fbpx
 

10 dicas para quem sofreu a lesão do ligamento cruzado anterior

10 dicas para quem sofreu a lesão do ligamento cruzado anterior

A ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho é uma lesão frequente nos esportes. O entorse é, disparadamente o movimento que mais lesa estruturas intrínsecas do joelho. No futebol, esporte muito popular no Brasil, o trauma ocorre com o pé fixo ao solo, ou preso à perna do adversário, ocorrendo rotação anormal interna ou externa do fêmur em relação à tíbia. Pelo fato desta estrutura não cicatrizar, é de comum acordo entre a maioria dos cirurgiões de joelho no mundo de que tanto uma lesão total, quanto parcial, em pacientes ativos e que tenham queixas de falseio, que o individuo deve ser submetido a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior para que possa restabelecer a estabilidade e função.

 

Seguem aqui 10 dicas a pessoas que sofreram a lesão do ligamento cruzado anterior:

 

Procure um bom profissional.

Hoje em dia, tanto a Sociedade Brasileira de ortopedia e traumatologia (SBOT), como Sociedade Brasileira de cirurgia do joelho (SBCJ) disponibilizam on-line o rol de profissionais, especialista  do joelho aprovados, portanto capazes de abordar melhor doenças do joelho. Verifique currículo do médico selecionado. Profissionais envolvidos em pesquisas, pós graduados e que façam parte de grupos de especialidade (ex: grupo de traumatologia do esporte da Santa casa de São Paulo) costumam aliar a ciência com experiência.

 

Com quem vou reabilitar?

Peça indicação de fisioterapeutas ao seu médico. Uma boa comunicação entre profissionais e estabelecimento de protocolos de reabilitação estão estatisticamente ligados a melhores resultados.

dicas ligamento cruzado anterior

 

Fisioterapia só depois da cirurgia?

Verifique com seu médico a possibilidade de realizar fisioterapia pré-operatória. Caso não haja contra indicações como lesões meniscais bloqueando joelho ou lesões concomitantes a outros ligamentos do joelho, a fisioterapia pré-operatória mantem a musculatura trófica, melhora a dor e mantém um arco de movimento normal do joelho.

 

Informe-se!

Discuta com seu médico a técnica e a seleção do enxerto a serem utilizadas na cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. Tudo isso terá impacto no retorno ao esporte.

 

Não tenha pressa!

A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.

 

Não se assuste!

Tanto antes da cirurgia quanto depois, a musculatura do membro afetado, principalmente a musculatura da coxa sofrerá atrofia. A isso denominamos “inibição artrogenica do quadríceps. Em outra palavra, o grupo muscular fica inibido e, além de atrofiar, não responde completamente a estímulos voluntários de contração . Mas, isso é totalmente revertido por uma fisioterapia bem feita.

 

Água!

Uma boa fisioterapia é sempre bem complementada pelo trabalho de Hidroterapia.

dicas ligamento cruzado anterior

 

Minha musculatura está equilibrada?

Verifique com seu médico a possibilidade de realizar avaliação isocinetica, idealmente no terceiro e sexto mês pós-operatório os afim de se avaliar força, potencia e resistência da musculatura e auxiliar no trabalho de grupos musculares que, por ventura, estejam fracos e desequilibrados.

 

Ajuda do professor!

O trabalho de fortalecimento iniciado pelo fisioterapeuta deve ser passado a um bom profissional da educação física, que entenda bem a lesão e que siga bem o protocolo iniciado pelo fisioterapeuta sob proteção articular, mantendo sempre a comunicação entre profissionais da saúde.

dicas ligamento cruzado anterior

 

Retorne devagar!!

É muito comum que haja ansiedade no retorno ao esporte. Cada modalidade esportiva tem seu tempo de retorno, respeitando a biologia da integração do enxerto e da qualidade da reabilitação empregada.

Picos de treino podem causar sobrecarga no joelho atrasando ainda mais o tão sonhado retorno às quadras, ruas, trilhas e aos gramados!

 

Quer Saber Mais Sobre Ligamentos?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

 

 

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

32 Comentários
  • Marcos
    Postado as 14:08h, 25 julho Responder

    Mas com a cirurgia. Mesmo assim pode vir a romper de novo caso no futebol.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 22:46h, 25 julho Responder

      Pode sim.
      Se o atleta nao reabilitar e não reequilibrar a musculatura, a re-lesao pode ocorrer.

  • Carol Vaz
    Postado as 03:52h, 29 setembro Responder

    No caso de o paciente ser obeso, qual a recomendação? Deve ocorrer perda de peso pré-operatório? Quanto tempo após a lesão deve ser realizada a cirugia? Há um prazo para a reconstrução ser feita?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 11:47h, 29 setembro Responder

      Oi, Carol.

      O ideal é que se espere, pelo menos 21 dias a partir do momento da lesão, pois a reconstrução imediata do LCA, segundo alguns autores, cursa com muita rigidez pós-operatória (artrofibrose). Qdo ha lesão a outros ligamentos associados, o ideal é se esperar um pouco mais. Não ha tempo máximo para a realização da cirurgia. Mas, o ideal é que não se espere muito a fim de se prevenir os danos secundários aos meniscos e cartilagem articular.
      E, por fim, é recomendável que se perca peso para qq cirurgia do joelho, nao é obrigatório para reconstruir o LCA.

  • Erick
    Postado as 16:28h, 29 maio Responder

    Tenho uma ruptura completa no ligamento cruzado anterior. É possível fazer um tratamento sem haver a necessidade de cirurgia?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 17:21h, 29 maio Responder

      Depende.
      O tratamento nao cirúrgico fica reservado para indivíduos pouco ativos, maioria idosos.
      Para jovens e ativos , o ideal é sempre a reconstrução. Caso contrario, a ausência do LCA pode causar muitas limitação na qualidade de vida, forçando o indivíduo à vida sedentária.

  • Jadson Ferreira
    Postado as 19:21h, 29 maio Responder

    Boa tarde dr.Adriano, meu nome [e jadson e eu moro nos EUA, até o ano passado eu aida jogava profissionalmente futebol aqui nos EUA, eu joguei em varios clubes no brasil e me transferi para os EUA. eu em um jogo comemorativo tive uma entorse no joelho esquerdo e el inchou muito, deu coagolo e também depois de um periodo de 2 meses tentei jogar< mais não fiz nenhum tipo de reforço ou tratamento. dai em uma jogada simples ocorreu a msm intorce e o joelho inchou de novo. o que eu gostaria de saber é que eu acabo de receber um convite para ser contratado em um clube na grecia, e aqui nos EUA fazer esta cirurgia é muito cara e não tem medicos bons. você acha que eu fazendo uma boa dieta e muito trabalho de fortalecimento no joelho, eu conseguiria voltar aos gramados sem me machucar ou sentir a msma lesão ? aguardo uma resposta sua

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 18:36h, 30 maio Responder

      oi, Jadson.
      Tenho recebido diversos jogadores que vivem fora do Brasil em meu consultório em SP para tratar lesões dos joelhos como LCA/menisco com a sua.
      Se vc teve a lesão do LCA, dificilmente conseguirá jogar futebol profissionalmente com 100% de rendimento.
      O ideal seria operar, reabilitar e voltar com força total.
      Se precisar de minha experiencia, será um prazer poder te ajudar aqui no Brasil!

  • francisco de assis da silva
    Postado as 21:10h, 04 novembro Responder

    gostaria de saber quanto custa uma cirugia do lca

  • Bruno Castro
    Postado as 22:53h, 02 dezembro Responder

    Olá Dr Adriano. Fiz cirurgia em 2011 do LCA utilizando o tendão flexor como enxerto. Tudo estava ótimo até que em 2018 torci novamente e preciso operar novamente. Sua opnião Dr, utilizo o patelar ou flexor da outra perna? Qual a sua preferência para enxerto e porque? Obrigado!!

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:42h, 03 dezembro Responder

      Salve Bruno!
      Como te respondi no Youtube, minha presencia vai depender da posição dos túneis da cirurgia previa e do nível de atividade física do paciente. Quase sempre, minha preferencia é a de utilizar os flexores retirado da outra perna, pois a recuperação é muito mais rápida.
      Lembrando que é muito importante se determinar porque a ruptura ocorreu e corrigir favores como o geno varo através de osteotomias, por exemplo.
      abs

  • Diego campelo
    Postado as 22:12h, 08 janeiro Responder

    Olá dr.adriano ,fiz uma ressonância e deu #sinais compatíveis com lesão radial no corno posterior e lesão irregular no corno anterior do menisco medial
    #sinais de rotura do ligamentos cruzado anterior
    #derrame articular com plica sobreposta . Tem que operar algum desses?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 20:35h, 09 janeiro Responder

      oi, Diego.
      Depende muito mais do exame fisico realizado por um medico experiente que do laudo do exame.
      Em outras palavras: eu te examinaria em meu consultorio. Se seu joelho estiver instável, indicaria tratamento cirúrgico caso vc seja jovem e ativo.

  • Marco Paulo
    Postado as 15:14h, 03 junho Responder

    Dr. Adriano, boa tarde! tudo bem?

    A minha dúvida é com relação a recuperação do Joelho. Após cirurgia e pós recuperação é possível usa-lo da mesma forma antes da lesão.

    Abaixo o resultado da ressonância magnética:

    Rotura completa do ligamento cruzado anterior em seu terço médio;
    Rotura parcial do ligamento colateral medial, com espessamento difuso de suas fibras e edema perligamentar, notadamente em sua porção distal.
    Estiramento / rotura parcial proximal do ligamento colateral lateral, com discreto espessamento de suas fibras e edema perligamentar.
    Estiramento de estruturas capsuloligamentares do canto posterolateral do joelho, particularmente do ligamento arqueado.
    Edema pós-contusional junto ao sulco terminal do côndilo femoral lateral e margem posterossuperior do planalto tibial lateral, sem fraturas.
    Discreta holffite superolateral.
    Pequeno derrame articular e cisto de baker.

    Meniscos sem evidência de lesões
    Ligamento cruzado posterior e demais estruturas do canto posterolateral do joelho integras.
    tendoões do quadriceps e patelar de aspecto preservado,
    Superficies condrais sem irregularidades evidentes,
    Demais estruturas ósseas de morfologia e sinal habituais.
    Planos musculares preservados,

    Após consulta com ortopedista especialista em joelho, fui informado da necessidade apenas da reconstrução do cruzado anterior, você concorda com essa abordagem?

    Obrigado Dr.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:13h, 06 junho Responder

      Oi,Marco.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

  • Deraldo Barbosa
    Postado as 22:18h, 10 junho Responder

    Oi Dr sou Deraldo de Araguaina-TO

    me informe o valor detalhado desta cirurgia de LCA, preciso saber antes de realizar a minha

  • Antonio
    Postado as 20:26h, 15 julho Responder

    Dr admiro muito seu trabalho , suas explicações são bem objetivas . Minha pergunta é : fiz a 5 meses atrás a cirurgia de LCA E estou seguindo todos os cronograma Fisio e reforço muscular , mais sinto meu joelho ainda com uns estalos e no teste de gaveta um leve bem leve frouxidão . É normal por se tratar de ainda está na fase de recuperação . Desde ja agradeço um abraço Dr

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:48h, 16 julho Responder

      oi, Antonio.
      Meus pacientes nao tem estes sintomas com 5 meses.
      Converse com seu cirurgião e reveja sua reabilitação.
      abs

