Amanheceu com o joelho inchado após carnaval? Ao contrário do que se imagina, o popular “pular o carnaval” não é uma atividade de baixo impacto e isenta de lesões.
Ficar horas e horas em pé acompanhando uma escola de samba ou acompanhando um bloco carnavalesco pode causar sobrecargas ao aparelho locomotor, especialmente naqueles que não possuem condicionamento físico e estão acima do peso ideal. A articulação mais comumente afetada é quase sempre o joelho.
Estudos recentes de biomecânica apontam o joelho como a articulação do corpo que mais trabalha próximo aos seus limites fisiológicos, ou seja, no coeficiente entre destruição tecidual e reconstrução, existe grande chance da segunda prevalecer e, consequentemente, haver lesão. Portanto, não só a prática esportiva, mas também atividades repetitivas da vida diária, como subir e descer escadas, andar e agachar-se podem desencadear dor e inchaço, sem causa maior aparente.
Basicamente, a sobrecarga no joelho é causada por aumentos repentinos na intensidade e volume de uma atividade física. Aqui no caso, o “pular o carnaval”.
Joelho Inchado após Carnaval – O que você pode sentir?
Queixas comuns no dia seguinte à folia podem incluir:
- Inchaço no joelho;
- Estalidos;
- Sensações de falseio;
- Sensação de areia dentro do joelho;
- Dor que pode ou não melhorar após a prática esportiva.
Havendo sobrecarga, diferentes estruturas serão lesadas e a sintomatologia estará intimamente ligada à idade, sexo e o quanto você dançou, pulou e ficou em pé curtindo o carnaval.
De uma maneira mais didática, podemos agrupar as lesões de sobrecarga do joelho como:
Tendinites
Inflamação do tendão patelar que liga a patela ao osso da tíbia. Em algumas pessoas, esta inflamação pode se cronificar e a dor pode se perpetuar.
Síndrome de Osgood-Schlatter
De longe, a causa de dor mais comum em joelho de adolescentes.
Sinovite difusa
A inflamação aguda da membrana que reveste o joelho e é responsável pela produção do liquido sinovial, denominada sinóvia. Causa muita dor e é responsável pelo acúmulo de líquido, popularmente conhecido como água no joelho.
Bursites
Causa dor e vermelhidão na pele logo acima da patela.
Condromalácia
Amolecimento da cartilagem da patela, causando dor aos movimentos. Lesão extremamente comum entre mulheres e intimamente ligada a distúrbios biomecânicos. Alem da dor, a lesão também causa crepitação.
Síndrome do atrito íleotibial
Dor lateral no joelho, ligada ao mau condicionamento muscular para atividades de esforço repetitivo. O incomodo agrava muito ao descer escadas e ladeiras.
Meu joelho está doendo! E agora?
Joelho Inchado após Carnaval? Não espere melhorar sozinho. Procure um ortopedista de confiança.
A pedra angular do tratamento da dor no joelho consiste na melhoria do trofismo, equilíbrio e flexibilidade muscular e na correção de fatores que possam alterar o deslizamento entre a rótula e o fêmur.
Levando-se em conta o fato de que nenhuma articulação trabalha sozinha, faz-se extremamente necessário a avaliação do tipo de pisada, alterações anatômicas do joelho e problemas oriundos dos quadris. Todos estes fatores podem alterar a cinemática do joelho e predispor a lesões.
Uma vez iniciado o tratamento, o grande desafio é melhorar a força, o equilíbrio e a flexibilidade de uma articulação dolorosa. Caso o paciente não coopere e exagere tanto em atividades da vida diária, quanto no retorno precoce a atividades físicas, pode haver o derrame articular, popularmente conhecido como “água no joelho”, uma reação inflamatória difusa da membrana que reveste a articulação com extravasamento de líquido para a mesma. Isto leva à inibição do reflexo do músculo quadríceps da coxa, com consequente atrofia muscular, formando-se um ciclo vicioso de difícil quebra.
Em linhas gerais, aí vão algumas orientações aos foliões:
- Não ultrapasse seu limites! Se você não esta bem condicionado(a) não passe muito tempo em pé, pulando e dançando.
- Seu joelho doeu muito? Dor é sinal de lesão. É seu organismo lhe dizendo que algo não vai bem. Portanto, se o joelho dói, ou está inchado, é hora de parar, procurar um médico ortopedista, reabilitar-se e, posteriormente, retornar ao esporte.
- Seu joelho amanheceu muito inchado e você não se lembra se torceu pulando? Pode ter havido uma lesão mais séria como a ruptura do ligamento cruzado anterior. Procure serviço médico imediatamente.
- Depois da quarta-feira de cinzas: acompanhamento periódico da equipe por um médico do esporte é indispensável. Apesar de muitas vezes, o exame físico estar dentro da normalidade, pode haver algum grau de desequilíbrio muscular, muitas vezes somente detectado através do dinamômetro da avaliação isocinética e que, cedo ou tarde, poderá levar a lesões e comprometer sua performance.
Acesse nosso Canal no Youtube e Inscreva-se:
://www.youtube.com/watch?v=0ozXFoz9fJM”]