fbpx
 

Como é a recuperação da cirurgia de prótese de joelho?

Como é a recuperação da cirurgia de prótese de joelho?

Como é a recuperação da cirurgia de prótese de joelho?

A recuperação da cirurgia de prótese de joelho é uma preocupação frequente entre os pacientes que possuem indicação médica para realizar a artroplastia total do joelho, como é conhecida a cirurgia entre os profissionais da ortopedia.

Afinal, embora seja um procedimento bastante seguro e efetivo, esse tipo de cirurgia ortopédica é considerado um procedimento de grande porte que, em muitos casos, é realizado em pacientes idosos, o que interfere na recuperação.

Mas, se você tem dúvidas sobre o assunto, acompanhe mais informações a seguir.

Cirurgia de prótese de joelho: o que é e quando é indicada

Antes de falar sobre a recuperação da cirurgia de prótese de joelho, vamos explicar o que é, qual o objetivo do procedimento e quando ele é indicado. Inicialmente, o objetivo da artroplastia é corrigir graus de destruição articular, deformação e perda de mobilidade.

Para que isso seja possível, é feita a substituição das superfícies articulares por implantes artificiais metálicos e em polietileno. A colocação das próteses possibilita a reposição morfológica e biomecânica do joelho, devolvendo a estabilidade e a mobilidade.

A artroplastia visa aliviar as dores, restaurar a mobilidade e corrigir deformidades e claudicação. Em geral, a cirurgia de prótese de joelho é indicada levando em consideração três fatores fundamentais, presentes em diferentes doenças articulares e reumáticas:

  • dor;
  • rigidez;
  • deformidade.

Principais dúvidas sobre a recuperação da cirurgia de prótese de joelho

Acompanhe algumas das principais dúvidas sobre a recuperação do paciente após a cirurgia de prótese de joelho:

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de prótese de joelho?

É importante entender que o tempo de maturação da prótese, de acordo com estudos, é de cerca de 1 ano. Isso porque o osso precisa se integrar à prótese. Da mesma forma, a musculatura precisa se adaptar à nova mecânica do joelho e os neurônios precisam ser “treinados” para transmitir os estímulos do joelho para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para o joelho.

Sendo assim, o tempo total de recuperação da cirurgia de prótese de joelho compreende um período de seis a 12 meses após a cirurgia de artroplastia. Apesar disso, na prática é possível observar uma significativa melhora após seis meses de cirurgia.

Quais as recomendações para o pós-operatório da cirurgia de joelho?

Logo após a cirurgia, o paciente é encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), na qual é monitorado por 1 ou 2 dias. O objetivo é minimizar a perda sanguínea e evitar repercussões cardiovasculares, principalmente em idosos.

Na própria UTI já começa o trabalho de fisioterapia. Normalmente, é utilizada uma máquina chamada de CPM (Movimentação Contínua Passiva), que visa movimentar o joelho do paciente através de movimentos de dobrar e esticar.

Após a alta da UTI, o paciente é transferido para o quarto e o fisioterapeuta começa a estimulá-lo a pisar e andar com o andador. A partir do terceiro ou quarto pós-operatório, o paciente tem alta e começa a ser acompanhado no consultório para avaliar a progressão e a ferida cirúrgica. 

Quanto tempo dura uma prótese de joelho?

Em geral, a durabilidade da prótese varia entre 15 a 30 anos. Por esse motivo, para realizar a artroplastia, a idade ideal é de 60 anos para mulheres e 70 anos para homens. No entanto, é importante destacar que a idade não é o único fator.

Pacientes mais jovens também podem ser submetidos ao procedimento, principalmente caso apresentem deformidades graves, queixas de falseio e dor incapacitante.

Marque uma consulta e tire suas dúvidas com o Dr. Adriano Leonardi

O Dr. Adriano Leonardi é médico ortopedista especialista em cirurgia de prótese de joelho. Para mais informações sobre o procedimento e uma avaliação detalhada sobre o seu caso, agende uma consulta.

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?