Diagnóstico da Lesão do Ligamento Colateral Medial – LCM

Home > Joelho > Ligamentos > Lesão do Ligamento Colateral Medial – LCM > Diagnóstico da Lesão do Ligamento Colateral Medial – LCM

Diagnóstico da Lesão do Ligamento Colateral Medial

Ortopedista diagnosticando lesão do ligamento colateral medialAssim como qualquer lesão dos ligamentos do joelho, o diagnóstico é dado através de uma história de trauma no joelho, seguida de um bom exame físico e da análise de exames de imagem como a ressonância magnética e radiografias. É muito importante que o médico tenha conhecimento sobre o esporte que o paciente pratica, tendo em sua mente dados estatísticos de suas principais lesões.

 

Ao examinar o paciente, palpamos toda a extensão dos pontos dolorosos e, se a dor não for forte, aplicamos a manobra chamada “estresse em valgo”. Ela é realizada com o joelho flexionado a 30 graus (para tirar a ação do ligamento cruzado anterior). Através dela, testamos a abertura de dentro do joelho. Quando positiva, dizemos que existe “bocejo” e só é considerada positiva quando a abertura é maior que o joelho sadio.

Estudos de imagem

Radiografia

 

A radiografia sempre deve ser realizada para descartar fraturas do joelho. As visões anterior-posterior, lateral e patelo-femoral são geralmente suficientes. Na suspeita da ruptura do ligamento colateral medial (LCM), solicitamos as chamadas radiografias em “estresse em valgo”, nas quais se flexiona o joelho a 30 graus e força a abertura de dentro (medial) do joelho, sempre se comparando ao joelho oposto normal.

 

Suspeita-se de lesão do ligamento colateral medial grau III se for notado mais de 3,2 mm de abertura do compartimento medial. Quando a lesão do ligamento colateral medial é antiga, podemos ter um sinal radiográfico chamado de lesão de Pellegrini-Stieda. Trata-se de uma calcificação na inserção femoral do LCM.

 

Ressonância magnética (RM)

 

Mostra a distensão do ligamento, o tamanho do sangramento, o grau da lesão ligamentar e se houve ou não lesão a outras estruturas do joelho como outros ligamentos, meniscos e cartilagem do joelho.

radiografia do joelho para identificar lesão do ligamento colateral medial

Procedimentos

Aspiração articular

 

Se houver um derrame articular significativo, a avaliação pode ser difícil. Usando técnica asséptica, o joelho pode ser aspirado para permitir uma avaliação mais completa. Um anestésico local pode ser injetado se o joelho for muito doloroso para avaliação.

 

Continue lendo

 

+ O que é a Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Tratamento Não Cirúrgico da Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Tratamento Cirúrgico da Lesão do Ligamento Colateral Medial
+ Prevenção da Lesão do Ligamento Colateral Medial