Quem tem condromalácia patelar pode fazer agachamento? Sem enrolar para responder: Sim! Pode e deve! Mas é preciso entender alguns detalhes.  Agora, vamos aprofundar nessa resposta para ninguém fazer exercícios de forma errada e piorar os sintomas da condromalácia patelar!

COMO É A ARTICULAÇÃO DO JOELHO?

O joelho é uma articulação formada pela junção de 3 partes, a tíbia, o fêmur e a patela. Formam 2 superfícies articulares: tibiofemoral e patelofemoral, constituem assim, os três compartimentos do joelho, compartimento tibiofemoral medial, tibiofemoral lateral e o patelofemoral, que são revestidos por cartilagem hialina. 

PORQUE AS LESÕES DE CARTILAGEM DO JOELHO SÃO DIFÍCEIS DE TRATAR?

A cartilagem articular do tipo hialina é um tecido conjuntivo especializado com função de proteger o osso subcondral (o osso abaixo da cartilagem) e permitir o deslizamento das estruturas do joelho de forma que absorva o impacto e não haja atrito, promovendo a lubrificação e redução de atrito.

 É formada pelas células da cartilagem que são chamadas de condrócitos. Esses condrócitos são integrados por um tecido não inervado e sem vasos linfáticos, o que a torna de difícil regeneração tecidual, portanto, o tratamento das lesões de cartilagem ainda é um desafio.

A condromalácia patelar é provocada pelo desgaste dessa cartilagem articular e pode ser em resposta aos estímulos metabólicos, genéticos, vasculares ou traumáticos (agudos ou crônicos).

As lesões na cartilagem do joelho são de grande relevância para estudo e debate devido ao fato de que esses defeitos condrais em uma área de carga apresentaram alto risco de evolução para osteoartrite. 

COMO TRATAR UMA LESÃO DE CARTILAGEM?

Quando existe uma lesão no joelho, dependendo da gravidade e da extensão, a primeira proposta é o tratamento conservador, não invasivo, como fisioterapia/treinamento e medidas locais de alívio de dor, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e postergar a necessidade de uma cirurgia maior.  

Diante de lesões condrais devemos portanto, escolher o melhor procedimento para tratamento a ser realizado, e para isso é relevante levar em consideração alguns aspectos: fatores específicos do defeito( tamanho, profundidade, localização e grau de contenção), fatores específicos do paciente( idade, nível de atividade e expectativas do paciente) e por último, os fatores relacionados às articulações (alinhamento, estabilidade e o estado do menisco).

O QUE PODE SER FEITO DE EXERCICÍOS PARA QUEM TEM CONDROMALÁCIA?

A fisioterapia é um grande aliado para fazer exercícios que busquem manter a amplitude do movimento do joelho, além de nutrir a cartilagem e fortalecer o membro afetado. A perda de peso do paciente, caso indicado, é bastante válido para diminuir o impacto nas articulações e piorar o quadro.

Em alguns casos, o paciente não deve começar já com exercícios na academia. Será preciso passar um tempo com um fisioterapeuta para aliar a dor, reduzir o processo inflamatório e estimular a musculatura (que certamente, está inibida devido à dor da lesão).  Após estabilizar essa fase ruim de dor e movimento ruim, ai sim, o paciente pode iniciar os trabalhos com um treinador ou educador físico. 

É fundamental trabalhar os músculos de forma adequada para não causar impacto na região que já está comprometida. 

COMO SÃO OS EXERCÍCIOS PARA QUEM TEM CONDROMALÁCIA?

O agachamento é seguro para quem tem dor no joelho (dependendo da lesão, claro) porque é um exercício em cadeia cinética fechada (você realiza o movimento com os pés apoiados no chão ou em uma base) e que recruta vários músculos grupos e articulações ao mesmo tempo. mesmo tempo (joelhos, quadris, tornozelos). Porém, os exercícios de flexão de joelho são um desafio para o aluno com Condromalácia Patelar e muitos até dizem que é contraindicado nesses casos.

Para todos os graus de Condropatia Patelar, exercícios de alongamento, fortalecimento muscular, mobilização articular, exercícios de propriocepção, eletroterapia e crioterapia para efeito analgésico e anti-inflamatório devem ser incluídos.

Dentre os principais exercícios para a prevenção da condromalácia femorpatelar, a literatura aponta o fortalecimento e alongamento dos músculos do quadríceps e posteriores da coxa por meio de exercícios realizados com peso do próprio corpo, uso de elásticos e evolução para uma carga maior progressiva e orientada por um treinador acompanhando. 

PESSOAS COM CONDROMALÁCIA NÃO PODEM PRATICAR ESPORTES?

 MITO. A doença está ligada a distúrbios biomecânicos e após a melhora dos sintomas, o fortalecimento seguido da prática regular de esportes de baixo impacto é essencial, prevenindo sua recorrência.

  Já é comprovado em vários artigos científicos ​ que o aumento da força muscular decorrente dos exercícios de musculação melhora e até reverte o quadro de condromalácia, reduzindo a dor e recuperando a eficiência nos movimentos corporais (SANTOS et al, 2015).

COMO FAZER AGACHAMENTOS QUEM TEM DOR NO JOELHO?

4 dicas para aliviar os joelhos e melhorar o agachamento:

1- “Libere” os músculos da região, trabalhe o alongamento de maneira regular;

2- Trabalhe a mobilidade do tornozelo e do quadril;

3- Pare de focar apenas no quadríceps, para ter uma melhora da biomecânica, é fundamental equilibrar todas a forças atuantes no joelho. 

4- Melhorar o treino de pernas. Se ainda não tem informações suficientes para treinar sozinho, será necessário ser acompanhando por um profissional que entende do assunto, assim, ele ajudará a periodizar o treino de forma eficiente, irá avaliar os movimentos, corrigir erros para evitar lesões ou piora dos sintomas. 

Neste vídeo, você pode ver exemplos práticos:

 

REFERÊNCIAS:

  1. Hunter et al. Consensus Guidelines on Interventional Therapies for Knee Pain (STEP Guidelines) from the American Society of Pain and Neuroscience. J Pain Res. 2022. 
  1. Rothermich MA, Glaviano NR, Li J, Hart JM. Dor patelofemoral: epidemiologia, fisiopatologia e opções de tratamento . Clin Sports Med . 2015.

Postagens similares

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *