Cirurgia da Condromalácia Patelar

Cirurgia da Condromalácia Patelar

Compartilhe:

Quando o tratamento conservador para a condromalácia falha, pode-se determinar que é necessária uma cirurgia  da condromalácia patelar para o tratamento definitivo. Em geral, estes casos envolvem pacientes com desalinhamento importante, em especial o que chamamos de “tilt patelar lateral”, um mau funcionamento da patela com um contato aumentado na faceta patelar lateral (foto 1).

cirurgia condromalácia patelar

Acima, um contato normal da patela com o fêmur. Na foto abaixo, o contato anormal gerando hiperpressão femuropatelar lateral.

 

A cirurgia da condromalácia patelar é realizada por via artroscópica e visa restabelecer a uniformidade da superfície articular, tratar a reação inflamatória da membrana chamada sinóvia, reduzir o volume do coxim gorduroso que fica abaixo da patelar, também chamada de gordura de hoffa e realizar o realinhamento patelar, procedimento também chamado “release patelar”. Esta liberação lateral envolve “cortar” o retináculo e os ligamentos laterais apertados para permitir a posição normal da patela.

+ Existe espaço para o tratamento não cirúrgico ao ligamento cruzado anterior?

O procedimento pode ser potencializado com a infusão de plasma rico em plaquetas visando um pós-operatório menos doloroso e a otimização da produção de nova matriz extra-celular .

 

Em casos mais avançados da doença, o cirurgião pode optar por procedimentos adicionais como:

 

Condromalácia e lesão em “espelho”

Quando existe comprometimento não só da cartilagem patelar, mas também em sua área de apoio no fémur, chamada de tróclea. Nestes casos, muitas vezes é necessário procedimentos cartilaginosos adicionais como a micro-fratura ou a mosaicoplastia, exigindo um tempo maior de uso de muletas e restrição de que o paciente solte seu peso no membro operado por 6 a 8 semanas.

 

Artrose femuro-patelar

Neste caso, a doença chegou em seu estagio final e, muitas vezes, a única solução é a retirada da faceta patelar doente, procedimento denominado “patelectomia”. Autores que defendem este procedimento tem relatado resultados bons e regulares em relação ao alívio de dores. O procedimento pode ser complementado pela infusão de ácido hialuronico (apresentação comercial como Fermatron , Synvisc). Em geral feito ao final da artroscopia sob visualização direta , seguida de mais 1 ou 2 infusões intra-articulares nas semanas pós-operatórias.

 

Lesão focal

Muitas vezes, a condromalácia é confundida com uma lesão cartilaginosa aguda traumática como, por exemplo por uma contusão de joelho. Nestes casos, o paciente experimenta períodos de inchaço no joelho após esforço físico como, por exemplo, ao se realizar uma trilha, uma corrida, ou por abusar no uso do salto alto. Nestes casos, muitas vezes, o cirurgião pode optar por um transplante cartilaginoso como a mosaicoplastia.

 

Período pós cirurgia da condromalácia patelar

É importante salientar que o período pós-operatório de uma cirurgia da condromalácia patelar envolve um período relativamente extenso de reabilitação pois, além de “agressão” da artroscopia, existe um mau funcionamento muscular que envolve toda a cadeia cinética desde o quadril, principalmente do glúteo médio, quadríceps, isquiotibiais e panturrilha.

A reabilitação pós-operatória envolve recursos analgésicos da fisioterapia, ativação muscular, muitas vezes com correntes elétricas, seguido do fortalecimento muscular (foto 2), muitas vezes realizada em academia de ginástica sob a supervisão do fisioterapeuta ou de um educador físico experiente e, ao final da avaliação isocinética seguida ou não do fortalecimento isocinético.

cirurgia condromalácia patelar

O leg-press em baixa angulação é muito utilizada no processo de reabilitação do pós-operatório da cirurgia da condromalácia patelar.

 

Quer saber mais sobre Condromalácia Patelar?

