fbpx
 

O que é uma infiltração no joelho?

O que é uma infiltração no joelho?

O que é uma infiltração no joelho?

Apesar de bastante popular, ainda existem muitas dúvidas e um certo mito sobre a infiltração no joelho. Afinal, em que situação se infiltra e que produto é utilizado na infiltração do joelho?

Infiltração no joelho: o que é e para que serve esse procedimento?

De maneira didática, podemos dividir a infiltração do joelho em infiltrações intra e extra-articulares, ou seja, produtos injetados dentro e fora da articulação.

A. Infiltração intra- articular no joelho:

Nesta técnica tradicional, produtos como o ácido hialurônico ou antiinflamatórios são injetados dentro da articulação, tendo como objetivo o tratamento de doenças cartilaginosas como a condromalácia, erosão condral e a artrose do joelho, visando tanto a melhoria da lubrificação, quanto a proteção e regeneração da cartilagem articular.

Ácido hialurônico

Como já dito em outros artigos,  ácido hialurônico é um componente do líquido sinovial, que é o lubrificante natural que existe dentro das articulações. Contudo, se você tiver certas doenças degenerativas, como a osteoartrite, pode haver uma perda dessa lubrificação, causando grande parte dos sintomas. 

Chamada de viscossuplementação, a infiltração com ácido hialurônico, então, cria uma película protetora que atrasa a progressão do desgaste e alivia a dor. Isso porque ajuda a restaurar as propriedades naturais do fluido articular e funciona como lubrificante e amortecedor.

De maneira geral, o tratamento consiste em 1 aplicação por semana, durante 3 a 5 semanas. O efeito se inicia gradualmente cerca de 48 horas após o procedimento, mas os resultados são muito mais duradouros e podem permanecer por vários meses.

Quanto ao antiinflamatório de uso articular, é realizado para aliviar rapidamente a inflamação e a dor que ela pode causar, bem como acelerar o processo de cicatrização. Também ajuda a acelerar a recuperação funcional dos pacientes, possibilitando que eles tenham uma melhor qualidade de vida. Afinal, se o medicamento for infiltrado diretamente na área da dor, a melhora é mais rápida do que se usar um tratamento oral.

Assim, esse tipo de tratamento é muito eficaz em certas doenças das articulações. Além disso, é amplamente utilizado na medicina desportiva, onde as lesões e inflamações do joelho são muito frequentes.

B. infiltração extra-articular do joelho: 

Em geral, utilizado para estimular a regeneração tecidual de estruturas como músculos e tendões. A técnica utilizada é conhecida como drilling ou barbotagem, realizada sob auxílio de um ultrassom com múltiplas perfurações da estrutura, gerando reação inflamatória e, posteriormente, regeneração tecidual.

Ainda considerada experimental no Brasil, a  infiltração com plasma rico em plaquetas (PRP) pode tratar a dor nas articulações. Para tanto, utiliza o próprio sangue e plaquetas do paciente para promover a cura. Isso porque as plaquetas contêm fatores de crescimento e proteínas que auxiliam na cicatrização dos tecidos moles. Dessa forma, podem alterar a resposta imunológica para ajudar a reduzir a inflamação e reverter os danos aos tecidos existentes.

Após o procedimento, é recomendado um repouso relativo para atividades mais intensas por 24 horas para evitar que o joelho fique inflamado. 

Também guiado por ultrassom, também é possível realizar a drenagem do Cisto de Baker e bloqueio de neuromas ao redor do joelho

Como é uma infiltração no joelho?

O procedimento de uma infiltração no joelho é relativamente simples e rápido, levando menos de 1 minuto. No entanto, vale ressaltar a importância de ser realizado por um médico ortopedista com experiência, sendo necessária a desinfecção da pele e o uso de materiais estéreis. Inicialmente, é feita uma anestesia local e em seguida é aplicado o medicamento.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

A dor e a rigidez do joelho podem ser debilitantes e difíceis de tratar. Inclusive, problemas nessa articulação podem afetar negativamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional. Por isso, é extremamente importante procurar um ortopedista especialista em joelho, a fim de avaliar as possibilidades de tratamento.

Portanto, agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi agora mesmo! E, enquanto isso, aproveite para conferir um pouco mais sobre o uso do ácido hialurônico em infiltrações no joelho e se inscrever no canal do Youtube

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?