental importância. A execução correta do exercício e a metodologia empregada são de fundamental importância na prevenção de lesão e na resposta fisiológica.

3. treinar sem o alivio completo da dor

Mesmo que os exercícios sejam executados de maneira correta, a dor tanto durante, quanto após o treino leva à inibição muscular e a resposta muscular pode ser de inibição, com consequente catabolismo (atrofia). Por este motivo, muitas vezes o inicio do trabalho de fortalecimento deve ser realizado com recursos da fisioterapia e a transição à academia e ao esporte, muito bem planejada.

4. investir em suplementos

Com o crescimento do conceito fitness das redes sociais e, com o forte apelo comercial, muita gente começa a utilizar diversos suplementes que prometem melhoria da função da cartilagem e de uma resposta muscular mais rápida. Isso, além de ser um grande desperdício de recursos financeiros também leva à frustração do paciente. A resposta muscular é lenta, gradual e intimamente ligada a fatores genéticos, gênero e idade. Quando indicados, os suplementos, principalmente aqueles ligados à hipertrofia muscular passam a ter efeito após o período médio de 3 a 4 meses, em média.

5. aumento exagerado da carga

Infelizmente, o conceito de que a progressão dos exercício estaria ligada exclusivamente ao aumento progressivo de carga ainda é difundida. A ideia de que “se estou mais forte, aguento mais peso” é muito comum e deve ser eliminada. Importante que seja esclarecido que o mais importante é que a musculatura haja de maneira sinérgica, harmônica e que proteja a articulação.

 

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Dr. Adriano Leonardi
dr@adrianoleonardi.com.br

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico e Fisiologista do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 2507-9021 ou 2507-9024

4 Comentários
  • Karin
    Postado as 20:34h, 20 novembro Responder

    boa noite! Vendo os seu vídeos e me impressionando com seu conhecimento .
    Espero poder passar em breve aí, e tratar meu problema de forma correta pq até agora não tive êxito ..

  • André Vinícius
    Postado as 15:03h, 27 novembro Responder

    Estou adorando os vídeos! Pena que não tem consultório no RJ…

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