fbpx
 

Lesão parcial do ligamento cruzado anterior: operar ou não?

Lesão parcial do ligamento cruzado anterior: operar ou não?


A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é muito frequente nos esportes, principalmente nos de contato físico e nas de mudança brusca de direção, pivoteamento e desaceleração. A lesão parcial do ligamento cruzado anterior, no entanto, vem gerando dúvidas e, muitas vezes, acaba sendo tratado de maneira inadequada.

Uma das funções do ligamento é a de estabilizar o joelho no sentido antero-posterior, evitando a anteriorização e rotação interna da tíbia em relação ao femur, principalmente estando o joelho entre 30 a 40 graus de flexão.

lesão ligamento cruzado anterior

Evidências científicas indicam que há forte relação entre a falta de condicionamento físico e prepare neuro-motor com especificidade para determinado esporte em que se pratica e a lesão desta estrutura. Isto explica o índice maior desta lesão em atletas amadores em relação aos profissionais.

+ 10 dicas para quem sofreu a lesão do ligamento cruzado anterior

Estatisticamente, mulheres tem maior chance de sofrer a lesão em relação aos homens e a isso, estariam ligados fatores hormonais, anatômicos e neuro-musculares.

As lesões completas do ligamento cruzado anterior em pacientes jovens e ativos são, por consenso, de tratamento cirúrgico, pois, uma vez rompido, o ligamento tem potencial pobre de cicatrização. A cirurgia de escolha clássica é a reconstrução do LCA, cuja técnica vem sofrendo alterações ao longo dos anos.

 

Por que lesões parciais do ligamento cruzado anterior ocorrem?

O ligamento cruzado anterior é uma estrutura composta por 2 bandas: a antero-medial e a postero-lateral. Lesões de baixa energia cinética com entorses leves ou quando o joelho é esticado alem de seus limites fisiológicos, como, por exemplo, quando um lutador cai sobre o joelho esticado do adversário, uma das bandas pode ser comprometida ou ambas, mas sem a ruptura completa. Em outras palavras: o ligamento cruzado anterior estica, mas não chega a se romper completamente.

 

Diagnóstico da lesão parcial do ligamento cruzado anterior

Assim como em outras lesões, o diagnóstico depende muito da qualidade do examinador.

Durante o exame físico, é importante que as manobras ligamentares sejam realizadas e sempre comparadas com o lado contra-lateral, pois algumas pessoas podem ter a hiperfrouxidão ligamentar, condição na qual as articulações são mais flexíveis que a maioria da polulação, especialmente em mulheres, levando a possíveis falsos positivos. Tipicamente, uma manobra com o “end-point” abrupto traduz uma possível lesão parcial do LCA.

Os exames de imagem, principalmente a ressonância magnética devem ser analisados com cuidado. Imagens de qualidade ruim podem trazer um falso positivo. Por isso, assim como para qualquer lesão ortopédica, a correlação clínico-radiográfica é de suma importância.

 

Tratamento: operar ou não a lesão parcial do LCA?

Depende do paciente e dos sintomas!!

Hoje, o consenso mundial é de se indicar a cirurgia de reconstrução para as seguintes situações:

  1. Atletas: estudos demonstram que o tempo de reabilitação e retorno ao esporte pode se prolongar e, ao retornar, o atleta pode ter queixas de instabilidade com consequente comprometimento no rendimento. Um tempo prolongado de afastemento ao esporte pode comprometer ou encerrar sua carreira no esporte;
  2. Pessoas ativas sintomáticas: esportistas que sentem falseio ou que perderam a confiança na estabilidade do joelho durante o esporte ou atividades rotineiras do dia a dia;
  3. Outras lesões associadas: uma lesão completa do mesnico medial, cujas queixas cursam com dor e travamento do joelho, ao ser tratada, pode aumentar a instabildiade de uma lesão parcial do LCA. Portanto, Segundo alguns autores, para este grupo de pacientes, assim como pacientes que sofreram lesões de outros ligamentos, o tratamento cirúrgico estaria indicado.

 

Como é feita a cirurgia do ligamento cruzado anterior?

