13 out Lesão parcial do ligamento cruzado anterior: operar ou não?
A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é muito frequente nos esportes, principalmente nos de contato físico e nas de mudança brusca de direção, pivoteamento e desaceleração. A lesão parcial do ligamento cruzado anterior, no entanto, vem gerando dúvidas e, muitas vezes, acaba sendo tratado de maneira inadequada.
Uma das funções do ligamento é a de estabilizar o joelho no sentido antero-posterior, evitando a anteriorização e rotação interna da tíbia em relação ao femur, principalmente estando o joelho entre 30 a 40 graus de flexão.
Evidências científicas indicam que há forte relação entre a falta de condicionamento físico e prepare neuro-motor com especificidade para determinado esporte em que se pratica e a lesão desta estrutura. Isto explica o índice maior desta lesão em atletas amadores em relação aos profissionais.
+ 10 dicas para quem sofreu a lesão do ligamento cruzado anterior
Estatisticamente, mulheres tem maior chance de sofrer a lesão em relação aos homens e a isso, estariam ligados fatores hormonais, anatômicos e neuro-musculares.
As lesões completas do ligamento cruzado anterior em pacientes jovens e ativos são, por consenso, de tratamento cirúrgico, pois, uma vez rompido, o ligamento tem potencial pobre de cicatrização. A cirurgia de escolha clássica é a reconstrução do LCA, cuja técnica vem sofrendo alterações ao longo dos anos.
Por que lesões parciais do ligamento cruzado anterior ocorrem?
O ligamento cruzado anterior é uma estrutura composta por 2 bandas: a antero-medial e a postero-lateral. Lesões de baixa energia cinética com entorses leves ou quando o joelho é esticado alem de seus limites fisiológicos, como, por exemplo, quando um lutador cai sobre o joelho esticado do adversário, uma das bandas pode ser comprometida ou ambas, mas sem a ruptura completa. Em outras palavras: o ligamento cruzado anterior estica, mas não chega a se romper completamente.
Diagnóstico da lesão parcial do ligamento cruzado anterior
Assim como em outras lesões, o diagnóstico depende muito da qualidade do examinador.
Durante o exame físico, é importante que as manobras ligamentares sejam realizadas e sempre comparadas com o lado contra-lateral, pois algumas pessoas podem ter a hiperfrouxidão ligamentar, condição na qual as articulações são mais flexíveis que a maioria da polulação, especialmente em mulheres, levando a possíveis falsos positivos. Tipicamente, uma manobra com o “end-point” abrupto traduz uma possível lesão parcial do LCA.
Os exames de imagem, principalmente a ressonância magnética devem ser analisados com cuidado. Imagens de qualidade ruim podem trazer um falso positivo. Por isso, assim como para qualquer lesão ortopédica, a correlação clínico-radiográfica é de suma importância.
Tratamento: operar ou não a lesão parcial do LCA?
Depende do paciente e dos sintomas!!
Hoje, o consenso mundial é de se indicar a cirurgia de reconstrução para as seguintes situações:
- Atletas: estudos demonstram que o tempo de reabilitação e retorno ao esporte pode se prolongar e, ao retornar, o atleta pode ter queixas de instabilidade com consequente comprometimento no rendimento. Um tempo prolongado de afastemento ao esporte pode comprometer ou encerrar sua carreira no esporte;
- Pessoas ativas sintomáticas: esportistas que sentem falseio ou que perderam a confiança na estabilidade do joelho durante o esporte ou atividades rotineiras do dia a dia;
- Outras lesões associadas: uma lesão completa do mesnico medial, cujas queixas cursam com dor e travamento do joelho, ao ser tratada, pode aumentar a instabildiade de uma lesão parcial do LCA. Portanto, Segundo alguns autores, para este grupo de pacientes, assim como pacientes que sofreram lesões de outros ligamentos, o tratamento cirúrgico estaria indicado.
Como é feita a cirurgia do ligamento cruzado anterior?
Uma vez indicada a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, o cirurgião de joelho vai optar pela melhor escolha do enxerto a ser usada. Sua escolha envolve fatores como suas propriedades biomecânicas, resposta à cicatrização, morbidade da área doadora, resistência de sua fixação inicial e incorporação biológica. Fatores como o grau de deslocamento instabilidade, lesões ligamentares associadas e prática esportiva com saltos ou agachamento devem ser levados em conta, porém, é a experiência do cirurgião o fator decisivo e de maior segurança ao paciente.
Para que haja cicatrização do enxerto nos túneis confeccionados, o enxerto necessita ser fixado de uma maneira mais rígida possível. Estudos demonstram que o afrouxamento e perda do enxerto têm, entre outras causas, uma fixação insuficiente. Para haja fixação forte o suficiente, utilizamos uma ampla variedade de dispositivos, popularmente conhecidos como “pinos”, dentre os quais os parafusos metálicos e absorvíveis, amplamente utilizados.A técnica optada pela fixação, assim como a escolha do enxerto, dependerá principalmente da experiência do cirurgião.
De maneira diferente da ruptura completa do LCA, na lesão parcial, pode-se optar pela reconstrução de apenas uma banda do ligamento. A grande vantagem em se fazer isso é o fato de se preservar a inervação nativa desta estrutura. Estas são responsáveis pelo feedback neuro-sensorial durante a prática esportiva, considerado hoje como um dos fatores primordiais na prevenção da recidiva da lesão.
Quer saber mais sobre Ligamentos do Joelho?
Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:
Bruna Carvalho
Postado as 04:09h, 08 novembroBoa noite Dr. Adriano,
no caso de reconstrução do LCA, utilizando os isquiotibiais, os tendões são totalmente removidos? Como a musculatura (gr/st) é fixada, já que os tendões serão utilizados? Como ocorrerá a flexão do membro? O paciente poderá caminhar, correr normalmente?
Desde já agradeço os esclarecimentos…
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 10:32h, 08 novembroOi, Bruna .
A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior , retiramos os tendões grácil e semi-tendineo.
Os primeiros seis meses existe um certo déficit de força de flexão de joelho, mas também nesse período os tendões vão sendo, de certa forma ,regenerados E voltam a ter função normal isso é observado na curva de pico de Torque que solicito para todos meus pós-operatório após seis meses.
Apesar desta certa regeneração anatomica mente os tendões não voltou a ser como eram antes e não podem ser reutilizados no caso de uma nova cirurgia como fonte de enxerto.
Muito boa pergunta.
parabéns !!
Bruna Carvalho
Postado as 06:29h, 10 novembroAaaa entendi, Dr. Adriano, muito obrigada pela atenção. Que Deus lhe abençoe!!!
Acácio luis
Postado as 12:21h, 13 novembroDr. Adriano,
No caso de uma cirurgia do LCA mal sucedida, o que pode acontecer de mal pro paciente?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 10:17h, 16 novembroOi, Acacio.
O paciente pode nao conseguir esticar ou flexionar o joelho ou pode manter certo grau de instabilidade.
Depende do erro.
Abs
Leonardo
Postado as 18:06h, 25 setembroBoa tarde Dr. Adriano!
Já fiz uma cirurgia do LCA do joelho esquerdo em 2013 tudo correu, a recuperação foi um sucesso. Infelizmente em setembro de 2017 tive outra lesão no mesmo joelho e sendo diagnosticado após uma ressôncia que tive ruptura parcia do mesmo Ligamento, LCA.
O que devo fazer?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 19:42h, 25 setembrooi, Leonardo.
Vc precisa passar em um cirurgião de joelho para que seja ataviada a instabilidade que possa haver em seu joelho apos esta re-lesao.
Dependendo do grau de instabilidade, pode ser que haja indicação de tratamento cirúrgico.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer poder te ajudar.
Mateus rocha
Postado as 19:17h, 28 fevereiroBoa tarde!
Já faz 4 meses que fiz cirurgia do LCA,meu enxerto foi feito pelo tendao patelar,quanto tempo já posso correr e praticar esportes ?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 19:54h, 28 fevereiroPor motivos éticos óbvios, não posso orientar qualquer paciente que tinha sido operado por outro profissional
vitoria
Postado as 19:22h, 29 marçoBOA TARDE Dr. Adriano !
se eu optar por não fazer a cirurgia , quais serão as consequências que posso ter futuramente ? desde já agradeço
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 12:18h, 31 marçooi, Vitoria.
Qualquer paciente ativo que tenha a ruptura completa do LCA e não fizer a cirurgia esta sujeito a ruptura secundaria aos meniscos e maior taxa de desgaste cartilaginoso (artrose).
Márcio Ramos
Postado as 21:20h, 25 agostoBoa tarde,
Dr adriano tive uma ruptura parcial do LCA acompanhado de lesão ossea, na minha cidade o medico disse que com fisioterapia e fortalecimento poderia voltar a praticar esportes normalmente porem ja tem quase 60 dias da lesão e ainda sinto dor nas juntas do joelhos em determinados movimentos?
O que o senhor me indica?
Att: Márcio Ramos
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 19:24h, 29 agostooi, Marcio!
Muitas vezes,a impressão diagnostica do radiologista não bate com o que
vemos nas manobras ligamentares do exame fisico. Estas são as manobras que
realizamos no consultório para ver se o joelho esta instável.
A manobra clásica do ligamento cruzado anterior se chama Lachman
Veja o video: https://www.youtube.com/watch?v=gfN-p-xZx24
Durante seu exame fisico, se vc a tiver positiva, eu indicaria a cirurgia
e realizaria tranquilamente.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
evadnro
Postado as 19:24h, 03 outubroBoa noite, num diagnostico (ressonância) de ”Sinais sugestivos de rotura do terço proximal do ligamento cruzado anterior”, ocorre a necessidade de operação.
