fbpx
 

O que é Lesão da Cartilagem do Joelho

O que é a Lesão da Cartilagem do Joelho

Como já dito em outros artigos, o joelho é uma articulação extremamente suscetível a lesões de suas estruturas internas como ligamentos, meniscos e a cartilagem, motivo deste artigo. Infelizmente, a grande maioria das lesões da cartilagem do joelho não cicatrizam e, por este motivo, tornaram-se um grande desafio da medicina moderna.

 

Para entender por que isso ocorre, é importante entender o que é a cartilagem.

 

Cartilagem do Joelho

O que é lesão da cartilagem do joelhoA cartilagem do joelho é o tecido que recobre como um colchão a superfície dos ossos, e funciona basicamente como um grande amortecedor, absorvendo o impacto e distribuindo-o de maneira uniforme, evitando-se assim o excesso de pressão concentrado em um único ponto da articulação.

 

Por não possuir irrigação, a cartilagem do joelho é considerada um tecido avascular, com poucas células e abundante matriz extracelular (tudo o que existe e está fora da célula).

 

A cartilagem do joelho possui 4 camadas e tem muita água em sua composição (hiperhidratada, variando de 66 a 80%). Os espessos feixes de fibras colágenas, principalmente o tipo II  são dispostos de maneira paralela à superfície articular formando uma “pele”, servindo não somente como uma camada limitadora mas também para a distribuição de forças de compressão.

 

As fibras da camada basal (mais profunda) da cartilagem ficam perpendiculares à superfície e servem como âncora fixando a cartilagem ao osso. Nas zonas intermediárias as fibras se dispõem mais ao acaso. As fibras oblíquas resistem a forças de tensões.

 

O que é lesão da cartilagem do joelho

Na imagem, as 4 camadas da cartilagem hialina do joelho.

Destruição e Reconstrução da Cartilagem em Nosso Dia a Dia

O que é lesão da cartilagem do joelhoToda vez que você realiza um treino, existe destruição parcial da matriz da cartilagem (assim como ossos, músculos e tendões). Na fase de descanso, existe reconstrução da mesma. Para que isso ocorra, a célula da cartilagem chamada de condrócito libera enzimas de comunicação entre os glóbulos brancos (interleucinas) para as necessidades internas de remodelação sejam atendidas. Quando a destruição é igual a reconstrução, dizemos que existe homeostase. Quando a destruição é maior, teremos uma condropatia.

 

Sabe-se hoje que a interleucina-1 (IL-1), a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral a (FNT-a) são os principais fatores que estimulam a degradação da matriz da cartilagem do joelho. Estudos recentes mostram que estas enzimas estão aumentadas em pessoas sedentárias e obesas. Em contrapartida, as interleucinas 4 e 10 são protetoras e estimulam as formações cartilaginosas. Chamamos isso de condro-anabólicas.

Existem 3 formas básicas do desenvolvimento de lesões na cartilagem do joelho

Micro traumas de repetição

O que é lesão da cartilagem do joelhoO mau uso da articulação e o treino exagerado sem o devido recovery associado a fatores hereditários vão gradativamente causando fissuras e destruição da cartilagem, gerando reação inflamatória crônica, podendo levar à condropatias difusas do joelho, dentre elas a artrose.

 

Traumas agudos

Traumas agudos, como entorses e contusões do joelho, extremamente comuns em esportes de contato. Neste caso, pode haver um arrancamento de um pedaço de cartilagem, gerando as crateras. Estas lesões podem ou não estarem ligadas a lesões de outras estruturas como o ligamento cruzado anterior ou meniscos.

 

Um mecanismo muito comum que exige tratamento cirúrgico de urgência é quando a patela luxa (sai fora do seu trilho), arrancando um fragmento de osso e cartilagem (osteocondral) da porção lateral (externa) do côndilo femoral lateral.

 

Quando estas lesões focais na cartilagem do joelho ocorrem, temos a lesão da cartilagem propriamente dita, que também são chamadas de lesão condral ou lesão osteocondral da cartilagem do joelho.

 

O que é Lesão na Cartilagem

Imagem mostra um defeito na cartilagem ou lesão osteocondral típico de uma lesão aguda do joelho.

 

Crianças e adolescentes

Em crianças e adolescentes, através de mecanismos ainda não bem esclarecidos pela ciência, gerando as chamadas osteocondrites dissecantes.

Sintomas da Lesão na Cartilagem

Tipicamente, os sintomas da lesão da cartilagem do joelho incluem:

 

  • Dor na articulação – tanto no repouso, quanto durante o movimento;
  • Inchaço – a lesão da cartilagem gera reação inflamatória exuberante e a membrana que recobre o joelho, também chamada de sinovial responde com o aumento do volume de liquido no joelho, que chamamos de derrame articular. Popularmente chamado de “água no joelho”;
  • Rigidez;
  • Estalidos;
  • Bloqueio articular – incapacidade de dobrar e esticar o joelho;
  • Atrofia do músculo da coxa – chamamos isso de inibição do músculo quadríceps. Ocorre como um mecanismo de defesa frente a doença articular;
  • Incapacidade de realização de tarefas diárias – como caminhar, agachar, subir e descer escadas;
  • Sensação de agravo diário – fadiga muscular e inchaço ao final do dia.

 

Lesão da Cartilagem do Joelho

 

Continue Lendo

 

+ Diagnóstico da Lesão da Cartilagem do Joelho

+ Tratamento para Lesão da Cartilagem do Joelho

+ Prevenção da Lesão da Cartilagem do Joelho

14 Comentários
  • Dejanira
    Postado as 02:39h, 27 abril Responder

    Onde adquirir esse acido

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:20h, 27 abril Responder

      cada medico trabalha de forma diferente.
      Na minha clinica, eu tenho o produto consignado e consigo aplicar no mesmo dia da consulta, caso haja a indicação.

  • Neiva Rosane Moreira Gonçalves Vou
    Postado as 13:09h, 22 junho Responder

    Levei um tombo, onde tive um impacto forte no joelho, e estou sentindo dor, queimação ao tocar e como se tivesse micro agulhas cravando quando toco no local

  • Mara Beatriz Rodrigues Ferreira
    Postado as 14:57h, 13 setembro Responder

    Sei pelos comentários que vc É um dos melhores nessa área do joelho.

  • CLEBER
    Postado as 21:33h, 23 novembro Responder

    Bom dia Dr. Já fiz duas ressonâncias e segundo os médicos, no caso o segundo, tenho um desgaste anormal na minha cartilagem joelho esquerdo. Tenho apenas 34 anos, fiz algumas seções de fisio que momentaneamente alivia aquele inchaço no joelho…. gostaria muito de poder voltar a jogar e a levar uma vida saudável mas até agora não consegui. Tenho muitos estalos no joelho e incômodos até mesmo estando deitado…. o fisio me recomendou fortalecer o joelho mas somente isso no grau de desgaste que tenho vai resolver?

  • JANIELE DA SILVA VILELA MOREIRA
    Postado as 19:10h, 02 fevereiro Responder

    Muito obrigada pelo o que foi explicado.

  • Hernane Dias
    Postado as 10:23h, 31 março Responder

    Ola Dr. Adiano eu estou com um problema no meu joelho começou quando eu tinha os meus 12 anos eu sentia o joelho esquerdo preso e quando desprende-se dava um estalitos no joelho e nunca havia dito a minha mãe porque pensei que era normal aquilo foi se agravando, e quando completei meus 26 anos para cima, tive um bloqueio no mesmo local aonde o joelho prendeu por duas ou tres semanas criou água a volta e o pé não esticava…. fiz varias consultas Raio X ate ecografias na parte do joelho e os medicos não me disseram qual era o problema..

    HOje estou com mais de 30 anos ainda vivo com este problema, acontece sempre quanso eu levo uma pancada ou quando tendo me virar caso estiver deitado ou sentado…
    gotaria de saber o que posso fazer para melhorar

  • Dionea
    Postado as 05:57h, 02 abril Responder

    Dr , fez artroscopia,pois tive dos traumas.duas quedas batendo o joelho e danificou a catilagem,fez a limpeza.articular,e hoje sinto muitas dores ja faz 2 anos , sinto incômodo no repouso ou nas atividade.,
    Nao sei mas.o wue fazer, nao tenho muito apoio do medico que fez procedimentos,
    A alguma coisa que possa fazer pra ajuda.nessa perda ?

  • Fabio
    Postado as 08:47h, 06 abril Responder

    Ola, estou com condromalacia patelar, fiz ressonância, fisioterapia, depois academia para fortalecimento muscular, já melhorou bastante, eu estava sem poder trabalhar, mas ainda sinto estalos devido ao desgaste, segundo o médico grau 3 a 4. Durante o tratamento tomei anti inflamatorios algumas vezes. O que ppder tomar para diminuir o desgaste e as dores ?

Poste um Comentário