fbpx
 

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre cartilagem do joelho

Confira as respostas para as principais duvidas sobre cartilagem do joelho

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre cartilagem do joelho

A cartilagem é uma pequena parte da anatomia geral do nosso corpo. No entanto, trata-se de um tecido que desempenha um grande papel em nos ajudar a nos mover e completar as atividades básicas do dia a dia. Por isso, é normal que existam diversas perguntas frequentes sobre cartilagem no joelho. E, bom, neste artigo, você vai conferir as respostas para elas. Portanto, continue a leitura!

8 perguntas frequentes sobre cartilagem no joelho

Abaixo, reunimos uma lista de respostas úteis para as perguntas frequentes sobre cartilagem no joelho:

O que é cartilagem?

Frequentemente ouvimos sobre a importância da cartilagem para proteger a saúde das articulações. Mas o que é exatamente e como ela mantém as nossas articulações saudáveis?

Bom, a cartilagem é o principal tipo de tecido conjuntivo extremamente forte e flexível visto em todo o corpo. Ela assume muitas formas e atende a uma variedade de propósitos estruturais e funcionais

Em sua maior parte, não contém vasos sanguíneos ou nervos e é fornecida com nutrientes por meio da compressão e flexão do tecido.

Qual a função da cartilagem?

A principal função da cartilagem é distribuir e suportar as cargas que podem ser transmitidas entre as superfícies. Desta forma, ela proporciona um movimento de deslizamento suave, praticamente sem fricção, protegendo os ossos e evitando atrito.

Além disso, a cartilagem também dá forma e suporte a várias partes do corpo, como nariz, orelhas e traqueia.

É possível a regeneração da cartilagem?

Como a cartilagem tem um suprimento sanguíneo muito limitado e poucas células, ela não pode se reparar facilmente em comparação com outros tipos de tecido conjuntivo. Por isso, ela raramente se regenera na vida adulta após uma lesão.

Mas principalmente com a chegada de novas tecnologias, em especial a ressonância magnética com imagens direcionadas para a cartilagem, é possível que seja estimada a regeneração, ainda que lenta, do tecido após qualquer procedimento regenerativo. 

Vale ressaltar, porém, que isso ainda é um tema polêmico e segue em estudo.

Existem diferentes tipos de cartilagem?

Sim, existem três tipos de cartilagem que se diferenciam de acordo com a classe de fibras que expõem e conforme a quantidade das substâncias intersticiais. Esses tipos de tecidos cartilaginosos são:

  • Cartilagem Elástica: funciona para fornecer suporte e manter a forma de partes flexíveis do corpo, como orelhas e laringe;
  • Cartilagem Fibrosa: é o tipo de cartilagem mais abundante no corpo e reveste as extremidades das superfícies ósseas, reduzindo o atrito nas articulações;
  • Cartilagem Hialina: proporciona amortecimento nas articulações.

Quais os sintomas de dano à cartilagem?

Os sintomas de dano à cartilagem em uma articulação incluem rigidez e sensação de “clique” das juntas. Além disso, dor nas articulações, que pode continuar mesmo em repouso e piorar quando você coloca peso na articulação, e inchaço também são sintomas comuns. 

Contudo, às vezes, pode ser difícil diferenciar uma lesão da cartilagem de outras lesões comuns nas articulações, como entorses. Por isso, é fundamental procurar um médico especialista.

Sintomas da lesão da cartilagem articular incluem:

  • Dor;
  • Inchaço ou água no joelho;
  • Estalidos excessivos;
  • Atrofia muscular;
  • Perda da flexão e extensão da articulação;
  • Crepitação, como se houvesse areia na articulação.

Quais os sintomas de dano à cartilagem?

Quais são as principais doenças relacionadas com o desgaste da cartilagem?

As lesões da cartilagem são muito comuns e podem causar sintomas como dor ou limitação de movimentos. Também pode causar danos e deformidades nas articulações.

Algumas das patologias da cartilagem são:

  • Fatores genéticos;
  • Artrose;
  • Artrite reumatoide
  • Condromalácia;
  • Costocondrite;
  • Rupturas e lesões, geralmente devido a lesões esportivas.

 

A prática de esportes degenera mais rapidamente as articulações?

Não! Existem diversos estudos que mostram que uma pessoa ativa tem proteção das articulações ao praticar esportes e realizar trabalhos de fortalecimento muscular. Desde que, é claro, estejam dentro de seus limites fisiológicos.

Neste contexto, a degeneração da cartilagem tende a ser mais rápida em pessoas sedentárias.

Quando procurar um médico especialista?

Se você se machucou, é uma boa ideia tentar medidas de autocuidado primeiro. Entorses e pequenos danos à cartilagem podem melhorar por conta própria em alguns dias ou semanas. Contudo, danos mais graves provavelmente não melhorarão por conta própria e, caso não sejam tratadas, podem eventualmente causar o desgaste cartilaginoso.

Por esse motivo, consulte um médico especialista se você não consegue mover a junta corretamente, sente bastante dor que não pode ser controlada ou se não consegue colocar peso na perna.

Além disso, procure um ortopedista se a área lesada parece torta ou tem protuberâncias incomuns ou se você tem dormência, descoloração ou frio em qualquer parte da área lesada.

Agende uma consulta agora mesmo!

Se você achou este artigo um recurso útil, mas ainda tem outras perguntas frequentes sobre cartilagem no joelho, desgaste cartilaginoso e etc, não hesite. 

Confira outros artigos sobre cartilagem e entre em contato para agendar uma consulta. Dessa forma, você pode tirar todas as suas dúvidas com o Dr. Adriano Leonardi, médico especialista em cirurgia do joelho e medicina esportiva!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?