5 coisas que você jamais deve fazer após um estiramento na Panturrilha!

5 coisas que você jamais deve fazer após um estiramento na Panturrilha!

Compartilhe:

Você estava jogando sua pelada e vai chutar a bola, ou estava praticando o treino de corrida e vai dar um “sprint” e “boom”. Sente uma fisgada súbita na panturrilha, semelhante a uma pedrada. Um estiramento na panturrilha.

Parece que da para continuar, mas a cada metro caminhado, a dor vai aumentando até que realmente não dá mais para andar.

Sim. Você acabou de sofrer uma lesão muscular na panturrilha!

Estiramento na Panturrilha

Como já escrevi em outros artigos informativos, os músculos da panturrilha (assim como qualquer grupo muscular) estão sujeitos a uma ruptura quando são submetidos a esforço acima de seus limites fisiológicos, especialmente se outros fatores estão envolvidos. Tais como: condições meteorológicas (muito frio ou muito calor na temperatura ambiente), aquecimentos inadequados e fadiga muscular.

O estiramento na panturrilha ocorre porque, durante o gesto esportivo de frear, o grupo muscular anterior da perna se contrai vigorosamente objetivando força, trazendo para si o tornozelo e o grupo posterior, a panturrilha estica-se contra a resistência, objetivando modular o movimento. Isso chamamos de “contração excêntrica”. Neste momento, por não resistir a força, ela se rompe.

Uma vez lesionado, o esportista se vê em um quadro de dor que vai se agravando com o passar dos dias e muitas dúvidas vão surgindo.

Mas, calma. Tratando de maneira correta, a lesão tende a ser curada de uma forma muito boa.

Seguem abaixo algumas dicas de 5 coisas que você jamais deve fazer:

 

1. Deixar de procurar um médico após um Estiramento na Panturrilha

Procure sempre auxilio médico. Preferencialmente de um médico que tenha conhecimento em traumatologia do esporte.

Além de fazer o diagnóstico e graduar o estiramento na panturrilha, o profissional descartará lesões que mimetizam a lesão muscular como síndrome compartimental, cãibras, tumores e problemas vasculares, como a síndrome do aprisionamento da artéria Poplitea, por exemplo.

 

2. Voltar a treinar sem orientações após um Estiramento na Panturrilha

Dependendo do grau do estiramento da panturrilha, a melhoria da dor e contratura vem dentro de 1 semana, e  é comum o esportista se sentir apto a voltar ao exporte. Aí que mora o perigo!

A cicatriz da lesão pode estar imatura e “boom”: a temida re-lesão acontece.

Lembrando que, quanto maior o número de novos traumas na cicatriz, mais inelástico vai ficando o músculo e, consequentemente, pior o prognóstico a longo prazo.

 

3. Fazer compressa quente

Na fase aguda do estiramento da panturrilha (primeiros dias e semanas), fazer compressas mornas pode levar à vasodilatação local, com consequente aumento do hematoma, agravo da reação inflamatória local e, consequentemente, aumento da dor e disfunção do membro.

 

4. Realizar alongamento

É muito comum o esportista achar que aquela “fisgada” deve-se ao fato de não ter alongado corretamente antes do exporte e tenta se alongar para ver se melhora.

O alongamento mau orientado vai tracionar uma área lesionada e o resultado, obviamente será um agravo da lesão.

 

5. Trocar a sua modalidade esportiva

Também muito comum o esportista achar que a fisgada é apenas uma contratura e que correr, pedalar ou fazer musculação vai “soltar”o músculo. Isso pode tanto agravar o estiramento na panturrilha, quanto aumentar o hematoma.

 

Quer saber mais sobre Lesões?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se: 

 

Youtube - Dr. Adriano Leonardi


Compartilhe:
Dr. Adriano Leonardi
dr@adrianoleonardi.com.br

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico e Fisiologista do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 2507-9021 ou 2507-9024

4 Comentários
  • Rosana Araújo
    Postado as 00:15h, 15 dezembro Responder

    Faço corridas de ruas e em 1 ano tenho de 2 a 3 lesões na panturilha que fazer, sera falta de alguma vitamina ou fadiga muscular?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 17:10h, 15 dezembro Responder

      Oi, Rosana.
      Isso pode estar ligado ao seu treinamento e a desequilíbrios musculares.

  • Gregory
    Postado as 10:44h, 21 fevereiro Responder

    Olá td bem? Doutor tive lesão muscular na panturrilha esquerda e melhorei em 3 semanas. Depois de uma semana senti a fisgada na direita e voltei em uma semana. Voltei a jogar bola uma semana depois e a lesão voltou. Agora já passou 3 semanas e comecei a fazer funcional e jogar. Tá tranquilo > tem risco de voltar de novo? Estou com medo, parece que a lesão vai voltar. É normal se sentir apreensivo assim? Obrigado

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:14h, 21 fevereiro Responder

      oi, Gregory.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      As lesões musculares são traiçoeiras e podem recidivar.
      Na minha pratica clinica, apos o diagnostico do grau da lesão, sempre indico tratamento intensivo de fisioterapia e reavalio a cada 2 semanas com ultrassom para que haja a melhor cicatrizacao possível com a melhor elasticidade e menos cicatriz (fibrose).
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.

Poste um Comentário