fbpx
 

5 sintomas de cartilagem do joelho desgastada

5 sintomas de cartilagem do joelho desgastada

5 sintomas de cartilagem do joelho desgastada

A cartilagem do joelho é um tecido que cobre, amortece e protege a articulação. Ela evita que os ossos tenham um atrito excessivo entre si. Quando se desgasta, deixa de cumprir sua função e diminui a proteção dos ossos. Como resultado, você pode sofrer com os sintomas de cartilagem do joelho desgastada. Isso ocorre porque essa articulação tem que suportar o peso do corpo e dos objetos que carregamos, quando permanecemos em pé ou quando nos movemos caminhando, correndo, subindo ou descendo escadas.

Mas quais são esses sintomas? Continue lendo para descobrir!

Confira alguns dos principais sintomas de cartilagem do joelho desgastada

Embora a cartilagem seja resistente e flexível, é relativamente fácil de danificar. Dito isso, pacientes com danos a esse tecido podem sofrer com os sintomas de cartilagem do joelho desgastada que descrevemos a seguir:

Dor

Entre os sintomas de cartilagem do joelho desgastada, um dos principais é justamente dor na articulação. Em alguns casos, surge como uma sensação de incômodo ou desconforto, mas pode ser muito forte, especialmente pela manhã.

Inchaço

A maioria das lesões que causam o desgaste da cartilagem resulta em pelo menos algum grau de inflamação e inchaço. Esse inchaço pode ser visto a olho nu, bem na região da rótula.

Limitação de mobilidade

Outro sintoma do desgaste cartilaginoso é uma sensação de travamento no joelho, que interfere na capacidade de ficar em pé ou andar. Afinal, como a cartilagem desempenha um papel importante no movimento do joelho, o desgaste pode causar dificuldade para caminhar normalmente ou fazer movimentos diários.

Rigidez

Você pode sentir o seu joelho ficar rígido devido à sobrecarga muscular. Isso deve ser avaliado e tratado o mais rápido possível, pois pode levar a ruptura do menisco.

Fraqueza

Como já deve ter dado para perceber, a cartilagem do joelho desgastada pode afetar a sua articulação de muitas maneiras diferentes. Assim, você também pode ter uma sensação de instabilidade e fraqueza.

Por que esses sintomas ocorrem?

Uma vez desgastada a cartilagem, o osso logo abaixo de seu leito, conhecido em linguagem médica como osso subcondral se torna sobrecarregado e sofre uma inflamação também conhecida em nosso meio como edema ósseo ou fratura subcondral. O osso, ao contrário da cartilagem é muito inervado, gerando dor.

Os debris de cartilagem lançados dentro da articulação geram uma reação inflamatória, podendo inclusive inchar o joelho. O processo inflamatório é chamado de sinovite e também é responsável pela dor.

E o tratamento?

Como já dito em diversos artigos, o tratamento do desgaste envolve recursos como a fisioterapia, a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) e tratamento cirúrgico em técnicas como a mosaicoplastia, micro-fraturas, transplante de cartilagem e membrana de colágeno.

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

A cartilagem não possui vasos sanguíneos ou nódulos linfáticos. Consequentemente, é muito difícil se regenerar. Nesse sentido, uma vez que os sintomas de cartilagem do joelho desgastada aparecem, é muito difícil para eles irem embora sozinhos ou em repouso. 

Por esse motivo, é necessário procurar um especialista para receber o tratamento adequado. Portanto, agende uma consulta agora mesmo com o Dr. Adriano Leonardi, médico ortopedista especialista em joelho!

Confira o vídeo a seguir sobre Lesões da Cartilagem do Joelho.

Aproveite e se inscreva em meu canal para acompanhar os vídeos sobre cartilagem do joelho.

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?