fbpx
 

Você sente dores no joelho ao treinar na academia?

Você sente dores no joelho ao treinar na academia?

Você sente dores no joelho ao treinar na academia?

A prática de exercícios é fundamental para o nosso bem-estar e para a manutenção de um peso saudável. Embora modifiquemos nossa alimentação, o esporte é o que faz nosso corpo perder os quilos extras e tonificar os músculos. No entanto, um dos poucos efeitos colaterais do exercício físico é o impacto nas articulações. Assim, algumas pessoas podem relatar sentir dores no joelho ao treinar na academia. Se esse é o seu caso, continue a leitura!

 

Dores no joelho ao treinar na academia? Saiba como evitar!

Depois de lesões no ombro, lesões nos joelhos são bastante comuns com muitos usuários de academia que acabam sofrendo dores e sofrimentos. Por isso, para não sentir dores no joelho ao treinar na academia, é importante tomar alguns cuidados como, por exemplo:

 

Fazer exercícios específicos de fortalecimento do joelho

Fazer treino de pernas, especialmente os exercícios de flexão de joelho e de quadril vão ajudar a fortalecer a musculatura das articulações, além de tonificar as pernas.

Nesse sentido, é interessante que você evite ficar somente nas máquinas. O agachamento, por exemplo, é um exercício simples e extremamente prático para aproveitar o nosso esforço, e se você mantiver uma postura adequada também estará fortalecendo os joelhos.

 

Aquecer antes de iniciar os exercícios na academia

Esse cuidado é extremamente fundamental para evitar possíveis lesões e quaisquer dores no joelho ao treinar na academia. Os exercícios de aquecimento garantem que seus joelhos estão prontos para o ataque. 

Fazer círculos em ambas as direções, por exemplo, é um exercício simples e eficaz. Os alongamentos dos músculos adjacentes (anterior e posterior) também são importantes.

 

Manter seu peso no nível ideal

Problemas de excesso de peso costumam ser uma das principais causas da dor no joelho. Ao manter o seu peso no nível ideal, você está se certificando de não colocar muita pressão sobre os joelhos no dia a dia e quando for treinar na academia, além dos benefícios adicionais que isso acarreta.

 

Use calçado apropriado

É importante ter um plano de treinamento e, para cada atividade na academia, usar o calçado mais adequado que se ajuste ao pé com folga. Além disso, se você quiser evitar dores no joelho ao treinar na academia, precisa garantir que o calçado que usa seja de boa qualidade e tenha bom amortecimento.

 

Conte com um profissional

Com a ajuda de um especialista, aprenda a fazer os exercícios da maneira certa. Você deve ter o cuidado de fazer cada movimento corretamente, com o peso que corresponde ao seu nível de treinamento muscular. 

 

E se mesmo assim eu sentir dor?

Dor comum no joelho pode ser aliviada com a adoção de medidas apropriadas. Quando aparecerem os primeiros desconfortos, é aconselhável interromper as atividades que causam a dor e manter um mínimo de repouso. Além disso, o frio também pode ser aplicado localmente para evitar possível inchaço e manter a perna elevada pelo maior tempo possível. 

Vale ressaltar, contudo, que não é recomendado parar de se exercitar completamente. Afinal, a atividade física e os exercícios melhoram a saúde óssea, muscular e articular. Inclusive, os seus benefícios são múltiplos, pois reduzem a dor e a rigidez, melhoram a mobilidade e a função articular, e aumentam a força muscular.

Se o desconforto persistir, a dor não passar após três dias de descanso ou o seu joelho travar, é importante consultar um médico. Se houver inchaço, calor ou vermelhidão ao redor da articulação e você sentir o joelho instável, também é hora de procurar ajuda médica.

 

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

O Dr. Adriano Leonardi é ortopedista especialista em joelho e médico do esporte. Por isso, se você sente dores no joelho ao treinar na academia, agende uma consulta agora mesmo! Assim, será possível avaliar o problema, ter um correto diagnóstico e seguir um plano de tratamento adequado para que você possa voltar aos seus treinos sem dores o mais rápido possível.

 

Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe o vídeo a seguir. Aproveite também para se inscrever no canal do Youtube do Dr. Adriano.

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?