Um dos assuntos que mais preocupa os pais durante o desenvolvimento infantil é a questão das pernas tortas em crianças. Mas quando isso deve ser uma preocupação e qual o melhor momento para procurar ajuda médica?

Para determinarmos o que é normal e o que deve ser uma preocupação, precisamos entender que existem três tipos de eixo de joelhos, que são:
· Neutro: o joelho é totalmente alinhado;
· Joelho Valgo: é o formato tipo X, onde os joelhos se tocam na parte interna quando a criança está brincando ou correndo;
· Joelho Varo: também conhecida como pernas de cowboy, ou pernas cambota, que é quando o joelho está voltado para fora.

 

 

joelho torto em crianças

 

Sabemos que em ortopedia, a criança passa por diversas fases de crescimento e diversos ângulos, tanto nos pés, quanto nos quadris e joelhos. Esse eixo vai se alterando conforme o desenvolvimento. Quando a criança começa a andar os joelhos são em varo (até os 18 meses), depois ele se torna neutro (entre 18 e 30 meses). Dentro de mais ou menos, em seguida, ele se torna valgo, o que acontece entre 3 a 4 anos de idade, e por fim, entre 7 a 8 anos, os joelhos assumem um alinhamento próximo ao que ele deve ter na vida adulta.

Quando se preocupar com o joelho torto em crianças?

Nesse sentido, devemos começar a nos preocupar com crianças entre 8 a 11 anos que apresentam alguma diferença no eixo dos joelhos, como joelho em varo ou em valgo.

Quando uma criança apresenta um joelho em varo muito acentuado, ela pode apresentar uma doença chamada Doença de Blount. Geralmente são crianças que começaram a andar muito cedo ou crianças obesas, mais pesadas.

Acontece um afundamento na cartilagem de crescimento na região interna do joelho, que acaba entortando ao longo do crescimento. Já o Geno valgo, geralmente, a criança começa a bater o joelho um no outro, pode apresentar quedas frequentes, foge da aula de educação física (principalmente por apresentar vergonha do próprio joelho).

Pessoas com o joelho valgo muito acentuado podem apresentar problemas na frente do joelho, como a condromalácia, por conta do aumento do chamado ângulo Q.

Quando falamos em deformidade de joelho em crianças, precisamos lembrar que muitas vezes o problema não está ligado somente ao joelho. A criança pode apresentar o que chamamos de plano valgo ou varo, ou diferenças nas rotações internas ou externas no nosso quadril. Como possuem uma relação direta com o colo do fêmur, essas rotações podem fazer com que os pés e joelhos da criança apresentam ângulo anormal.

O que devemos observar?

Para saber se a perna torna apresentada pela criança é anormal e se é necessário buscar ajuda médica, separamos alguns pontos que devem ser observados:

· Crianças com joelho varo acima dos 3 anos de idade;
· Crianças com joelho valgo tipo x acima de 8 anos de idade;
· Crianças que têm assimetria (diferenças de ângulos entre os joelhos);
· Crianças que tiveram alguma complicação no parto e tiveram tiveram muita dificuldade para começar a engatinhar e andar;
· Crianças que sofreram alguma fratura na cartilagem de crescimento;
· Crianças que tiveram osteomielite;

Todo o crescimento da criança deve ser acompanhado por um ortopedista de confiança, e na dúvida, sempre procure a ajuda de um especialista de joelho ou ortopedista pediátrico. Se houver alguma indicação de tratamento cirúrgico ou uso de órtese, é importante lembrar que a ciência avançou muito e existem soluções muito eficientes para esse tipo de deformidade.

Tem um video sobre esse assunto no meu canal, confira:

 

Postagens similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *