fbpx
 

Lesão de menisco em corredores: sintomas e tratamento

Lesão de menisco em corredores 1

Lesão de menisco em corredores: sintomas e tratamento

Você já ouviu falar em lesão de menisco? E lesão de menisco em corredores? Como já escrevi em diversos artigos, os meniscos são duas estruturas de fibrocartilagem, os meniscos são responsáveis por absorver o impacto entre a tíbia e o fêmur durante o movimento.

 

Leia também: Exercícios para Artrose no Joelho: entenda os 10 princípios fundamentais

 

Cada joelho apresenta dois meniscos, um interno (medial ) e outro externo (lateral). O menisco interno apresenta menos mobilidade e é maior.  O externo é móvel e menor . Juntos eles contribuem para a estabilidade do joelho. Além disso, absorvem o impacto do movimento e, juntos com a cartilagem articular, dissipam a energia cinética.

 

Lesão de menisco em corredores

 

Assim como em outras lesões, as lesões de menisco causam dor ao executar alguns movimentos, e são classificadas em dois tipos:

Traumáticas agudas: ocasionadas por entorse de joelho, são mais comuns em jovens atletas.

Degenerativas: esse tipo de lesão é mais comum em pessoas a partir dos 40 anos, e é resultado de múltiplos microtraumas que acontecem no decorrer dos anos, seja com a prática de exercícios como corrida ou ciclismo, ou com a sobrecarga de peso no joelho.

Falei mais sobre as lesões degenerativas de menisco, neste vídeo:

 

Sintomas de lesão de menisco em corredores

As lesões de meniscos acabam causando muitos transtornos, como:

  • Dor local que é intensificada com a realização de determinados movimentos, como dobrar os joelhos, realizar agachamentos ou cruzar as pernas;
  • Inchaço no local;
  • Travamento do joelho.

Confira as opcoes de tratamento para lesao no menisco

Uma das queixas mais apresentadas pelos atletas que praticam corrida é a dor durante ou após o exercício. Ela faz com que ele reduza a frequência, volume ou intensidade do treinamento. Também é comum o aumento do líquido sinovial nos casos onde há a inflamação da membrana, causando a “água no joelho” (derrame articular). A dor acaba fazendo com que a pessoa apresente limitações não só na prática de exercícios como também em sua rotina.

Tratamento da lesão meniscal em corredores

Doutor, recebi o diagnóstico de lesão de menisco. Devo parar de correr?

O tratamento da lesão de menisco mudou muito com o passar dos anos. A recomendação dada pelos ortopedistas, além do acompanhamento clínico e a fisioterapia, era que o paciente deixasse de praticar o esporte, e caso a dor continuasse, era retirada parte do menisco (meniscectomia).

 

Leia também: Retirada do menisco (meniscectomia) e retorno ao esporte, é possível?

 

Atualmente esse procedimento é considerado o último recurso, por estar ligado à piora dos sintomas em alguns casos, principalmente em mulheres.

Quando a dor está relacionada à perda de massa, pode ser realizado um procedimento chamado viscossuplementação, onde é injetado ácido hialurônico nas articulações. Os especialistas acreditam que, devido ao envelhecimento das articulações, o líquido sinovial acaba perdendo sua capacidade funcional. Nesse caso, o ácido hialurônico ajuda a desacelerar o processo de degeneração.

 

Novas técnicas cirúrgicas de recuperação de menisco

 

Com base nos estudos acerca das lesões degenerativas, e com técnicas otimizadas de vídeoartroscopia, foi criada uma nova técnica: a reinserção meniscal. Essa técnica visa recolocar a raiz do menisco em seu local de origem, partindo do princípio de que ao apresentar degeneração, o menisco se apresenta fora do seu local.

Outra alternativa que é bastante promissora, é a subcondroplastia. Através dessa técnica, é realizado o preenchimento do local abaixo da lesão do menisco. Esse procedimento minimamente invasivo, já possui registro na ANVISA e é realizado com o paciente anestesiado com a ajuda da radioscopia dinâmica.

O ramo da ortopedia desportiva está em constantemente em foco, passando por diversas pesquisas e estudos inovadores para garantir uma melhor qualidade de vida e a continuidade da prática esportiva em todas as fases da vida do indivíduo.

Eu tratei mais deste assunto, neste vídeo completo sobre lesão de menisco em corredores

 

 

 

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?