fbpx
 

Sinovite no joelho, diagnóstico e tratamento

Sinovite no joelho, diagnóstico e tratamento

Sinovite no joelho, diagnóstico e tratamento

Nosso joelho é uma articulação bastante complexa, envolvendo inúmeras estruturas. Uma delas é a membrana sinovial que, basicamente, recobre a articulação e impede que o líquido ali presente extravase. Quando essa membrana fica inflamada, por diferentes motivos, temos um processo de sinovite no joelho

Naturalmente, há inúmeras questões que envolvem o aparecimento desta sinovite. Ela pode ser um sintoma isolado, como também um sinal de outras patologias. 

No geral, está diretamente associada ao derrame articular. O derrame articular pode ser de causa inflamatória, como um reumatismo ou artrite, ou por trauma, como uma entorse. 

 

Tipos de sinovite no joelho

Basicamente, temos alguns tipos mais comuns de sinovite que afetam o joelho. A sinovite artrítica, traumática, infecciosa e a sinovite vilonodular.

 

Sinovite artrítica

Esta é a causa mais comum de derrame articular. É extremamente comum e está associada a quadros de reumatismo, desgaste cartilaginoso e atrito entre as estruturas.

Também está muito associada a doenças como a condromalácia patelar ou artrite em geral. Pode ocorrer por excesso de uso (como em atletas), sedentarismo, padrão de movimento alterado, entre outras causas.  

Também enquadramos aqui a sinovite reumática. 

 

Sinovite traumática

Está associada a algum trauma, como queda ou entorse. Na grande maioria dos casos, está associada a derrame articular. 

 

Sinovite infecciosa

Atrelada à presença de fungos ou bactérias na articulação. 

 

Sinovite Vilonodular

Mais rara, é um tumor benigno do tecido sinovial do joelho. A sinovite vilonodular deixa a tecido sinovial do joelho com uma coloração marrom e não tem causas aparentes. Além de causar dores, ainda pode gerar derrame articular e limitação do movimento. 

No geral, o tratamento é feito através de artroscopia e retirada total do tumor. Porém, mesmo que a retirada seja total, as chances de recidiva são bastante grandes. 

 

Qual o tratamento para a sinovite do joelho?

Como a sinovite geralmente está atrelada também ao derrame articular, o tratamento busca drenar o líquido e reduzir a inflamação. Quem faz a “filtragem” do líquido sinovial é o sistema linfático, que retira os substratos da articulação e os filtra no rim. Neste caso, o tratamento da sinovite do joelho inclui medicamentos e fisioterapia. 

Os medicamentos nem sempre são indicados. Depende muito de cada caso. A fisioterapia é quase sempre a melhor alternativa. Com movimentos e analgesia, geramos um maior aporte sanguíneo na região do joelho. Facilitando assim, a eliminação da inflamação e do líquido sinovial em excesso (derrame articular). 

Porém, como você já viu, existem várias causas para a sinovite. Desta maneira, é importante que o quadro como um todo seja analisado. Por exemplo, uma sinovite artrítica, causada por uma condromalácia patelar, não é uma causa, mas sim um efeito. Neste caso, se o tratamento da condromalácia patelar não for feito corretamente, haverá grandes chances de recidiva. 

O mesmo acontece com o reumatismo, como a gota. Se a doença de base não for tratada, a sinovite reaparecerá inúmeras vezes, desgastando a articulação cada vez mais. Há ainda o tratamento da sinovite em casos de traumas. Neste caso, é preciso estabilizar a articulação e em alguns casos, optar por medicamentos como antiinflamatórios, somados com a fisioterapia. 

No caso da sinovite traumática, é importante que o médico analise se não há outras estruturas danificadas, que podem causar recidiva. 

Em casos bem específicos, a punção do líquido sinovial em excesso (derrame articular) é uma alternativa também. Em caso de sinovite no joelho, procure sempre um bom ortopedista!

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

2 Comentários
  • Susana Aparecida Cechinel
    Postado as 08:47h, 02 dezembro Responder

    Como faço para ter uma consulta on line com Adriano Leonardi, pois resido em SX e fiz ressonância magnética e rx do joelho esquerdo com rotura do menisco medial e condropatia patelar e, derrame articular com sinusite. Agora no joelho direito também estou sentindo uma bola tipo cisto de Baker. O meu problema de dor foi melhorado com a fisioterapia, mas persiste o inchaço no joelho esquerdo encima e ao redor da patela. Estou com 55 anos e tenho hiperlordose, cifose e escoliose e, gostaria de uma consulta para tratamento não-operatório. Minha mãe tem 87 anos com problema de artrose. Será que devi investigar problemas em outros órgãos como rins para ver o ácido úrico? Qual seria o preço? Posso enviar os laudos dos exames com antecedência.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 17:59h, 06 dezembro Responder

      Oi, Susana
      Muito prazer.
      Como você mora fora de São Paulo, o agendamento de consulta on-line ( telemedicina) é (11) 94754-9183
      Basta entrar em contato que a Cláudia, minha secretária te informa como funciona e faz o agendamento.
      Será um prazer poder te atender.
      Abraço

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?