O cisto de baker é perigoso para o joelho? Ele pode romper? Essas são algumas das dúvidas mais comuns em relação a este tema. Mas antes de falar sobre isso, é importante entender o contexto geral desta condição. 

O que é um Cisto de Baker?

cisto de Baker é um saco cheio de líquido atrás do joelho . Muitas vezes causa uma protuberância e uma sensação de aperto. Normalmente esse cisto também é chamado de cisto poplíteo.

cisto de baker

Sintomas de um cisto de Baker

Pode não causar nenhum sintoma, mas pode incluir:

Quais são as principais causas dos Cistos de Baker?

O líquido sinovial é um líquido claro que normalmente circula pelas cavidades da articulação do joelho. Às vezes, seus joelhos produzem muito desse fluido. O aumento da pressão faz uma força contra o fluido através da válvula unidirecional e na parte de trás do joelho, onde cria uma protuberância. Este grave inchaço do joelho leva à formação de um cisto poplíteo. 

 As causas mais comuns de cistos poplíteos (cisto de baker) são: 

  • Danos na Cartilagem do Joelho
  • Lesões de Menisco 
  • Artrite do Joelho 
  • Artrite Reumatóide 

Outros Distúrbios do Joelho que Causam Inflamação nas Articulações 

O joelho é uma articulação complexa e pode ser facilmente danificado e gerar lesões. Tal dano pode causar inflamação levando a cistos poplíteos. Os coágulos de sangue também podem causar hematomas e inchaço atrás dos joelhos e atrás das panturrilhas. É importante que o médico examine o inchaço para determinar se a causa é um cisto ou um coágulo sanguíneo.cisto de baker é perigoso

Quais são as complicações do Cisto de Baker? É perigoso? Quando devo procurar um médico?

Os cistos na maioria dos casos evoluem de forma benigna, mas em alguns casos os cistos também podem se abrir e romper. Isso causa dor, inchaço e hematomas na parte de trás do joelho e da panturrilha. A dor pode piorar quando o joelho está totalmente estendido ou quando ativo. Portanto, o joelho deve ser examinado se houver suspeita de piora dos sintomas. 

Estes sintomas podem assemelhar-se a coágulos sanguíneos nas pernas e podem ser graves. Converse com seu médico para se certificar de que não é.

Diagnóstico do Cisto de Baker

O cisto de Baker pode ser diagnosticado de várias maneiras, incluindo: 

  • Exame Físico completo do Joelho 
  • Anamnese: um histórico médico é feito para determinar se você tem uma condição (como artrite reumatoide) que pode causar o cisto de Baker. 

Os médicos também podem solicitar um teste de imagem para obter uma aparência melhor, como:

  • Ultrassom
  • Raio-X – Isso não mostra um cisto, mas pode indicar a presença de artrite na articulação do joelho que pode estar causando o problema)
  • Ressonância Magnética
cisto de baker é perigoso

Tratamento de Cisto de Baker e Tratamento em Casa

O tratamento do cisto de Baker pode não ser necessário. Eles não são perigosos na maioria dos casos e tendem a desaparecer por conta própria. No entanto, existem coisas que você pode fazer em casa para reduzir a dor e ficar mais confortável:

  • Coloque uma compressa fria na área afetada. Ajuda a reduzir o inchaço. Pacotes compactados também podem ajudar. 
  • Relaxe os pés. Mantenha-o acima do nível do coração, se possível. Isso reduzirá o inchaço. Bandagens de compressão e bengalas ou muletas podem ser usadas para manter o pé sob pressão durante a caminhada.

Se essas medidas caseiras não funcionarem, consulte um médico. Ele pode sugerir como tratamento e alívio da dor: 

  • Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
  • Aplicação de esteróides: Estes podem ajudar a reduzir a inflamação.
  • Exercícios: Um fisioterapeuta ensinará exercícios suaves para melhorar sua amplitude de movimento e fortalecer os movimentos para construir os músculos ao redor do joelho. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas. 
  • Aspiração: o médico pode drenar o cisto. Eles provavelmente vão fazê-lo com a ajuda de ultrassom. Em casos graves, este tratamento pode não funcionar. 
  • Cirurgia. Se você tiver dor intensa ou dificuldade em mover o joelho devido a um cisto, isso pode ser uma opção. No entanto, funciona apenas se o seu médico também tratar o problema que causou o cisto de Baker, como em casos de artrite.

Se sua perna ficar vermelha ou mais escura e começar a inchar, consulte seu médico imediatamente. Isso pode significar que o cisto de Baker estourou. Você pode notar vazamento de fluido. Seu corpo acabará por absorver o fluido extra em sua perna depois de algumas semanas. Mantenha a perna apoiada para ajudar com o inchaço e converse com seu médico sobre uma prescrição de medicamentos para ajudar com a dor.

Falei de forma mais profunda sobre este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube:

Postagens similares

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *