Nos últimos 20 anos, com a melhor compreensão da condromalácia, da condropatia patelar, da lesão cartilaginosa e da artrose, diversos protocolos foram desenvolvidos.

O sucesso do tratamento envolve uma somatória de fatores listados abaixo:

1. Avaliação do grau da condromalácia patelar

Sabe-se que graus mais avançados, como a condromalácia patelar grau IV, estão ligados à sinovite artrítica e progressão para a artrose. Estudos recentes mostram que é possível atuar na doença, prevenindo sua evolução e consequente agravo.

Para isso, contamos com um rol de medicamentos administrados via oral e a infiltração com ácido hialurônico com ou sem associações e de diversos pesos moleculares.

Na foto, a ressonância magnética mostra uma imagem de condromalacia grau IV
Na foto, a ressonância magnética mostra uma imagem de condromalácia grau IV.

 

2. Avaliação muscular direcionada a condromalácia

  • Envolve a avaliação do equilíbrio muscular pelo teste isocinético.
  • Testes funcionais – avaliando a agilidade e resposta neuro-motora
  • Testes biomecânicos – avaliando como os membros se compram durante o movimento. Essencial para pessoas que praticam corrida de rua.

 

O teste isocinetico tem muita importância na avaliação da condromalacia
O teste isocinetico tem muita importância na avaliação da condromalacia

 

3. Prescrição dos exercícios para a condromalácia patelar.

Com o auxílio da equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, educadores físicos e o médico do esporte, realizamos a prescrição dos exercícios para a condromalacia de maneira individualizada e progressiva. A troca do treino deve ser periódica.

A mesma equipe também promove o retorno gradual ao esporte através de planilhas de aumento gradual de volume e intensidade do treino.

O agachamento, por exemplo é um exercício que pode ser prescrito pela equipe, dependendo da função e grau da condromalacia patelar
O agachamento, por exemplo é um exercício que pode ser prescrito pela equipe, dependendo da função e grau da condromalácia patelar.

 

 

Veja mais sobre Condromalácia Patelar: 

 

 

Postagens similares

20 Comentários

  1. Dr. Adriano,

    Boa tarde,

    A Candromalácia Patelar Grau IV associada à pequena rotura obliqua do menisco medial já seria um indicativo de cirurgia? Em um paciente de 42 anos?
    No meu caso específico, não sentia dores no joelho e nem tinha inchaços,. Contudo, no ultimo mês forcei na corrida e no agachamento, o que gerou inchaço leve e algumas dores. Assim, descobri o nível avançado da candropatia no joelho direito e a lesão meniscal. No esquerdo estou com nivel II. Também descobri que meu encurtamento da perna esquerda deve ter favorecido esse processo.
    É possível um tratamento mais conservador inicialmente?

    1. oi, Flavia.
      É possível sim um tratamento conservador sim.
      Em alguns casos assim, costumo infiltrar o joelho com acido hialuronico associado a antiinflamatórios e fisioterapia com excelentes resultados,
      Mas, em pacientes jovens como vc, vale a pena avaliar melhor a lesão meniscal e, se ela for a causa de seus sintomas, o ideal é resolver logo, pois ela pode progredir.
      Hj em dia, temos optado pela sutura do menisco.
      att

      Dr. Adriano Leonardi

  2. Bom dia Dr. Adriano.
    Tenho alterações degenerativas no joelho direito, condromalácia patelar grau IV e focos de lesão em espelho grau III, além de edema na gordura de hoffa e condropatias na superfície de carga femorotibial medial. Faço musculação supervisionada apenas com isometria para não sobrecarregar os joelhos, mas a dor acaba me levando à descontinuidade da prática. Neste quadro descrito, existe indicativo cirúrgico?
    Grata!
    Adriana Freitas

    1. oi, Adriana.
      Tudo depende da analise das imagens e do exame fisico.
      Se houver sinais da hiper-pressão patear com sinais de complicação cartilaginosa, eu costumo operar.
      Se houver uma condropatia moderada, eu sempre tento um acido hialuronico de medico peso molecular e os resultados tem sido muito bons!

  3. Tenho uma pergunta. Eu tenho condromalacia 4 . Já fui em alguns especialistas e não indicam operação. Porém mesmo eu fazendo fortalecimento constante não percebo melhoras significativas. Se for para operar que tipo de operação posso fazer?

    1. Oi, Alexandre.
      Algumas pessoas nascem com uma predisposição a fazer hiper pressão na cartilagem devido a mal alinhamento da patela.
      Nesses casos, está sim indicado o tratamento cirúrgico.
      Se você puder passar em avaliação comigo será um prazer!

  4. Boa tarde.

    Dr. Adriano Leonardi , vi as dicussões e me interessaram .

    Meu joelho esses dias tem me incomodado muito , dor , inchaço e rigidez . Comecei a pedalar num ritmo médio têm uns 90 dias , no inicio nas pequenas pedaladas so senti sintomas de fortalecimento , outro fiz 64km de asfalto num ritmo acelerado e daí eu senti o joelho , dores , inchaços e poucos movimentos .

    Dr. Adriano , eu era atleta do futebol e tive a lesao no lca , repeti varias vezes a lesão , e so depois de 2,5 anos operei . Foi uma cirurgia agressiva, isso escutei do medico . Fiz fisioterapia e academia mas nunca mais ele voltou a ter a mesma flexao e tambem sempre sentia o impacto na corrida .

    Em resumo , meu joelho ld tem artrose em alto grau , tenho condromalacia patelar . Meu ligamento NOVO ja ta com fissura .
    Dr. teria algum tratamento cirurgico pra mim que não seja cirurgia de Prótese ??

    Tenho 41 anos e amo fazer Esporte , sou apaixonado por futebol e agora pelo ”pedal” . Vivo a procura de uma melhora pro meu quadro .

    1. Bom dia, Saul.
      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas fica difícil eu te orientar sem te examinar e ver seus exames.
      Existem diversos tipos de tratamento com e sem cirurgia para as condropatias.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  5. Bom dia Dr Adriano

    Gostaria de saber se vc aconselha o uso de joelheiras para quem tem condromalacia e se sim, qual o tipo mais adequado?
    Tenho condromalacia a 3 anos e descobri após iniciar a academia.
    Fiz a viscosuplementacao, tomo ucII e faço fortalecimento na academia pelo menos 3 vezes na semana (mas mesmo tendo um grau baixo de degeneração eu não consigo fazer agachamentos por menor que seja a angulação).

    Obrigada e parabéns pelo trabalho, é sensacional!

  6. Olaa, já tive deslocamento do joelho 4 vezes, fiz uma ressonância agora q saiu do lugar pela quarta vez, deu q a patela está um pouco lateralizada, troclea plana/displasia e Áreas e focos de condropatia no vértice e faceta lateral da cartilagem acometendo toda a espessura. Grau 3.
    Estou c falseio ao ponto de conseguir andar sem joelheira, toda vez q dobro e estico (bem pouco pq os movimentos estão limitados) sinto algo na parte larteral de fora do joelho sair do lugar e voltar, apesar disso tudo não sinto dor constante mais (tem 2 semanas da última entrega), só sinto dor se eu dobrar mto , em determinados movimentos e se eu levanto o pé do chão e a perna fica “pendurada”. Vou precisar de cirurgia?

  7. Boa noite, Dr Adriano!
    Fui diagnosticado com Condropatia patelar leve + Condropatia da tróclea femural, com erosões profundas e exposição da cortical, em joelho direito à 5 meses. Tenho 33 anos, sempre pratiquei atividade física (futebol, futevôlei, correr), à uns 6 anos vinha tendo dificuldade, e agora não consigo mais praticar esporte, se pratico, meu joelho no dia seguinte incha, dói (pouco, quase não tenho dor) e tenho uma sensação de fraqueza enorme no joelho, não levanto da cadeira sem apoiar os braços, se for subir um degrau ele falseia, tenho uma dificuldade importante, mas se fico sem jogar, ele fica bem. Fui ao ortopedista, ele disse que era só fortalecer que ficaria bom, mas já tentei academia com o educar físico/fisio e sempre que vou voltar a jogar, não consigo, ele incha de novo.
    Fora isso meu joelho crepita muito, muito mesmo, e na academia na cadeira extensora, mesmo com meu joelho em bom estado, eu não consigo executar o movimento quando chega em 130 graus mais ou menos, mesmo com o mínimo de peso, pra passar desse grau e esticar a perna toda, tem que ser sem peso nenhum, isso mesmo após um tempo já fortalecendo a perna.
    Quero muito voltar a praticar esporte, e queria saber se no meu caso, você acredita que é possível voltar?
    Desde já muito obrigado!

    Att. Fábio de Oliveira

  8. Olá Dr.
    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho.
    Tenho 43 anos.

    Tenho condromalacia patelar e ultimamente também tive uma inflamação no tendão pata de ganso.

    Gostaria de saber se, uma vez lhe enviando as imagens e laudos, se pode avaliar e orientar sobre o caso. Como uma consulta on-line.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *