A lesão muscular da panturrilha é uma das lesões mais comuns do esporte. Os dois grandes músculos da parte de trás da perna que compõem a Panturrilha (sóleo e gastrocnêmio). Assim como em qualquer lesão muscular, quando os músculos estão “esticados” acima da sua capacidade normal, as fibras musculares rompem-se em uma região chamada “miotendinea”, ou seja, na junção entre o músculo e o tendão.

Lesão Muscular da Panturrilha

Assim como em qualquer lesão muscular, podemos classificar a lesão muscular da panturrilha em:

Lesão Muscular da Panturrilha Grau I

É o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão < 5% do músculo). A dor é localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular contra-resistência e pode ser ausente no repouso. O edema pode estar presente, mas, geralmente, não é notado no exame físico. Ocorrem danos estruturais mínimos, a hemorragia é pequena, a resolução é rápida e a limitação funcional é leve. Apresenta bom prognóstico e a restauração das fibras é relativamente rápida.

Lesão Muscular da Panturrilha Grau II

O número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão são maiores (lesão > 5% e < 50% do músculo). São encontrados os mesmos achados da lesão de primeiro grau, porém, com maior intensidade. Acompanha-se de: dor, moderada hemorragia, processo inflamatório local mais exuberante e diminuição maior da função. A resolução é mais lenta.

Lesão Muscular da Panturrilha Grau III

Esta lesão geralmente ocorre desencadeando uma ruptura completa do músculo ou de grande parte dele (lesão > 50% do músculo), resultando em uma importante perda da função com a presença de um defeito palpável. A dor pode variar de moderada a muito intensa, provocada pela contração muscular passiva. O edema e a hemorragia são grandes. Dependendo da localização do músculo lesionado em relação à pele adjacente, o edema, a equimose e o hematoma podem ser visíveis, localizando-se geralmente em uma posição distal à lesão devido à força da gravidade que desloca o volume de sangue produzido em decorrência da lesão. O defeito muscular pode ser palpável e visível.

Assista também ao meu vídeo: 6 coisas que você jamais deve fazer se tiver uma distensão muscular

[vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=FqQ6yJ9k590″]

Como acontece a Lesão Muscular da Panturrilha

No esporte, os músculos da panturrilha (assim como qualquer grupo muscular) estão sujeitos à uma ruptura quando são submetidos a trabalho acima de seus limites fisiológicos, especialmente se outros fatores estão envolvidos, tais como, condições meteorológicas (muito frio ou muito calor na temperatura ambiente), aquecimentos inadequados e fadiga muscular.

Lesão Muscular da Panturrilha

A Lesão Muscular da Panturrilha ocorre no que chamamos de explosão muscular, ou seja, em uma contração súbita e vigorosa do músculo para se gerar velocidade.

 

Situações típicas da lesão muscular da panturrilha incluem:

  • Um velocista, arracando em um bloco de partida;
  • Um jogador de tênis correndo e mudando de direção líquidos na quadra de defesa;
  • Um saltador acelerando antes de decolar;
  • Um jogador de futebol correndo em direção à uma bola;
  • Um corredor fazendo o “sprint” final de uma prova.

 

A Lesão Muscular da Panturrilha em números

  • 20% das pessoas relatam sentirem a panturrilha tensa vários dias antes de uma lesão;
  • 25 a 44 anos de idade é a faixa etária das pessoas mais susceptíveis a sofrerem lesão muscular da panturrilha.

 

Quem está em risco?

Os jogadores de futebol, tenistas, corredores e velocistas estão no grupo de alto risco, mas qualquer pessoa que “arranca” freqüentemente pode lesar um músculo da panturrilha. Jogadores de futebol, basquetebol, rúgbi e vôlei estão entre aqueles também sujeito à lesão. Homens lesam mais os músculos da panturrilha mais do que as mulheres.

 

O que se sente após uma Lesão Muscular da Panturrilha?

  • Dor súbita na parte de trás da perna, entre o joelho e o calcanhar;
  • Dor ao ficar na ponta dos pés;
  • Rigidez;
  • Perda de força;
  • Hematoma que pode descer ao tornozelo;
  • “Gap” ou recúo muscular (grau 3).

 

Tratamento Inicial

Procure um médico do esporte. O mesmo deverá determinar o local e a extensão de sua lesão. Idealmente, seu médico prescreverá fisioterapia. Hoje sabe-se que a aplicação de ultrassom pulsado ajuda a absorver o hematoma e reduz o tempo de retorno ao esporte.

Lesão Muscular da Panturrilha

Se seu médico for adepto à terapias celulares como o Plasma Rico em Plaquetas, o mesmo poderá ser feito em ambiente e preparos adequados.

  • Descanso. Evite atividades como correr, saltar, e levantamento de peso que exigem força;
  • Aplicar gelo ou compressas frias por 15-20 minutos, 3-4 vezes por dia durante as primeiras 48-72 horas;
  • Use um envoltório elástico ou bandagem ao redor da área para minimizar o inchaço;
  • Usar um travesseiro ou almofada para elevar a perna afetada, tanto quanto possível durante o dia e durante o sono a noite.

 

Estratégia de retorno ao esporte após lesão muscular da panturrilha

Deve-se ter em mente que voltar para o esporte após uma lesão muscular deve ser determinada pela ausência de sintomas e o retorno da força e amplitude de movimento, e não por um número determinado de dias, semanas ou meses.

Após uma lesão muscular da panturrilha de grau 1 ou grau 2 , os sintomas devem começar a diminuir em poucos dias e deve desaparecer completamente dentro de 8-10 semanas.

Retomar o treinamento só deve ser permitido por seu médico e fisioterapeuta depois que você for capaz de realizar todos os movimentos necessários  sem dor e com força muscular absolutamente normal.

Lembre-se de aplicar compressas de gelo por 15-20 minutos após a prática esportiva.

 

Como evitar a Lesão Muscular da Panturrilha e a temida Re-lesão

  • Não aumente o nível de intensidade do exercício, a frequência ou duração superior à 10% de uma semana;
  • Trabalhar com um treinador qualificado que conheça bem a técnica específica de preparo ao esporte;
  • Realizar tempo de aquecimento extra em condições climáticas frias;
  • Trocar o tênis a cada 500-800 km de uso;
  • De preferência a tênis esportivos com palmilhas almofadadas que reduzem o estresse na pantorrilha, em especial se você já sofreu a lesão;
  • Evite correr em superfícies irregulares;
  • Realize sempre acompanhamento nutricional.
  • Se possível, realize sempre avaliação isocinética a fim de se prevenir desequilíbrios musculares.

 

Referências bibliográficas
American Academy of Family Physicians
American Orthopaedic Society for Sports Medicine
American Running Association
eMedicine.com

 

 

Acesse meu Canal no Youtube e Inscreva-se

 

logo youtube

Postagens similares

72 Comentários

    1. Meu esposo foi atingido num jogo de futebol na panturrilha faz 1 semana agora ta inchando a perna e o pé tbm hematoma no tornozelo o que devemos fazer?

  1. Muito bons os apontamentos! Identifiquei minha lesão pela leitura do material. Depois, procurei um especialista presencialmente e fiz o tratamento. Obrigada Dr. Adriano.

  2. Tive uma contusão na panturrilha e li seu artigo, foi muito bom para recuperação e o interessante eu não tomei nenhum remédio somente calor e frio e gelol, não sinto mais a contusão, vou começar fazer exercícios para fortalecer a panturrilha depois de três semanas. Valeu Doutor.

  3. Boa tarde Dr.

    Sou ciclista amador e recebi o dignóstico da minha dor no joelho como sendo um “leve edema das fibras profundas do ventre muscular gastrocnêmio medial, sugerindo estiramento, sem evidência de roturas”, a dor é só qdo faço movimentos específicos de tração da perna e não afeta a pedalada, só o pós-treino. O médico prescreveu anti-inflamatório e fortalecimento, haja vista eu já ter feito fisio e não ter surtido efeito. A abordagem está correta?.

    Obrigado,

    1. Oi, Fabio.

      Agradeço muito o contato pelo site.
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar. O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Att

      Dr Adriano Leonardi

  4. Otima matéria.. tive essa lesao… na verdade estou cm esta lesão na panturrilha, é muito dolorido a cura é lenta, tinha varias duvidas sobre a causa o tratamento… É só qd li esta matéria pude entender a gravidade dessa lesão, muito obrigada.

  5. De não tenho lesões a ponto de romper algum feixe muscular, mas chega a arder na região. Vou ligar para o Sr e marcar a consulta para melhor avaliar.

  6. Ao tentar colocar minha motocicleta no descanso central, tive a ruptura do músculo do músculo da panturrilha,muito sangramento interno! Daí a procura por informações! Parabéns pelo conhecimento profissional.

  7. Parabens, sou amadora de corrida, conto com uma equipe de academia simples onde moro. Fiquei encantada com suas explicações e a forma simples que consegue passar as imformações. Me ajudou muito com lesão que eu me encontro. OBRIGADA

  8. Olá Dr. Adriano, boa noite, corro quatro vezes por semana; corrida leve, tipo 10 km/h 5k de percurso e,
    num dia desses, durante o treino logo depois de um subida, comecei a sentir um desconforto na panturrilha que piorou um pouco mas depois quase que sumiu e depois da corrida eu percebi que o músculo estava meio duro e “crescido” com um pouco de inchaço ao redor do músculo, mais precisamente entre o músculo e a canela, lado interno e, tenho um pouco de desconforto para caminhar, mas que melhora depois que aquece um pouco.Não interrompi os treinamentos, mas vez por outra essa condição volta; gostaria de saber se devo interromper as corridas por alguns dias.Obrigado.

    1. oi, Luciano.
      Vc pode ter tido uma lesão muscular ou pode estar desenvolvendo uma sd compartimentar crônica.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  9. Obrigado pelos esclarecimentos Doutor. Tive uma lesão na panturrilha recentemente, e não encontrei
    artigo tão esclarecedor quanto esse.
    Atenciosamente.

  10. Nem sempre a lesão ocorre por causa do tênis antigo, pois tive um estiramento grau 1, impulsionando na borda oleosa da piscina, durante o trajeto de 3000 metros.
    Assim, pensem e outros desportos que também ocasionam a lesão.
    Um abraco a todos.

  11. Tive uma lesão grau III e sinto muita dor e todo o pé está roxo. Tomei várias injeções de tramal.Já foi descartado a hipótese de trombose, mas a rouxidão está aumentando e muita dor nas juntas do calcanhar. Há possibilidade de cirurgia nesses casos mais sérios?

    1. oi, Alessandra!

      Dependendo do tamanho da lesão, e se ela for aguda , é possível sim realizar um tratamento cirúrgico.

  12. Bom dia Dr. Tive uma re lesão na panturrilha e seus esclarecimentos me fez ver melhor como estava fazendo errado os tratamentos… Obrigado!

  13. Boa tarde!! Pratico corrida e comecei sentindo dores no moléolo na parte interior das duas pernas e agora estou sentindo dores entre a panturrilha e canela interrompi os treinos já faz alguns dias e estou tomando antinflamatório mas a dor ainda é persistente…meu treinador disse que pode ser o solear gostaria da sua opinião obrigado!!

  14. Olá Dr. Adriano Leonardi! Há três meses sofri uma lesão grau III no músculo gastrocnemio e passei 45 dias sem andar. Agora estou andando, mas meu joelho e o meu pé doem bastante. Tento andar normal mas fico mancando. Esse tipo de lesão costuma deixar sequelas como a de mancar para sempre?

  15. Boa tarde doutor sofri uma lesão grau 2 do gastrocnêmio medial estou fazendo fisioterapia.
    Quanto de recuperação preciso para voltar a praticar esporte movamente?

