fbpx
 

Joelho estalando, é normal? O que devo fazer?

Joelho estalando é normal

Joelho estalando, é normal? O que devo fazer?

Já aconteceu com você de alguma vez acordar e notar o joelho estalando, parecendo até ter um barulho dentro como se fosse uma areia?  E ao pesquisar na internet ficou confuso e perdido no meio de diversas doenças, vários tratamentos que poderiam ser? Os estalos no joelho, conhecidos como crepitação articular, são bem comuns entre a população em geral.  

Esse barulho, esse estalido, sensação de areia que pode ter no joelho pode ser algo muito benigno, mas também pode causar problemas sérios.

Joelho estalando

Estou com o joelho estalando, o que pode ser?

 

Existem diversas estruturas no nosso joelho que podem gerar barulho e que não necessariamente está ligado a alguma doença. Veja algumas possibilidades:

1 – Espessamento de Sinóvia

A Sinóvia é a membrana que existe em volta do joelho. Essa membrana produz o líquido sinovial que lubrifica e nutre a articulação e a cartilagem. Essa sinóvia quando muito espessada, mimetiza como se fosse uma pedrinha ou areia no joelho. 

2 – Cartilagem

A Cartilagem é um tecido que recobre os nossos ossos, é um grande colchão.

Faz o deslize da articulação e absorve energia cinética. Quando a cartilagem começa a ficar machucada também traz alguns sinais e sintomas. Pode haver fibrilação da cartilagem, lançar algumas “franjas” dentro da articulação e ao dobrar e esticar o joelho, acabam atritando e fazendo barulho e crepitação. 

3 – Meniscos

Os meniscos são os amortecedores do joelho que podem se romper de maneira traumática ao torcer o joelho, por exemplo. Pode também ocorrer uma lesão degenerativa de menisco quando o menisco começa a envelhecer e sair fora do lugar. O menisco tem o formato de um “C” e a partir do momento que ele começa a ter alguma lesão, dobra sobre si mesmo e esse fragmento fora do lugar pode também gerar barulho e crepitação. 

4 – Plica Sinovial

A plica sinovial é uma membrana presente na parte interna e externa do joelho. A patela tem um trilho que ao movimentar, desliza na chamada tróclea. A plica sinovial ajuda nessa movimentação. Em casos de disfunção da musculatura, por exemplo, ao iniciar as atividades físicas na academia sem devida preparação e começou a exagerar no treinamento, ou começou a correr, jogar futebol sem preparo físico, pode ocorrer disfunção muscular e a plica sinovial irrita, aumenta de tamanho e gera crepitação. 

5 – Bolha de gás

O nitrogênio é um gás que pode ser formado dentro da nossa articulação. Ao dobrar ou esticar o joelho, pode haver bolhas ali que estouram e acabam gerando barulho. 

6 – Instabilidade Articular

Quando um osso perde a congruência com outro. Uma pessoa que lesou o ligamento cruzado anterior ou posterior e cursou com o joelho instável, ao deslocar, vai gerar barulho. 

7 – Condromalácia patelar

Também relacionado a essa instabilidade da articulação da patela e o fêmur. Quando fazemos uma flexo extensão da perna, ao descer um morro, por exemplo, a patela pode não trabalhar direito e a patela pode ir para a lateral ou medial e gera barulho. A condromalácia patelar é uma causa comum de estalos no joelho. 

 

Quando devo me preocupar com o joelho estalando?

 

1 – Após um trauma o joelho está estalando

Após uma torção, contusão, atividade física muito intensa usando o joelho e logo ou dias depois houve estalido ou crepitações, vale a pena procurar um médico pois pode ter gerado uma lesão dentro da articulação e pode progredir para algo pior. 

2 – Joelho estalando apenas em um dos lados

Isso mostra instabilidade, má formação. A patela pode não estar deslizando de maneira homogênea, pode estar pulando fora do trilho e isso pode mostrar que exista algo ali dentro que possa evoluir mal. 

3 – Dor no joelho

Se há o estalido, crepitação associado a dor mesmo que não frequente, vale a pena procurar um médico para avaliar se há alguma lesão intrínseca que necessita tratamento o mais rápido. 

4 – Inchaço

O joelho inchado pode ser causado tanto pela sinóvia mas principalmente pela cartilagem que quando machucada, gera reação inflamatória chamada Sinovite Artrítica que faz o joelho aumentar de tamanho. Crepitação, estalido associado a inchaço é possível pensar em lesão cartilaginosa. 

5 – Reumatismo

Quando não associado a nenhum dos fatores acima, especialmente em mulheres, podemos pensar em doença reumática. Existe uma triagem de avaliação para buscar doença reumática. 

6 – Travamento

Se ao dobrar ou esticar, nota-se que o joelho tenta parar o movimento. Pode existir algo dentro do joelho que esteja causando esse travamento. Talvez algum corpo livre, em alguém que já operou o joelho, menisco deslocado ou fora do lugar, lesão ligamentar que não foi diagnosticada. 

7 – Perda do volume muscular

Quando há crepitação e sinais de atrofia muscular principalmente em um só joelho, mesmo tentando fortalecer na academia, também são sinais que algo no joelho possa progredir mal. Chamamos de Inibição Artrogênica de quadríceps quando há uma perda do reflexo muscular e isso deve ser avaliado para não progredir para algo pior. 

O que fazer se meu joelho estala?

Se você começou a ter isso há muito tempo e não está ligado a dor, se não está relacionado com nenhuma disfunção no joelho, se consegue conviver perfeitamente com esse estalido, principalmente se você tem mais que 45 anos de idade, o que pode estar relacionado ao envelhecimento fisiológico da articulação, fique tranquilo, apenas observe e se quiser fazer o teste com um joelheira simples ao fazer atividade física, vale a pena! 

Atente-se a progressão de sinais e sintomas!

Agora, se crepitação existir após trauma, entorse, se há inchaço, dor, procure um médico de confiança para que seja feito o diagnóstico de uma possível lesão que pode ter um desfecho ruim se não tratado.

Perguntas sobre joelho estalando

Por que joelho fica estalando?

Se o joelho fica estalando sem a presença de nenhum outro sintoma ou sem comprometimento da vida diária, pode ser apenas a presença de vácuo ou bolhas de gás dentro do joelho, não sendo nada grave.

O que fazer quando o joelho estala?

Pode-se colocar compressas frias, movimentar o joelho com exercícios e atentar-se dor ou outros sintomas junto aos estalos. O médico deve ser consultado se continuar estalando, principalmente se o barulho apareceu após um evento de trauma, se há dor, inchaço ou vermelhidão no joelho. 

É normal o joelho estalar toda hora?

Os estalidos nos joelhos são muito comuns com os exercícios de perna que envolvem movimentos de dobrar e esticar a perna, por exemplo nos agachamentos. Os ossos do corpo humano são revestidos de cartilagem que permitem mover suavemente uns contra os outros, portanto, não costuma ser nada grave o estalido por si só. 

O que pode ser dor e estalos no joelho?

Pode ser algo benigno ou pode estar associado a alguma alteração como lesão de cartilagem, espessamento de sinóvia, lesão de menisco, lesões causadas por início abrupto de atividade física sem preparo da musculatura, aumento da plica sinovial, bolha de gás, instabilidade da articulação, condromalácia são alguns exemplos de alterações que pode gerar estalos no joelho. 

Como acabar com os estalos nas articulações?

O fortalecimento da musculatura da perna e coxa podem ajudar com os estalos. Junto a isso, perda de peso e fisioterapia também pode ser aliados. O médico deve ser consultado em caso de persistência para avaliar a necessidade de medicação anti-inflamatória. 

 

Joelho estalando 3

 

Quando a dor no joelho é preocupante?

Quando há associação com outros sintomas. Dor, vermelhidão local, inchaço, principalmente após algum quadro de trauma no joelho e se compromete as atividades diárias. 

Por que meu joelho estala quando faço agachamento?

Na maioria das vezes, quando o joelho estala, crepita, mas não existe nenhum outro sintoma associado, pode ser apenas a presença de bolhas de gás movimentando-se, que naturalmente está presente nas articulações.

 

Eu aprofundei mais sobre este tema, neste vídeo do meu canal no YouTube:

 

 

Em caso de dúvida, agende uma consulta! 

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

Não há comentários

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?