Você estava jogando sua pelada e vai chutar a bola, ou estava praticando o treino de corrida e vai dar um “sprint” e “boom”. Sente uma fisgada súbita na panturrilha, semelhante a uma pedrada. Um estiramento na panturrilha.

Parece que da para continuar, mas a cada metro caminhado, a dor vai aumentando até que realmente não dá mais para andar.

Sim. Você acabou de sofrer uma lesão muscular na panturrilha!

Estiramento na Panturrilha

Como já escrevi em outros artigos informativos, os músculos da panturrilha (assim como qualquer grupo muscular) estão sujeitos a uma ruptura quando são submetidos a esforço acima de seus limites fisiológicos, especialmente se outros fatores estão envolvidos. Tais como: condições meteorológicas (muito frio ou muito calor na temperatura ambiente), aquecimentos inadequados e fadiga muscular.

O estiramento na panturrilha ocorre porque, durante o gesto esportivo de frear, o grupo muscular anterior da perna se contrai vigorosamente objetivando força, trazendo para si o tornozelo e o grupo posterior, a panturrilha estica-se contra a resistência, objetivando modular o movimento. Isso chamamos de “contração excêntrica”. Neste momento, por não resistir a força, ela se rompe.

Uma vez lesionado, o esportista se vê em um quadro de dor que vai se agravando com o passar dos dias e muitas dúvidas vão surgindo.

Mas, calma. Tratando de maneira correta, a lesão tende a ser curada de uma forma muito boa.

Seguem abaixo algumas dicas de 5 coisas que você jamais deve fazer:

 

1. Deixar de procurar um médico após um Estiramento na Panturrilha

Procure sempre auxilio médico. Preferencialmente de um médico que tenha conhecimento em traumatologia do esporte.

Além de fazer o diagnóstico e graduar o estiramento na panturrilha, o profissional descartará lesões que mimetizam a lesão muscular como síndrome compartimental, cãibras, tumores e problemas vasculares, como a síndrome do aprisionamento da artéria Poplitea, por exemplo.

2. Voltar a treinar sem orientações após um Estiramento na Panturrilha

Dependendo do grau do estiramento da panturrilha, a melhoria da dor e contratura vem dentro de 1 semana, e  é comum o esportista se sentir apto a voltar ao exporte. Aí que mora o perigo!

A cicatriz da lesão pode estar imatura e “boom”: a temida re-lesão acontece.

Lembrando que, quanto maior o número de novos traumas na cicatriz, mais inelástico vai ficando o músculo e, consequentemente, pior o prognóstico a longo prazo.

3. Fazer compressa quente

Na fase aguda do estiramento da panturrilha (primeiros dias e semanas), fazer compressas mornas pode levar à vasodilatação local, com consequente aumento do hematoma, agravo da reação inflamatória local e, consequentemente, aumento da dor e disfunção do membro.

4. Realizar alongamento

É muito comum o esportista achar que aquela “fisgada” deve-se ao fato de não ter alongado corretamente antes do exporte e tenta se alongar para ver se melhora.

O alongamento mau orientado vai tracionar uma área lesionada e o resultado, obviamente será um agravo da lesão.

5. Trocar a sua modalidade esportiva

Também muito comum o esportista achar que a fisgada é apenas uma contratura e que correr, pedalar ou fazer musculação vai “soltar”o músculo. Isso pode tanto agravar o estiramento na panturrilha, quanto aumentar o hematoma.

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se: 

Postagens similares

26 Comentários

  1. Olá td bem? Doutor tive lesão muscular na panturrilha esquerda e melhorei em 3 semanas. Depois de uma semana senti a fisgada na direita e voltei em uma semana. Voltei a jogar bola uma semana depois e a lesão voltou. Agora já passou 3 semanas e comecei a fazer funcional e jogar. Tá tranquilo > tem risco de voltar de novo? Estou com medo, parece que a lesão vai voltar. É normal se sentir apreensivo assim? Obrigado

    1. oi, Gregory.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      As lesões musculares são traiçoeiras e podem recidivar.
      Na minha pratica clinica, apos o diagnostico do grau da lesão, sempre indico tratamento intensivo de fisioterapia e reavalio a cada 2 semanas com ultrassom para que haja a melhor cicatrizacao possível com a melhor elasticidade e menos cicatriz (fibrose).
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

  2. Estou tentando curar um estiramento com diagnóstico sugestivo de síndrome da pedrada e até hj , quase 9 meses a lesão continua. Tomei remédios, fiz fisioterapia e até hj nada. Preciso de uma orientação de qual tratamento e médico procurar? Não faço nenhuma esporte , lecionei sambando.

    1. Oi, Patricia

      Para te responder isso, precisaria te examinar e ver as imagens de seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021
      whatsapp: (11)940065262

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  3. Dr tive um estiramento na panturrilha passei um mês e meio tomei medicação, quando voltei a treina sentim de novo fiz medicação, tou parado das atividades mais ainda cinto o que devo fazer

  4. Bom, dia fiz o exercício na panturrilha e hoje completa 4 dias que estou com ela dolorida , não consigo andar e dói muito quando tento ficar com a postura reta , é algo grave ?

    1. Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te EXAMINAR minuciosamente.

      Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
      wzpp (011) 94006-5262‬

  5. Olá Dr , tive uma ruptura no medial do gastrocnêmio de 2.9 cm de grau 2 ,faz 13 dias e ainda está bem dolorido , tenho que voltar a trabalhar na sexta dia 11 , gostaria de saber se posso usar um suporte para panturrilha, se não for me prejudicar ,tenho muito receio de abrir mais , muito obrigado.

  6. Boa noite doutor me chamo Reginaldo a 2 meses sentir um fisgada na panturrilha direita passei no ortopedista me receitou anti inflamatório e relaxante muscular, e repouso de duas semanas, após isso voltei jogar futebol e sentir o mesmo sintoma nas duas panturrilha o que devo fazer é qual exame o senhor me indica pra fazer.

  7. Dr. Eu prático o esporte ,corrida de rua , e tive uma luxação leve no hilux , fiquei 2 semanas parado e voltei a treinar pois a vontade de correr era grande , a dor no dedo foi amenizando com o tempo , faz 1 mês que eu voltei a correr , e fui fazer um treino de velocidade na pista , depois desse treino estou sentindo muita dor na panturrilha , joelho e as vezes na canela , não sei dizer bem onde é a dor . Começo a correr e conforme vou aumentando a velocidade , vai aumentando a dor tbm , sabe me dizer oque é essa dor ? Tendinite ?

  8. Boa noite venho tendo várias vezes lesão na pantorrilha prático futebol fica uns dois mês bom derrepente tona a fisgar .Tem feito alongamento e fortalecimento mais não tem adiantando o que pode ser.

  9. Boa noite DR. Tive uma lesão na panturrilha ao fazer exercícios em pé na academia,fui unidade medica saúde me disseram que recuperação é de 4 a 6 semanas.Fisioterapia não dá pra fazer tem muitos pacientes. Da pra fazer alguns exercícios em minha casa.Faz uma semana do fato só consigo colocar pé no chão.

  10. Oi doutor
    Tive uma lesão há 2 dias , dor intensa !
    Ao passar pela consulta foi prescrito anti inflamatório e remédio pra dor
    Só que nem andar consigo , é normal ?

  11. pois bem:
    tive um estiramento, fiz varias fisioterapias e acupuntura.
    Cinco MESES DEPOIS EM uma nova ressonância, o edema se agravou.
    é possível que os exercícios de fortalecimento possam ter agravados a lesão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *