fbpx
 

Qual a diferença entre lesões de cartilagem e artrose?

Qual a diferença entre lesões de cartilagem e artrose?

Sem dúvida, as lesões da cartilagem articular, chamadas de lesão condral ou lesão osteocondral, são um grande desafio para a medicina moderna. Muito comum em atletas ou idosos, as lesões de cartilagem ocorrem quando há um trauma provocado por estresse no local, de forma aguda ou repetitiva.

+ Lesão condral do joelho

lesão condral do joelhoMesmo que quem sofra com esse problema tenha um quadro de dor e incômodo, a cartilagem em si está bem preservada. Por outro lado:

  • A lesão acaba provocando um buraco no meio da cartilagem da pessoa;
  • Há uma reação inflamatória no local, que causa dor e inchaço;
  • Este quadro costuma aparecer na medida em que músculos, tendões e ligamentos também são afetados.

Como já descrito em outros artigos, a lesão da cartilagem articular tem baixíssimo potencial de regeneração espontânea e, por isso, quando lesionada, muitas vezes a intervenção médica é necessária.

Mas, afinal, o que pode acontecer com uma erosão condral ou osteocondral se não tratada?

A literatura mostra que raramente a lesão da cartilagem estabiliza e não progride. Estudos mostram que as bordas da lesão vão aumentando com o tempo e a reação inflamatória denominada “sinovite artrítica”, vai progressivamente degradando a cartilagem e levando a uma destruição global, denominada osteoartrite ou artrose.

O que é a artrose?

artroseAo contrário da lesão, que é causada de forma repentina por um trauma específico na cartilagem, a artrose deriva de um processo degenerativo. Assim sendo, esse quadro aparece comumente em idades mais avançadas, e suas características incluem:

  • Desgaste pelo uso da cartilagem ao longo dos anos que a degenera;
  • Consequentemente, há aumento da fricção entre ossos, fator que resulta em inflamações articulares;
  • Além disto, o quadro se agrava por não haver regeneração da cartilagem.

Diante de todos esses quadros, é importante ter em mente que como as lesões de cartilagem e a artrose são dois processos diferentes, há tratamentos diferentes para cada um desses males.

Como caracterizar e tratar cada um desses problemas

Pelo fato de a artrose ser uma doença extremamente incapacitante, especialmente em pacientes mais jovens, a conduta médica frente à uma lesão condral ou osteocondral deve ser “agressiva” e precoce para não deixar que a lesão progrida.

+ Artrose

diferença entre lesões de cartilagem e artrosediferença entre lesões de cartilagem e artroseO diagnóstico deve ser preciso, através da coleta de uma história característica de dor e inchaço no joelho, um exame de imagem de ressonância magnética, de preferência com sequências de imagens como o mapeamento T2 e laudado por um médico radiologista experiente e familiarizado com lesões condrais.

A primeira coisa que você deve ter em mente é o fato de que a artrose é muito rara em pessoas com menos de 40 anos, exceto em atletas de esporte de alto impacto. Por outro lado, a lesão na cartilagem pode ocorrer durante toda a vida, dependendo do estresse colocado no local.

Assim sendo, seja qual for o problema que surgir em sua articulação, você deve ter em mente alguns fatores específicos:

  • Na medida em que sentir qualquer sintoma de dor ou desconforto na cartilagem e suas articulações, procure um profissional qualificado. Medidas como a reabilitação, a infiltração com ácido hialurônico ou viscossuplementação, podem ser extremamente efetivas em estágios iniciais da condição e diversos estudos mostraram que tem poder em modificar o curso da doença;
  • Reperiodização do treinamento;
  • Em casos mais graves intervenções cirúrgicas.

+ Viscossuplementação

É muito importante que as duas situações não sejam confundidas, nem citadas como sinônimos uma da outra. Se isto acontecer, você corre o risco de não ter seu problema tratado de maneira adequada, o que pode trazer consequências negativas a médio prazo.

Prevenção para lesões de cartilagem e artrose do joelho

diferença entre lesões de cartilagem e artroseTanto em casos de prática esportiva, que podem levar a lesões na cartilagem, quanto para a artrose que possui fatores como peso e idade para sua predisposição, ambos os quadros são preveníveis. O mais importante é adotar algumas medidas que protejam o seu corpo, tais como:

  • Exercícios de fortalecimento de músculos, que vão estabilizar e auxiliar no amortecimento de impactos;
  • Manutenção de hábitos saudáveis, como sono regular e dieta equilibrada;
  • Estar dentro do peso ideal para sua composição corporal;
  • Manter um bom nível de flexibilidade;
  • Tomar cuidado com os excessos de sobrecarga, como treinos com trabalho excessivo e sem o devido descanso.

Junto com esses cuidados, você também deve consultar um médico de confiança de maneira periódica. Ele poderá avaliar como estão as suas articulações, bem como receitar os melhores passos para evitar problemas. Além disto, a fisioterapia preventiva também é um excelente caminho para fortalecer esses locais e melhorar sua qualidade de vida.

Quer Saber Mais Sobre Cartilagem?

 

Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário