fbpx
 

Entesopatia, o que significa e como deve ser o tratamento?

Entesopatia, o que significa e como deve ser o tratamento?

Entesopatia, o que significa e como deve ser o tratamento?

A entesopatia é a inflamação na região que conecta os tendões aos ossos. Ela é identificada com mais frequência em pessoas que possuem um ou mais tipos de artrite. Também chamada de entesite, a doença acontece, em grande parte dos casos, quando a pessoa sente uma dor acentuada na região conhecida como “tendão de Aquiles”, ao colocar o pé no chão.

Entretanto, apesar de ser mais comum nos tendões dos pés, pode ocorrer em outras regiões do corpo, como joelho, costas e quadril. Algumas enteses importantes estão localizadas nos ombros, nas vértebras da coluna, quadril (espinha ilíaca e sacroilíacas), fêmur (trocanter e côndilo medial), patela e tórax (costocondrais).

Essas áreas servem para “ancorar” os tecidos moles aos ossos. Assim, esses pontos servem como locais de proteção dos ossos e das articulações, amortecendo os efeitos da movimentação do corpo. Com uma boa saúde, ajudam a aumentar a amplitude e velocidade dos movimentos.  

Assim sendo, veja abaixo quais as principais causas, diagnóstico e tratamento desse problema. 

 

Causas da entesopatia

A entesopatia pode ser resultado de alguma prática exagerada de exercícios físicos. Além disso, o problema também surge por conta de alguma doença, como a artrite. Entre as principais causas da entesite estão: 

  • Artrite reumatoide: que é uma doença que compromete a articulação, causando dor, vermelhidão, inchaço, rigidez da articulação e dificuldade de movimentação; 
  • Artrite psoriática: rigidez das articulações e dificuldade em realizar movimento;  
  • Espondilite anquilosante: ocorre quando as articulações da coluna tendem a se unir. Isso provoca dor, perda de mobilidade e redução da flexibilidade da coluna; 
  • Gota: doença causada pelo excesso de ácido úrico no sangue que pode gerar dor nas articulações. O maior sintoma é uma dor aguda no dedo do pé. 

 

Diagnóstico da entesopatia

A elaboração do diagnóstico pelo profissional de saúde é feita, na maioria das situações, a partir da avaliação dos sintomas descritos pelo paciente durante a consulta médica. Algumas vezes, esses sintomas não são fáceis de definir à primeira vista. Nestes casos, é preciso realizar exames complementares para esclarecer a condição do paciente. 

Entre os exames que podem ser solicitados pelo médico estão raio X, ultrassonografia e ressonância magnética.

 

Sintomas da entesopatia

Os sintomas da entesite são identificáveis quando o indivíduo realiza movimentos que mexem com as articulações do corpo. Entre os que se manifestam com maior frequência estão: 

  • Inchaço e rigidez da articulação;
  • Sensibilidade na região;
  • Dor localizada;
  • Aumento da temperatura. 

 

Tratamento da entesopatia 

A partir do diagnóstico efetuado pelo profissional de saúde, é hora de iniciar o tratamento. Quanto mais cedo ele ocorrer, melhor as condições de recuperação. Essas medidas, em sua maioria, dispensam intervenções cirúrgicas. Assim, o tratamento mais comum indicado pelos médicos é o repouso da região lesionada. Além disso, o paciente também faz uso de medicamentos com propriedades anti-inflamatórios, como aspirina e ibuprofeno, para alívio da dor.

A partir da orientação do fisioterapeuta ou ortopedista, podem ser realizadas práticas de movimentações leves da região afetada para estimular a recuperação da área. Somente no caso de todas as iniciativas realizadas não derem resultado é que é indicada a realização de cirurgia. Assim, a pessoa se restabelece do problema em pouco tempo.

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?