 

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se: 

 

 


Compartilhe:
Dr. Adriano Leonardi
dr@adrianoleonardi.com.br

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico e Fisiologista do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 2507-9021 ou 2507-9024

57 Comentários
  • Dr. Adriano Leonardi – Condromalacia patelar
    Postado as 16:33h, 30 março Responder

    […] entre o treinador e profissionais da saúde. Finalmente, em raros casos refratários, realizamos o tratamento cirúrgico através da artroscopia do joelho . (function(d, s, id) {var js, fjs = […]

  • Monica Suzana Trenas Granados
    Postado as 18:21h, 10 julho Responder

    Boa Tarde;
    Desejo obter endereço e telefone da clínica do Dr.Adriano Leonardi para poder agendar consulta para minha filha Danielle .
    Gostaria saber se ele atende por algum convenio ou somente particular.
    Favor aguardo resposta,
    Grata
    Mónica S.Trenas Granados.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 18:26h, 17 julho Responder

      Oi, dna Monica.

      Tel (11) 2507 9021

      • luis urubatan de jesus
        Postado as 14:52h, 01 junho Responder

        Bom Dr. como vai, sou praticante de basquete desde os 10 anos de idade e hoje com 48 ativo, minha condição de Malácia Patelar vem de cerca de 5 anos atrás, faço musculação que me ajuda a minimizar as dores e fortalecer, entretanto, espero obter condições melhores para continuar na pratica das duas atividade físicas. Acontece nos dois joelhos com maior dor e intensidade no esquerdo, estou bem animado para uma possível cirurgia, mas gostaria da sua orientação profisional. Atenciosamente,

        Urubatan. 12 9 81584273, 39613649, 39623509

        • Dr. Adriano Leonardi
          Postado as 15:42h, 01 junho Responder

          Oi, Luis.
          Será um prazer poder te ajudar.
          tel do consultorio: (11) 2507 9021 ou 9024.

  • Edward Tonelli Junior
    Postado as 22:10h, 16 julho Responder

    Primeiramente te parebenizo pela página que está bem didática e informativa. Sou oftalmologista em BH/MG, tenho 40 anos e sou portador de condromalácia grau IV em ambas as patelas. Desde que soube do diagnóstico há um ano e meio, venho fazendo os exercícios de fisio indicados, tomo glicosamina de tempos em tempos, e evito movimentos que forcem a flexão do joelho. Suspeito que eu sofra do problema há pelo menos 20 anos, pois na época já sentia falseio, e um RX simples acusara um certo desvio de uma das patelas (a que hoje é pior). Também acho que tenha uma predisposição genética pois nunca fui adepto de atividades físicas. A pergunta é: o que devo esperar para os próximos 20 anos, considerando-se que já estou no estágio IV? Agradeço desde já pelo tempo que te tomei. Abraços, EDWARD.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 18:25h, 17 julho Responder

      Caro colega,

      Obrigado pela missiva.
      Na verdade, o grau da lesao nao é tao importante, mas sim a correçao de desequelibrios musculares. Em geral, quem tem uma condro grau IV tem o quadriceps muito fraco em relaçao aos isquiotibais e o fortalecimento deste grupo muscular previne sintomas e, as vezes, consegue recolocar o individuo no esporte.
      O ideal seria procurar um colega que entenda de traumatologia do esporte em BH e seguir um programa de reabilitaçao adequado.
      Nos casos de falha ou de sintomas nitidamente ligados a condropatia, pode-se tb ter bom resutados com visco-suplementaçao associada.
      Forte abraço

      • Edward Tonelli Junior
        Postado as 20:58h, 17 julho Responder

        Obrigado pelo parecer, e sucesso!
        Att.,
        EDWARD

  • marcos paulo
    Postado as 11:41h, 04 agosto Responder

    Bom dia Dr.!
    parebenizo pela página que está bem didática e informativa.Bem eu jogava basquete a mais ou menos 20 anos e depois de um movimento brusco tive inchaço e as vezes falseios, procurei um especialista e foi diagnosticado q se tratava de uma condromalacia patelar grau II ,fiquei tomando o medicamento ártico por mais ou menos uns 09 meses e mesmo assim as dores e os demais sintomas continuavam, parei de com os medicamentos e de um tempo para cá estou indo trabalhar de bicicleta e notei uma significada melhora.Então retornei em outro profissional na área para saber se poderia voltar as atividades esportivas normalmente e ate disputar alguns campeonatos mais depois do resultado do exame q identificou um aumento no grau da lesão,bom ai vem as minhas perguntas.
    a cirurgia neste caso se torna a melhor opção? depois da cirurgia e do tratamento pós-operatório vou poder voltar a ter o mesmo ritmo de atividades esportivas normalmente? e quanto tempo para voltar ao ritmo normal?
    Obrigado!

