Quem tem artrose, pode fazer musculação? Se sim, como deve ser o treino? O que fazer e o que evitar?

A osteoartrite, muitas vezes chamada de artrose ou “desgaste”, é comum em pessoas com a idade mais avançada por envolver problemas com a degeneração da articulação que acontece com o passar dos anos. As articulações que suportam peso, especialmente os joelhos, são mais comumente afetadas. Isso ocorre porque a cartilagem que amortece a articulação se desgasta com o tempo. 

Quem tem artrose pode fazer musculação

Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável. Também ajuda a melhorar. 

No entanto, isso não significa que você deve correr para a academia mais próxima e puxar peso até a capacidade total o mais rápido possível. É sempre necessário consultar seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios e tenha muito cuidado se o exercício causar dor nas articulações afetadas. Quem tem artrose pode fazer musculação

Há a propagação da ideia de que “sem dor, sem ganho”, mas essa frase não se aplica na maioria dos casos. Especialmente se você tem uma doença subjacente e é uma evidência de que você está se esforçando demais ao sentir dor e não está certo.

Na verdade, o exercício excessivo pode piorar os sintomas da osteoartrite. Para evitar isso, visto que o benefício é maior que o risco, pode ser necessário começar com pesos mais leves e exercícios mais fáceis ou reduzir o número de repetições antes de passar para atividades mais desafiadoras. 

O que os estudos mostram sobre a musculação na artrose?

À medida que envelhecemos, perdemos massa muscular. O nome disso é sarcopenia e é normal com a idade. A fraqueza muscular geralmente faz parte dos problemas da osteoartrite, especialmente se o joelho for afetado, tiver limitações funcionais ou outras deficiências. Se aumentarmos a massa muscular com a musculação, as articulações também vão se fortalecer.  

Em preparação para iniciar um programa de treinamento com pesos, você deve: 

 •  Comece com pesos leves e comece devagar: Depois de dominar a técnica adequada, use pesos mais leves e aumente gradualmente o peso, se necessário. 

Aprenda a Técnica Adequada do exercício: O alinhamento adequado reduz o risco de lesões e dores nas articulações, que é outro motivo para procurar supervisão precoce. 

 • Use sapatos confortáveis: os sapatos certos podem fazer toda a diferença. Garanta suporte e alinhamento ideais ao levantar pesos para reduzir o estresse e a tensão nas articulações. Para o treinamento dos membros inferiores, sapatos com o solado mais reto proporcionam melhor contato com o solo e ajudam no movimento adequado sem forçar as articulações.

 • Desaquecimento pós-treino: Relaxar o corpo e aliviar a tensão nas articulações após exercícios extenuantes. 

quem tem artrose pode fazer musculação

Mantenha estes fatos em mente 

Lembre-se de que muita atividade física pode fazer mais mal do que bem. É recomendável que você discuta o treinamento de força com seu cirurgião ortopédico antes de iniciar um programa de exercícios. Isso irá ajudá-lo a aprender mais sobre os riscos e benefícios. Eles provavelmente o encaminharão a um fisioterapeuta familiarizado com a osteoartrite, que avaliará sua condição e fornecerá conselhos adequados com base no seu nível de condicionamento físico. É sempre melhor ter um programa de treinamento de força supervisionado do que iniciar um programa em casa sozinho, especialmente no início.

Apesar de todas essas precauções, não há evidências de que os idosos tenham maior risco de desenvolver dor do que os mais jovens. Na verdade, independentemente da idade ou gravidade da osteoartrite, o exercício pode ser benéfico, desde que a técnica adequada seja seguida e supervisionada adequadamente. 


Sendo assim, se você tem artrose, artrite, osteoartrite, seguindo os conselhos desse texto, não deixe de se exercitar. Seus joelhos, seu corpo, mente e a saúde cardiovascular serão beneficiadas com a sua movimentação. Cuide-se. 

Perguntas Frequentes:

Qual o melhor exercício para quem tem artrose?

Exercícios resistidos, como a musculação, exercícios aeróbicos visando não só o cuidado com as articulações são potencialmente benéficos para quem tem artrose. O importante é iniciar de forma cuidadosa, aos poucos e sempre supervisionado. Consulte seu médico ortopedista para saber quais exercícios são melhores para o seu caso. 

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia?

Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável. Também ajuda a melhorar. 

Quem tem artrose pode fazer agachamento?

Os agachamentos são comumente recomendados como parte do tratamento da artrose, que afeta principalmente os joelhos. Os pacientes que sofrem desta doença, e aqueles que a experimentam principalmente nos joelhos, muitas vezes sentem dor significativa no local devido ao desgaste localizado. O exercício deve ser supervisionado para que seja feito da forma e com alinhamento correto.

Quem tem artrose pode fazer crossfit?

As pessoas que sofrem de  artrose podem e devem se exercitar, especialmente para manter a aptidão cardiovascular, e devem manter a força muscular geral, pois os músculos sustentam suas articulações.

A atividade física escolhida não deve ser cansativa ou eficaz. O CrossFit é uma ótima atividade de resistência para fortalecimento de força e também trabalha na parte aeróbica, entretanto, para a pessoa com artrose, é uma atividade precisa ser melhor avaliada para que seu médico possa liberar de acordo com o grau da osteoartrite. 

O melhor é que o médico prescreva um programa específico de exercícios após uma cuidadosa avaliação individual com um fisioterapeuta ou professor de educação física. As recomendações de descanso aplicam-se apenas durante os períodos de doença ativa, ou seja, durante os períodos críticos.

Para te ajudar neste ponto, veja este vídeo do meu canal no Youtube, onde falo se quem tem artrose pode fazer musculação e principalmente, como deve ser feito! 

Postagens similares

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *