fbpx
 

Conheça 5 sinais de lesão no menisco

Conheça 5 sinais de lesão no menisco

Conheça 5 sinais de lesão no menisco

O menisco tem a importante função de amortecer e estabilizar a articulação do joelho. Sempre que houver sinais de lesão no menisco, então, é importante ficar de olho. Isso porque os sintomas geralmente são graves o suficiente para justificar o agendamento de uma consulta com um especialista.

No artigo de hoje, você confere as principais características desses sintomas, bem como as formas mais comuns com as quais eles se manifestam.

 

Quais são os sinais de lesão no menisco? Confira os 5 principais!

As lesões do menisco podem acontecer a qualquer momento e são uma das lesões da cartilagem do joelho que ocorrem com mais frequência. Por esse motivo, se você machucou essa articulação e está experimentando um ou até mesmo uma combinação dos sinais de lesão no menisco mencionados abaixo, é importante que procure um ortopedista especialista em joelho para avaliar e tratar o problema.

Vale ressaltar, contudo, que os sintomas dependem do tamanho e da localização da lesão, mas os mais comuns incluem:

 

1. Dor no joelho

Um dos principais sinais de lesão no menisco é a dor associada, embora ela também possa ser causada por uma série de outras lesões ou condições diferentes. No geral, quando a causa é realmente o menisco lesionado, a dor pode ser gradual ou imediata, e o tipo e intensidade dependem da gravidade do dano, da rapidez com que ocorreu e da tolerância à dor do paciente. 

Além disso, tende a piorar quando você tenta dobrar, endireitar ou torcer o joelho, durante ou após o exercício, especialmente atividades que envolvam flexões profundas das articulações. E, em alguns casos, isso pode ocorrer até mesmo colocando peso no joelho.

 

2. Inchaço (Água no joelho)

Como acontece com todas as lesões de tecidos moles, você vai experimentar inchaço. Isso pode ocorrer imediatamente após uma lesão do menisco se os seus vasos sanguíneos são interrompidos por causa de um evento traumático. Ou, ainda, dentro de 12 horas após a lesão.

O inchaço ao longo do tempo ou recorrente é o resultado do fluido sinovial enchendo a cavidade articular, à medida que seu corpo tenta se proteger. Tal processo natural geralmente é chamado de “água no joelho”.

Após alguns dias, o inchaço deve diminuir. No entanto, se a lesão não for tratada adequadamente, ele pode continuar e limitar a mobilidade do joelho.

 

3. Travamento do joelho

Outro sinal comum de lesão do menisco, o travamento da articulação ocorre quando o fragmento do menisco rompido não consegue se alojar entre o fêmur e a tíbia, resultando na incapacidade de endireitar ou dobrar o joelho. Assim, à medida que o joelho se flexiona e se estende, os ossos podem atingir ou prender o pedaço do menisco rompido, resultando nessa sensação.

Isso limita sua capacidade de realizar atividades físicas e não é incomum ver pacientes caminharem com as pernas completamente retas para evitar o travamento.

 

4. Atrofia

A lesão do menisco, assim como qualquer outra lesão dentro do joelho, vai fazer com que a gente perca massa muscular. Dessa forma, os pacientes que apresentam lesões meniscais também podem apresentar atrofia da musculatura da coxa.

 

5. Falseio

Entre os sinais de lesão no menisco também é possível citar o falseio. Isto é, a instabilidade da articulação, como quando o paciente está andando e começa a sentir que tem alguma coisa pulando fora do lugar. 

Essa sensação do joelho falseando pode ocorrer se o menisco estiver fora do lugar, por conta de uma lesão de ligamento associada ou porque a musculatura da coxa para de funcionar.

 

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

O fêmur e a tíbia repousam perfeitamente um sobre o outro para formar a articulação do joelho. Quando saudável, ela se move suavemente enquanto flexiona e estende o joelho. Caso ocorra uma lesão meniscal significativa, porém, a integridade e o alinhamento da articulação serão afetados e a amplitude de movimento diminuirá. Em alguns casos, inclusive, a capacidade de endireitar totalmente a perna será afetada.

Por isso, é importante saber quais são os sinais de lesão no menisco listados acima para que, caso haja necessidade, você possa procurar um ortopedista especialista em joelho. Se você identificar um ou mais desses sintomas, agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

 

Aproveite também para saber mais sobre os sinais de lesão no menisco no vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal do Youtube:

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?