A artrose do joelho é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações (juntas) do organismo, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. A doença é também conhecida como osteoartrose ou ostetoartrite (EUA).

artrose do joelho

Artrose do joelho, um problema de saúde pública

Com o envelhecimento da população mundial, a artrose do joelho tem se tornado cada vez mais comum. Muitos fatores estão relacionados com o seu aparecimento e seu desenvolvimento, dentre eles o envelhecimento, excesso de peso ou de trabalho na articulação acometida, exercícios que exijam impacto repetitivos sobre a articulação (como saltos), história familiar e tabagismo.

Seu impacto econômico é enorme, graças à incapacidade que provoca nos pacientes. Encontram-se evidências de artrose em alguma articulação na maioria das pessoas acima dos 65 anos. Mais de 80% daqueles acima dos 75 anos são acometidos pela artrose, ou seja, a prevalência da doença aumenta com a idade.

Mulheres têm aproximadamente o dobro de propensão em comparação com os homens, e tratando-se de mulheres negras, essas têm o dobro de propensão à artrose no joelho em comparação com mulheres brancas. Diferenças raciais existem tanto para a prevalência da artrose quanto para os tipos de juntas acometidas. Ignora-se, porém, se essas diferenças são genéticas ou devido ao uso das juntas conforme o estilo de vida de cada grupo étnico.

Quando não tem uma causa identificável, classifica-se a gonartrose como primária. Quando há uma causa identificável, diz-se que é secundária. As causas são numerosas.  O excesso de peso é certamente um fator que favorece.  Uma anomalia de eixo dos membros inferiores (genu varum ou  genu valgum) pode igualmente conduzir a um desgaste da cartilagem. Doenças inflamatórias, doenças ósseas (osteonecrose), ou ainda as sequelas  de fraturas ao redor do joelho podem ser responsáveis pela gonartrose. Pacientes com lesões crônicas de menisco e ligamento também tem um índice aumentado de desenvolver artrose a longo prazo.

 

+ PRÓTESE DO JOELHO – quem deve ser submetido?

 

Por que a Artrose do Joelho ocorre mais na mulher?

A estrutura mecânica do ortostatismo e da marcha humana assenta na posição vertical das tíbias. Os eixos de movimento das duas superfícies articulares tibiais, uma proximal para o fémur, outra distal para o astrágalo, são paralelos entre si e paralelos ao solo. As superfícies são, também, convenientemente perpendiculares à transmissão das cargas, constituindo assim uma coluna perfeita.

Se o ponto de aplicação das cargas for excêntrico, qualquer coluna é solicitada em flexão e pode ser destruída por fractura. Isso é importante para o caso das tíbias porque no tipo de marcha humana, quando apenas um pé e o outro avança (fase de apoio monopodálico) o peso do corpo ficaria medial e excêntrico ao eixo da tíbia que apoia, solicitando-a fortemente em flexão, se não existissem importantes mecanismos de recentragem de carga. Um desses mecanismos é dinâmico, obtido pela acção do músculo tensor da fáscia lata. Outro é estático ou anatômico.

Deriva da inclinação para dentro das diáfises femurais, que assim colocam os joelhos e tíbias o mais próximo possível do eixo das cargas geradas pelo peso do corpo. Na mulher, devido à maior largura da bacia (uma vantagem obstétrica), as diáfises femurais fazem um ângulo maior que no homem com a vertical (em média, 17º na mulher e 14º no homem). O ângulo que a diáfise do fémur tem de fazer desde a bacia até ao joelho é, por isso, tanto maior quanto mais larga for a pélvis.

Como o quadricípete se insere ao longo dos eixos das diáfises femurais, actua sobre a rótula, forçando ligeiramente a luxação externa. Os valores do ângulo da diáfise femural, ângulo Q, superiores a 20º são manifestamente anormais, produtores de uma tendência luxante patológica.

 

O que se sente quando contrai Artrose do Joelho?

A dor ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso. No início dos sintomas o repouso alivia os sintomas.

artrose do joelho

É a dor, em geral, que conduz o doente a procurar o médico. O joelho inchado (derrame articular) é o segundo sintoma. O responsável por esse edema é o processo inflamatório da membrana sinovial (membrana que recobre a articulação do joelho). Essa reage à presença dos restos cartilaginosos produzindo um líquido viscoso e amarelado. Logo que o edema sinovial torna-se importante, a pressão criada acentua as dores que podem ser sentidas pelo doente na parte posterior do joelho. Outro sintoma marcante é a perda progressiva do movimento. Nas gonartroses avançadas, a  deformidade do membro inferior é o terceiro sintoma. As deformidades podem ser em varo (joelho cambota) ou valgo ( joelho em “x”). Estes sintomas vão progressivamente impedir o doente ande normalmente. A utilização das bengalas pode tornar-se indispensável.  A rigidez articular pode ser o sintoma mais tardio.

 

Fatores que aumentam o risco de desenvolver artrose do joelho:

  1. Hereditariedade: há algumas evidências que mutações genéticas podem tornar um indivíduo mais propenso a artrose do joelho
  2. Peso: o peso aumenta as pressões nas articulações, como no joelho.
  3. Idade: a cartilagem sofre alterações na sua resistência como qualquer tecido do corpo humano com o passar do tempo.
  4. Sexo: mulheres com mais de 50 anos de idade são mais propensas do que homens.
  5. Trauma: lesão prévia no joelho, incluindo lesões esportivas, podem levar a artrose do joelho.
  6. Esportes de alto impacto: jogadores de elite do futebol, corredores de longa distância e jogadores de tênis têm um aumento do risco de desenvolver artrose do joelho.
  7. Outras doenças: episódios repetidos de gota ou artrite séptica, doenças metabólicas e algumas condições congênitas podem também aumentar o risco de desenvolver artrose do joelho.

 

Prevenção de Artrose do Joelho

A artrose pode ser prevenida através da adoção de hábitos saudáveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência, tentando-se evitar aquelas que sobrecarregam as articulações. A prática de exercícios suaves, tais como, caminhar, nadar, pedalar e fazer ginástica a um ritmo moderado também contribuem para a prevenção.

 

Exames necessários para diagnosticar Artrose do Joelho

O médico em geral solicita exames de laboratório para afastar a possibilidade de haver outros tipos de reumatismo. Auxiliam na exclusão de outras doenças articulares. Não há um exame específico para comprovar a presença da artrose.

As radiografias simples são indispensáveis, e até os dias atuais ainda permanecem sendo os melhores exames para diagnosticar e graduar (classificar) as artroses. Devem ser realizadas com apoio, fornecendo ao examinador uma imagem real do desgaste que se reproduz durante a marcha (caminhada). O Rx  permitem visualizar o  pincamento articular (diminuição do espaço entre os ossos). A radiografia anteroposterior (AP) com apoio pode visualizar uma  artrose fêmoro tibial interna (medial)   ou  externa (lateral). É necessário também estudar a articulação fêmoro patelar com vistas em perfil e axiais. A artrose fêmoro patelar isolada é rara e acompanha-se de dores que incapacitam à subida e descida de escadarias.

Outros exames de imagem como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e o ultra-som auxiliam no diagnóstico diferencial de lesões por outras doenças reumáticas, mas pouco informa sobre a artrose nos estudos de rotina.

 

Tratamento de Artrose do Joelho

O tratamento da artrose do joelho tem como objetivos: aliviar os sintomas como a dor, o inchaço e a dificuldade para mobilização,  impedir a piora da doença e corrigir as deformidades, quando estas já tiverem se instalado.

 

Medicações para Artrose do Joelho

Para aliviar os sintomas, podem ser administrados medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios e empregar-se a fisioterapia e hidroterapia, que promovem melhora da dor tanto pelo uso de técnicas anti-inflamatórias quando pelo fortalecimento e alongamento musculares, protegendo assim as articulações e estimulando sua movimentação, evitando a rigidez articular.

Atualmente, existem medicamentos que além de aliviarem os sintomas, também chamados de modificadores da doença. contribuem para impedir a piora do desgaste, como a administração isolada ou associada da condroitina e glucosamina, e o extrato insaponificável de abacate e soja. Estes medicamentos devem ser tomados a longo prazo, sempre mediante prescrição médica.

Embora muito anunciados pela industria farmacêutica e absurdamente caros no Brasil, a maioria destes remédios ainda não tem comprovação cientifica. Apenas a glicosamina, pesquisada há mais tempo parece reduzir o fenômeno de sinovite com inchaços no joelho.

 

Viscossuplementação ou infiltração do joelho com ácido hialurônico

O líquido sinovial do joelho, que é produzido e renovado continuamente por uma membrana que reveste o joelho (membrana sinovial), é responsável pela lubrificação e proteção da cartilagem articular, e, como um óleo lubrificante de automóvel, é bem viscoso e elástico. Estudos recentes demonstraram que este líquido perde sua propriedade viscosa nos joelhos com artrose, tornando-se fino, deixando assim de proteger e facilitando o desgaste da articulação.

+ O que a ciência diz sobre a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação)

Nos casos de artrose leve a moderada, é possível a reposição das propriedades do líquido sinovial por meio da injeção dentro do joelho de um líquido desenvolvido em laboratório, que traz novamente a viscosidade normal, protegendo a cartilagem e melhorando a dor e a mobilidade articular. Esta terapia é chamada viscosuplementação, e tem as vantagens de poder ser aplicada pelo médico no próprio consultório, com desconforto mínimo, semelhante à aplicação de uma injeção no músculo. O efeito dura em média de 8 meses a um ano, dependendo do grau da artrose em cada paciente.

 

Tratamento cirúrgico para Artrose do Joelho

Nos pacientes com dores incapacitantes, que não pode ser controlada com as medidas mais simples relatadas, incluindo diminuição das atividades e do peso corporal, quando a artrose do joelho já alcançou um grau avançado com desgaste total da cartilagem, ou quando já existe uma deformidade com desvio do joelho (“perna torta”), pode haver a necessidade de tratamento com cirurgia.

artrose do joelho

As duas mais cirurgias realizadas são osteotomia e a artroplastia total ou parcial do joelho (prótese do joelho). A osteotomia do joelho corrige o eixo do membro inferior de forma a equilibrar o peso do paciente sobre o compartimento oposto cuja cartilagem é sã.  A prótese total do joelho substitui, em contrapartida, a cartilagem destruída.

 

Dicas para quem tem artrose no joelho

Veja meu vídeo no Youtube com 10 dicas para quem tem artrose no joelho:

 

Importante: O conteúdo deste artigo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica. Diagnósticos de lesões e opções de tratamento variam de pessoa para pessoa e dependem de fatores como sexo, idade, ocupação, etc, e portanto não devem ser generalizados. Consulte sempre seu médico. As informações deste site não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico ou auto-tratamento.

 

 

Postagens similares

129 Comentários

  1. ótima…..me tirou várias dúvidas ………estou começando tratamento dos joelhos ,várias pessoas de minha família sofrem com este problema, uma tia fez vários tipos de tratamentos mas sem sucesso,o que deu certo mesmo foi um tratamento feito a base de celulas tronco, hoje está muito bem, sem dores……….será este o melhor.

  2. Estou com artorse nos dois joelhos e aguardando uma cirurgia, as dores são costantes, ja diminui 17 kilos e fiz todos os tratamentos possíveis mais o problema é a idade os médicos acham que com 52 anos é muito cedo para colocar as proteses e ai a dor continua nem o tylex e o tramal resolvem. O que fazer?

    1. Oi, Joao.
      Existem varios niveis de artrose e diversos tipos de tratamento, desde fisioterapia, infiltraçao, cirurgia de osteotomia e a protese de joelho.
      Nao consigo te dar minha opiniao sem te examinar e ver teus exames. Mas, se realmente houver indicaçao absoluta de protese total de joelho, a idade isoladamente nao é contra-indicaçao. Eu mesmo ja fiz varias próteses em pacientes mais jovens, principalmente em portadores de artrite reumatoide. O que o paciente tem que ter em mente é que pode haver desgaste precoce do material e uma nova cirurgia (cirurgia de revisao) pode ser necessaria em 20 a 30 anos, principalmente em pacientes do sexo masculino, devido `a maior força muscular.

        1. Flavio, o tratamento de artrose com cels tronco ainda encontra-se em estudo e, atualmente, tanto no Brasil quanto nos EUA é proibido fazer a cultura e implanta-la no paciente. Ao meu ver, essa será a grande saida do futuro.
          No momento, o que fazemos é potencializar a migraçåo das cels tronco da medula ossea atraves das cirurgias de micro-fraturas osseas associadas ao plasma rico em plaquetas.

      1. Olá dr, me tira uma dúvida, tenho 29 anos e fiz exame de imagem no meu joelho direito e deu artrose, minha perna e um pouco “zambeta”.
        Queria saber se com a prótese eu consigo jogar em alto nivel, dou atleta profissional de futebol.. me responda por favor

        1. Oi, Paulo.
          Vc é muito jovem para ter artrose no joelho. Melhor rever seu diagnostico.
          Uma vez instalada uma prótese parcial ou total de joelho, esportes de contato como o futebol sao contra-indicados.

        1. Muito boa pergunta.
          Depende do grau da doença, da localização e da função muscular.
          Aqui na minha clinica, sou eu quem oriento o treino, angulares de proteção, tipo de contração muscular, etc.
          A mesma musculação que pode beneficiar muito o paciente pode também piorar e muito a função do joelho.

      2. Bom dia!Dr.Adriano minha mãe de 85 anos de idade ta com esse problema sério de ostro no joelho mal consegue ficar em pé as vezes quase cai,e onde ela mora só tem um Clínico Geral que deu o diagnóstico dessa doença e que só passa medicamentos pra ela e o problema cada vez pior ,gostaria que um senhor me orientasse qual a forma que poderia fazer pra evitar de minha mãe tá passando por esse sofrimento dessa doença ou até mesmo aliviar com outros medicamentos.Apesar dela ser uma mulher muito forte já trabalhou muito em lavoura e agora tá passando por esse problema!Porfovor der uma resposta.Obrigada

        1. oi, Rosana.
          Entendo a ansiedade que a lesão de sua mae possa estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e examina-la minuciosamente.
          A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
          Se puder traze-la em consulta comigo, será um prazer poder ajuda-los. O endereço e telefones do consultório são:

          Rua Bento de Andrade,103
          Ibirapuera SP/SP
          Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

          Cordialmente,

          Dr Adriano Leonardi

    2. João, coloquei protese com 52 anos, como voce, pois já tinha feito todos os tratamentos paliativos. Faz nove anos e estou muito bem até agora. Foi a melhor coisa que fiz. Agora o outro joelho, o direito, também vai precisar de prótese e vou encarar mais essa numa boa. Coragem e faça o que for preciso. Wesley

  3. Parabéns pela matéria !!!!!!!!!!!!
    Ao colega, necessito urgente , após essa leitura, de uma consulta pessoalmente
    Por favor ,endereço do consultório, meios de contato
    grata
    um abraço
    Daici

  4. gostei muito dessa matéria, pois conheço varias pessoas que estão nessa situação…
    obrigado DOUTOR Adriano, por ter sido tão claro, sobre esse artigo…

  5. Tenho minha tia de 88 anos, muito cheia de energia. Vive sozinha, se cuida muio bem.
    Faz a propria comida, e não dá mole pras dores, mas ultimamente, com as duas pernas rigidas e tortar, não dorme…vivendo com muuuuuita dor. que pena.
    Não diabetes e a pressão completamente controlada. Não há remedio que faça melhorar.
    Estou muito triste. Tentei tudo, tudo e nada melhora essa dor que parece só aumentar.

    Obrigada.

  6. e isso ai eu tb tenho eo tratamento e esse mesmo tomo odos esses remedios e e o que melhoro um pouco mais e demorado muito obrigado

  7. Dr. Adriano, já coloquei uma hemi-prótese no meu joelho esquerdo há 3 anos, mas ainda sinto dores. Agora, o que está me incomodando é o joelho direito, que doi bastante. Gostaria de passar em consulta com o senhor, e gostaria também de saber o valor da mesma, pois os médicos da Ortopedia da Santa Casa de São Paulo são ótimos e tenho receio de não poder pagar valores maiores. Grata Lourdes

  8. Olá Dr. Adriano, gostei muito da matéria, minha mãe tem 62 anos e não sei se ela esta com artrose, já passamos porr vários médicos (SUS) e eles sempre falam a mesma coisa não tem nada, mas minha mãe continua com a dor do joelho, fica muito dificil pra ela andar, se exercitar e ate mesmo ir ao baile que ela tanto gosta, o que se pode fazer pra amenizar a dor?

  9. Realmente, muito boa a matéria, que abrange as causas e possíveis tratamentos. Estou com problemas sérios no joelho esquerdo, mas já fiz os encaminhamentos para o tratamento, que é a viscosuplementação.

  10. Olá Dr.Adriano. Tenho 32 anos e a 8 trabalho como carteiro,caminho pelo menos 4 horas todos os dias em ritmo bem intenso e em média uma distancia de pelo menos 10Km. Na cidade em qual trabalho o relevo é bem acentuado com muitas subidas e descidas,á cerca de um ano e meio comecei a sentir dores no joelho que foram amentando progressivamente , principalmente ao descer e ao flexionar os joelhos.Realizados alguns exames ficou constatado que estou com artrose e condro malacea patelar em ambos os joelhos.Desde então comecei a intensificar o fortalecimento muscular , alongamentos e juntamente com fisioterapia as dores acabaram parando.Inicie recentemente sessões de RPG o que tem me ajudado.Já havia marcado procedimento cirúrgico para a realização de uma vídeo artroscopia e limpeza da cartilagem afetada, porem como as dores passaram estou em duvida quanto a realização do procedimentos.Gostaria de sua opinião á respeito.

    Desde já agradeço!!

  11. Olá Dr. Tenho 52 anos e pratico triathlon, foi constatado que tenho leve artrose no joelho e no pé esquerdo, tomo o medicamento Diacereina, notei na materia acima, meciona a condroitina e glucosamina, mas não a diacereina, o senhor teria opinião formada referente a este medicamento, grato pela atenção

  12. Olá Dr. sou aparecida moro muito distante de são Paulo,que é no interior do no Nordeste e gostei muito dessa entrevista, porque eu tenho 45 anos e já sofro com artrose. Quais são os exercícios que eu possa fazer para melhorar as dores?

  13. dr Adriano bom dia! gostaria de saber se o senhor atende no rio de janeiro?
    minha mãe esta em crise com artrose no joelho ,esta com as pernas igual a uma tesoura e sente muita dor,usa meia especial para apertar e faz fisioterapia,mas ela disse que não esta resolvendo muito.ela é muito alergica e não pode tomar nenhum medicamento, só tylenol para dor.se ela tomar outro medicamento ela incha toda.por favor se você tiver consultorio no rio ou melhor ainda trabalhar em algum hospital publico no rio,porque não temos condição.poderia me passar o endereço,para ela se consultar com o senhor.ela sofre muito ,pois trabalha em creche tomando conta de 21 criança e aonde mora é rua alta sobe e desce escada,imagina o sofrimento dela,por favor me de uma informação do seu consultorio para ela se curar.obrigada!

      1. Olá Dr. Adriano.
        Eu tenho 54 anos, mulher, artrose.nos dois joelhos, desgaste meniscos, derrame articular, edemas, dores, já usei três sessões de ácido hialurônico em ambos, há dois anos condroitina com glicosamina, musculação de baixo impacto já um ano, mas o que mais me entristece é o formato que as minhas ficaram, totalmente tortas, joelhos pra dentro e essa região interna muito inchada. Não sou gorda, 1,5 altura e 44 kg e com esse problema desde 52, piorou com início da.menopausa. por gentileza, Dr. Adriano, o que eu posso fazer pra corrigir esse.mal das pernas tortas, que me deixa muito arrasada, com a auto estima a zero.
        Grata
        Vani.

        1. Oi, Vani

          Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
          Possente, uma cirurgia chamada osteologia poderia estar indicada em seu caso.
          Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

          Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/

          O endereço e telefones do consultório sao:

          Rua Bento de Andrade,103
          Ibirapuera SP/SP
          Tels. (11) 2507 9021
          whatsapp: (11)940065262

          Cordialmente,

          Dr Adriano Leonardi
          CRM/SP 99660

  14. Dr. Adriano, muito obrigada pelas informações; esclarecimentos excelentes. O Sr. me direcionou para a prática dos exercícios que eu tinha medo de realizar, pois achava que iria me trazer mais dores. Parei com Pilates, pois com alguns exercícios sentia dores fortes, aí busquei suas orientações. Em breve marcarei uma consulta com o Sr. Obrigada.

  15. Dr. Adriano, tenho artrose avançada no joelho direito, ja diagnosticada por varios ortopedistas (inclusive um da Santa Casa) que só recomendam glucosamina e condroitina (que já tomo ha varios anos. A cartilagem está quase que totalmente desgastada. Gostaria de um implante de celulas tronco para refazer a cartilagem, pois sinto muitas dores, não posso dobrar o joelho e todos os medicos indicaram não subir nem descer escadas, ladeiras etc. Moro num bairro cheio de ladeiras e preciso fazer caminhadas. Tenho 64 anos. O sr. faz esse tipo de tratamento?

  16. me interessei pela matéria pois descobri Q tenho artrose no joelho esquerdo através de um raio X,e fui encaminhada a um ortopedista.No meu caso eu acho Q surgiu a artrose,dpois de um acidente de moto Que sofri em 2009,na época eu tive trauma no joelho,e o ultrasson apontou um “derrame” no joelho. Já fazia mto tempo Q eu naum sentia incomodo,mas de dois dias pra cá não consiguia firmar a perna no chão e eu tinha mta dor,aí procurei um pronto socorro,e veio o diagnóstico de artrose.Eu li na matéria que tem medicamentos pra aliviar a dor, e fisioterapia também ajuda mto ne? Mas a artrose tem cura??

  17. Dr.Adriano
    Ao ler sobre as informações dessa doença fiquei triste de saber que a medicina avança tanto em
    determinadas doenças e na Artrose ainda temos que conviver com dores horríveis.
    Sou professora trabalho até 40 horas semanais .deito e levanto com dor.E por incrível que pareça
    trabalho com dor.Tomo meus remédios todos os os dias mas nada acontece.Meu caso é os joelhos ,sendo que o esquerdo é o pior,doi muito.E tem um grande inchume.estou sempre lendo maiores informações,talvez uma hora apareça algo surpreendente para aliviar a dor.
    Um grande abraço.julia

  18. Dr. Adriano Leonardi parabéns pelo excelente artigo. Tenho 27 anos e a 5 descobri que tinha condromalacia patelar (resolvida com fisioterapia) e artrose no joelho direito. Na época tinha sobrepeso, porém já estou no peso ideal (1,60 cm e 53 kg), treino pesado (aeróbico e musculação) e foi através deste treino que eliminei meus quase 20 kg em 1 ano e meio. E depois de tanto tempo passei a sentir dor no joelho novamente, assim como sinto ‘uma areia’ quando dobro a perna, sintomas que sentia lá no inicio do tratamento. Fiz tratamento com artrolive, porém quando paro de sentir dor, paro de medicar. Minha médica me receitou novamente este medicamento. Qual sua opinião sobre o artrolive?
    Obrigada pela atenção.

    1. A Glicosamina, assim como outros suplementos esta em estudo. O que se sabe é que reduz a recorrencia da sinovite (inflamaçao da membrana que recobre o joelho). O problema é que é passada a muitos pacientes que nao precisam tomar e o preço aqui no Brasil, assim como de outros medicamentos é abusivo.

  19. olá DR. tenho 36 anos , e fiz uma osteotomia de fémur , tenho dores orriveis e artrose ,gostaria de saber com que idade posso colocar a protese de joelho .

  20. Dr. Adriano,
    Muito esclarecedora suas explicações tanto na matéria quanto nas respostas das leitoras.
    Tenho 47 anos, obesa (na fila da Santa Casa para redução do estomago) e fui diagnosticada com artrose nos 2 joelhos.

  21. Caríssimo dr Adriano.
    O senhor sabe que o tratamento pelas células tronque ou fator de crescimento,( PRP) está mais do que comprovado e estudado. O que não está é autorizado pelos governos de Brasil e Portugal, desde 2007, acordo feito por Sócrates e Lula para receberam benesses dos laboratórios que perderiam milhões em medicamentos que nada fazem. O senhor dr. Ariano, sabe que Ronaldo e muitos outros atletas são tratados com o FATOR DE CRESCIMENTO, e para esses já houve autorização. Se era aplicado antes de 2007 , porque razão deixou de ser credível depois disso? Quando se sabe cada vez mais dessa técnica, que mesmo simples era usada em África , Angola para curar muitas doenças em 1950. O senhor sabe que há vários professores a fazerem esse tratamento sem serem autorizados e não se sabe que haja uma única rejeição . O senhor dr Adriano também sabe que na Alemanha essa cura está autorizada e ainda bem, pois há muitas pessoas do Brasil que a vão fazer lá. Há pouco tempo, o Presidente do Tribunal de Justiça, do Brasil , fez esse tratamento na Alemanha. Desculpe dr Adriano, estudos há e bastantes, o que não há é vontade política de pôr os interesses da saúdo de uma nação acima dos interesses dos laboratórios que alimentos muitas gente com benesses.
    Este, infelizmente , é o ponto de vista de muita gente e também a minha, que tenho uma gonartrose e pretendo tratá-la com todos os meios, mas não com uma cirurgia, para evitar a ficar a andar de muletas, como vejo muita gente todos os dias.
    O meu obrigado e desculpe este desabafos sinceros de Portugal
    Antunano

  22. Bom dia drº Adriano gostaria de saber se você também faz tratamento de desgaste da bacia onde minha mãe vem sofrendo com dores constantes na região da bacia e agora também no joelho gostaria dessa informação para poder levar ela até ai em seu consultório minha mãe já é idosa tem 71 anos será que com cirurgia ele consegue se recuperar Drº Adriano ???

  23. Dr. Adriano,
    Sou de Parauapebas/PA, fiquei muito feliz por tê-lo encontrado e por poder dividir sua experiências/ informações para com todos, parabéns pelo trabalho! Assim como muitos sofro de problemas nos joelhos e as suas indicações fortaleceram minha pesquisa para minha cura ou melhora.
    Muito obrigada, parabéns!

    Cordialmente,
    Luciane Lessa

  24. Há quatro anos tenho convivido com dores nas articulações do joelho e há três meses descobrir que tenho artrite e as dores após o tratamento melhoraram mas todos os dias sinto dores.
    Gostei muito dessa matéria, ela foi de ajuda satisfatória sobre o assunto. Com ela foi possível saber um pouco sobre essa bênção que hoje faz parte de minha vida.

  25. Bom dia Doutor, parabéns pela matéria publicada.
    Tenho minhas pernas arqueadas (), possuo 40 anos de idade, existe algum tratamento para correção?

  26. Doutor, boa noite, gostaria de ir a uma consulta com o senhor, apenas me oriente, tenho 51 anos e adoro jogar futebol.
    Devido a uma dor localizada procurei um médico onde iniciarei um tratamento com fisioterapia e infiltrações de um líquido para lubrificar,mas o doutor aconselhou parar com o futebol, procede?

  27. 1 – A cirurgia de implante de prótese no joelho, possui tempo determinado de duração?.
    2 – A prótese possui prazo de validade determinada ou é por tempo indeterminado, ou seja, há necessidade de fazer cirurgias posteriores para fazer a retirada da prótese e a colocação de uma nova prótese?
    3 – Após a cirurgia, qual será o tempo de recuperação e o retorno as atividades normais?
    4 – Após a cirurgia, uma pessoas “comum”, ou seja, “não atleta” volta a praticar esportes regularmente (futebol, vólei, corrida e outros esportes de impacto)?
    5 – Em média, qual é o valor da cirurgia?

