Causas da Dor no Joelho

Conheça as Principais Causas de Dor no Joelho

A dor no joelho é considerada a segunda maior causa de consultas médicas no mundo, estando atrás apenas das dores nas costas ou na coluna lombar. É extremamente comum que pessoas que nunca sentiram nada começarem a ter dor no joelho de uma hora para outra e, muitas vezes, de caráter incapacitante, fazendo com que subir, descer escadas e dirigir se tornem uma tortura!

Dor no Joelho

O joelho é uma articulação comumente lesada. São 19 as causas mais comuns.

O Causa Dor no Joelho

Como já descrevi em outros artigos, o joelho é uma articulação nobre, complexa com 7 eixos de movimento e, além de executar nossos movimentos, também absorve impacto, tornando-se um sítio frequente de lesões. Estas lesões podem ser agudas, ou seja, quando você se lesiona subitamente torcendo o joelho, por exemplo; ou podem ser de caráter mais crônico por muito esforço repetitivo.

 

Dor no JoelhoListei, abaixo 20 causas comuns de dor no joelho. Vamos ver cada uma delas:

 

Artrose

Também chamada de osteoartrite ou artrite. Trata-se de uma doença crônica de caráter degenerativa, onde nossa cartilagem articular começa a morrer. Possui forte componente genético-familiar e também está ligada a cirurgias e traumas prévios.

 

De longe é a principal causa de dor no joelho.

 

Tendinite no joelho

O joelho possui diversos tendões. Na parte da frente, temos o tendão quadricipital acima da patela e o tendão patelar abaixo dela. Na parte de dentro, temos os tendões da pata de ganso (gracil e semi-tendineo) e, atrás do joelho os tendões semimembranoso e do bíceps femoral. As tendinites do joelho são muito frequentes em esportes compostos por esforço repetitivo como a corrida de rua e o ciclismo. Uma característica típica da dor tendinea é que dificilmente incomoda na hora em que você está treinando, mas sim durante o repouso. Por este motivo, são muito comuns relatos de pessoas que conseguem treinar normalmente, mas tem muita dor no joelho a noite e no dia seguinte. Podemos traçar um mapa das tendinites do joelho:

 

Dor no Joelho

A tendinite patelar é causa comum de dor abaixo da patela, principalmente entre corredores.

 

  • Tendinite patelar – a dor está na frente e abaixo da patela;
  • Tendinite quadricipital – dor em cima da patela;
  • Tendinite semimembranosa – dor atrás e na região de dentro do joelho;
  • Tendinite do bíceps femoral – dor atrás e na região externa do joelho;
  • Tendinite da pata de Ganso – dor na região interna do joelho;
  • Tendinite do Tendão Popliteo – outra causa muito frequente de dor na região externa e posterior do joelho.

 

Bursite

Inflamação da bolsinha que temos entre as estruturas do joelho como tendões, ligamentos e osso. É causada pelo uso excessivo repetido ou lesão do joelho.

 

A mais comum é a bursite patelar e acomete pessoas que ficam muito tempo ajoelhadas. Nos esportes, pode acometer judocas e praticantes de jiu-jitsu.

 

Condromalácia patelar

Causa de dor no joelho comum na população, principalmente entre mulheres. Possui altíssima incidência em esportes cíclicos de impacto repetitivo como a corrida de rua. Trata-se do amolecimento seguido de fragmentação da cartilagem localizada atrás da patela. Felizmente, hoje possui protocolos de tratamento e retorno ao esporte.

 

Dor no Joelho

A condromalácia patelar acomete principalmente mulheres corredoras.

 

Gota

Também chamada de artrite gotosa. Trata-se de uma doença reumática (reumatismo), onde o ácido úrico produzido por nossas células acaba se acumulando no sangue e se deposita nas articulações como micro cristais, gerando reação inflamatória exuberante. Acomete mais homens na faixa dos 40 a 60 anos e está ligada ao consumo exagerado de álcool, carne vermelha e frutos do mar. Se não tratada, pode levar a severa destruição articular.

 

Cisto de Baker

Dor no JoelhoTrata-se de um acúmulo de líquido sinovial (fluido que lubrifica a articulação) atrás do joelho. Geralmente presente em portadores de artrose. Causa sintomas e bloqueia o joelho ao se agachar. Sua complicação mais temida é a ruptura (cisto de baker roto), com dor e incapacitação.

 

Artrite reumatoide (AR)

Trata-se de uma doença reumática (reumatismo), onde nosso organismo fabrica anticorpos contra as células da membrana (sinovia) que envolve as articulações. Por isso, dizemos que é uma desordem inflamatória autoimune crônica. Causa inchaço doloroso e pode eventualmente causar deformidade articular e erosão óssea.

 

Luxação

Luxação da patela, na maioria das vezes, é o resultado de trauma agudo como uma entorse do joelho ou de frenagem brusca. Quando ocorre, a patela luxa (pula fora de seu trilho). Se ocorre por diversas vezes, pode gerar a Instabilidade femuropatelar.

 

Ruptura do menisco

Causa muito frequente de dor no joelho. O menisco é uma fibrocartilagem que serve como um “amortecedor” no joelho. Uma ruptura do menisco medial (de dentro) ou lateral (de fora) pode causar dor e bloqueio articular. Pode ter caráter agudo traumático em pacientes mais jovens e ser degenerativo em pacientes mais velhos.

