“Doutor, eu estava jogando bola e acabei torcendo o meu joelho. Estou com uma lesão de ligamento cruzado anterior e uma lesão de menisco, como está descrito no laudo da minha ressonância magnética. Gostaria de saber se o que eu estou sentindo é do menisco ou do ligamento? ” Como identificar a causa de dor no joelho?
A dor após a entorse de joelho.
Ao analisar o joelho visto de frente e ao analisar abaixo da patela, existe o ligamento cruzado anterior, o menisco lateral e menisco medial. Ao romper uma dessas estruturas em uma entorse aguda, ao torcer pela primeira vez na vida, é muito comum ter dor pela entorse em si. Existe a liberação de enzimas inflamatórias dentro do joelho que leva ao inchaço. O osso acima do joelho sofre uma contusão óssea em que ao sofrer o impacto, acaba gerando um inchaço dentro do osso – é o que chamamos de edema ósseo ou fratura subcondral ou Boné Bruse.
A dor após a entorse está muito ligada à entorse em si.
A grande chave da questão para saber se a pessoa está tendo dor de ligamento ou dor de menisco após uma entorse é a análise a longo prazo.
A dor no joelho é do ligamento ou do menisco?
- Se for do Ligamento
Ao longo do tempo, se estivermos pensando em uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior, até o terceiro e o sexto mês, não existe queixa de dor quando o ligamento está rompido. O ligamento rompido gera principalmente INSTABILIDADE.
Existem dois tipos de instabilidade no joelho, a Anteroposterior e a Rotatória. Em indivíduos jovens e ativos com lesão completa de ligamento cruzado anterior à cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é feita e ela tem sofrido modificações com as atualizações com o passar dos anos. Em uma lesão parcial do Ligamento Cruzado Anterior, depende do tipo de lesão e dos sintomas apresentados pelo paciente e se é ou não um atleta profissional para escolher o tipo de tratamento. No geral, não é feita a cirurgia ou é feito apenas um reforço ligamentar para que a pessoa consiga voltar ao esporte.
- Dor do menisco
A lesão dos meniscos, que são os amortecedores dentro do joelho, uma vez lesionados podem ter uma lesão radial em forma de “racha” no meio com a Lesão Alça de Balde em que se descola e dobra em torno de si mesmo. Geralmente a lesão de menisco cursa com sensação de:
- Travamento
- Dor
- Perda de Massa Muscular
De uma maneira mais simples, como é possível diferenciar se a dor no joelho está vindo do ligamento ou do menisco?
O importante é esperar o tempo passar. Após 6 semanas ou 1 mês e meio, a dor persiste, pode então ser do menisco, principalmente se ligada ao movimento. Se houver bloqueio, ou seja, o joelho não estiver dobrando como do outro lado ou se não conseguir esticar. Se há inchaços recorrentes após a movimentação, pode então estar relacionado com a lesão no menisco.
Se for uma dor pontual bem na região de dentro do joelho, pode ser uma lesão do ligamento colateral medial em que normalmente pode estar rompido ou estirado junto com a lesão do ligamento cruzado anterior gerando a dor mais na região de dentro e superior do joelho.
Pode gerar também uma dor residual que é facilmente tratada com a infiltração articular guiada por ultrassom chamada de hidrodissecção. Nesse procedimento entramos com uma agulha e vamos soltando e descolado esse ligamento para quebrar as travas de fibrose que geram dor após a entorse.
Como é o prognóstico dessas lesões?
Por último, se o paciente teve uma lesão de ligamento cruzado anterior e não teve lesão de nenhum outro ligamento ou não teve lesão de menisco e a longo prazo, em torno de 6 meses a 1 ano, se essas pessoas não foram operadas do ligamento, pensando em uma ruptura completa e começam a ter dor, pensamos em uma lesão de menisco secundária ao ligamento não tratado que sobrecarregou o menisco. Ou seja, é comum uma lesão cartilaginosa secundária principalmente na área do chamado côndilo femoral medial.
Diversos estudos mostram que a não reconstrução do ligamento cruzado anterior em pessoas jovens e ativas levam a uma lesão cartilaginosa e levam a artrose precoce. Segundo alguns autores essa seria a pior artrose em um paciente jovem e ativo. É muito importante, a partir do momento que você teve uma lesão de ligamento cruzado ou uma lesão de menisco e sofreu uma entorse do joelho e tem sentido dor e travamento, inchaço… procure um médico ortopedista especializado para que você seja avaliado e seja dito o seu prognóstico. Se sua lesão for cirúrgica, precisa ser operada o quanto antes.