fbpx
 

Geno varo

O que é joelho varo?

geno varo

Joelho ou geno varo ou genu varum, é o termo utilizado para referir aos populares “pernas tortas”, com os joelhos sendo projetados lateralmente.

 

Esta condição ocorre quando a tíbia, o maior osso da canela, se volta para dentro em vez de se alinhar com o fêmur, o osso da coxa. Isso faz com que seus joelhos girem para fora. Assim como explicado em outros artigos, o oposto do joelho varo é o joelho valgo, que é quando os joelhos se projetem um em direção ao outro.

 

A relação entre as posições de seu fêmur e tíbia é chamada de alinhamento tibiofemoral. Kapandji (1987) nos mostra que a angulação fisiológica normal dos joelhos deve ficar em aproximadamente 170°. No caso do geno varo, esta angulação fica acima de 180°.

 

Esse ângulo descreve a excursão lateral ou o efeito de estrangulamento que o músculo quadríceps e o tendão patelar têm sobre a patela.

Como identificar o geno varo?

O sintoma mais óbvio de joelho varo é a perna arqueada. Os adultos podem sentir alguma dor na parte interna do joelho, enquanto as crianças pequenas com joelho varo podem não apresentar sintomas.

 

Com o tempo, o joelho varo não tratado pode causar dores nas articulações, especialmente ao caminhar. Também causa desgaste incomum na cartilagem do joelho, o que pode causar osteoartrite.

 

+ Artrose tricompartimental do joelho

O que causa o geno varo?

O joelho varo é comum entre os recém-nascidos, visto que as articulações do joelho ainda estão se desenvolvendo e muitos de seus ossos ainda não se moveram para sua posição permanente. No entanto, algumas crianças desenvolvem joelho em varo como resultado do raquitismo, uma doença associada aos baixos níveis de vitamina D que causa ossos moles.

 

O geno varo não necessariamente está ligado a alguma doença!

 

Na grande maioria das pessoas, trata-se do formato natural e fisiológico das pernas, principalmente entre indivíduos do sexo masculino.

 

Geno Varo e Artrose

artrose no joelhoPelo fato de a região interna do joelho receber mais peso do que a região de fora, esta parte interna da articulação do joelho pode se desgastar, levando ao que chamamos em medicina de artrose monocompartimental.

 

Inicialmente, temos a chamada extrusão ou expulsão do menisco medial, associada ou não a alguma lesão complexa. O aumento da pressão na região interna vai afundando a parte óssea, gerando dor e limitação para atividades da vida diária.

 

Outras causas possíveis de joelho varo incluem:

 

  • Acondroplasia;
  • Doença de Blount na infância;
  • Doença dos ossos frágeis como a osteopenia;
  • Doença óssea de Paget;
  • Infecções ósseas;
  • Lesões da região interna;
  • Tumores ósseos.

Como o geno varo é diagnosticado?

O médico geralmente pode fazer um diagnóstico inicial de joelho em varo examinando suas pernas e observando você andar. Eles também podem solicitar um raio-X da perna afetada para obter uma visão melhor da estrutura óssea.

 

Se o seu médico confirmar que você tem joelho em varo, ele também pode usar uma ferramenta chamada goniômetro para medir o grau em que sua perna gira para fora. Caso você tenha um filho com pernas arqueadas, o pediatra pode fazer um teste para verificar os níveis de vitamina D e descartar raquitismo.

Tratamento para geno varo

O tratamento do joelho em varo depende da causa. Se for causado por raquitismo, seu filho pode simplesmente precisar tomar suplementos de vitamina D ou cálcio se a doença ainda estiver nos estágios iniciais. Às vezes, os suplementos são suficientes para fortalecer os ossos e melhorar a condição.

 

geno varoA maioria das outras causas, requer cirurgia quando o joelho em varo traz maiores impactos articulares e cartilaginosos.

 

 Para casos leves que não causam muita dor, a fisioterapia e o treinamento com pesos podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor dos ossos das pernas. Porém, é muito raro que o tratamento conservador reverta totalmente o joelho em varo.

 

Durante o crescimento, a deformidade pode ser corrigida pela inserção de grampos ósseos sobre a cartilagem de crescimento. O procedimento é denominado epifisiodese.

 

Em adultos com menos de 60 anos, existem opções como a osteotomia tibial valgizante ou a subcondroplstia.

 

+ Subcondroplastia para tratamento de lesões cartilaginosas

 

Após um procedimento de osteotomia tibial alta, você precisará esperar de três a oito meses antes de voltar ao seu nível normal de atividade. Se esse período de recuperação parece assustador, lembre-se de que a cirurgia de substituição total do joelho, que é uma cirurgia de osteotomia e às vezes pode prevenir, geralmente requer até um ano de recuperação.

Saiba Mais

8 Comentários
  • Adriana de Sousa lago
    Postado as 20:51h, 10 agosto Responder

    Faz muito anos que percebi meu problema. Mais não conseguia entender realmente.se era meus joelhos o pernas tortas só agora pesquisando consegui entender. E gostaria muito de poder concertar.tenho 35 anos será possível.com cirurgia?

  • Regina Célia Alves da Silva
    Postado as 19:30h, 06 setembro Responder

    Boa noite, gostaria de saber se tem como meus joelhos melhorar tem Geno caro bilateral, redução dos espaços demoro tibiais mediais, osteófitos nós demores tibiais e patelas.

  • Maria
    Postado as 14:59h, 25 setembro Responder

    Tenho 44 anos .Sou saudável. Tenho essa deformidade. Posso fazer a cirurgia?

  • VITOR CARLOS OLIVEIRA DA CONCEICAO
    Postado as 20:00h, 24 abril Responder

    JA FIZ ARTROSCOPIA ONDE TIVE 80% DO MENISCO RETIRADO, MAIS AINDA TENHO OS MESMOS SINTOMAS, TERIA CURA E VOLTAR A TER MINHA SAUDE NORMAL?
    AS RESSONANCIAS TAMBÉM APRESENTAM DESGASTE NA CARTILAGEM, ( REDUÇÃO DA FENDA ARTICULAR FEMORO TIBIAL INTERNO, ASSOCIADO AO AFILAMENTO E IRREGULARIDADE DAS CARTILAGENS ADJACENTES), LESÃO OSTEOCONDRAL, GENO VARO DO JOELHO ESQUERDO, PERNAS ARQUEADAS COM DORES INTERNA GERANDO DOR E LIMITAÇÕES NO DIA A DIA.

    JA FIZ INUMERAS FISIOTEAPIAS E REFORÇO COM PERSONAL, MAIS NADA ADIANTA , JA FIZ TRATAMENTO COM ARTROGEN DUO E NADA MUDOU SÃO SETE ANOS NESSA AGUNIA, APOS OPERAR NOVAMENTE VOLTA A VIDA AO NORMAL?

    FIZ MIL PESQUISAS E ATE HOJE NUNCA VIU UM REALTO DE QUE TENHA VOLTADO 100% SUA VIDA AO NORMAL.

    DEVO OPERAR NOVAMENTE?

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 10:24h, 25 abril Responder

      oi, Vitor.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te EXAMINAR minuciosamente.

      Se puder passar comigo, será um prazer poder te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024
      wzpp (011) 94006-5262

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?