Rua Bento de Andrade, 103 – Ibirapuera – São Paulo | (11) 94006-5262
Como já dito em outros artigos, o joelho é uma articulação extremamente suscetível a lesões de suas estruturas internas como ligamentos, meniscos e a cartilagem, motivo deste artigo. Infelizmente, a grande maioria das lesões da cartilagem do joelho não cicatrizam e, por este motivo, tornaram-se um grande desafio da medicina moderna.
Para entender por que isso ocorre, é importante entender o que é a cartilagem.
A cartilagem do joelho é o tecido que recobre como um colchão a superfície dos ossos, e funciona basicamente como um grande amortecedor, absorvendo o impacto e distribuindo-o de maneira uniforme, evitando-se assim o excesso de pressão concentrado em um único ponto da articulação.
Por não possuir irrigação, a cartilagem do joelho é considerada um tecido avascular, com poucas células e abundante matriz extracelular (tudo o que existe e está fora da célula).
A cartilagem do joelho possui 4 camadas e tem muita água em sua composição (hiperhidratada, variando de 66 a 80%). Os espessos feixes de fibras colágenas, principalmente o tipo II são dispostos de maneira paralela à superfície articular formando uma “pele”, servindo não somente como uma camada limitadora mas também para a distribuição de forças de compressão.
As fibras da camada basal (mais profunda) da cartilagem ficam perpendiculares à superfície e servem como âncora fixando a cartilagem ao osso. Nas zonas intermediárias as fibras se dispõem mais ao acaso. As fibras oblíquas resistem a forças de tensões.
Na imagem, as 4 camadas da cartilagem hialina do joelho.
Toda vez que você realiza um treino, existe destruição parcial da matriz da cartilagem (assim como ossos, músculos e tendões). Na fase de descanso, existe reconstrução da mesma. Para que isso ocorra, a célula da cartilagem chamada de condrócito libera enzimas de comunicação entre os glóbulos brancos (interleucinas) para as necessidades internas de remodelação sejam atendidas. Quando a destruição é igual a reconstrução, dizemos que existe homeostase. Quando a destruição é maior, teremos uma condropatia.
Sabe-se hoje que a interleucina-1 (IL-1), a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral a (FNT-a) são os principais fatores que estimulam a degradação da matriz da cartilagem do joelho. Estudos recentes mostram que estas enzimas estão aumentadas em pessoas sedentárias e obesas. Em contrapartida, as interleucinas 4 e 10 são protetoras e estimulam as formações cartilaginosas. Chamamos isso de condro-anabólicas.
O mau uso da articulação e o treino exagerado sem o devido recovery associado a fatores hereditários vão gradativamente causando fissuras e destruição da cartilagem, gerando reação inflamatória crônica, podendo levar à condropatias difusas do joelho, dentre elas a artrose.
Traumas agudos, como entorses e contusões do joelho, extremamente comuns em esportes de contato. Neste caso, pode haver um arrancamento de um pedaço de cartilagem, gerando as crateras. Estas lesões podem ou não estarem ligadas a lesões de outras estruturas como o ligamento cruzado anterior ou meniscos.
Um mecanismo muito comum que exige tratamento cirúrgico de urgência é quando a patela luxa (sai fora do seu trilho), arrancando um fragmento de osso e cartilagem (osteocondral) da porção lateral (externa) do côndilo femoral lateral.
Quando estas lesões focais na cartilagem do joelho ocorrem, temos a lesão da cartilagem propriamente dita, que também são chamadas de lesão condral ou lesão osteocondral da cartilagem do joelho.
Imagem mostra um defeito na cartilagem ou lesão osteocondral típico de uma lesão aguda do joelho.
Em crianças e adolescentes, através de mecanismos ainda não bem esclarecidos pela ciência, gerando as chamadas osteocondrites dissecantes.
Tipicamente, os sintomas da lesão da cartilagem do joelho incluem:
+ Diagnóstico da Lesão da Cartilagem do Joelho
Preencha o formulário com as informações abaixo para agendar a sua consulta:
Gostaria de receber uma ligação?
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Dejanira
Postado as 02:39h, 27 abrilOnde adquirir esse acido
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 12:20h, 27 abrilcada medico trabalha de forma diferente.
Na minha clinica, eu tenho o produto consignado e consigo aplicar no mesmo dia da consulta, caso haja a indicação.
Neiva Rosane Moreira Gonçalves Vou
Postado as 13:09h, 22 junhoLevei um tombo, onde tive um impacto forte no joelho, e estou sentindo dor, queimação ao tocar e como se tivesse micro agulhas cravando quando toco no local
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 16:47h, 24 junhoProcure um medico de confiança
Mara Beatriz Rodrigues Ferreira
Postado as 14:57h, 13 setembroSei pelos comentários que vc É um dos melhores nessa área do joelho.
CLEBER
Postado as 21:33h, 23 novembroBom dia Dr. Já fiz duas ressonâncias e segundo os médicos, no caso o segundo, tenho um desgaste anormal na minha cartilagem joelho esquerdo. Tenho apenas 34 anos, fiz algumas seções de fisio que momentaneamente alivia aquele inchaço no joelho…. gostaria muito de poder voltar a jogar e a levar uma vida saudável mas até agora não consegui. Tenho muitos estalos no joelho e incômodos até mesmo estando deitado…. o fisio me recomendou fortalecer o joelho mas somente isso no grau de desgaste que tenho vai resolver?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 14:34h, 24 novembrooi, Cleber
Para te responder isso, precisaria te avaliar
JANIELE DA SILVA VILELA MOREIRA
Postado as 19:10h, 02 fevereiroMuito obrigada pelo o que foi explicado.
Hernane Dias
Postado as 10:23h, 31 marçoOla Dr. Adiano eu estou com um problema no meu joelho começou quando eu tinha os meus 12 anos eu sentia o joelho esquerdo preso e quando desprende-se dava um estalitos no joelho e nunca havia dito a minha mãe porque pensei que era normal aquilo foi se agravando, e quando completei meus 26 anos para cima, tive um bloqueio no mesmo local aonde o joelho prendeu por duas ou tres semanas criou água a volta e o pé não esticava…. fiz varias consultas Raio X ate ecografias na parte do joelho e os medicos não me disseram qual era o problema..
HOje estou com mais de 30 anos ainda vivo com este problema, acontece sempre quanso eu levo uma pancada ou quando tendo me virar caso estiver deitado ou sentado…
gotaria de saber o que posso fazer para melhorar
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 16:29h, 05 abriloi, Hernande.
Para te responder isso, precisaria te avaliar
Dionea
Postado as 05:57h, 02 abrilDr , fez artroscopia,pois tive dos traumas.duas quedas batendo o joelho e danificou a catilagem,fez a limpeza.articular,e hoje sinto muitas dores ja faz 2 anos , sinto incômodo no repouso ou nas atividade.,
Nao sei mas.o wue fazer, nao tenho muito apoio do medico que fez procedimentos,
A alguma coisa que possa fazer pra ajuda.nessa perda ?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 16:28h, 05 abriloi, Dionea.
Para te responder isso, precisaria te avaliar
Fabio
Postado as 08:47h, 06 abrilOla, estou com condromalacia patelar, fiz ressonância, fisioterapia, depois academia para fortalecimento muscular, já melhorou bastante, eu estava sem poder trabalhar, mas ainda sinto estalos devido ao desgaste, segundo o médico grau 3 a 4. Durante o tratamento tomei anti inflamatorios algumas vezes. O que ppder tomar para diminuir o desgaste e as dores ?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 18:21h, 06 abrilPara te responder isso, precisaria te avaliar
Fabiana
Postado as 20:58h, 23 abrilTenho desgaste na cartilagem do joelho e to fazendo aula de dança e meu joelho doi muito devo parar com a danc
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 19:39h, 26 abrilPara te responder isso, precisaria te avaliar
Fabiana martins
Postado as 22:56h, 13 maioComo faço p ter uma avaliacao sua?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 12:43h, 14 maioOi, Fabiana
Muito prazer.
Para agendar consulta e demais informações da minha clínica, o WhatsApp é (11) 94006-5262
Basta entrar em contato que meus funcionários te informam tudo.
Será um prazer poder te atender.
Abraço
Joelcio Mario Sgaraboto
Postado as 17:20h, 13 setembroDr. o Sr quer ver uma imagem de ressonância e me dar uma idéia, pois já consultei 2 médicos e não obtive confiança suficiente nos laudos.
Tenho 49 anos, sou ativo, atleta, mantenho a saude, gosto muito de correr, nadar, pedalar, e jogar voleibol
em 2018 tive uma torção no joelho, somente dor agúda no momento da torção, depois nao tive dor, nem febre, vermelhidao, tive inchaço no segundo dia.
cuidei desde o primeiro dia, fisioterapia, natação, musculação, remedios, triflex e vimovo, depois fui devagar voltando ao peso sobre o joeloh, nao fiquei com dor, inchaço,
folga, nem falseio.
Em seguida fiz outro exame, agora em 2021, apresentou este problema que esta na imagem o sr pode me ajudar? como lhe envio a imagem?
Obrigado
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 17:36h, 13 setembroOi, Joelcio
Muito prazer.
O agendamento de consulta on-line ( telemedicina) é (11) 94754-9183
Basta entrar em contato que a Cláudia, minha secretária te informa como funciona e faz o agendamento.
Será um prazer poder te atender.
Abraço
Gilberto Siniciato Gonçalves
Postado as 16:18h, 01 novembroBoa tarde Dr. Adriano.
Já passei por duas artroscopia, uma em cada joelho, isso já à mais de trinta anos. Hoje tenho artrose nos dois, sinto muita dor e se não usar joelheira, fica difícil até para fazer caminhadas.
Assisti alguns vídeos do senhor, hoje tenho 60 anos, o que o senhor recomendaria?
Em outro comentário, falei de uma reportagem que assisti, é retirado material do próprio paciente e levado para um laboratório, depois é colocado novamente no paciente, e segundo a reportagem, o próprio organismo regenera a cartilagem, procede?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 19:23h, 04 novembrosim. Trata-se da cultura autóloga de condrócitos, ainda nao autorizada no Brasil para uso não-experimental
Willian
Postado as 22:19h, 01 dezembroBoa tarde Dr Adriano recentemente acabei caindo e quebrando a cartilagem em 8 partes isso pode me causar algum problema lá na frente como dificuldade pra andar etc ?
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 17:55h, 06 dezembroPode sim.
Precisa ser muito bem acompanhado
Severino Fidelis
Postado as 09:52h, 06 janeiroBom dia! Dr Adriano. Meu nome é Fidelis e busco ajuda.
Na juventude joguei muito futebol, só que tive algumas lesões no joelho direito, que foram se agravando ao longo do tempo. Então desde 2018 que essas lesões me impediram de caminhar, correr e jogar, por não mais aguentar impactos. Nesse mesmo ano fiz exames para saber das reais condições do meu joelho, onde a ressonância apresentou as seguintes lesões: moderado derrame intra-articular, lesão complexa no corno posterior do menisco medial, parcialmente extruso, lesão horizontal no corpo e corno posterior do menisco lateral, ruptura completa do ligamento cruzado anterior. Ligamentos cruzados posterior, colateral lateral e colateral medial com forma, orientação e intensidade de sinal habituais. artrose femorotibial incipiente, mais proeminente no compartimento lateral representado por desnudamento da cartilagem hialina de revestimento e reação osteo-hipertrófica e cartilagens hialinas de revestimento patelar com fissuras superficiais representando condropatia grau 2.
Certo de contar com sua atenção, agradeço antecipadamente.
Dr. Adriano Leonardi
Postado as 20:26h, 06 janeiroOi, Severino
Obrigado por sua participação.
Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas para te responder isso, precisaria te avaliar.
Examinar o paciente e ver os exames de imagem são fundamentais no diagnóstico e conduta.
Rafael Borges Moreira
Postado as 23:10h, 28 janeiroola dotor tenho 31 anos e sofri uma lesao da cartilagem nivel 1
atualmente esto tomando uns saches que medico descreveu para mim tomar
sera que ainda posso voltar jogar bola ?
gostaria uma opiniao sua se eu jogar bola piora apos sofrer essa lesao parei de jogar faz uns 3 meses