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 12:52h, 04 outubrooi, Evandro.
Geralmente, qdo vem assim no laudo e se o radiologista for bom, significa a lesão COMPLETA do ligamento.
Necessitaria ser examinado, com aplicação das manobras ligamentares p/ ver se a reconstrução é ou não necessária.
Procure um medico de confiança.
se puder passar comigo, será um prazer.
abs
Rodrigo Queiroz
Postado as 23:47h, 02 novembroBoa noite Dr.! Vou tentar resumir meu problema. Há um ano tive uma entorse o joelho direito jogando futebol na qual escutei um estalo forte e dor aguda. Fiz ressonância a qual constatou rotura total de LCA e mais uma série de lesões parciais nos outros ligamentos, menisco, derrames e por aí vai.
Não tenho frouxidão. Meu joelho está rígido. Refiz a ressonância agora em outubro. Porém o laudo não consta nenhuma lesão de LCA, nem parciais nem derrames nenhum problema de menisco nada nada. É como não estivesse acontecido nada. Em fim, irei retornar ao médico para ratificar esse laudo. Gostaria de saber se já houve casos semelhantes e quais foram as orientações, condutas , tratamentos etc. Obrigado.
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 20:40h, 08 novembrooi, Rodrigo.
O laudo que vem anexo no exame de imagem é a interpretação do medico radiologista que não examinou o paciente.
Em uma consulta, o medico deve examinar o paciente, ver as imagens e, por ultimo, ver o laudo do radiologista.
O exame fisico é imperativo.
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Gilberto
Postado as 09:53h, 10 dezembroDoutor, primeiramente obrigado por tirar as duvidas, estou com o ligamento cruzado anterior parcialmente rompido, gostaria de saber em media o valor da operação + outras despesas pós operação (sou de São Paulo ), é possível essa informação?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 15:54h, 11 dezembrooi, Gilberto.
Minha secretaria cirúrgica Amanda entrará em contato.
Adão
Postado as 18:41h, 16 janeiroBoa tarde
De. eu fiz uma ressonância e foi constatada lesão parcial no LCA, eu não prático esporte diariamente. Mas queria saber qual seria o procedimento adequado , passar por procedimento cirúrgico ou não teria necessidade . Me machuquei jogando bola .
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 15:55h, 17 janeirooi, Adão.
Tudo depende do exame fisico.
Se, durante as manobras ligamentares, o cirurgião notar que existe instabilidade, pode ser sim que haja indicação de cirurgia.
abs
Vitor Trajano
Postado as 23:14h, 25 marçoBoa noite Dr tive um entorse e o fisioterapeuta deu negativo para LCA fiz uma ressonância e deu Indefinição do terço superior do ligamento cruzado anterior associado a horizontalizacao das fibras oque isso significa? Gostaria de agendar uma consulta e levar as imagens para o Senhor
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 10:36h, 02 abriloi, Vitor.
Pode se tratar de uma lesão completa com possível tratamento cirúrgico
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
Luiz Felipe
Postado as 12:34h, 16 julhoBom dia, Dr..
Meu laudo foi exatamente esse: Lesão aguda do ligamento cruzado anterior, apresentando rotura parcial
próximo à sua origem no côndilo femoral lateral.
Derrame articular.Condropatia inicial patelo-femoral.
Caso de cirúrgico ?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 06:43h, 17 julhoPossivelmente sim.
Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te EXAMINAR minuciosamente.
Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
wzpp (011) 94006-5262
Campos
Postado as 11:40h, 10 setembroDr. Bom dia.
A cirurgia de retensionamento do lca frouxo ou com lesão parcial. A ideia inicial do médico era usar enxerto mas na cirurgia ele usou essa técnica. Eu já tinha passado por uma cirurgia no lca. Essa cirurgia pode devolver a estabilidade normal do joelho?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 15:33h, 11 setembroNão.
Não existe evidencia de que esta técnica volte a estabilizar o joelho.
Costumamos reconstruir o ligamento lesado de maneira tradicional.
Samá Samute
Postado as 21:39h, 20 setembroFiz minha ressonância na segunda-feira (16/09), a qual constatou o rompimento parcial do LCA, mais precisamente da banda antero-medial. Ontem (quinta-feira, 19/09), fui a dois ortopedistas: o primeiro optou por um tratamento conservador, sem operação, com fisioterapia e fortalecimento muscular. O segundo me indicou a cirurgia de reconstrução. Como sou atleta e perdi totalmente a confiança no joelho, decidi pela segunda opção. Preciso do meu joelho 110% para as atividades que pratico. Esse artigo me ajudou muito a consolidar minha decisão. Obrigado dr. Adriano, Deus o abençoe.