A artrose de quadril ou coxartrose é uma doença caracterizada pelo desgaste articular da articulação do quadril. Em geral, além de afastar o indivíduo do esporte, pode ser extremamente incapacitante, muitas vezes exigindo tratamento cirúrgico precoce.

Artrose do quadril em pacientes jovens
A imagem mostra a diferença entre uma articulação do quadril sadia e acometida por artrose.

 

Estima-se que 21 milhões de pessoas possuem a doença nos Estados Unidos.

Nos indivíduos jovens, é causada por sequelas de traumas de alta energia, osteonecrose (perda da circulação da cabeça do fêmur), principalmente na infância, sequelas de infecções ou formas graves de doenças auto-imunes.

Nos idosos, assim como qualquer articulação, está ligada a degeneração geneticamente determinada e desenvolvida ao longo dos anos.

Os primeiros sintomas da coxartrose geralmente se manifestam como dor na virilha, localizada profundamente. Pode haver irradiação até o joelho pela parte interna e pela frente da coxa.

 

Não consigo mais praticar esportes!

O início da artrose de quadril a é caracterizada pela dor que aparece na virilha ou região lateral após atividades físicas mais intensas. Com repouso e o “corpo frio”, a dor surge como pontadas. Após alguns passos o desconforto melhora. Este estágio geralmente se prolonga por muitos anos e a piora ocorre lentamente.

Artrose do quadril em pacientes jovens
Dor no quadril em pacientes jovens.

 

Na evolução a dor pode aparecer durante as atividades da vida diária e existe real comprometimento da performance esportiva. Movimentos como calçar sapatos, cortar as unhas dos pés e entrar e sair do carro começam a se tornar um pouco mais difíceis, devido a perda do movimento articular. Com a piora do quadro, as dores noturnas e a rigidez matinal surgem. Nesta fase, já mais avançada, começa a perda real da qualidade de vida, quando a pessoa deixa de fazer o que lhe dava prazer.

 

Tratamento para Artrose de Quadril

O tratamento da artrose de quadril, assim como de outras articulações, deve ser individualizado, de acordo com o grau da doença e com as expectativas, modalidade esportiva e necessidades de cada paciente.

Inicia-se o tratamento com fisioterapia e, se possível com hidroterapia, procurando fortalecer a musculatura regional e manter o arco de movimento. Exercícios de impacto devem ser evitados. A perda de peso também tem papel importante no tratamento, haja visto que o quadril suporta múltiplos do peso corpóreo.

A decisão de quando submeter-se a um tratamento cirúrgico deve ser tomada pelo paciente em conjunto com seu cirurgião, ao analisar os prós e contras de cada opção.

O tratamento cirúrgico mais comumente indicado é a prótese total de quadril. Atualmente existem inúmeros modelos de prótese, que em sua maioria, utilizam como material básico uma liga metálica (titânio ou cromo-cobalto), o polietileno e a cerâmica. A fixação da prótese pode ser realizada por cimento ou outros mecanismos de fixação (não cimentada). A indicação de usar um determinado modelo de prótese depende de fatores como a idade do paciente, o tipo de doença que ocasionou a destruição da articulação coxofemoral, a qualidade do osso e a experiência do cirurgião.

 

Retorno ao esporte após Artrose de Quadril

Ao contrário do que a grande maioria dos pacientes pensa, o retorno ao esporte após a prótese de quadril é possível. Segundo alguns autores, ela acontece em cerca de 50% a 80% dos pacientes. Segundo esses autores, o retorno à atividade física é diretamente influenciado pela redução considerável na dor.

 

Que exercícios evitar?

Nós ortopedistas somos unânimes que exercícios de alto impacto, como a corrida de rua, corrida de montanha, futebol e vôlei devem ser evitados pois representam o dobro do risco de fratura ou falha dos componentes da prótese, quando comparados com os que participam de atividades de baixo impacto.

Estudos mostram que problemas na prótese devido a atividades de alto impacto surgem em 10 anos em media após a cirurgia, sendo muitas vezes necessário refazer a cirurgia com potencial risco de complicações.

Apesar das orientações quanto aos cuidados nas atividades de vida diária, a recolocação da prótese ocasionada por soltura, danos ou fratura de algum componente da prótese ocorre em apenas 14,3% do total de pacientes. Esse dado reforça ainda mais a necessidade de orientação para um retorno e a manutenção saudável e segura da atividade física, esportiva ou de lazer. Ao seguir o que o ortopedista te orienta, reduz-se a possibilidade de participação em atividade inadequada ou que possa ocasionar danos futuros aos componentes da prótese.

