fbpx
 

Quais são os benefícios da viscossuplementação no joelho?

Quais são os benefícios da viscossuplementação no joelho?

Quais são os benefícios da viscossuplementação no joelho?

Como se trata da maior articulação do corpo, uma dor no joelho pode afetar a sua mobilidade e a liberdade de levar um estilo de vida normal. Por isso, é importante procurar um ortopedista para obter um diagnóstico do problema e decidir qual a melhor forma de tratamento. A terapia inicial geralmente envolve medicação para a dor e/ou fisioterapia. Se isso não funcionar, os benefícios da viscossuplementação podem ser muito úteis para você.

Esse tratamento é realizado com a infiltração de ácido hialurônico. Embora não substitua outras recomendações, como perder peso e exercitar-se com moderação, o objetivo aqui é reduzir as dores articulares e melhorar o estado funcional da articulação.

 

Benefícios da viscossuplementação: descubra a seguir quais são

O ácido hialurônico é um componente importante do fluido sinovial natural da sua articulação. Se você tem alguma condição, então uma injeção adicional de ácido hialurônico é essencial. Embora esse procedimento não seja uma cura permanente, ele pode reduzir significativamente a dor no joelho ou nas articulações.

Inclusive, de todos os medicamentos usados ​​para proteger a cartilagem do joelho, o ácido hialurônico é provavelmente o que mais cresceu nos últimos anos. Isso porque existem diversos benefícios da viscossuplementação, como, por exemplo:

  • Apoiar o trabalho de lubrificação do fluido articular;
  • Melhorar a capacidade de absorção de choque da articulação em suas atividades diárias, tornando mais fácil para você caminhar e sentar, por exemplo;
  • Nutrir as estruturas internas do joelho (cartilagem, meniscos e ligamentos);
  • Reduzir o inchaço e o desconforto em uma articulação afetada;
  • Melhorar seu estilo de vida diário;
  • E, indiretamente, reduzir a inflamação e a dor nas articulações que apresentam pouca lubrificação ou perda da cartilagem articular, como é o caso das pessoas com artrose ou condromalácia patelar.

A aplicação de ácido hialurônico também permite que o paciente experimente uma rápida melhora dos sintomas. Em 24 horas já é possível começar a notar diferenças e seus efeitos benéficos podem durar mais de seis meses. Nesse período, a dor nos joelhos desaparecerá ou será bastante reduzida.

Vale ressaltar, ainda, que os benefícios da viscossuplementação podem ser notados não só quando a aplicação é feita no joelho, mas também no tornozelo, ombro, quadril e até mesmo nas pequenas articulações da mão.

 

Quais são os efeitos da aplicação de ácido hialurônico no joelho?

Todos esses benefícios da viscossuplementação citados anteriormente são possíveis porque o ácido hialurônico é um lubrificante natural que promove um movimento articular mais suave, reduz a fricção na articulação e retarda a progressão de doenças como a artrose.

Assim, a infiltração de ácido hialurônico pode aliviar a dor por meio de injeções que “reabastecem” o que está faltando no líquido sinovial da articulação. Como resultado, pode tornar muito mais fácil andar, sentar e realizar as tarefas diárias, além de reduzir significativamente o inchaço e a dor, já que sua articulação deve ter muito mais lubrificação do que antes do procedimento.

Com menos dor, muitos pacientes conseguem voltar ao trabalho ou a um estilo de vida normal que inclui exercícios.

 

Agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi!

É importante ressaltar que existem diversos benefícios da viscossuplementação e poucos riscos. Por isso, se você está sofrendo de dores no joelho causadas por artrose, condromalácia patelar ou outras condições, agende uma consulta com o Dr. Adriano Leonardi para saber se a infiltração com ácido hialurônico é uma opção de tratamento!

E, se quiser descobrir mais sobre esse infiltração no joelho, acompanhe o vídeo a seguir:

Dr. Adriano Leonardi
[email protected]

Dr. Adriano Leonardi possui 20 anos de experiência em Ortopedia. É Médico Ortopedista Especialista em Joelho; Mestre em Ortopedia e Traumatologia; Médico do Esporte; Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva; Colunista e Consultor dos Sites 'Eu Atleta' e 'Globo Esporte'. Agende sua Consulta: (11) 94754-9183

2 Comentários
  • Gilberto Siniciato Gonçalves
    Postado as 15:32h, 01 novembro Responder

    Boa tarde.
    Assisti uma reportagem na TV Cultura à respeito de um processo de regeneração de cartilagem feito com os tecidos do próprio paciente.
    É muito interessante, pois é retirado tecidos do próprio paciente, é feito um procedimento em laboratórios e em seguida aplicado no joelho do paciente, que naturalmente se regenera.
    Gostaria de saber se no Brasil, existe este procedimento?
    A reportagem foi feita na Alemanha.

    • Dr. Adriano Leonardi
      Postado as 19:24h, 04 novembro Responder

      sim. Trata-se da cultura autóloga de condrócitos, ainda nao autorizada no Brasil para uso não-experimental

Poste um Comentário

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?