  • Rose
    Postado as 15:01h, 10 março Responder

    Boa tarde Dr. Adriano;
    Primeiramente gostaria de parabenizar o seu trabalho e a forma bem didática das explicações.
    Fiz uma cirurgia de LCA, mas o joelho ficou “frouxo”. Provavelmente terei que fazer a revisão.
    Qual o melhor enxerto? Alo-enxerto ou autoenxerto. O alo-enxerto é seguro? (com relação a infecções do cadáver doador, rejeição e resultado), Não sou atleta. Obrigada

  • Angelo Silva
    Postado as 13:31h, 18 março Responder

    olá, Dr Adriano!
    rompi om LCA e tenho receio em operar. tenho 45 anos, mas tenho um bom condicionamento físico e gosto muito de jogar futebol.
    gostaria da sua opinião quanto a fazer ou não a cirurgia/
    agradeço desde já!!!!!

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 15:25h, 18 março Responder

      Oi, Angelo.

      O que determina ou não a cirurgia é o grau da lesão e o nível de atividade física.

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

  • Rosana Fornari
    Postado as 09:38h, 31 março Responder

    Doutor, bom dia. Agradeço pelas suas explicações. Dia 28/2/2020 fui atropelada e tive, de acordo com o ortopedista, um derrame no joelho. Tenho tratado com gelo, pomadas e com argila. Os resultados têm sido favoráveis. Contudo, ainda não há previsão de que a clínica mais próxima possa me atender para um exame mais detalhado (ultrasson ou ressonância magnética ) devido ao confinamento atual. Mas…seguimos. Agradeço pelas orientações.

  • DANIEL VIEIRA
    Postado as 02:13h, 10 junho Responder

    Bom dia, Dr. Adriano.

    Sofri uma ruptura no LCA, mas consigo caminhar e correr, de forma 80% plena após 7 anos da lesão. Optei pelo tratamento conservador. Pelo fato de eu conseguir realizar todas as atividades do dia a dia, signfica que essa ruptura foi parcial ? Ou mesmo se foi total, significa que eu tive um bom tratamento conservador ?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 07:58h, 10 junho Responder

      Oi, Daniel

      Para te responder se é total ou parcial, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Nos casos da lesao total em pacientes jovens e ativos, qdo o paciente “opta”pelo tto conservador, em muitos casos, a ARTROSE vai se instalando de maneira incipiente e, a médio e longo prazo, ela pode se agudizar de maneira repentina, causando grande incapacidade para as atividades da vida diária.

      Forte Abraço

  • Leilaine
    Postado as 22:52h, 19 novembro Responder

    Boa noite doutor me chamo Leilaine e tenho 33 anos, consegui fazer uma rotura completa do ligamento cruzado anterior já passei no especialista do joelho que tb está registrado na sociedade brasileira de cirurgia do joelho. Rompi já faz duas semanas e o médico está querendo marca à cirurgia só em janeiro e me mandou fazer 10 cessões de fisioterapia. Minha dúvida é qual é o melhor enxerto né pois sou leiga no assunto pois nunca me aconteceu nada disso e vi e li muitas coisas aqui no seu site e descobri que esse ligamento é o mais importante em
    Nosso corpo estou até um pouco assustada mas gostaria de mais informação sobre isso, vi todos os seus vídeos e li tb tudo que está relacionado ao ligamento anterior aqui em seu site por favor me ajude, quanto tempo tenho que esperar para operar e se está certo o que esse médico me indicou, sei que tenho que fazer a fisioterapia antes né para desinchar tudo e conseguir meus movimentos e me ajudar tb no pós mas tenho muito medo de tudo isso pois sou nova e tenho muita coisa pra fazer. Por favor me tire as dúvidas obrigada. Gostei muito dos seus vídeos.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:57h, 20 novembro Responder

      Oi, Leiliane

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)94754-9183

      Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi
      CRM/SP 99660

  • Danilo
    Postado as 04:59h, 01 abril Responder

    Ola dr rompi lca em 2016 Já estou com 50 anos vale a pena fazer esse cirurgia para retorno futebol com essa idade? E quanto custa uma cirurgia dessa?

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?