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se: 

 

Postagens similares

22 Comentários

  1. Boa tarde , Gostaria de saber se os senhores atendem convenio medico? caso negativo
    Qual o valor da consulta??? trabalha com reembolso?

    Tenho 44 anos artrose no quadril , gostaria de um tratamento mas diferente de cirurgia, como a viscossuplementação, vocês trabalham com esses tratamentos diferenciados?
    Pratico atividade fisica, musculação todos dos dias

    1. Oi, João!
      Para estas informações por favor ligue no número (11)2507 9021.
      De qualquer forma, minhas secretárias entrarão em contato contigo para te orientar.

  2. Boa tarde! Há 3 dias senti uma dor insuportável, que parecia garroteamento de fêmur, que aliviou com muito custo com medicação e gelo , no quadril esquerdo próximo ao púbis, e fiquei com muito medo. Acontece que não faço atividade física, mas ando bastante e subo escada. Tenho artrose nos dois joelhos, e quando durmo, a minha perna esquerda parece “rodada”, como se tivesse quebrado. Queria saber se infiltração resolveria ao invés de cirurgia? Existem outros métodos atuais de alívio da dor e melhora da qualidade de vida?
    Grato.

    1. oi, Tadeu.
      Em alguns casos, a infiltração com acido hialuronico no quadril alivia muito os sintomas e posterga uma prótese.
      Ultimamente, tenho optado por produtos de alta concentração com resultados muito bons.
      Seu caso, em especifico, não posso afirmar de resolveria sem te examinar e ver seus exames. Se puder passar em consulta comigo, será um prazer.
      Tel : (11) 2507 9021
      abs

  3. Olá Dr. Adriano, tudo bem? Tenho artrose no quadril, mas devido minha idade não gostaria de fazer a cirurgia de prótese, você faz a aplicação do ácido hialurônico no quadril?

  4. Boa noite, tenho 28 anos e com 23 fui diagnosticada com tendinite nos quadris, e depois do nascimento da minha filha de 3 anos tenho crises de muitas dores fortes, de dias que não consigo andar, pode ter evoluído? Andar de bicicleta pode piorar?

  5. Boa tarde!
    tenho artrose no quadril esquerdo, mas tenho muito medo de operação. Fiz a raspagem e perfuração da cabeça femoral do quadril com 23 anos hj estou com 32 , tenho medo da cirurgia pois se fizer vou ter que operar a outra perna. Sobre esse acido vale a pena no meu caso ?

  6. Boa noite Dr., Tudo bem?! Admiro muito o seu trabalho e sua sinceridade em todos os vídeos. Fui atropelada, tive ruptura complexa de menisco lateral, agora depois de um ano e meio, comecei perceber que essa perna havia ficado menor que a outra. Comecei sentir dores horríveis no glúteo, fiz ultrassom e deu tendinopatia glútea do médio e mínimo. A dor continuou mesmo com fisio, ventosa, infiltração de anestésico e corticoide. Fiz ressonância e diagnosticou edema na sacro-ilíaca- e síndrome do impacto demoro acetabular… Já é artrose isso não é Doutor? Tenho 31 anos, com medo de ficar sem andar…já apareceram duas hérnias extrusas em L4e L5… Me ajuda

  7. Boa noite Doutor!
    Estou buscando para minha irmã , um tratamento para a dor que ela já convive a mais de 10 anos, já recorremos a muitos especialistas e agora procurando sobre
    “ osteocondropatia” inflamação ossos e cartilagens , que foi visto em um das centenas de exames já realizados e nenhum tratamento efetivo que tenha aliviado ( tem também a bursite trocanterica) entre outros diagnósticos.
    Gostaria de agendar uma consulta.
    Grata

    1. Oi, Solange
      Muito prazer.
      Para agendar consulta e demais informações da minha clínica, o WhatsApp é ‭ (11) 93442-5190
      Minha secretária Cláudia vai te ajudar a agendar consulta.
      Será um prazer poder te atender.
      Abraço

  8. Boa noite, doutor!
    Tenho 67 anos e fui diagnosticada c artrose no quadril, nos ombros e colunas cervical e lombar. Na coluna tenho há anos. Nos ombros tenho tendinite e bursite q descobri há pouco tempo. Vou fazer infiltração c ácido hialurônico nos ombros. No quadril apareceu há 2 meses, qdo senti desconforto e um travamento nas virilhas.Estou fazendo pilares. A artrose no quadril não é antiga, mas o médico disse q vou precisar operar daqui 3 ou 4 anos, o q me preocupa muito, pois terei 70 anos ou mais. Quais os riscos p o idoso? Existe uma maneira de melhorar sem fazer cirurgia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *