fbpx
 

Osteonecrose no Joelho: causas, diagnóstico e tratamento

Osteonecrose no joelho

Osteonecrose no Joelho: causas, diagnóstico e tratamento

A osteonecrose do joelho é um problema que pode causar bastante medo e receio em seu portador. É necessário que, quando ela ocorre, haja uma intervenção rápida e segura, para evitar problemas maiores.

 

O que é a Osteonecrose do joelho?

Trata-se de uma doença que causa dor na região do joelho pela interrupção do suprimento sanguíneo  uma seção do osso no fêmur (osso da coxa) ou na tíbia (tíbia) é interrompido. A osteonecrose do joelho ocorre mais frequentemente na parte interna do joelho (côndilo femoral medial). No entanto, também pode ocorrer na parte externa do joelho (côndilo femoral lateral) ou na parte superior plana da tíbia (platô tibial).

osteonecrose do joelho

O que acarreta na morte , ou seja , necrose de osso próximo à articulação do joelho . Podendo até mesmo em alguns casos alterar a anatomia óssea do joelho.

osteonecrose do joelho

Quais são os sintomas da osteonecrose?

-Principal sintoma é dor na parte interna do joelho que ocorre de maneira repentina podendo ou não está relacionado a um episódio de trauma

Inchaço no joelho 

– Dificuldade para apoiar o membro inferior afetado

Dor no joelho, ao toque ao redor da região acometida

 

osteonecrose do joelho

 Imagem com joelho demonstrando inchaço no joelho direito

 

Causas da osteonecrose no joelho

A interrupção do suprimento sanguíneo pode ocorrer de forma espontânea, sendo 3x mais comum em mulheres em relação aos homens ,  mas alguns fatores aumentam os risco dessa doença tais como:

-Episódio de trauma

-Uso de medicações a base de cortisona (também conhecida como corticóide)

-Doenças pré existentes com : Anemia Falciforme , Lúpus ,Artrite Reumatóide e portadores de HIV

-Pacientes transplantados

-Uso excessivo de álcool 

Quais exames são necessários para o diagnóstico ?

-Radiografia dos joelhos

osteonecrose do joelho

 

Nas setas, nota-se uma área escurecida mostrando a necrose focal do tecido ósseo. Também conhecida como infarto ósseo.

-Ressonância Magnética

Imagens de Ressonância Magnética do joelho ponderadas em T1 e T2

 

– Cintilografia óssea

Imagens de Cintilografia Óssea evidenciando hipercaptação do marcador

 

Como é o tratamento da osteonecrose ?

 

Osteonecrose no Joelho: causas, diagnóstico e tratamento

 

Dividimos o tratamento em cirúrgico e não cirúrgico: 

 

Tratamento não cirúrgico

 

Nos estágios iniciais da osteonecrose, o tratamento não é cirúrgico está indicado se a áreas afetada for pequena 

O tratamento não cirúrgico pode incluir:

  • Medicamentos são indicados para alívio da dor como anti-inflamatório não esteróides  e analgésicos . O uso de bisfosfonatos (medicação que evita a perda óssea) também podem ser indicado e atuam no controle da evolução da doença.

 

  • Retirada de peso do membro afetado.  Seu médico pode recomendar o uso de muletas por um período de tempo para tirar o peso do joelho. Em alguns casos, usar uma cinta “descarregadora” pode ajudar a aliviar a pressão na superfície da articulação, deslocando o peso da parte afetada do joelho.
  • Exercícios .  Seu médico em conjunto com fisioterapeuta pode fornecer um programa de exercícios projetado para ajudar a fortalecer os músculos da coxa e manter a amplitude de movimento na articulação afetada. 

 

Leia também: Artrose do Joelho: Causas, Diagnóstico e Tratamento

 

  • Modificação da atividade. Seu médico pode recomendar que você evite certas atividades que provocam sintomas dolorosos.

 

Tratamento cirúrgico 

 

Na falha do tratamento conservador ou uma grande parte da superfície óssea for afetada , o tratamento não cirúrgico deve ser recomendado pelo seu médico . Existem vários procedimentos diferentes usados ​​para tratar a osteonecrose do joelho.

Artroscopia para realização de  microfratura

 Para ajudar a promover o fluxo sanguíneo e induzir uma reação de cicatrização

 

Descompressão do núcleo

Este procedimento envolve a perfuração de um orifício maior ou vários orifícios menores no osso para aliviar a pressão na superfície do osso e criar canais para novos vasos sanguíneos para nutrir as áreas afetadas do joelho. Nesta técnica, pode-se utilizar o aspirado da medula óssea, comumente retirado da bacia que estimula melhor a regeneração tecidual.

 

Subcondroplastia

A descompressão do núcleo é frequentemente combinada com enxerto sintético para ajudar a regenerar o osso saudável e apoiar a cartilagem na articulação do joelho. 

Existem também vários enxertos ósseos sintéticos disponíveis hoje.

Osteotomia

Consiste na realização de corte no osso da tíbia (tíbia) ou no fêmur (osso da coxa) .Visando deslocar seu peso do lado danificado da articulação ajudará a aliviar a dor e melhorar a função.

Prótese de joelho

 

Se a doença avançou até o ponto em que o osso já entrou em colapso, você pode precisar de cirurgia para substituir as partes danificadas do joelho. Na substituição do joelho, seu médico remove o osso e a cartilagem danificados e, em seguida, posiciona novas superfícies articulares de metal interposto com polietileno para restaurar a função do joelho.

Para a maioria dos pacientes, o tratamento da osteonecrose é bem-sucedido no alívio da dor e na melhora da função. Os resultados variam, no entanto, dependendo do estágio da doença no momento do diagnóstico e do tipo de tratamento.

Eu tratei deste tema de forma mais profunda, neste vídeo do meu canal no YouTube:

 

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?