    1. oi, Ricardo!
      Entendo a ansiedade que a lesão pode estar te causando, mas fica difícil eu emitir uma opinião sem ver teus exames e te examinar minuciosamente.
      A chave do sucesso do tratamento começa por um diagnóstico acurado.
      As lesões musculares são traiçoeiras e podem recidivar.
      Na minha pratica clinica, apos o diagnostico do grau da lesão, sempre indico tratamento intensivo de fisioterapia e reavalio a cada 2 semanas com ultrassom para que haja a melhor cicatrizacao possível com a melhor elasticidade e menos cicatriz (fibrose).

  16. Perfeito DR matéria super completa e muito bem explicada. Eu acho que tive um rompimento de primeiro grau fazendo exercícios e corrida, foi na hora de fazer a elevação aquele de ficar na ponta do pé e abaixar para desenvolver a panturrilha. Eu senti uma dor como se fosse uma câimbra, depois disso parecia que minha panturrilha travava a dor não era muito forte mas da pra sentir tipo um corte no músculo fico como se tive-se um buraquinho na panturrilha logo em baixo da batata da perna. O que eu achei estranho é que uma veia no lado da minha panturrilha na lateral da parte superior está um pouco inchada e parece que tem uma bolinha ali.

    1. oi, Guedson.
      As lesões musculares são traiçoeiras e podem recidivar.
      Na minha pratica clinica, apos o diagnostico do grau da lesão, sempre indico tratamento intensivo de fisioterapia e reavalio a cada 2 semanas com ultrassom para que haja a melhor cicatrizacao possível com a melhor elasticidade e menos cicatriz (fibrose).
      Procure um medico de confiança.

  17. Boa tarde, ultimamente tive duas distensões do músculo SOLEO. Existe alguma forma de acelerar o tratamento e tipo de alimento que possa prevenir reincidências?

  18. Olá Dr.
    Levei uma pancada muito forte na barriga da perna em Agosto passado, e agora tenho um edema, dor ao massajar e muita comichão. Mas não sinto dor ao andar/mover. Pode pf dizer porque tenho comichão na pele? E se é normal demorar tanto tempo a sair edema?
    Obrigada

  19. Sofri uma lesão no final de semana passado, fui arrancar (explosão) com a bola em uma partida de futebol, escutei um estalo tec, como se arrebentasse alguma coisa, dai minha panturrilha inchou absurdamente e não conseguia nem mexer a perna, dor tremenda, hoje ainda mancando não consigo apoiar o pé nem ficar nas pontas dos pés, o artigo descreveu perfeitamente meus sintomas, e tirou várias duvidas, parabéns texto muito elucidativo.

  20. Tenho 46 anos ,,170 de altura com 85 Kg, .Ultimamento venho sendo interrompido pelas dores na panturrilha acompanhadas agora com fisgadas se aproximando do calcanhar, estou mto triste em pensar em viver sem as minhas corridinhas .diarias.
    Apareceram 1 sisto em cada panturrilha.
    Sou de PE Dr. e estou na ansiedade como posso resolver esse problemas.
    Obrigado e sucesso no seu trabalho

    1. Oi, Andre.

      Entendo a ansiedade que a lesão possa estar te causando, mas fica difícil eu te orientar sem te examinar e ver seus exames.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer pode te ajudar.
      O endereço e telefones do consultório sao:

      Rua Bento de Andrade,103
      Ibirapuera SP/SP
      Tels. (11) 2507 9021/2507 9024

      Cordialmente,

      Dr Adriano Leonardi

  21. Sofri um acidente com maquita, no qual rompeu parte da musculatura da panturrilha, tomei 38 pontos ! Já fazem 4 meses!!! Estou querendo retomar academia e fazer musculação, mas ainda sinto um pouquinho de dor quando exército a panturrilha…. gostaria de saber o prazo para retomar a academia!!