    1. Respondendo:
      1. Nao existe tempo de duração. Uma prótese de joelho de boa procedência, realizada sem erros técnicos em paciente pouco ativo dura 20 a 30 anos em media. Este é um dos motivos da cirurgia ser indicada em população de 3.a idade.
      2. nao
      3. de 3 a 6 meses, dependendo da saúde e força muscular do paciente antes da cirurgia.
      4. Nao. A pratica esportiva é contra-indicada apos uma cirurgia dessas. Em pacientes muito ativos, indica-se cirurgias alternativas como a osteotomia, artroscopia, etc.
      5. Depende do quanto a equipe medica cobra em honorarios.

  28. Prezado Dr. Adriano,
    Parabéns por essa sua página na Internet, muito pertinente a quem sofre dessas dores no joelho, o meu caso.Quando mais jovem e até aos 59 anos eu praticava corrida de longa distância, quando comecei a sentir algumas dores no joelho direito. Surgiram então, dificuldades ocasionais para praticar o meu exercício predileto e com o passar do tempo ganhei peso e não corri mais. As dores cessaram.Agora aos 75 anos estava eu frequentando uma academia diariamente e estava me sentindo bem e muito feliz quando tive uma crise geral de dores em todas as articulações e cheguei a perder a sensibilidade de alguns dedos das mãos. Abandonei a academia. Aos poucos minhas articulações voltaram ao normal, pois eu passei a exercitá-las de alguma forma, mas não fui ao médico.Agora estou com uma dor constante no joelho direito que me dificulta a marcha para descer ladeiras e/ou degraus, no entanto desenvolvo a marcha subindo rampas sem muita dificuldade.Estou com excesso de peso, 20 kg, e estou com consulta marcada(esperando) no SUS. Moro em Pernambuco e se eu pudesse iria me tratar com o Sr.Aplaudo o seu trabalho informativo, muito esclarecedor. Meu abraço fraterno.

    1. Oi, Marcos.
      Se algum degrau tenha ficado sobre a superfície articular e você esteja tendo algum grau de degeneração é passível de tratamento através de osteotomia.
      Para te dizer com certeza, precisaria de examinar e ver seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  29. Boa tarde Dr Adriano,
    todos os dias consulto o nosso google com os dizeres ,” a cura de artrose nos joelhos está próxima”, com a esperança de surgir uma nova forma , que não seja a cirurgia de prótese total , cirurgia esta muito invasiva.
    O sr. acha que num futuro próximo a medicina ortopédica poderia desenvolver algo sintetizado para substituir a cartilagem deteriorada ou algo que se colocasse para encobrir as áreas erodidas dos joelhos ? Meu caso é de artrose tri compartimental ; gostaria de saber tb se a bicicleta sem esforço seria bom para o meu caso ?
    Desde já agradeço .

    1. Oi, Rodrigo.
      a cura da artrose ainda esta longe de ser resolvida. O que temos de novo hoje são artifícios biológicos que conseguem parar ou retardar a progressão da doença.

  30. Olá Dr Adriano,
    Fiz uma cirurgia de remoção total do menisco discoide lateral quando eu tinha 19 anos. Hj com 34 anos tenho um quadro de osteoartite no joelho e gostaria de saber se existe alguma opção menos invasiva do que uma osteotomia ou prótese. Já li algumas matérias interessantes a respeito de menisco artificial ou algo relacionado. O que é verdade ou mentira nisso tudo e a grosso modo o que seria mais indicado pra mim, lembrando que jogo futebol semanalmente e não gostaria de ter que parar em breve.
    Grato.

    1. Boa tarde, Eliezer.

      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      As indicações para o transplante meniscal são muito restritas. O que tem sido feito hoje em dia em casos como o seu é a infiltração com acido hialuronico (viscossuplementação) com resultados animadores.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  31. Boa noite Dr. Adriano
    Gostaria de saber qual a diferença entre condromalácia e artrose, e se condromalácia e o inicio de uma artrose.

    1. Oi, Alberto.
      A condromalacia é o amolecimento da cartilagem. A artrose pode ser uma evolução da doença coma formação de osteofitos (bico de papagaio), erosões na cartilagem, deformidades e profunda perda de função da articulação.

  32. Boa tarde, já fiz 5 cirurgias no joelho direito, reconstrução de LCA+Colateral do joelho direito evoluindo com atrose grave, sinto muita dor a noite, que tipo de exercício poderia fazer para amenizar essa dor?

    1. Oi, Valdenir.
      Se o sr tem artrose, o ideal seria avaliar bem as limitações do joelho e a função muscular.
      Os exercícios sao individualizados e prescritos no consultório.
      Talvez o sr seja candidato a viscoscossuplementação.

  33. OLA DR. SOU ELIZETE TRABALHO COM MASSOTERAPEUTA TENHO MUITO AMOR E CARINHO POR MEUS PACIENTE ,POR ISSO ENTRE EM SUA PAGINA PARA ME MANTER MAIS INFORMADA DE CERTA DOENÇAS QUE TANTO AFLINGE NOSSOS IDOSOS E CLARO MUITOS JOVENS TAMBÉM.SERA UM GRANDE PRAZER MANTER UM RELACIONAMENTO COM O DR.GOSTEI MUITO DE SUAS INFORMAÇOES.DESDE DE JA MEU MUITO OBRIGADO.

  34. Boa noite,Dr. Adriano Leonardi

    Tem uma semana que meus dois joelhos estão doendo, foi ao medico fiz rx o medico falou que é um inicio de artrose, ele passou a medicação estão melhorando. gostei muito da respostas do Sr.
    Muito obrigada

  35. Olá Dr! Belo texto. Tenho CONDROPATIA PATELAR DISCRETA, conforme RM; E recentemente fiz alguns RXs do joelho e graças a deus o resultado deu tudo ok. Lendo seu texto fico mais tranquilo, pois deduzo que não tenho Artrose. Estou certo? Abraços!

  36. Bom Dia,
    Dr. Adriano,
    Quero também, lhe parabenizar pela matéria esclarecedora e sólida. Tenho 30 ano e uma artrose (inicio) nos dois joelhos 🙁 sinto tantas dores… quando subo escadas, chego até a escutar os joelhos estalando 🙁
    Se eu tivesse consciência do QUANTO os nossos joelhos são tão importantes pra nossa qualidade de vida, teria cuidado deles no passado…
    Mais uma vez, obrigada por esclarecer essa questão de utilidade publica.
    Abraço!

  37. DR. Que maravilhoso seus posts, Tenho apenas 27 e fui diagnosticada com osteoartrose condropatia grau 4 e menisco extrusado e bico de papagaio a principio nao sinto dores com exceção do bico que dói , tenho joelhos valgos o Dr. Acha que posso fazer o transplante de cartilagem ? Se não o que indicaria?
    Aguardo anciosamente sua resposta.

  38. Boa tarde Dr Adriano, me disseram que está no protocolo de tratamento da artrose em joelho a substância Duloxetina, o que pode melhorar os sintomas da dor e diminuir o uso de anti inflamatórios. Gostaria de saber sua opinião, pois na bula diz que esse medicamento também trata depressão.

    1. oi, Fred.
      Esta medicação é utilizada por fisiatras para modulação da sensação de dor.
      Se a artrose do paciente for grave, eu prefiro operar. Pq apenas amenizar a dor é como ficar fazendo curativos e não tirar o prego do sapato.

  39. Boa tarde!
    Fiz exame de ultra-som hoje e fui informada que estou com um sisto, no joelho esquerdo, consequencia de artrose.
    Gosto de correr 6km 3x semana e estou parada por que quando corro, dói.
    Gostaria de fazer uma consulta com o sr. O sr atende Unimed?
    Se nao, quanto seria a consulta e onde fica o consultório, por favor?
    Obrigada por possível retorno.
    Zelinda Maia
    Tel 21 25760877
    21 999889497

  40. artrose medial.
    bom dia.
    o meu problema é o seguinte:
    meu joelho costuma doer quando estou em movimento , ou seja, quando estou caminhando ou correndo. mas não há dores quando pedalo bicicleta.
    fui ao ortopedista e ele pediu uma ressonancia magnetica. ele observou vou que , realmente , tenho artrose medial.
    agora me informe se é preciso, realmente, cirurgia de osteotomia ou artroscopia?
    o que o senhor indicaria?
    e, se acaso, for preciso fazer osteotomia, me informe qual o tempo de cura e se poderei voltar a fazer minhas atividades físicas, como : jogar futebol ou correr.

    1. Bom dia sr. Augusto.
      Eu, absolutamente nao tenho como opinar sem examinar e ver as imagens do paciente.
      Se o sr. puder passar em consulta comigo, será um prazer poder te ajudar.

      att

      Dr. Adriano Leonardi

  41. Foi excelente explicação, pois para leigos a linguagem clara e objetiva facilita o entendimento! Parabéns pela informação que tira as dúvidas… pois falar sobre doenças nos deixa apreensivos …

  42. Estou passando pelo problema. Dores ao fazer atividade física e/ou ao subir e descer degraus.
    O artigo me deu um norte, porém vejo que necessito de um diagnóstico mais preciso.

  43. Tenho artrose nos dois joelhos, sendo que so i direito é cirúrgico, estou fazendo tratamento , mas disseram que eu só posso operar depois dos 60 ainda estou com 54 e as dores não passa,faço fisioterapias mas os remédios são muito caros me ajude por favor

    1. oi, dna Marcia.
      Historias como a sua são muito frequentes.
      Costumo tratar pacientes de sua faixa etária com infiltração do joelho com acido hialuronico de 3.a geração com excelentes resultados, pois melhoram muito a dor e abrem a possibilidade do reforço muscular.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  44. Boa noite Dr. Adriano, sou Educadora Física, treino um grupo de mulheres na faixa etária de 30 a 65 anos, trabalho com exercícios funcional e dança, três vezes na semana, uma aluna queixou-se ontem comigo que quarta-feira a pois o treino chegou em casa e percebeu joelho esquerdo inchado e com dor, mãos e pés inchado tbm, ela tem 62 anos. Será que minha aluna esta com artrose, recomendei repouso e que procurasse o medico.

    1. oi, Laudinete.

      Pode ser artrose ou outra artropatia inflamatória.
      Qdo recebo pacientes assim, faço testes reumáticos p/ descartar doenças como o lupus e a artrite reumatoide.

  45. Boa tarde!

    Dr. Tenho um desgaste no joelho direito novel 3 conforme ressonância magnética. A pergunta é se esta aplicação com esse liquido seria viável no meu caso?

    Atenciosamente.

    1. oi, Antenor.
      Se sua dor for cartilaginosa e os sintomas estiverem de acordo com as imagens, pode ser sim que o sr se beneficie com a viscossuplementacao.

  46. Excelente trabalho esclarecedor!
    O Dr. Adriano faz uma explanação completa , desde as causas até as providências últimas!
    Me esclareceu muito e até me acalmou em virtude de tantas possibilidades! Obrigada Dr.Adriano!

    1. Por motivos éticos óbvios, não comento e não oriento pós-operatórios de cirurgias realizadas por outros médicos.
      Queira, por gentileza endereçar suas questões ao seu cirurgião.
      Grato pela compreensão

  47. ola dr adriano faz 8 anos fiz redução de estomago operei com 190 kg hoje estou com 109 mais faz 2 anos que estou sofrendo com artrose nos joelhos estou fazendo um tratamento com disfor peptan colágeno sache há 3 meses estou bem melhor já não estou caindo ao chão mais . mais de vez em quando sinto que ao andar meus joelhos querem dobrar .tipo uma sensaçao . não consigo fazer exercício ainda . um medico me indicou hidroginástica mais tenho dificuldades para subir as escadas pa picina .isso tem cura estou no caminho certo com este medicamento . depois que estou tomando ele melhorei 80 por cento. sem mais obrigado

    1. oi, Fabiano.
      Fico muito feliz que tenha melhorado.
      Nao existe evidencia cientifica que este medicamento modifique a evolução da artrose.
      Se vc melhorou os sintomas, certamente esta ligado à redução de peso.
      Forte abraço

      Adriano

  48. Boa tarde Dr Adriano fiz uma ressonância recentemente e a conclusão foi
    Atropatia degenerativa patelofemoral
    Atropatia degenerativa tibiofibular
    Sequela de Osgood-schlatter,sem alterações mecânicas ou inflamatórias associadas
    Redução das dimensões do menisco lateral,por provável meniscesctomia parcial progressa
    Cisto poplíteo (Baker),com discreta rotura parietal e corpos osteocondrais de permeio.
    Oq significa isso dr desde de já obrigado

    1. Oi, Leandro!
      O laudo que vem anexo no exame de imagem é a interpretação do medico radiologista que não examinou o paciente.
      Em uma consulta, o medico deve examinar o paciente, ver as imagens e, por ultimo, ver o laudo do radiologista.
      Desta forma, sem o exame fisico em uma consulta tradicional, não posso te auxiliar em nada.
      Procure um medico de confiança.
      Se puder passar comigo,será um prazer.
      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  49. Dr. Fiz uma osteotomia de tíbia há 7 anos atrás tinha 25 anos e com um ano de cirurgia voltei a jogar futebol, agora aos 32 tive uma lesão mas consigo fazer tudo, mas o médico me proibio de jogar futebol, disse que quem fazia osteotomia não pode mais jogar futebol. É vdd?

  50. Prezado Doutor Adriano:
    Bom Dia; verificando suas postagens, após procurar na internet, um profissional médico que pudesse me orientar, através de um atendimento médico em seu consultorio, deparei com o seu nome, cuja consulta estarei agendando através dos números de telefones retro apontados.
    Fui diagnosticada com uma lesão do menisco medial do joelho direito, com extensão às superfícies articulares adjacentes, configurando ruptura, apos ressonancia magnética do joelho direito., com dimensões de 21 mm. da região corporal para adjacente medindo cerca de 8X7 mm.
    Volumoso acúmulo de líquido intra articular, com aspecro hipointenso no T1, além de focos de proliferação sinovial no recesso super patelar. e outras observações que parecem de somenos.
    Os medicos dos quais eu consultei me receitaram apenas fisioterapia e hidroginástica terápica alegando que a questão meniscal não deve ser tomada como objeto de cirurgia e sim de acomodação do proprio organismo. Isto é de fato a forma aconselhável ou vou ter que me submeter a outros procedimento médicos, tomando-se em consideração que, após a realização de fisioterapia as dores agudas diminuiram, entretanto, o joelho está cada vez mais reduzido em seus movimentos, inchado e comprometido em movimentos naturais da perna ao se caminhar. Aguardando a sua resposta, reitero, a minha ligação telefonica em seu consultorio a fim de marcar uma consulta médica satisfatória. Atenciosamente,

    1. oi, Lea.

      Para te responder sua questão, eu precisaria ver se o fragmento meniscal esta instável ou não e fazer correlação clinico-radiografica, alem da presença ou não de edema ósseo associado.
      Em lesões meniscais degenerativas, a cirurgia costuma não ser a primeira opção. Mas, se o fragmento meniscal estiver causando muita reação inflamatória, muitas vezes é necessário proceder no tratamento cirúrgico.
      Se a sra puder passar em consulta, será um prazer poder te ajudar.

      Att

      Dr. Adriano Leonardi

  51. boa noite Dr Adriano , tenho artrose nos dois joelho ,o joelho direito esta no grau 4 é femural patelar( se não estou egana ) , fa mais ou menos um ano ela esta travando isto é de repente e não estica e doi muito não consigo colocar o pé no chão , as primeiras vezes tomei injeção de Dexaneurim e melhorou agora a ultima vez que travou ficou 48 hs , tomei os medicamentos e demorou todo esse tempo gostaria de uma opinião do Dr obrigado

    1. oi, Sonia.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas fica difícil eu te orientar sem te examinar e ver seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  52. Boa noite, Doutor.

    Fui diagnosticada com condropatia patelar bilateral aos 27 anos, alguns chamam de artrose então fico confusa. No momento estou no aguardo do SUS para fazer o tratamento. Tenho dificuldade pra andar, sinto um peso muito grande nos joelhos, espasmos e dores. Não consigo me exercitar para perder peso e já tomei muitos anti inflamatórios. Alguma dica para que eu não fique 24h sentada ou deitada até fazer as infiltrações ou só repouso mesmo? Tem algum risco dobrar as pernas (ou tentar) pra mudar um pouco de posição? Posso ficar sem andar? Posso recorrer ao colágeno? Obrigada.

  53. Doutor tenho fator reumatóide positivo, porém não tenho outras dores articulares a não ser os joelhos, já fiz uso de todo tipo de medicamento para artrite reumatóide inclusive medicamentos de alto custo e nada contenha a inflamação e inchaço dos joelhos, tem dias que ando arrastando de tanta dor, é possível agendarmos uma consulta on-line, havia vista que moro em Goiás. Obrigado pela atenção.

  54. Doutor,tenho 23 anos e gui diagnosticado com artrose gau 3,estou usando ácido hialuronico e também uso medicamento Ártico é um dos melhores tratamentos?será q vou ter que fazer uma cirurgia em um futuro próximo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *