Existem alimentos fundamentais para quem tem artrose? A alimentação para artrose é uma estratégia de tratamento? 

“Será que os alimentos teriam realmente o poder anti-inflamatório em pessoas que se tratam por artrose? Será que uma dieta rica em determinado alimento e pobre em determinado alimento poderia fazer com que a condução da doença seja realmente diferente? “

Qual a relação da artrose e a alimentação?

A artrose é uma doença muito prevalente na população e, no Brasil, estima-se que 30 milhões de pessoas se tratam da doença, logo, é um problema de saúde pública. Se não tratada de maneira correta, eficaz e mais rápida possível, pode levar a uma perda da qualidade de vida e uma redução do tempo de vida da pessoa.

 

Leia também: Sulfato de Glicosamina é realmente benéfico para o joelho?

 

A artrose não deve ser considerada uma “doença de idoso” e deixada para lá. É uma doença que deve ser muito bem abordada, acolhida pelo médico e pela equipe multidisciplinar. O tratamento envolve não só os médicos, mas também nutricionistas, nutrólogos que são muito importantes para auxiliar no controle do peso e condução da doença.

Existem os tratamentos não-cirúrgicos, com recursos novos da fisioterapia, além da infiltração com orto-biológicos que estão sendo moldadas e estudadas para cada grau de artrose, como o Plasma Rico em Plaquetas e outras terapias que envolvem células troncos e ainda estão em estudo e são considerados experimentais no Brasil. Além disso, os tratamentos cirúrgicos que vão desde os minimamente invasivos como por exemplo a Artroscopia para tirar bico de papagaio do joelho do paciente.

Existe também a Subcondroplastia, que funciona como um “cimento” embaixo do local com edema ósseo. Cirurgia mais agressivas como a Osteotomia e a prótese de joelho. Apesar da prótese ser extremamente agressiva, ela vem sendo desenvolvida e temos as próteses de última geração como por exemplo as próteses minimalistas em que retiramos o mínimo possível de osso, as vezes apenas o osso da área que está afetada.

Base do tratamento da Artrose

A base da pirâmide do tratamento da artrose é a modificação de hábitos de vida: emagrecimento, melhoria da qualidade dos alimentos ingeridos. A ciência já comprovou que existem dois grandes problemas quando uma pessoa se alimenta mal: gera um estresse oxidativo nas células, então o “lixo” da digestão do alimento ruim para o corpo vai agir gerando uma reação inflamatória sistêmica no corpo e chamamos isso de produção de radicais livres. Além disso, o outro problema é o tecido gorduroso que é chamado de tecido branco, libera fatores inflamatórios como a interleucina-6 que age aumentado a reação inflamatória de todos os tecidos do nosso corpo e é, inclusive responsável pelo derrame cerebral e o infarto agudo do miocárdio.

Quais alimentos são bons para quem tem artrose?

Citaremos os 4 principais, baseados em evidências científicas.

1 – Carne magra

As carnes brancas, peixes ou alguma carne vermelha que não tenha tanta gordura, aumenta a síntese proteica e estimularia a síntese do colágeno e a síntese da matriz celular da cartilagem.

2 – Vitamina A

Alimentos ricos em vitamina A, como por exemplo, o milho, a manga, estão ligados ao chamado “turn over” celular, ou seja, estimulariam a nossa célula cartilaginosa que é chamada de condrócito para aumentar a síntese proteica e aumentar o colchão extracelular. Além disso, a vitamina A estaria ligada à síntese cutânea, consistência da pele. Logo, pensando principalmente nos pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, é muito importante a vitamina A na qualidade da pele e na melhora da cicatrização.

3 – Frutas cítricas

Frutas cítricas como o limão, laranja, acerola, ricas em vitamina C, entra síntese do colágeno tipo II que é rico dentro das nossas articulações.

4 – Folhas verdes escuras

Folhas como a couve, escarola, espinafre são muito bons por 2 motivos. Primeiro porque eles atuam na chamada síntese do colágeno, logo, aumentam a substância dentro das nossas articulações. Depois, pela síntese do tecido conjuntivo, na melhoria da qualidade da cicatrização da pele em pessoas que serão operadas e também na membrana da nossa articulação para causar uma certa estabilização e ter, então, um efeito anti-inflamatório.

Se começarmos a olhar os artigos científicos, existem diversos alimentos que teriam algum benefício nas nossas articulações, mas devemos ter alguns cuidados: não podemos basear o tratamento da artrose exclusivamente na alimentação e muitas vezes, se você realmente tem a doença e está num estágio avançado ou se é necessário algum procedimento cirúrgico ou não para que haja uma melhora do quadro, é importantíssimo fazer um bom processo de reabilitação e mesmo que você confie na alimentação com o efeito anti-inflamatório, não faça a dieta sozinho e sim, consulte um nutricionista ou médico nutrólogo sempre atrelado ao seu ortopedista para que haja um tratamento multidisciplinar.

Eu tratei, de forma mais aprofundada, este tema, neste vídeo:

 

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *