Apesar de bastante popular, ainda existem muitas dúvidas e um certo mito sobre a infiltração no joelho. Afinal, em que situação se infiltra e que produto é utilizado na infiltração do joelho?
Apenas R$ 37,90
Infiltração no joelho: o que é e para que serve esse procedimento?
De maneira didática, podemos dividir a infiltração do joelho em infiltrações intra e extra-articulares, ou seja, produtos injetados dentro e fora da articulação.
A. Infiltração intra- articular no joelho:
Nesta técnica tradicional, produtos como o ácido hialurônico ou antiinflamatórios são injetados dentro da articulação, tendo como objetivo o tratamento de doenças cartilaginosas como a condromalácia, erosão condral e a artrose do joelho, visando tanto a melhoria da lubrificação, quanto a proteção e regeneração da cartilagem articular.
Ácido hialurônico
Como já dito em outros artigos, ácido hialurônico é um componente do líquido sinovial, que é o lubrificante natural que existe dentro das articulações. Contudo, se você tiver certas doenças degenerativas, como a osteoartrite, pode haver uma perda dessa lubrificação, causando grande parte dos sintomas.
Chamada de viscossuplementação, a infiltração com ácido hialurônico, então, cria uma película protetora que atrasa a progressão do desgaste e alivia a dor. Isso porque ajuda a restaurar as propriedades naturais do fluido articular e funciona como lubrificante e amortecedor.
De maneira geral, o tratamento consiste em 1 aplicação por semana, durante 3 a 5 semanas. O efeito se inicia gradualmente cerca de 48 horas após o procedimento, mas os resultados são muito mais duradouros e podem permanecer por vários meses.
Quanto ao antiinflamatório de uso articular, é realizado para aliviar rapidamente a inflamação e a dor que ela pode causar, bem como acelerar o processo de cicatrização. Também ajuda a acelerar a recuperação funcional dos pacientes, possibilitando que eles tenham uma melhor qualidade de vida. Afinal, se o medicamento for infiltrado diretamente na área da dor, a melhora é mais rápida do que se usar um tratamento oral.
Assim, esse tipo de tratamento é muito eficaz em certas doenças das articulações. Além disso, é amplamente utilizado na medicina desportiva, onde as lesões e inflamações do joelho são muito frequentes.
B. infiltração extra-articular do joelho:
Em geral, utilizado para estimular a regeneração tecidual de estruturas como músculos e tendões. A técnica utilizada é conhecida como drilling ou barbotagem, realizada sob auxílio de um ultrassom com múltiplas perfurações da estrutura, gerando reação inflamatória e, posteriormente, regeneração tecidual.
Ainda considerada experimental no Brasil, a infiltração com plasma rico em plaquetas (PRP) pode tratar a dor nas articulações. Para tanto, utiliza o próprio sangue e plaquetas do paciente para promover a cura. Isso porque as plaquetas contêm fatores de crescimento e proteínas que auxiliam na cicatrização dos tecidos moles. Dessa forma, podem alterar a resposta imunológica para ajudar a reduzir a inflamação e reverter os danos aos tecidos existentes.
Após o procedimento, é recomendado um repouso relativo para atividades mais intensas por 24 horas para evitar que o joelho fique inflamado.
Também guiado por ultrassom, também é possível realizar a drenagem do Cisto de Baker e bloqueio de neuromas ao redor do joelho
Como é uma infiltração no joelho?
O procedimento de uma infiltração no joelho é relativamente simples e rápido, levando menos de 1 minuto. No entanto, vale ressaltar a importância de ser realizado por um médico ortopedista com experiência, sendo necessária a desinfecção da pele e o uso de materiais estéreis. Inicialmente, é feita uma anestesia local e em seguida é aplicado o medicamento.
Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!
A dor e a rigidez do joelho podem ser debilitantes e difíceis de tratar. Inclusive, problemas nessa articulação podem afetar negativamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional. Por isso, é extremamente importante procurar um ortopedista especialista em joelho, a fim de avaliar as possibilidades de tratamento.
Portanto, agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi agora mesmo! E, enquanto isso, aproveite para conferir um pouco mais sobre o uso do ácido hialurônico em infiltrações no joelho e se inscrever no canal do Youtube.
Boa tarde dr.Adriano,o senhor atende no RJ ou só em SP?
Só em SP
https://adrianoleonardi.com.br/localizacao/
Boa tarde Dr, estou com uma Condropatia nível IV, no meu joelho direito, corria todos os dias e jogo futebol duas vezes por semana, pelo menos fazia essas atividades.
Tenho 47 anos, o Sr me indicaria o ácido hialurônico?
Depois de quanto tempo em média após a última aplicação eu poderei correr. Desde já agradeço.
Oi, Reginaldo
Para te responder isso precisaria te avaliar.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer
Olá Dr. Fiz aplicação de ácido hialurônico nos 2 joelhos a menos de 6 meses e a alguns dias notei que quando fico agachada (cócoras) salta uma protuberância (macia) não muito grande, ao lado dos joelhos é como se fosse uma bolha de liquido. Seria o ácido que se deslocou da parte interna do joelho. Não dói qdo aperto. Há a possibilidade de ter minado?
oi, Ediuzia
Converse melhor com seu médico.
Apos uma consulta medica, vc nao pode ficar com estas duvidas.
abs