As lesões da cartilagem das articulações do nosso corpo e sua evolução envolvendo dor, inchaço, deformidades e perda de função são, sem dúvida, um dos maiores desafios da medicina atual.
Por se tratar de um tecido avascular, de poucas células e muitas matrizes extracelulares, é considerado de baixo turn over, ou seja, de difícil cicatrização. Felizmente, com a chegada de novos procedimentos regenerativos direcionados à lesão cartilaginosa, o que era o mito passou a ser verdadeiro e vice-versa.
Seguem abaixo as principais mitos e verdades sobre as condropatias e lesões na cartilagem:
1 – Joelho inchado após uma lesão na cartilagem é provisório. Basta fazer um gelo, fortalecer e voltar ao esporte.
Mito!
A ciência provou nos últimos cinco anos, que uma vez lesada a cartilagem, seguida de inchaço que chamamos de sinovite artrítica, haverá a liberação entra-articular de enzimas que, gradativamente, destruíram a cartilagem. Por isso, a doença tem que ser diagnosticada e controlada o mais precoce possível.
2 – Cartilagem não se regenera.
Mito!
Com a chegada de novas tecnologias de imagem, principalmente ressonância magnética, é possível que seja estimada a regeneração (mesmo que lenta) do tecido após qualquer procedimento regenerativo. Isso ainda é tema polêmico e segue sobre estudo.
3 – Nem toda a técnica utilizada na regeneração de cartilagem eficaz.
Verdade!
O bom resultado de um procedimento depende da indicação, da qualidade técnica da equipe médica, da qualidade da reabilitação e, principalmente, da idade, fatores genéticos inerentes ao próprio paciente.
4 – A infiltração no joelho com ácido Hialurônico serve apenas para lubrificar e tem efeito paliativo.
Mito!
Estudos publicados nos últimos cinco anos têm demonstrado o chamado efeito biológico do ácido e allure único, agindo principalmente na cascata inflamatória da sinovite artrítica que pode conduzir ao desgaste completo da articulação, denominado de artrose.
5 – Nem todos os procedimentos regenerativos estão disponíveis no Brasil.
Verdade!
Infelizmente, tanto no Brasil, quanto em outros países do mundo, procedimentos como a cultura de Condrocitos ainda não é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
6 – As terapias regenerativas impedem que é uma pessoa chegar a utilizar uma prótese.
Mito!
Estatisticamente, os procedimentos regenerativos têm melhor resultado em pacientes mais jovens e com lesão cartilaginosa focal e resultados mais pobres quando associados a artrose.
7 – Quem pratica esportes degenera mais rápido as articulações.
Mito!
Diversos estudos mostraram que uma pessoa ativa, dentro dos seus limites fisiológicos, tem proteção das articulações ao praticar esportes e realizarem o trabalho de fortalecimento. Sedentários tendem a degenerar cartilagem mais rápido.
8 – A utilização de colágeno, garra do diabo, Glicosamina, MSN, extrato de abacate dentre outros atuam na regeneração da cartilagem.
Mito!
Este é um tema controverso e todos os estudos sérios, sem o patrocínio da indústria farmacêutica, que mostraram que os resultados da utilização desses medicamentos e suplementos alimentares têm resultado semelhante ao placebo no alívio de dor e modificação dos exames de imagem. Frente a isso, órgãos como a Sociedade Internacional do Estudo da Cartilagem (OARSI) preconizou o que seu uso deve ser descontinuado caso o paciente não sinta melhoria após seis meses de uso.
9 – Esportes como o Crossfit lesionam mais cartilagem.
Mito!
Tanto o Crossfit, quanto outros esportes, quando praticados dentro dos limites fisiológicos, bem orientados, periodizados e sem exageros, protegem as articulações.
10 – Recuperação de qualquer cirurgia cartilaginosa é lenta.
Verdade!
Como dito na primeira questão, a cicatrização da cartilagem é muito lenta e os resultados finais costumam ser observados de seis a oito meses, dependendo da extensão, localização, fatores individuais e reabilitação.
Veja mais sobre condropatias:
Olá sou Eleni de Curitiba fiz cirurgia de artrose no joelho esquerdo em dezembro de 2018 também duas infiltrações com EFEXA no entanto tenho muita dor para andar e ficar de pé . O médico disse que tenho artrose de uma pessoa idosa e sou candidata a cirurgia para prótese. Tenho 57 anos
Oi, Eleni.
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
Dr. tem interesse de trazer curso para salvador? Gostaria muito de conversar sobre isso com sua pessoa.
Tenho uma empresa de curso e estudo muito sobre joelho a 5 anos.
Prof. Fábio Damasceno 7198743-3620
Instagram:2 coachfabiodamasceno
Interessante, Fabio.
Será que vc conseguiria vir a SP neste próximo evento?
Boa tarde, Dr. Adriano! Tu do bem ? Eu tenho duas lesões( pontos sem irrigação de sangue) de cartilagem no joelho devido um acidente que tive no tatame. Essa lesão já faz 2 anos. Ainda não recuperei totalmente o volume e força do quadriceps e tenho dificuldades para subir escadas ,correr…. Já fiz duas ressonâncias. Pergunto : O senhor tem consultório no RJ ? ; O senhor tem algum colega no Rio de Janeiro que possa indicar. Desde já agradeço a atenção . Alexsander
oi, Alexander.
Atendo somente em SP.
Bom dia Doutor.
Tenho condromalacia grau 1 nos 2 joelhos, estou fazendo o uso do colágeno ,repouso e gelo.
Eu era uma pessoa muito ativa, praticava atividades físicas…
Gostaria de saber se um dia poderei voltar a praticá-las e se deixarei de sentir dor..
Fazem dois meses que fui diagnosticada e até agora ainda tenho dor
Oi, Caroline.
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)940065262
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660