fbpx
 

Artrose, 10 perguntas fundamentais, que você precisa saber a resposta!

10 principais perguntas sobre artrose

Artrose, 10 perguntas fundamentais, que você precisa saber a resposta!

A artrose é uma doença que impacta a vida de muitas pessoas. Neste sentido, é muito importante entender como a doença acontece e principalmente sua evolução. Por isso, tanto seu tratamento, como a possível cura, passam primeiro pelo conhecimento da doença. Neste artigo, respondi as 10 principais perguntas sobre artrose!

 

1- Artrose, o que é?

artrose no joelho

Trata-se de um termo ligado ao envelhecimento da sua articulação, conhecido popularmente como desgaste da cartilagem.

Esta ligado a diversos fatores como envelhecimento, lesões e cirurgias prévias, fatores genéticos e doenças reumáticas. 

2- Artrose tem cura?

 

Na maioria das vezes sim. Diversos fatores e tratamentos novos como infiltrações articulares, novos métodos de fisioterapia e a terapia e células tronco tem trazido cura a doença. Nos casos onde não se consegue a cura, existe o controle da doença. 

 

Eu aprofundei mais este tema, neste vídeo:

3-Quais os sintomas da artrose?

 

artrose no joelho

 

Os principais sintomas da artrose são dor, enrijecimento da articulação, inchaço, atrofia muscular e incapacidade de movimento. 

Leia também: Qual a diferença entre lesões de cartilagem e artrose?

 

4- O que é artrose no joelho?

Trata-se do desgaste da cartilagem do joelho causados por fatores genéticos, doenças reumáticas e principalmente por pessoas que passaram por cirurgias como a retirada de meniscos e reconstrução do ligamento  cruzado anterior. 

 

artrose no joelho

5- Quais os sintomas de artrose no Joelho?

 

A artrose no joelho cursa com dor, perda da capacidade de dobrar e esticar o joelho, deformidades no joelho conhecidos como joelho varo ou valgo, inchaço (água no joelho) e atrofia muscular da coxa.

6- Artrose no joelho tem cura?

 

Na maioria das vezes sim, a artrose no joelho tem cura. Diversas novas terapias biológicas como ácido hialurônico,  terapia de células tronco associadas ou não a recursos como a membrana de colágeno, tem trazido resultados excelentes no tratamento da doença. Novas técnicas cirúrgicas como a subcondroplastia, artroscopia e osteotomias com placas minimalistas também tem alterado positivamente a evolução da doença. 

 

Neste vídeo, falei sobre o tratamento da artrose sem cirurgia:

 

 

7- O que é artrose na coluna?

 

artrose na coluna

Trata-se do envelhecimento das “almofadinhas” entre os ossos da coluna denominados discos intervertebrais. Fatores como obesidade, muito tempo sentado, atividades que envolvam carregar muito peso, tabagismo, e fatores genéticos predispõem ao envelhecimento dessas estruturas e o desgaste da coluna é denominado de artrose na coluna. 

 

8- O que é artrose no quadril?

 

artrose no quadril

Trata-se do desgaste da cartilagem da articulação localizada entre nossa pelve e o inicio do fêmur, conhecida em linguagem medica como articulação coxo femural. Está ligada a diversos fatores como genéticos, doenças reumáticas e doenças previas como o impacto femuro acetabular. 

Eu falei sobre artrose no quadril, neste vídeo:

 

9- O que é artrose nas mãos?

 

artrose nas mãos

Trata-se do desgaste da cartilagem das pequenas articulações das nossas mãos. Está intimamente ligada a fatores genéticos. Para controle da doença, recentemente surgiu o ácido hialurônico para pequenas articulações, trazendo alivio para a doença.

10-Qual o melhor tratamento para a artrose?

 

No tratamento racional da artrose devemos instituir uma pirâmide na qual a base é composta por mudanças de hábitos como alimentação mais saudável, controle de peso, e pratica regular moderada de esportes.

O segundo degrau é composto por intervenção médica como a viscossuplementação, fatores ortobiológicos e algumas técnicas cirúrgicas.

O ápice da pirâmide, onde devido a baixo evidencia cientifica, entram as medicações via oral, modificadores de doença como o colágeno. 

Se você ainda ficou com alguma dúvida, preparei este vídeo com 10 dicas para quem tem artrose!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

2 Comentários
  • Marly de Oliveira Santis
    Postado as 17:09h, 01 fevereiro Responder

    Dr.Leonardo, seu eu for a uma consulta aí em São Paulo, pois moro no Rio de Janeiro , teria alguma indicação de um Fisioterapeuta aqui no Rio de Janeiro, que fizesse esse tratamento antes da iniciativa de operar.
    Porque consulta ir de 3 em 3 meses a São Paulo é fácil mas fazer fisioterapia
    Não dá!
    E também soube que tem agora cirurgia no joelho por Vídeo .pra colocar prótese
    Pode ser feita por causa da artrose ou
    Não ? E como no meu caso sei q é grave
    A condição do meu joelho, porisso a pergunta ?
    Se puder me responder ficarei agradecida e super interessada!
    Muitíssimo obrigada

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 17:46h, 14 fevereiro Responder

      oi, Marly.
      Sim. Possuo uma rede de encaminhamento para fisioterapia a nivel nacional

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?