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 13:08h, 05 agosto Responder

      Oi, Marcos!
      Nem sempre a cirurgia para a condromalacia é a melhor saída. O que é importante é que um profissional faça uma avaliaçao de sua força e equilibrio muscular (avaliaçao isocinetica- https://www.adrianoleonardi.com.br/a-avaliacao-isocinetica-do-joelho/)e que corrija qq desequlíbrio. Só depois disso, pode-se pensar em cirurgia, caso nao se obtenha um resultado adequado, aí sim pode-se pensar em tratamento cirurgico.

  • Tatiana
    Postado as 01:34h, 19 setembro Responder

    Boa noite! Descobri que tinha condromálacia de grau IV aos 15 anos em ambos joelhos, porém o esquerdo sempre doeu mais. Durante 10 anos tentei de tudo… físio, fortalecimento do quadríceps, alongamento da musculatura posterior da coxa, medicamentos AINEs e/ou corticóides, condroprotetores e diversas infiltrações, mas como nada surtiu efeito, optei pela cirurgia. Realizei a cirurgia do joelho esquerdo há 5 anos e realmente minha patela nunca mais luxou, porém não tive coragem de fazer no direito pois não vi melhora significativa nas dores. Tenho hoje 31 anos estou tomando Mobility sem sucesso, faço uso exagerado de uma pomada que contem DMSO+ dexametasona+Prednisolona+lidocaina e meu medico acredita que se tudo continuar assim daqui alguns anos poderia até ser indicado prótese. Isso me assusta muito. Será que poderia tentar a mosaicoplastia? Muito obrigada

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 20:44h, 19 setembro Responder

      Oi, Tatiana!
      A mosaicoplastia é uma opçao, mas só é recomendada em lesoes FOCAIS da patela, ou seja, quando uma area de 1 a 2 cm2 estao acometidos e o resto da cartilagem tanto da patela, quanto dos condilos estao sadios.

  • Maria Cristina
    Postado as 01:49h, 20 setembro Responder

    Boa noite!
    Realizei ressonância e foi constatado Condromalacia IV nos dois joelhos, porém o esquerdo sempre doeu mais, tomo os remédios Glucosamina e Condroitina, estou fazendo RPG e acupuntura há 5 meses, porém meu joelho esquerdo está doendo muito e parece que tem vidro moído dentro dele, em muitos momentos a pele fica sensível. Ele pode ter piorado?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 19:41h, 21 setembro Responder

      Oi Maria Cristina.
      Existe a possibilidade de sua doença nao estar sendo bem reabilitada e a sra. estar mantendo sintomas e existe a possibilidade sim de sua lesao estar piorando. Tudo depende de seu medico correlacionar achados de exame fisico, avaliaçao isocinetica com as imagens do seu exame.

  • leandro
    Postado as 22:34h, 30 setembro Responder

    Dr. Adriano boa noite!
    Eu tb possuo a condromalacia grau IV , não pratico mais esportes já faz mais de três anos por conta desse problema.
    Será que é preciso de correção cirúrgica?
    Sendo q a opinião do médico na ressonância está:
    cisto de baker
    degeneração mucina em corno posterior do menisco medial
    condromalacia patelar grau IV
    isso no joelho direito.
    O joelho esquerdo já fiz uma artroscopia, segundo meu médico, ele disse que fez LCA.
    A primeira ressonância acusava q estava com lesão parcial do ligamento cruzado anterior e passei recentemente em outro médico para explica o caso, ele pediu outra ressonância e ficou a seguinte opinião:
    DERRAME ARTICULAR
    DEGENERAÇÃO MUCINA EM CORNO POSTERIOR DO MENISCO MEDIAL
    SINDROME DE “OSGOOD SCHLATTER”
    CONDROMACIA PATELAR

    Muito obrigado por nos conceder esse espaço! boa noite

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 00:13h, 07 outubro Responder

      Leandro, se a sua lesao grau IV for focal, ou seja restrita a uma area da patela, existe sim a possibilidade de tratamento cirurgico. O ideal é que vc procure um especialista para se determinar o sitio de dor e seu grau de desequilibrio muscular.
      abs

  • Mailson Oliveira
    Postado as 14:59h, 05 outubro Responder

    Bom Dia Doutor
    Tenho condropatia patelar de grau 3 no joelho direito já vai completar um ano que to fazendo tratamento e as dores permanecem, queria uma opinião, qual próximo passo que devo fazer ou se meu caso será só com cirurgia?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 00:18h, 07 outubro Responder

      Oi, Mailson!
      Em seu caso, é necessario se determinar se a dor é causada pela condropatia mesmo ou nao. Pois muita gente tem a condropatia e nao sente nada. Se suas dores forem mesmo pela condropatia, pode-se tentar tratamento por viscossuplementaçao ou até mesmo cirurgico.
      abs

  • Elisangela Nogueira
    Postado as 13:07h, 06 outubro Responder

    Bom dia!Ha alguns anos descobri que tinha alterações degenerativas na corno posterior do menisculo medial,condropatia patelar grau 4, cisto adjcente ao ligamento ttransverso,sugestivo de cisto ganglionico,pequeno cisto de baker,no joelho direito, mas até então vinha suportando a dor,até que no mês de junho tive que parar de trabalhar para me tratar,pois já não aguentava mas ficar em pé.Há 4 meses estou me tratando somente com fisioterapia,não estou vendo melhora,a dor está irradiando agora para meu quadril.Por favor Dr Adriano me ajude esclarecer qual tratamento certo ou se vc tem um colega de trabalho em Fortaleza nessa especialidade me indique!Obg

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 00:10h, 07 outubro Responder

      Querida Elisangela, o importante aí seria determinar se sua dor é patelar ou pela lesao meniscal. Se for patelar, existe grande chance de melhoria apenas pela fisioterapia bem feita. Se for pela lesao meniscal, existe a possibilidade de tratamento cirurgico, pois o menisco lesionado pode estar fazendo mecanismo de valvula e causando o cisto.
      O ideal é que a sra. seja avaliada por um especialista. Mas, na sua cidade, infelizmente, nao conheço ninguem.
      Abs

  • Raika
    Postado as 11:24h, 07 outubro Responder

    Bom dia! tive um diagnostico aproximadamente 1 ano de condromalacia grau IV, tenho feito atividade fisica com o objetivo de fortalecer a musculatura, tenho percebido que em movimentos simples meu joelho estala, barulho este percebido por quem esta proximo. Existe alguma cirurgia capaz de sanar ou diminuir esse crepitar?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 20:35h, 07 outubro Responder

      O barulho (creptaçao) como sintoma ISOLADO nao tem relevancia médica. É muito comum na populaçao, inclusive entre atletas. Se o seu unico sintoma for este, nem pensar em cirurgia. Agora, se estiver associado a dor e inchaço, aí sim deve ser avaliado por um especialista.

  • patricia lima lopes o´ra
    Postado as 16:47h, 16 outubro Responder

    Boa Tarde, Dr. Adriano!!!
    Sofro de condromalácia há dois anos, já fiz duas cirurgias(artroscopia) a dor é muito intensa, chego a chorar tomo condroitina e na última ressonância foi detectado artrose o que devo fazer, existe cura, estou encostada há quase dois anos pois não posso subir e descer escada, andar por muito tempo, fora os tombos que já levei por causa do meu joelho!!! O meu médico é especialista em joelho e em ortopedia esportiva, disse que existe um estudo avançado para transplante de célula tronco de cartilagem, é isso mesmo???
    Obrigada

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 23:18h, 16 outubro Responder

      Oi, Patricia.
      Sim. Existem varios estudos sobre a regeneraçao cartilaginosa pelo uso de celulas tronco. No Brasil, segundo a ANVISA, é PROIBIDO inserir celulas tronco no paciente. Apenas a cultura laboratorial está liberada.
      O que tem sido feito que bosn resultados é a aplicaçåo de plasma rico em plaquetas (PRP) associada a cirurgias de joelho. Este procedimento estimula a migraçao de celulas tronco com bom potencial de cicatrizaçao.

      • josenilce
        Postado as 14:28h, 21 outubro Responder

        Dr. Adriano, gostaria de saber se o método aplicaçao do plasma (PRP) pode regenerar a cartilagem ,ou somente tecidos vascularizados. tenho condropatia patelar grau I e II.
        obrigada

        • Dr. Adriano Leonardi
          Postado as 14:49h, 21 outubro Responder

          O PRP tem excelente efeito sobre a cartilagem lesionada, mas deve sempre estar associado a um procedimento cirurgico para que seja estimulada a migraçao de celulas-tronco `a lesao.

  • Fernando
    Postado as 01:26h, 03 janeiro Responder

    Prezado Dr. Adriano,
    Gostaria de saber sua opinião sobre a real eficácia da glicosamina, condroitina, colágeno, e ácido hialurônico na regeneração de cartilagem (em especial, do joelho). Pelo o que tenho lido, parece haver muitas controvérsias. É verdade que, se realmente existir algum tipo de regeneração, ela é quase insignificante e a cartilagem que se regenera é a fibrótica (de “segunda linha”) e não a hialina? O que o senhor acha de medicamentos homeopáticos, como os (aqua)nosódios e outros, como cartilagem de tubarão, para pacientes com condromalácia 3 / 4 nos dois joelhos (meu caso)? O ácido hialurônico em capsulas, via oral, vendido nos EUA, pode ser útil também?
    Parabéns pelo blog!

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 12:11h, 06 janeiro Responder

      Oi, Fernando!
      Os estudos de evidencia cientifica nivel 1 mostram que a Glicosamina previne a sinovite do joelho (reaçao inflamatoria da membrana sinovial), que ajuda muito no tratamento da doença. Por isso, dependendo do caso, eu precrevo como suplementaçao. O acido hialuronico ainda esta em estudo e esta sendo prescrito nos EUA.
      Nao tenho experiencia com medicaçao homeopática.
      abs

  • regina silva
    Postado as 04:34h, 03 março Responder

    ola dr !! tenho artritre e artotrose nos dois joelhos e no direito condromalcia nivel 4 ….como posso ter uma consulta com o senhor vivo de joelheiras ,,,praticamente desde os 18 anos inchamuito e dói muito …por favor me responda !!! obrigada

  • Bruna Passarini
    Postado as 20:19h, 10 março Responder

    Olá dr fui diagnostica após fazer ressonância há um mês que nos dois joelhos apresentam Condromalacia grau iv desde então tomo glicosamino e fiz ultra-som e criotetapia .No entanto ,o único alívio da dor e edema surgiu após a sessão de acupuntura .Meu teste isocinetico constatou que minha musculatura está fortalecida e que a porcentagem entre o a musculatura anterior e posterior de coxa estão fortalecidos e em equilíbrio, portanto fui indicada apenas continuar com o uso de glicosamino e Pilates (aula de alongamento e fortalecimento).

  • rafael
    Postado as 22:39h, 23 abril Responder

    Ola dr. Contromalacia pode ocasionar uma atrofia no quadricepes
    ? Obrigado

  • felipe mohammad
    Postado as 19:38h, 31 maio Responder

    fiz uma cirurgia por conta de uma fratura na patela ha 3 anos, minha coxa ainda esta muito atrofiada e e o joelho estala demais, qual a melhor alternativa?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 00:19h, 01 junho Responder

      Felipe, provavelmente sua lesao causou inibiçao do musculo quadriceps.
      Procure um especialista em joelho para orientar melhor sua reabilitaçao.

  • Dr. Adriano Leonardi
    Postado as 13:55h, 23 julho Responder

    A durabilidade media de uma protese é de 20 a 30 anos, desde que seja bem feita. Ao operar pacientes abaixo de 60 anos, existe chance de se ter que troca-la (cirurgia de revisao). Por isso, a idade ideal é de 60 anos para mulheres e 70 anos para homens. Mas, dependendo da doença e do grau de artrose, pode-se operar pacientes mais jovens, como por exemplo, os portadores de artrite reumatoide.

  • Valéria
    Postado as 11:24h, 18 março Responder

    Bom dia. A minha foi diagnosticada com artrose patelar, e o médico falou que ela não pode fazer cirurgia porque ela tem 56 anos, e ainda é nova para essa cirurgia. Ele a informou que tem esperar o osso esfarelar para poder operar. Mas, minha mãe sente dores horriveis. è veridico o que esse médico falou para ela? Obrigada

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 11:48h, 18 março Responder

      Bom dia.
      A idade nao é fator determinante para se realizar uma Protese de joelho. O ideal é que os pacientes tenham mais que 60 anos. Mas, dependendo do grau da artrose, pode-se sim operar pacientes mais jovens.

  • Valéria
    Postado as 12:38h, 18 março Responder

    Obrigada.

  • barbara
    Postado as 22:40h, 09 maio Responder

    Dr. Adriano, o meu problema e a Condropatia Patelar caracterizada por edema nas suas facetas medial em lateral sem evidencia erosiva. Sinais de degeneração mucoide no corno posterior e corpo do menisco medial havendo provável pequena de rotura do seu corpo posterior. No joelho esquerdo e direito, sinto muitas dores estralo quando abaixo e em movimentos e inchaço. Gostaria de ser sua paciente e qual e a clinica que o senhor atende?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 23:44h, 10 maio Responder

      Oi, Barbara!
      Atendo na Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

  • Daniel
    Postado as 01:36h, 14 janeiro Responder

    Dr. Adriano, eu fui diagnosticado com condropatia grau 3 já faço fisioterapia a 4 meses no inicio estava indo bem mas nos últimos dias as dores voltaram. Pergunto, é normal as dores serem sazonais? Como estou fazendo fortalecimento eu devo interromper? E tem um grau específico para a cirurgia ou em todos os casos pode ocorrer a necessidade? Obrigado

    • admin
      Postado as 18:19h, 17 janeiro Responder

      Oi, Daniel.
      Boa tarde.

      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.

      Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

  • Marina Leonardi Fiamoncini
    Postado as 19:21h, 15 janeiro Responder

    Olá doutor, será que somos parentes? 🙂 Estou com uma dúvida, o médico que eu fui disse pra eu fazer uma cirurgia preventiva. Tenho grau 4 no direito e grau 1 no esquerdo. Você sabe se esse tipo de cirurgia é recomendado mesmo? Obrigada

    • admin
      Postado as 18:14h, 17 janeiro Responder

      Oi, Marina!
      Possivelmente somos parentes…
      Não existe cirurgia preventiva para condromalacia.
      Tto cirurgico é sempreo último recurso.
      Boa tarde.

      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.

      Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

  • André Demétrio
    Postado as 23:31h, 02 junho Responder

    Boa tarde Dr. Adriano.

    Tenho 28 ano e há mais ou menos 15 anos descobri a condromalácia.
    Sempre fui uma criança muito ativa e, de repente, meus joelhos começaram a inchar, sem dor. Fui ao médico e fui diagnosticado através da ressonância com condromalácia grau 3.
    O médico pediu pra eu parar de jogar bola e eu parei. Mas como sempre adorei o surf, continuei surfando. Surfo desde os 12 anos.
    Semana passada fui surfar e voltei com o joelho esquerdo (que é o que eu mais forço em cima da prancha) entalando, e inchou também. Sinto como se a patela estivesse mais solta que a do joelho direito. A cada passo quando desço uma escada o joelho esquerdo estala forte. Acredito que minha condromalácia tenha evoluído e daqui pra frente pretendo me cuidar muito.
    A minha preocupação é com relação a esses estalos. O que pode ser e se isso pode me tirar do surf.
    Agradeço muito se puder me responder.

    Abraço e obrigado!

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 13:22h, 03 junho Responder

      Bom dia, Andre.

      Agradeço muito o contato pelo site.

      O inchaço no joelho apos qualquer atividade física indica agravo de uma condição pré-exsteõte por sobrecarga ou o desenvolvimento de uma lesão adicional.
      Para que eu possa te dizer se ha correlação do inchaço com sua lesão preexistente, fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  • Luana Garcia leite
    Postado as 22:52h, 08 julho Responder

    Descobri acondromalacia nos dois joelhos há 4 meses não doi apenas algumas sencacoes. comecei tratamento glucosamina reamente e bom

  • ALBERTINA OLIVEIRA D ELIMA
    Postado as 14:56h, 19 setembro Responder

    Bom dia Dr Adriano Leonardi
    Eu fiz cirurgia de menisco e LCA há dois anos. porém na cirurgia o médico constatou uma condropatia patelar grau I, e hoje apos dois anos de fisioterapia e fortalecimento do joelho fiz uma ressonância e constatou uma condropatia grau III e derrame articular moderado, gostaria de ter outro parece pois passei em um ortopedista especialista em joelho e o mesmo me falou que é indicação para prótese, mas que não me aconselhar fazer agora por conta da idade tenho 39 anos, isso é correto.
    gostaria de ser a valiada por o senhor Dr Adriano Leonardi, pois me informaram muito bem pode me passar o numero e endereço.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 18:47h, 19 setembro Responder

      Ola, Albertina.
      Será um prazer poder te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  • Claudia Terribilli
    Postado as 23:40h, 24 outubro Responder

    Olá, Dr.Adriano !

    Gostaria de saber se o Dr conhece o chamado colágeno tipo II para uso oral e sua eficácia para o tratamento de condropatia grau IV.

    Devo marcar uma consulta em breve.
    Obrigada !!!

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 16:01h, 25 outubro Responder

      Oi, Claudia.
      Existem poucos estudos serios sobre a suplementação oral com colagens.
      Sou favorável a visco-suplementação articular direta, com resultados mais conclusivos.

  • Jussara Soares Naconiecni
    Postado as 00:00h, 05 outubro Responder

    Olá doutor boa noite, eu tenho 18 anos e aos 16 descobri alguns problemas no meu joelho esquerdo, problemas esses: Condropatia Patelar, Pequeno derrame articular e Diminuto cisto poplíteo loculado. Meu médico Ortopedista me recomendou ir a uma academia, fui 5 meses mais até agora nada mudou e sim piorou. Gostaria de saber se no meu caso será preciso cirurgia e quanto sairia esse tipo de cirurgia , e quanto tempo mais ou menos pra se recuperar. Obrigado.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:31h, 05 outubro Responder

      oi, Jussara.

      Sua historia é bem típica de uma síndrome femuro-patelar em mulheres.
      Na minha opinao, o grande segredo está no estudo biomecanico de como a
      musculatura da mulher se comporta e existem “macetes”para auxiliar no
      ganho de força, equilíbrio e rapidez motora.
      Enfim, precisaria ver seus exames e te fazer um teste biomecanico e
      isocinetico.
      Na minha opinião, não existe nada que não possa ser melhorado.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O
      endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

      Traumatologia do esporte / Cirurgia do Joelho
      Médico do futebol profissional do Clube Atletico Bragantino
      Presidente da Associação Brasileira de medicina de áreas remotas e esporte de aventura.
      http://Www.adrianoleonardi.com.br

      CONSULTORIO
      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Facebook: https://www.facebook.com/especialistadojoelho/
      Instagram: https://www.instagram.com/dr.adrianoleonardi/

      • Jussara Soares Naconiecni
        Postado as 01:08h, 09 outubro Responder

        Olá doutor, moro em uma região muito mais muito longe de São Paulo.

  • Gustavo
    Postado as 01:08h, 28 janeiro Responder

    Dr. Adriano Leonardi,
    Há 5 meses descobri que estou com condromalacia patelar grau IV, e tive que parar de jogar futebol, estou muito preocupado, pois só tenho 21 anos, só com o tratamento eu consigo me recuperar ou preciso fazer a cirurgia?
    Gostaria muito de poder jogar futebol, será que posso depois da recuperação?
    Grato!

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:45h, 29 janeiro Responder

      oi, Gustavo.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas fica difícil eu te orientar sem te examinar e ver seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  • Luiz Fernando Fischer
    Postado as 13:34h, 02 fevereiro Responder

    Bom dia Dr. Adriano.
    Eu e Minha família temos 2 vidas, uma antes e uma depois da Condromalácia descoberta, a paciente seria minha esposa, uma mulher de 34 Anos. Gostaria de Saber se é possível fazer uma consulta Digital, lhe envio os exames, ressonância e Laudos. Hoje ela faz um tratamento a base de Condroflex e fortalecimento acompanhado. Caso possa nos dar a sua Opinião pelos exames gostaria dessa ajuda. Pagaríamos a consulta antecipadamente. Muito Obrigado por sua atenção e também o Parabenizo pela página e respostas.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 20:22h, 03 fevereiro Responder

      oi, Luiz.

      Mesmo se isso fosse ético e possível,o fato de eu não poder examina-la tiraria a possibilidade de eu realizar o exame bio-mecanico que é fundamental no diagnostico e manejo da condromalacia.
      Se puder traze-la em consulta, será um prazer poder avalia-la e poder ajuda-los.

Poste um Comentário