 

Plica sinovial do joelho

As plicas são membranas que envolvem o joelho que dobram sobre si mesmas (invaginam) e podem se irritar devido ao esforço repetitivo, ou podem ficar presas dentro do joelho, causando dor e inchaço. A mais frequente delas é a plica sinovial medial.

 

Dor no Joelho

A síndrome da plica sinovial medial tem sintomas semelhantes a uma lesão do menisco medial.

 

Atrito do trato iliotibial

Também conhecida como tendinite do corredor. Trata-se de uma dor na região externa do joelho causada pelo atrito excessivo da banda fibrosa lateral chamada trato iliotibial em uma proeminência óssea chamada de epicôndilo lateral do fêmur. Muito comum entre corredores. Acomete também ciclistas que pedalam com banco muito alto. A reação inflamatória torna-se crônica.

 

Lesão dos ligamentos do joelho

Em geral, a lesão dos ligamentos cruzado anterior e cruzado posterior não causam dor, mas tanto o ligamento colateral medial e colateral lateral, por possuírem potencial de cicatrização podem gerar algumas aderências e levar a dores crônicas.

 

A lesão do ligamento colateral medial, muito frequente em quem joga futebol, é uma das principais causas de dor na região interna (de dentro) do joelho.

 

Síndrome de Osgood-Schlatter

De longe, a causa mais comum de dor no joelho em crianças e adolescentes, principalmente em jogadores de futebol de times de base.

 

Dor no Joelho

A síndrome de Osgood-Schlatter é a principal causa de dor anterior do joelho em crianças e adolescentes.

 

Sequela de Osgood-Schlatter no adulto

Na grande maioria das vezes, a doença evolui bem, mas alguns adolescentes acabam tendo um fragmento de cartilagem ou de osso que se desprende a acaba ficando dentro do tendão patelar, sendo a retirada cirúrgica do mesmo, uma opção de fácil resolução.

 

Osteocondrite Dissecante do joelho

Condropatia (doença da cartilagem) mais comum em crianças e adolescentes. Até hoje não se tem causa bem definida.

 

Dor referida no joelho

Dor no JoelhoOcorre quando existe uma lesão em outra articulação ou na coluna e ela é sentida no joelho. O local mais comum de sua origem é o quadril. Por isso, o exame desta articulação é praticamente “obrigatório” quando atendemos pacientes com dor no joelho.

 

Tumores ósseos do joelho

O osteossarcoma (segundo tipo de câncer ósseo mais prevalente), ocorre mais comumente no joelho, acometendo mais crianças e adolescentes.

 

Causas vasculares

A má formação da artéria poplítea é causa comum de dor na região de traz do joelho.

 

Fraturas de estresse no joelho

Podem ocorrer tanto em quem pratica esportes acima de seus limites fisiológicos, quanto em pessoas menos ativas devido à má qualidade óssea (osteopenia e osteoporose). Neste caso, chamamos de fratura por insuficiência ou fratura subcondral. No joelho, costuma acometer mais a porção superior da tíbia (fratura de estresse de planalto tibial) e a patela.

 

Dor no Joelho

A imagem mostra uma fratura de estresse no fêmur, já em estado avançado de evolução.

 

Desequilíbrio muscular

Apesar do tema ser controverso, muitos estudos mostram que uma relação anormal de força entre os músculos anterior e posterior da coxa podem gerar torque anormal no joelho, com consequente dor.

 

O equilíbrio pode ser mensurado pelo teste discinético do joelho.

O que pode Piorar a Dor no Joelho

De maneira simples e didática, qualquer coisa que agrave uma reação inflamatória do joelho pode piorar a dor. Se houverem lesões das estruturas internas do joelho, pode haver aumento do sangramento, com consequente aumento do inchaço e dor. Se o inchaço decorre de irritação das plicas ou de artrose ou outra condropatia (muito comum), pode se agravar e criar um problema crônico com grande atrofia dos músculos da coxa ao longo do tempo se não forem tratadas adequadamente entorses e distensões. Por isso, o inchaço no joelho, popular água no joelho é um dos sinais de que a dor no joelho está piorando.

 

+ 10 Principais Causas de Inchaço nos Joelhos

 

Dor no JoelhoSão fatores de agravo na dor no joelho:

 

  • Uso excessivo;
  • Infecção;
  • Má postura e gesto ao fazer atividade física;
  • Não aquecer antes da atividade física;
  • Mal alongamento muscular.

 

Quem está em risco de ter dor no joelho?

As pessoas acima do peso ideal e obesas correm maior risco de problemas no joelho. Tradicionalmente, dizemos que, para cada quilo que você está em excesso de peso, o joelho deve absorver um adicional de 4 quilos de pressão quando você caminha, corre ou sobe escadas.

 

Dor no JoelhoOutros fatores que aumentam o risco de dor no joelho incluem:

  • Idade;
  • Lesões ou traumatismos anteriores no joelho;
  • Praticar esportes sem a supervisão de um profissional capacitado e acima dos milites fisiológicos.

 

Quais São os Sintomas da Dor Crônica no Joelho

Os sintomas da dor crônica no joelho são diferentes para cada pessoa. A dor no joelho pode ter as características ou vir associada a:

 

  • Dor constante;
  • Dor aguda e aguda quando em uso;
  • Desconforto e ardência no joelho;
  • Inchaço;
  • Estalos;
  • Creptação (rangido);
  • Travamento;
  • Sensação de falseio.

 

Continue Lendo

 

+ Diagnóstico da Dor no Joelho

+ Tratamento da Dor no Joelho