Tratamento Cirúrgico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Tratamento Cirúrgico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Tratamento Cirúrgico da Ruptura do Ligamento Cruzado AnteriorA cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é consagrada mundialmente e vem sofrendo constantes modificações e aprimoramentos em sua técnica.

 

Tive a ruptura do ligamento cruzado anterior: quando operar?

Existe um consenso mundial de que, se indicada a cirurgia do ligamento cruzado anterior, deve-se aguardar de 3 a 4 semanas para se realizar uma abordagem definitiva, especialmente se houver lesão a outros ligamentos do joelho, principalmente o ligamento colateral medial. Isso porque, na fase inicial, devido à grande reação inflamatória de uma entorse, existe o risco da formação de cicatrizes fibrosas dentro do joelho, condição que chamamos de artrofibrose. Por isso, a fisioterapia pré-operatória é muito importante.

 

Passada a fase inicial, quando houve melhoria da dor, inchaço e o joelho está dobrando e esticando normalmente, a cirurgia pode ser realizada.

Como é Feita a Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior

De maneira didática, a cirurgia do ligamento cruzado anterior consiste em se colocar um tendão no lugar do ligamento rompido. Chamamos este tendão de enxerto. Os enxertos podem ser obtidos de várias fontes. Quando retirados de doadores cadáveres, chamamos de alo-enxerto. Quando retirados do corpo do próprio paciente, auto enxerto. As duas principais fontes (áreas doadoras) para a retirada do enxerto são o tendão patelar, que corre na frente entre a patela e a tíbia e os tendões dos tendões na parte de trás da coxa (flexores de joelho ou isquiotibiais. Além destes, também podemos utilizar o tendão do quadríceps, que vai da patela até a coxa.

 

Tratamento Cirúrgico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Na imagem, uma artroscopia do joelho, técnica minimamente invasiva, onde a reconstrução do ligamento cruzado anterior é realizada por vídeo.

 

Qual a melhor fonte de enxerto para mim?

Existem vantagens e desvantagens para todas as fontes de enxerto. Você deve discutir as opções de enxerto com seu próprio cirurgião de joelho para ajudar a determinar o que é melhor para você. Fatores como o nível de atividade física, modalidade esportiva e sexo tem que ser levados em conta.

 

Tratamento Cirúrgico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Na imagem, o enxerto de tendão patelar

 

Tratamento Cirúrgico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

Na imagem, o enxerto dos isquiotibais grácil e semi-tendineo.

 

Quanto tempo dura uma cirurgia do ligamento cruzado anterior?

A cirurgia do ligamento cruzado anterior dura, em média de 40 minutos a 1 hora e é toda realizada por vídeo, técnica denominada artroscopia, na qual operamos visualizando o procedimento em um monitor. Primeiramente, retiramos o ligamento rompido. A seguir, confeccionamos os túneis ósseos e, a seguir, subimos o enxerto e o fixamos aos ossos com dispositivos como parafusos e botões. A cirurgia artroscópica é menos invasiva. Os benefícios de técnicas menos invasivas incluem menos dor da cirurgia, menos tempo gasto no hospital e tempos de recuperação mais rápidos.

 

De praxe, o paciente dorme 1 noite no hospital e, no dia seguinte, não havendo dor e nenhum problema com a ferida cirúrgica, o paciente recebe alta.

 

+ Cirurgia de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

 

Continue Lendo

 

+ O que é o Ligamento Cruzado Anterior

+ Diagnóstico da Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior

+ Tratamento Não Cirúrgico do Ligamento Cruzado Anterior

+ Recuperação da Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior