Home > Joelho > Meniscos > Menisco > O que é Menisco
Rua Bento de Andrade, 103 – Ibirapuera – São Paulo | (11) 94006-5262
Home > Joelho > Meniscos > Menisco > O que é Menisco
O menisco é uma estrutura de formato semicircular, semelhante a meia-lua composto por cartilagem fibrosa (fibrocartilagem) e funciona como uma almofada ou amortecedor dentro do joelho, recebendo e dissipando as forças as quais o joelho é submetido em nosso dia a dia. Tem sido considerado, cada vez mais, uma estrutura preciosa para o funcionamento do joelho, agindo como lubrificadores, estabilizadores, amortecedores e distribuidores de carga dentro da articulação. Suas lesões tem sido amplamente estudadas e existe uma tendência mundial em preservá-los ao máximo possível, pois sua remoção está ligada a altas taxas de degeneração da cartilagem do joelho e, posterior evolução para uma condropatia.
Três ossos formam a articulação do joelho: a parte final do fêmur acima, a parte inicial da tíbia abaixo e a patela na frente. Os meniscos estão localizados entre o fêmur e a tíbia, entre as regiões que chamamos de côndilos femorais e planalto tibial.
Didaticamente, o menisco é dividido em 3 porções:
São fixados à tíbia nos cornos anterior e posterior por ligamentos que chamamos de “raiz do menisco” e, entre eles pelos ligamentos coronários.
Importante ressaltar o que chamamos de “anatomia vascular do menisco”: estudos demonstraram que sua periferia é bem irrigada; por isso chamada de “zona vermelha”. Já sua região central não possui vasos sanguíneos e recebe nutrientes por embebição (nutrientes passam por pressão negativa da periferia para a região central). Por isso chamada de “zona branca”. Isso tem influência direta no tratamento e prognóstico da lesão.
Dividimos os meniscos em dois:
A figura mostra os meniscos medial e lateral como dois grandes amortecedores do joelho.
O menisco medial está localizado na parte de dentro, ou interna do joelho. É semicircular e está fixo ao ligamento colateral medial (LCM) do joelho. É muito pouco móvel se comparado ao menisco lateral, deslocando-se somente 2-5 mm para dentro da articulação e, portanto, é mais propenso a lesões.
O menisco lateral está localizado na porção mais externa, ou de fora do joelho. Se comparado ao menisco medial, tem um formato mais circular e move-se de 9 a 11 mm para dentro da articulação. Na sua porção média, passa o ligamento colateral lateral e, na sua porção posterior, passa o tendão poplíteo.
Como dito anteriormente, a função primordial do menisco é a de absorver o impacto do joelho. Mas, sua função vai além. Além de ser um grande amortecedor, o menisco também atua na estabilização do joelho, sendo o menisco medial um importante anteparo entre o fêmur e a tíbia, auxiliando o ligamento cruzado anterior a estabiliza-los, não permitindo que a tíbia vá para frente quando freamos o joelho. Já o menisco lateral auxilia na rotação externa e interna do fêmur sobre a tíbia, funcionando como uma espécie de guia para que este complexo movimento ocorra.
Outras funções dos meniscos incluem:
Basicamente, os meniscos são lesionados de duas maneiras:
Geralmente, em esportes de contato, especialmente em lutas de solo como o Judô ou Jiu-jitsu, onde o lutador mantem o joelho muito flexionado. Havendo uma entorse, ou quando o adversário cai sobre o joelho esticado, o fêmur é pressionado contra a tíbia e a força excessiva de rotação ou de compressão pode levar à ruptura do menisco. Quando a força gerada sobre o menisco é pequena, podemos ter as lesões menos complexas como as radiais e as longitudinais. Já quando a força é grande, lesões mais complexas como os flaps e a alça de balde do menisco podem ser formadas. Em geral, nesse mecanismo de lesão, outras estruturas são lesadas junto ao menisco como ligamentos do joelho, em especial, o ligamento cruzado anterior e o ligamento colateral medial.
Em lutas de solo, o menisco é uma estrutura comumente lesionada.
De maneira lenta e progressiva, que pode causar dor de uma hora para outra. Nestes casos temos a lesão degenerativa do menisco, que nada mais é que seu envelhecimento, que começa em torno dos 40 anos de idade, podendo surgir mais cedo em algumas pessoas. A lesão degenerativa do menisco começa com uma fissura em seu interior, que chamamos de lesão ou degeneração mixóide do menisco. Esta fissura vai progredindo de maneira horizontal, dividindo o menisco e uma porção superior e inferior e, em um determinado momento, por ter maior mobilidade que um menisco mais novo, pode ficar preso entre o fêmur e a tíbia em movimentos banais como agachar ou torcer de leve o joelho ao sair do carro.
Além da lesão horizontal degenerativa, o menisco, ao envelhecer, começa a sair de sua posição original, migrando para as bordas externas da tíbia, gerando o que chamamos de extrusão meniscal, ou lesão extrusa do menisco. Nestes casos, o menisco pode perder seu poder de amortecedor, gerando aumento da pressão entre os ossos do joelho, podendo levar a uma condropatia do joelho como a artrose, especialmente em pessoas que estejam acima do peso.
A lesão degenerativa do menisco costuma ocorrer em pessoas acima dos 50 anos de idade.
Os sintomas estarão ligados ao tipo e intensidade da lesão sofrida. Como os meniscos são estruturas que possuem muita inervação, a dor é o sintoma mais frequente. A dor do menisco é tipicamente bem localizada na região de dentro (menisco medial) e de fora (menisco lateral), com períodos de alívio e agravo a determinados movimentos como agachar e cruzar as pernas.
A dor pode estar presente também à noite. Por este motivo, é muito comum o relato de pessoas que tem que colocar um travesseiro entre as pernas para poder dormir. Em geral, a ruptura do menisco lateral gera mais dor e com mais constância que o menisco medial. Atribui-se a isso sua rica inervação e seu complexo movimento de rotação.
Área da dor na lesão do menisco medial
Outros sintomas comuns na ruptura do menisco incluem inchaço por gerarem reação inflamatória intensa, chamada peri meniscite e bloqueio (travamento), especialmente em lesões mais complexas como os flaps e alça de balde.
+ Tratamento Não Cirúrgico da Lesão Meniscal
Preencha o formulário com as informações abaixo para agendar a sua consulta:
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Alfredo da Costa Nunes
Postado as 22:25h, 23 julhoGostei de saber como é feito uma operação e gostaria de saber mais coisas a respeito do menisco.
M Helena
Postado as 07:51h, 13 novembroFoi tirado toda menisco interno medial, quero saber em que momento,começa a fisioterapia
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 16:04h, 13 novembroisso tem que ser perguntado ao seu medico
Junior
Postado as 00:56h, 16 fevereiroBoa noite.
Preciso de uma opnião, operiei o meu joelho esquerdo aos 18 anos de idade, hoje tenho 37 anos e ao sair do treino de musculação, meu joelho ficou estalando sem parar. Segundo o médico na época tinha duas opções, cirurgia a laiser ou retirada total menisco e a segunda opção foi feita, por motivos financeiros. Enfim sinto que não ficou 100%, a perna esquerda não acompanha a perna direita sempre ficando sem força, sem massa muscular. Ganhei pouca massa muscular, a musculação sempre ajudou, mais a perna sempre incomoda, como se sobrou algo por dentro. Agradeço a atenção e aguardo um retorno de como proceder…
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 14:50h, 16 fevereiroOi, Junior
Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
O endereço e telefones do consultório sao:
Rua Bento de Andrade,103
Ibirapuera SP/SP
Tels. (11) 2507 9021
whatsapp: (11)94754-9183
Se tiver dificuldade em consulta presencial, meu link para Telemedicina é https://adrianoleonardi.com.br/telemedicina/
Cordialmente,
Dr Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
elizabeti dias bravo
Postado as 15:47h, 10 marçoBoa tarde Dr. estou com este diagnostico meu filho de 18 anos lesionou em um teste físico para o exercito brasileiro
paguei a ressonância, mas gostaria de saber se é caso cirúrgico visto que não tenho plano saúde . agradecida se responder
CONCLUSÃO:
– Moderado derrame articular com sinais de espessamento sinovial reacional.
– Rotura complexa do corpo meniscal medial até a margem do corno posterior, com amputação da margem
livre e redução da subtância meniscal das zona intermediária e periférica, e aparente pequeno flape deslocado
para o recesso inferior.
– Condropatia de baixo / moderado grau na zona de carga do compartimento femorotibial medial. Incipiente
condropatia na zona de carga da tróclea femoral.
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 18:14h, 10 marçoBoa tarde.
Por motivos éticos e para maior segurança do paciente, para te responder isso precisaria de examinar-lo e de ver os exames de imagem.
Estela mara gemelli
Postado as 19:43h, 08 junhoOlá
Tenho 37 e descobri que estou com menisco do joelho direito na parte de dentro, não faço esportes mas tenho anos numa vida ativa de com mais de 9 horas diárias de segunda a sábado só de pé caminhando e agora a dor é insuportavel
Lillian
Postado as 21:19h, 30 agostoBoa Noite, acabei de pegar meu resultado da ressonância onde informa: Menisco medial com lesão completa na junção entre o corno posterior e a raiz, estando a porção corporal
parcialmente extrusa para fora da interlinha articular; Revestimento condral femorotibial medial com irregularidades difusas superficiais, compatível com condropatia
grau 2; Edema ósseo junto as espinhas tibiais posteriores, de provável natureza contusional; Erosão condral profunda na faceta medial da patela, sem exposição óssea, compatível com condropatia grau 3. Processo clássico de cirurgia, correto?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 17:44h, 31 agostoOi,Lillian
Obrigado por sua participação.
Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.
Lillian
Postado as 20:36h, 02 setembroEntendo e agradeço pela resposta. Devido as minhas 3 cirurgias no joelho por conta de condromalácia e ligamento, já não espero outra coisa. Já são mais de vinte anos com problemas nesse joelho.
Obrigada.
LINO PROCOPIO
Postado as 10:11h, 13 janeiroTENHO 58 ANOS, NÃO SOU ESPORTISTA NEM ATLETA. LESIONEI O MENISCO A 2 ANOS NA ÁREA POSTERIOR MEDIAL BRANCA/BRANCA DE FORMA TRAUMÁTICA (TORÇÃO EM UMA RAMPA). POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19, OPTEI POR NÃO REALIZAR A CIRURGIA. CONSIDERANDO QUE NÃO POSITIVEI NO TESTE DE MC MURRAY (NÃO SINTO DOR, APENAS UM LEVE DESCONFORTO AO ANDAR), VOCÊ RECOMENDARIA INICIALMENTE TRATAMENTO CONSERVADOR (HIDROTERAPIA, MEDICAÇÃO ESPECÍFICA, ÁCIDO HIALURÔNICO, ACOMPANHAMENTO COM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ANUAL, ETC…), OU A CIRURGIA, MESMO COM AUSÊNCIA DE DOR NA REGIÃO AFETADA? NESSE CASO É POSSÍVEL FAZER A SUTURA OU CAUTERIZAÇÃO?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 13:45h, 13 janeiroOi, Lino!
Obrigado por sua participação.
Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.