Uma vez indicada a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, o cirurgião de joelho vai optar pela melhor escolha do enxerto a ser usada. Sua escolha envolve fatores como suas propriedades biomecânicas, resposta à cicatrização, morbidade da área doadora, resistência de sua fixação inicial e incorporação biológica. Fatores como o grau de deslocamento instabilidade, lesões ligamentares associadas e prática esportiva com saltos ou agachamento devem ser levados em conta, porém, é a experiência do cirurgião o fator decisivo e de maior segurança ao paciente.

lesão ligamento cruzado anterior

Para que haja cicatrização do enxerto nos túneis confeccionados, o enxerto necessita ser fixado de uma maneira mais rígida possível. Estudos demonstram que o afrouxamento e perda do enxerto têm, entre outras causas, uma fixação insuficiente. Para haja fixação forte o suficiente, utilizamos uma ampla variedade de dispositivos, popularmente conhecidos como “pinos”, dentre os quais os parafusos metálicos e absorvíveis, amplamente utilizados.A técnica optada pela fixação, assim como a escolha do enxerto, dependerá principalmente da experiência do cirurgião.

De maneira diferente da ruptura completa do LCA, na lesão parcial, pode-se optar pela reconstrução de apenas uma banda do ligamento. A grande vantagem em se fazer isso é o fato de se preservar a inervação nativa desta estrutura. Estas são responsáveis pelo feedback neuro-sensorial durante a prática esportiva, considerado hoje como um dos fatores primordiais na prevenção da recidiva da lesão.

 

Quer Saber Mais Sobre Ligamentos?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 

 


Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

42 Comentários
  • Bruna Carvalho
    Postado as 04:09h, 08 novembro Responder

    Boa noite Dr. Adriano,
    no caso de reconstrução do LCA, utilizando os isquiotibiais, os tendões são totalmente removidos? Como a musculatura (gr/st) é fixada, já que os tendões serão utilizados? Como ocorrerá a flexão do membro? O paciente poderá caminhar, correr normalmente?
    Desde já agradeço os esclarecimentos…

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:32h, 08 novembro Responder

      Oi, Bruna .
      A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior , retiramos os tendões grácil e semi-tendineo.
      Os primeiros seis meses existe um certo déficit de força de flexão de joelho, mas também nesse período os tendões vão sendo, de certa forma ,regenerados E voltam a ter função normal isso é observado na curva de pico de Torque que solicito para todos meus pós-operatório após seis meses.
      Apesar desta certa regeneração anatomica mente os tendões não voltou a ser como eram antes e não podem ser reutilizados no caso de uma nova cirurgia como fonte de enxerto.
      Muito boa pergunta.
      parabéns !!

      • Bruna Carvalho
        Postado as 06:29h, 10 novembro Responder

        Aaaa entendi, Dr. Adriano, muito obrigada pela atenção. Que Deus lhe abençoe!!!

  • Acácio luis
    Postado as 12:21h, 13 novembro Responder

    Dr. Adriano,
    No caso de uma cirurgia do LCA mal sucedida, o que pode acontecer de mal pro paciente?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:17h, 16 novembro Responder

      Oi, Acacio.
      O paciente pode nao conseguir esticar ou flexionar o joelho ou pode manter certo grau de instabilidade.
      Depende do erro.
      Abs

  • Leonardo
    Postado as 18:06h, 25 setembro Responder

    Boa tarde Dr. Adriano!
    Já fiz uma cirurgia do LCA do joelho esquerdo em 2013 tudo correu, a recuperação foi um sucesso. Infelizmente em setembro de 2017 tive outra lesão no mesmo joelho e sendo diagnosticado após uma ressôncia que tive ruptura parcia do mesmo Ligamento, LCA.
    O que devo fazer?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 19:42h, 25 setembro Responder

      oi, Leonardo.
      Vc precisa passar em um cirurgião de joelho para que seja ataviada a instabilidade que possa haver em seu joelho apos esta re-lesao.
      Dependendo do grau de instabilidade, pode ser que haja indicação de tratamento cirúrgico.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer poder te ajudar.

  • Mateus rocha
    Postado as 19:17h, 28 fevereiro Responder

    Boa tarde!
    Já faz 4 meses que fiz cirurgia do LCA,meu enxerto foi feito pelo tendao patelar,quanto tempo já posso correr e praticar esportes ?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 19:54h, 28 fevereiro Responder

      Por motivos éticos óbvios, não posso orientar qualquer paciente que tinha sido operado por outro profissional

  • vitoria
    Postado as 19:22h, 29 março Responder

    BOA TARDE Dr. Adriano !
    se eu optar por não fazer a cirurgia , quais serão as consequências que posso ter futuramente ? desde já agradeço

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:18h, 31 março Responder

      oi, Vitoria.
      Qualquer paciente ativo que tenha a ruptura completa do LCA e não fizer a cirurgia esta sujeito a ruptura secundaria aos meniscos e maior taxa de desgaste cartilaginoso (artrose).

  • Márcio Ramos
    Postado as 21:20h, 25 agosto Responder

    Boa tarde,
    Dr adriano tive uma ruptura parcial do LCA acompanhado de lesão ossea, na minha cidade o medico disse que com fisioterapia e fortalecimento poderia voltar a praticar esportes normalmente porem ja tem quase 60 dias da lesão e ainda sinto dor nas juntas do joelhos em determinados movimentos?
    O que o senhor me indica?
    Att: Márcio Ramos

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 19:24h, 29 agosto Responder

      oi, Marcio!

      Muitas vezes,a impressão diagnostica do radiologista não bate com o que
      vemos nas manobras ligamentares do exame fisico. Estas são as manobras que
      realizamos no consultório para ver se o joelho esta instável.
      A manobra clásica do ligamento cruzado anterior se chama Lachman

      Veja o video: https://www.youtube.com/watch?v=gfN-p-xZx24

      Durante seu exame fisico, se vc a tiver positiva, eu indicaria a cirurgia
      e realizaria tranquilamente.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

  • evadnro
    Postado as 19:24h, 03 outubro Responder

    Boa noite, num diagnostico (ressonância) de ”Sinais sugestivos de rotura do terço proximal do ligamento cruzado anterior”, ocorre a necessidade de operação.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:52h, 04 outubro Responder

      oi, Evandro.
      Geralmente, qdo vem assim no laudo e se o radiologista for bom, significa a lesão COMPLETA do ligamento.
      Necessitaria ser examinado, com aplicação das manobras ligamentares p/ ver se a reconstrução é ou não necessária.
      Procure um medico de confiança.
      se puder passar comigo, será um prazer.

      abs

  • Rodrigo Queiroz
    Postado as 23:47h, 02 novembro Responder

    Boa noite Dr.! Vou tentar resumir meu problema. Há um ano tive uma entorse o joelho direito jogando futebol na qual escutei um estalo forte e dor aguda. Fiz ressonância a qual constatou rotura total de LCA e mais uma série de lesões parciais nos outros ligamentos, menisco, derrames e por aí vai.
    Não tenho frouxidão. Meu joelho está rígido. Refiz a ressonância agora em outubro. Porém o laudo não consta nenhuma lesão de LCA, nem parciais nem derrames nenhum problema de menisco nada nada. É como não estivesse acontecido nada. Em fim, irei retornar ao médico para ratificar esse laudo. Gostaria de saber se já houve casos semelhantes e quais foram as orientações, condutas , tratamentos etc. Obrigado.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 20:40h, 08 novembro Responder

      oi, Rodrigo.
      O laudo que vem anexo no exame de imagem é a interpretação do medico radiologista que não examinou o paciente.
      Em uma consulta, o medico deve examinar o paciente, ver as imagens e, por ultimo, ver o laudo do radiologista.
      O exame fisico é imperativo.

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  • Gilberto
    Postado as 09:53h, 10 dezembro Responder

    Doutor, primeiramente obrigado por tirar as duvidas, estou com o ligamento cruzado anterior parcialmente rompido, gostaria de saber em media o valor da operação + outras despesas pós operação (sou de São Paulo ), é possível essa informação?

  • Adão
    Postado as 18:41h, 16 janeiro Responder

    Boa tarde
    De. eu fiz uma ressonância e foi constatada lesão parcial no LCA, eu não prático esporte diariamente. Mas queria saber qual seria o procedimento adequado , passar por procedimento cirúrgico ou não teria necessidade . Me machuquei jogando bola .

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 15:55h, 17 janeiro Responder

      oi, Adão.
      Tudo depende do exame fisico.
      Se, durante as manobras ligamentares, o cirurgião notar que existe instabilidade, pode ser sim que haja indicação de cirurgia.
      abs

  • Vitor Trajano
    Postado as 23:14h, 25 março Responder

    Boa noite Dr tive um entorse e o fisioterapeuta deu negativo para LCA fiz uma ressonância e deu Indefinição do terço superior do ligamento cruzado anterior associado a horizontalizacao das fibras oque isso significa? Gostaria de agendar uma consulta e levar as imagens para o Senhor

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:36h, 02 abril Responder

      oi, Vitor.
      Pode se tratar de uma lesão completa com possível tratamento cirúrgico

      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  • Luiz Felipe
    Postado as 12:34h, 16 julho Responder

    Bom dia, Dr..

    Meu laudo foi exatamente esse: Lesão aguda do ligamento cruzado anterior, apresentando rotura parcial
    próximo à sua origem no côndilo femoral lateral.
    Derrame articular.Condropatia inicial patelo-femoral.

    Caso de cirúrgico ?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 06:43h, 17 julho Responder

      Possivelmente sim.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te EXAMINAR minuciosamente.

      Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
      wzpp (011) 94006-5262‬

  • Campos
    Postado as 11:40h, 10 setembro Responder

    Dr. Bom dia.
    A cirurgia de retensionamento do lca frouxo ou com lesão parcial. A ideia inicial do médico era usar enxerto mas na cirurgia ele usou essa técnica. Eu já tinha passado por uma cirurgia no lca. Essa cirurgia pode devolver a estabilidade normal do joelho?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 15:33h, 11 setembro Responder

      Não.
      Não existe evidencia de que esta técnica volte a estabilizar o joelho.
      Costumamos reconstruir o ligamento lesado de maneira tradicional.

  • Samá Samute
    Postado as 21:39h, 20 setembro Responder

    Fiz minha ressonância na segunda-feira (16/09), a qual constatou o rompimento parcial do LCA, mais precisamente da banda antero-medial. Ontem (quinta-feira, 19/09), fui a dois ortopedistas: o primeiro optou por um tratamento conservador, sem operação, com fisioterapia e fortalecimento muscular. O segundo me indicou a cirurgia de reconstrução. Como sou atleta e perdi totalmente a confiança no joelho, decidi pela segunda opção. Preciso do meu joelho 110% para as atividades que pratico. Esse artigo me ajudou muito a consolidar minha decisão. Obrigado dr. Adriano, Deus o abençoe.

  • Amandio Ribeiro dos Santos Neto
    Postado as 01:38h, 13 fevereiro Responder

    Boa doutor em minha ressonância estar escrito possível estiramento do ligamento cruzado anterior e tem / rotura parcial oque pode ser preciso operar

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 17:07h, 17 fevereiro Responder

      Oi, Amandio.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  • willians Queiroz
    Postado as 09:29h, 03 março Responder

    bom dia Dr meu laudo da ressonância diz : Rotura completa do ligamento cruzado anterior ,discreta alteração de sinal do ligamento cruzado posterior,inferindo estiramento. Espessamento,edema é delaminacao do ligamento colateral mediam,inferindo lesão parcial. Discreto edema do ligamento colateral,inferindo estiramento. Demais estruturas do canto postero-lateral sem alterações.Focos de edema medular/ contusão óssea nos planaltos tibiais é condilos de Morais,mais evidentes na porção anterior do Planalto trivial lateral é porção Antero-lateral do condilo demoram lateral,com sinais de impactacao óssea subcondral nessa última topografia. Pequenas fissuras condrais profundas no sulco da troclea femoral, com pequenos cistos no osso subcondral adjacente. quero saber se vou poder jogar futebol normalmente obrigado

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 11:01h, 05 março Responder

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

  • Rosely Alessandra
    Postado as 11:10h, 05 março Responder

    Olá doutor.
    .No exame de ressonância está escrito assim:
    Ligamentos colaterais apresentam-se com sinal de ressonância magnético elevado, e com
    indefinição parcial, sugerindo estiramentos/lesões parciais.
    Elevação de sinal no terço médio-superior do ligamento cruzado anterior, sugestiva de es-
    tiramento/lesão intra-substancial. Perda parcial da orientação espacial com horizontaliza-
    ção parcial do mesmo em correspondência. Retináculo patelar e patela com aspecto normal.
    Áreas de sinal elevado na cartilagem patelar e osso subcondral da faceta articular medial da
    patela.Na consulta o Dr. foi direto no exame físico do meu joelho(machuquei joelho direito), e
    disse que o meu caso é cirúrgico.Já fiz dez sessões de fisioterapia. Estou aguardando cirurgia
    pelo sus. Isso já tem três meses Minha coxa direita está diminuindo a musculatura. Acabei de
    me matricular na academia por conta própria e expliquei para o professor meu problema e
    estou fazendo fortalecimento muscular uma hora por dia e meu joelho fortalece dia após dia.
    Comecei a pedalar com 40 dias após o acidente(fui atropelada andando de bicicleta,o carro
    pegou na roda de trás da bike).Hoje pedalo dez km 4 dias na semana, e não sinto dor.Detalhe
    ainda não consigo andar rápido. O que busco no senhor é o seguinte; pelo meu exame o meu
    caso é somente cirurgia?
    Obrigada Dr. pela atenção.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 09:06h, 09 março Responder

      oi, Rosely
      O laudo que vem anexo no exame de imagem é a interpretação do medico radiologista que não examinou o paciente.
      Em uma consulta, o medico deve examinar o paciente, ver as imagens e, por ultimo, ver o laudo do radiologista.
      Desta forma, sem o exame fisico em uma consulta tradicional, não posso te auxiliar em nada.
      Procure um medico de confiança.
      Se puder passar comigo,será um prazer.
      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  • Rafael Rocha
    Postado as 16:40h, 06 março Responder

    Doutor, boa tarde.

    Obrigado por responder a questão à seguir, obtive um laudo através de ressonancia de rotura no ligamento cruzado anterior, gostaria de saber:
    – Há necessidade de cirurgia?
    – Quanto tempo é a margem para recuperação e pratica de esporte se caso necessário a cirurgia?
    – Há tendência de problemas psicologicos em virtude desta lesão?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 09:05h, 09 março Responder

      Oi, Rafael.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

  • Marcos
    Postado as 13:03h, 27 maio Responder

    meu nome e marcos , Tive um entôrce no Joelho Direito ,fiz a ressonância e deu o seguinte, Alteração de sinal do ligamento cruzado anterior, denotando lesão prévia/crônica, indefinição das fibras na origem do ligamento colateral medial, denotando lesão/rotura parcial, com espessamento no seu terço distal relacionada a lesão/cronica. eu faço corridas , agachamentos, pulos não cinto quase nada mais quando eu chuto a bola lateralmente eu cinto dor.. preciso operar ou tem outro tratamento?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 19:15h, 28 maio Responder

      Oi, Marcos

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  • Bruno Mirandão
    Postado as 14:43h, 16 junho Responder

    Tudo bem ?, fiz uma ressonância e Deu estiramento No ligamento cruzado anterior,a pós ter pego a ressonância fui em um ortopedista e ele avaliou meu joelho e fez os testes e falou que o joelho estar bom ,devo fazer cirurgia ou só tratar ?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:59h, 17 junho Responder

      Oi, Bruno

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)94754-9183

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  • DeyseBarreto
    Postado as 19:43h, 25 setembro Responder

    Queria muito que o senhor me respondesse … Eu tenho condropatia nos dois joelhos com rótula alta e lateralizada com derrame articular, cisto de Blake, todos dois com grau 3 operei o esquerdo tem dois anos por causa da luxação agora esse ano fiz uma ressonância e deu grau 4 no direito e no que já foi operado deu espessamento e degeneracao mucoide do ligamento cruzado anterior é erosão cartilaginosa profunda … gostaria de saber se é preciso encher no que já foi operado ?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 11:10h, 28 setembro Responder

      Oi, Deyse

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)94754-9183

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

Poste um Comentário