O que é Lesão da Cartilagem do Joelho

O que é a Lesão da Cartilagem do Joelho

Como já dito em outros artigos, o joelho é uma articulação extremamente suscetível a lesões de suas estruturas internas como ligamentos, meniscos e a cartilagem, motivo deste artigo. Infelizmente, a grande maioria das lesões da cartilagem do joelho não cicatrizam e, por este motivo, tornaram-se um grande desafio da medicina moderna.

 

Para entender por que isso ocorre, é importante entender o que é a cartilagem.

 

Cartilagem do Joelho

O que é lesão da cartilagem do joelhoA cartilagem do joelho é o tecido que recobre como um colchão a superfície dos ossos, e funciona basicamente como um grande amortecedor, absorvendo o impacto e distribuindo-o de maneira uniforme, evitando-se assim o excesso de pressão concentrado em um único ponto da articulação.

 

Por não possuir irrigação, a cartilagem do joelho é considerada um tecido avascular, com poucas células e abundante matriz extracelular (tudo o que existe e está fora da célula).

 

A cartilagem do joelho possui 4 camadas e tem muita água em sua composição (hiperhidratada, variando de 66 a 80%). Os espessos feixes de fibras colágenas, principalmente o tipo II  são dispostos de maneira paralela à superfície articular formando uma “pele”, servindo não somente como uma camada limitadora mas também para a distribuição de forças de compressão.

 

As fibras da camada basal (mais profunda) da cartilagem ficam perpendiculares à superfície e servem como âncora fixando a cartilagem ao osso. Nas zonas intermediárias as fibras se dispõem mais ao acaso. As fibras oblíquas resistem a forças de tensões.

 

O que é lesão da cartilagem do joelho

Na imagem, as 4 camadas da cartilagem hialina do joelho.

Destruição e Reconstrução da Cartilagem em Nosso Dia a Dia

O que é lesão da cartilagem do joelhoToda vez que você realiza um treino, existe destruição parcial da matriz da cartilagem (assim como ossos, músculos e tendões). Na fase de descanso, existe reconstrução da mesma. Para que isso ocorra, a célula da cartilagem chamada de condrócito libera enzimas de comunicação entre os glóbulos brancos (interleucinas) para as necessidades internas de remodelação sejam atendidas. Quando a destruição é igual a reconstrução, dizemos que existe homeostase. Quando a destruição é maior, teremos uma condropatia.

 

Sabe-se hoje que a interleucina-1 (IL-1), a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral a (FNT-a) são os principais fatores que estimulam a degradação da matriz da cartilagem do joelho. Estudos recentes mostram que estas enzimas estão aumentadas em pessoas sedentárias e obesas. Em contrapartida, as interleucinas 4 e 10 são protetoras e estimulam as formações cartilaginosas. Chamamos isso de condro-anabólicas.

Existem 3 formas básicas do desenvolvimento de lesões na cartilagem do joelho

Micro traumas de repetição

O que é lesão da cartilagem do joelhoO mau uso da articulação e o treino exagerado sem o devido recovery associado a fatores hereditários vão gradativamente causando fissuras e destruição da cartilagem, gerando reação inflamatória crônica, podendo levar à condropatias difusas do joelho, dentre elas a artrose.

 

Traumas agudos

Traumas agudos, como entorses e contusões do joelho, extremamente comuns em esportes de contato. Neste caso, pode haver um arrancamento de um pedaço de cartilagem, gerando as crateras. Estas lesões podem ou não estarem ligadas a lesões de outras estruturas como o ligamento cruzado anterior ou meniscos.

 

Um mecanismo muito comum que exige tratamento cirúrgico de urgência é quando a patela luxa (sai fora do seu trilho), arrancando um fragmento de osso e cartilagem (osteocondral) da porção lateral (externa) do côndilo femoral lateral.

 

Quando estas lesões focais na cartilagem do joelho ocorrem, temos a lesão da cartilagem propriamente dita, que também são chamadas de lesão condral ou lesão osteocondral da cartilagem do joelho.

 

O que é Lesão na Cartilagem

Imagem mostra um defeito na cartilagem ou lesão osteocondral típico de uma lesão aguda do joelho.

 

Crianças e adolescentes

Em crianças e adolescentes, através de mecanismos ainda não bem esclarecidos pela ciência, gerando as chamadas osteocondrites dissecantes.

Sintomas da Lesão na Cartilagem

Tipicamente, os sintomas da lesão da cartilagem do joelho incluem:

 

  • Dor na articulação – tanto no repouso, quanto durante o movimento;
  • Inchaço – a lesão da cartilagem gera reação inflamatória exuberante e a membrana que recobre o joelho, também chamada de sinovial responde com o aumento do volume de liquido no joelho, que chamamos de derrame articular. Popularmente chamado de “água no joelho”;
  • Rigidez;
  • Estalidos;
  • Bloqueio articular – incapacidade de dobrar e esticar o joelho;
  • Atrofia do músculo da coxa – chamamos isso de inibição do músculo quadríceps. Ocorre como um mecanismo de defesa frente a doença articular;
  • Incapacidade de realização de tarefas diárias – como caminhar, agachar, subir e descer escadas;
  • Sensação de agravo diário – fadiga muscular e inchaço ao final do dia.

 

Lesão da Cartilagem do Joelho

 

Continue Lendo

 

+ Diagnóstico da Lesão da Cartilagem do Joelho

+ Tratamento para Lesão da Cartilagem do Joelho

+ Prevenção da Lesão da Cartilagem do Joelho