    1. oi, jaqueline
      em casos assim, é muito importante que o grau da função da sua musculatura seja determinada p/ que a transição ao esporte seja bem realizada.
      Se puder passar em consulta comigo, será um prazer poder te avaliar.

  22. Tive um estiramento na panturrilha em fevereiro na perna direita ao fazer velocidade em uma pista de atletismo, não sinto mais dores só que as duas pernas estão inchando, já foi feito vários exames (curacao, rins), e nada.
    É normal isso????? Isso fevereiro que ocorreu.

    1. oi, Wilson.
      As lesões musculares são traiçoeiras e podem recidivar.
      Na minha pratica clinica, apos o diagnostico do grau da lesão, sempre indico tratamento intensivo de fisioterapia e reavalio a cada 2 semanas com ultrassom para que haja a melhor cicatrizacao possível com a melhor elasticidade e menos cicatriz (fibrose).

  23. OI BOM DIA
    TENHO UM PROBLEMA CRONICO DE PANTURRILHA A MAIS FE 5 ANOS E NINGUEM CONSEGUE RESOLVER
    SOU DO PARANA ALTONIA
    EU CONSIGO CORRER EM LINHA RETA ,MAIS NAO CONSIGO JOGAR NENHUM ESPORTE QUE VENHA USAR A PANTURRILHA
    ELA ESTA MUITO FLACIDA MESMO EU FAZENDO EXERCICIO DE FORTALECIMENTO ,QUANDO JOGO FUTEBOL POR EXEMPLO GERALMENTE EM 10 MINUTOS OU MENOS SOFRO OUTRA LESAO E SEMPRE EM LUGARES DIFERENTE
    SERA QUE CONSEGUE RESOLVER MEU PROBLEMA NEM QUE FOR AI EM SAO PAULO
    QUERIA MUITO PODER VOLTAR A JOGAR FUTEBOL
    TENHO 41 ANOS SEMPRE JOGUEI TREINO 4 VEZES POR SEMANA

  24. Sheila

    Olá doutor…em um jogo de futebol acabei sentindo um estouro na panturrilha.Fui ao médico, mas não me deram muita bola e mandaram tomar inflamatórios…
    Não consigo caminhar direito, estou mancando e quando fico muito tempo de pé o lado interno do meu tornozelo incha muito.Hoje ,depois de uma semana do ocorrido minha perna está muito rígida e começou a inchar atrás do meu joelho.

    Já não sei mais o que faço…ou o que é isso!!!

  25. Doutor a 2 semanas cai da escada de casa e bati com a panturrilha . Sinto doer mais o edema já clareou e estar quase da cor da pele . Mais tem uma bolinha em cima do nervo que doe muito e tem uma veia na direção do calcanhar escura. Oque pode ser? Posso tratar em casa?

  26. Pena que não vi seu site antes. Tive um rompimento total do gastrocnemio e não tratei corretamente pois me recomendaram bolsa de água quente, o que foi repetido por um médico inclusive. Agora no ultrassom apareceu o rompimento e uma inflamação gigantesca, minha perna está inchada há 15 dias, fico me arrastando como um zumbi. Moro em SC, se o Sr. faz telemedicina gostaria de uma consulta.

    1. Oi, Jean
      Muito prazer.
      Como você mora fora de São Paulo, o agendamento de consulta on-line ( telemedicina) é (11) 94754-9183
      Basta entrar em contato que a Cláudia, minha secretária te informa como funciona e faz o agendamento.
      Será um prazer poder te atender.
      Abraço

  27. Dr, tive uma lesão na panturrilha esquerda, no gastrocnêmio. Lesão parcial das fibras. Acometendo 50% da área e com retração proximal de fibras de 2,5 cm.
    Eu tenho que ficar sem andar?

  28. Dr., pratico tênis e corrida, mas no tênis nunca sinto dores musculares. Entretanto quanto intensifico os treinos de corrida, por vezes, sinto a panturrilha durante o treino msm. A dor não aparece em repouso, só qdo corro ou caminho. O Dr. só atende presencialmente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *