Se você sofreu recentemente uma lesão no joelho com lesão no menisco, provavelmente está se perguntando se caminhar com um menisco lesionado é uma boa ideia.
É bom andar com um menisco rompido?
Diversos estudos apontam que não há problema em andar com um menisco danificado porque fortalecem os músculos e ajudam na recuperação após a cirurgia. No entanto, é importante observar o seguinte:
Como a área afetada tende a inchar imediatamente após a lesão, é recomendável descansar durante esse período. Se precisar se movimentar nos primeiros dias, use muletas para evitar sobrecarregar a área e piorar a lesão. Uma vez que o inchaço tenha diminuído, você pode começar caminhadas curtas de até 30 minutos com joelheiras. É bom caminhar após a cirurgia, mas se a dor for forte, evite. O exercício acelera a recuperação meniscal, portanto, caminhar após a cirurgia é sempre recomendado, a menos que haja dor intensa. Graças à caminhada curta, os músculos dessa área foram fortalecidos, a cartilagem foi restaurada e a rigidez da cartilagem e dos músculos foi perdida.
O que não devo fazer se estiver com um menisco rompido?
Antes de saber quais atividades você não deve fazer, é importante entender as razões por trás das roturas meniscais: pois geralmente é causada por uma virada brusca no esporte ou um movimento ruim. A dor geralmente começa na parte interna, mas com o passar dos dias é normal se espalhar para a parte externa do joelho e inflamar.
Se o menisco medial estiver rompido, o exercício que causa dor e sintomas como travamento, estalido e instabilidade deve ser interrompido. Além disso, é aconselhável aplicar gelo nos primeiros dias, manter a perna elevada. Dessa forma, pode-se evitar o acúmulo de líquido sinovial. No entanto, também é importante evitar quanto à exercícios:
● Exercícios com mudança repentina de direção ou velocidade.
● Pular.
● Agachamento.
● Girar o corpo enquanto mantém os pés parados.
● Flexões forçadas.
Assim como a questão de andar com o menisco medial danificado costuma ser questionada, os pacientes também questionam sobre outros aspectos, como a possibilidade de subir e descer escadas. Nesse caso, o mais importante é “ouvir” o seu corpo. Se não houver dor, não é proibido, mas você deve ter cuidado com a flexão e a rotação.
E se você já foi operado, vai depender do tipo de cirurgia: se o menisco foi suturado, você não poderá subir e descer escadas por três meses. No entanto, se for uma meniscectomia, você pode fazê-lo sem nenhum problema, embora com certa cautela.
Que atividades posso fazer com um menisco interno rompido?
Como expliquei ao longo do artigo, o mais importante é evitar sinais de dor, ou seja, quando ela aparece, qualquer atividade deve ser interrompida. Porém, se as dores dos primeiros dias já desapareceram e queremos evitar a perda de massa muscular, existem algumas atividades que podem ser feitas sem medo de agravar a lesão, desde que prescritas e consentidas pelo sei médico como, por exemplo:
● Andar de bicicleta
● Caminhar rapidamente
● Correr também em terreno plano e macio, evitando declives.
● Atividades aquáticas ou natação (mas evite nado peito).
● Ioga, mas tenha cuidado com certas posturas que envolvam muita flexão e rotação do joelho.
Como fortalecer o joelho com um menisco interno rompido?
Existem vários exercícios que você pode fazer para fortalecer um joelho com um menisco medial rompido, detalhados abaixo. No entanto, recomendamos que consulte um fisioterapeuta ou osteopata para avaliar o seu caso e propor o tratamento mais adequado.
Conselhos
Resumindo, a melhor maneira de fazer isso após uma lesão no joelho é descansar até que o inchaço desapareça. Você pode reduzir o inchaço aplicando frio seco na área, elevando a perna e aplicando uma bandagem. Mas uma vez que o inchaço diminui, os especialistas dizem que não há problema em andar com um menisco medial rompido porque ajuda a manter os músculos fortes e saudáveis. Mas não se esqueça que essas caminhadas não devem ultrapassar 30 minutos e devem ser feitas de joelhos.
Eu tratei mais sobre isso, neste vídeo do meu canal no YouTube:
Excelente explanação sobre lesões no joelho